segunda-feira, 3 de maio de 2010

Justiça livra Casoy de indenização por ofensa a garis

O apresentador da TV Bandeirantes, Boris Casoy, se livrou de pagamento de indenização pedida por 800 garis do Rio de Janeiro depois que foi ao ar no dia 31 de dezembro de 2009 um comentário onde se referiu à categoria dos lixeiros como "o mais baixo da escala de trabalho". "Que m…dois lixeiros desejando felicidades…do alto de suas vassouras. O mais baixo da escala de trabalho", dissera Casoy.

O juiz do 4º Juizado Especial Cível do Rio, Brenno Mascarenhas, negou a reclamação de indenização. Em seu despacho, Mascarenhas apontou que o comentário do jornalista foi apenas um "constrangedor preconceito" e "produz indisfarçável preconceito" do apresentador.

Segundo o Tribunal de Justiça do Rio, após o comentário, foram impetradas 163 ações contra a emissora e o jornalista. No dia seguinte à gafe, Casoy pediu "profundas desculpas", ao vivo, pela "frase infeliz que ofendeu os garis".

59 comentários:

Sidney Pereira disse...

ISTO É UMA VERGONHA!

pery disse...

Como pode agir com tanta discriminação?
Não aprendeu nada.

TANIOS disse...

Nada é de se esranhar neste Pais.
Se o Casoy tivesse falado do Daniel Dantas, Jose Sarney, Renan Calheiros, Jader Barbalho, e outros "famosos", este juiz aplicaria r$ 500.000,00 de danos morais; contudo, os garis, não são cidadãos, como rotulado pelo Casoy - "a ultima escala da sociedade", não merecem nem consideração.
O que esperar de um judiciário com rabo preso, corrupto e repleto de afinidades, além do mais, vejam de que estado ele é - RIO DE JANEIRO

Carlos disse...

Acho que foi Charles De Gaulle que disse uma vez que o Brasil não era um país sério. Isso a muitos anos atrás.

Pelo visto, infelizmene, essa frase se manterá viva por muitos e muitos anos ainda. Pena.

souza disse...

!!!!!!!!!!! NUNCA MAIS QUERO VER ESSE SUJEITO !!!

NOTA ZERO !!! ISTO É UMA VERGONHA !!!


ISTO SIM, QUE É UMA VERGONHA !!!

Arnaldo disse...

A humildade é uma disciplina que este jornalista ainda não aprendeu.
Falar que "os outros estão errados" que é " uma vergonha", fica facil, entretanto para se ter cedibilidade é necessario dar exemplo.
os tele espectadores não merecem ter de assistir e ouvir esta pessoas.

Emerson disse...

O que o Casoy disse é o que a grande maioria da classe média e alta desse País pensa a respeito das camadas sociais mais baixas. Neste caso, não merecia nem ser julgado. Ele disse aquilo em "off". No entanto, depois desse ocorrido, acho que o Casoy não tem mais moral para apresentar qualquer telejornal.

CLAUDIO disse...

Boris, VOCÊ É UMA VERGONHA.
Nunca assiste teu jornaleco. Jornal de segunda linha a gente não pode perder tempo assistindo. Tua audiencia deve ser algo de 0,005% no IBOPE. Pena que o dono da Band não tenha demitido você.

crisanto disse...

a band já vem fazendo besteira a muito tempo,este sr.é....sei lá um aposentado caro..e eu preferiria quase anjos naquele horário que estava a casoy toda a noite
já pensou no engarrafamento a noite e ouvindo este....sr.só paulistano mesmo.
ou paulista?

Cris Azevedo disse...

A Justiça não é tão burra, nem tão dominada pela burrice politicamente correta, a ´ponto de tirar aquela frase do contexto e dar a ela o sentido que se quis dar.
Louvável! A burrice impera neste país, mas nem tanto.

Lucia disse...

O juiz foi contraditório em sua sentença e seu comentário "constrangedor preconceito". O Casoy não ofendeu apenas os dois garis. Se é preconceito, é contra um grupo. Ele ofendeu a classe toda. E por ser uma pessoa pública e formador de opinião, o Casoy dissiminou o preconceito em toda a sociedade.

Mas ele é da imprensa, né? Já viu pra onde pende a balança.

Triste.

Evando dos Santos Silva disse...

Que vergonha para nós brasileiros do nosso judiciário! Uma pessoo dessa não poderia sai impune. Só o dedinho de desculpas dele não resolveria, ele teria que pegar na vassoura também pra saber o quanto é duro.

Ricardo disse...

Se esse apresentador tivesse alguma dignidade, prestaria serviço à sociedade varrendo ruas durante três meses.

Mas ele saiu na boa, porque gente do tipo dele está acostumada a não pagar pelos deslizes cometidos.

carlos kanadani disse...

Boris,
Ouço a Band News FM diàriamente. Você destoa de todos os outros integrantes da equipe:- comentários vazios, frases vagas, realmente ultrapassado, mal informado e acima de tudo, muito pretensioso e um poço de vaidade!!
Uma pena!!

Carlos

João disse...

Cris, voce deveria ser processada junto com o Bóris. Também é preconceituosa.

Marcos Alexandre-Jaú disse...

Em Off, o Senhor Boris disse aquilo que ele realmente pensa, aquilo que para ele é um valor. Coisa que ele não pode se manisfestar publicamente, por ser contrario ao que a moralidade prega. Azar o dele os microfones estarem ligados, pegaram seu real pensamento e não o que ele é obrigado a ler no seu pasquim televisivo....

Matesco disse...

É pura verdade.
A classe média e alta pensa exatamente como o Bóris. Eles produzem a pobreza depois a menosprezam.
Que Deus tenha piedade deles.

Paulo Aimoré disse...

JUSTIÇA SUBORNADA! O PRECONCEITO DE CASOY TRIUNFOU. QUERO PARAFRASEAR CÍCERO: JUSTITIA, QUOUSQUE TANDEM ABUTERE PATIENTIA NOSTRA?

Brasileiro disse...

Sou brasileiro com muito orgulho e muito amorrrrrr!!!!
Toma sociedade!!!

Luiz Balbino disse...

Justiça Negada. Boris tinha que se lascar. A impuninade prevalece.

Danilo disse...

Pois é, para ser garí é necessário ter o 2° grau completo, agora para ser jornalista...

Isto sim é uma vergonha, um país onde preconceito é vendido em horário nobre passar impune...

antoniocarlos disse...

Cuidado, Garis, vão chamar este locutor de tele jornais, de quarta categoria, que ele processa voceis, ai ele ganha.

Eduardo disse...

Ele pode ter se livrado da multa, mas a imagem deste profissional foi manchada completamente. Eu que tive a infelicidade de estar assistindo ao telejornal naquele dia, jamais voltei a prestigiar nada que envolva o Sr Casoy. Ele é uma vergonha para os jornalistas.

Marcos disse...

Isso é mais um exemplo prático daquela velha máxima da cultura brasileira: "No Brasil a justiça só funciona para os 3Ps - pobres, putas e pretos". Este país nunca foi, não é e, temo que, nunca será um país sério!

bonella disse...

O que valhe o homem é o que ele tem. Na república das bananas ou voce é um barão ou um João ninguem, ´pois é assim que a grande maioria dessa república é tratada, caráter sem grana, nada vale, mas grana isto sim determinada o tamanho de seu caráter.

Louis disse...

Deixa o cara, o azar foi estar no ar sem ele saber, mas todo mundo faz piadinhas do tipo, deixem de falso moralismo!

Os garis que entraram com ação é que são oportunistas! Queriam dinheiro fácil.

LUIZ disse...

O pior de tudo chegou agora, como sempre a Podridão da justiça ou falta dela, neste país se fez presente e da pior forma, como sempre!
Poderiam ser qualquer outra classe trabalhista, não interessa, os brasileiros que gostam de usar os EUA como exemplo para muitas situações mas se tratando de justiça, É MILÉSIMO MUNDO MESMO, CORPORATIVISTA, PRECONCEITUOSO, FALTA UMA LIMPEZA SEVERA NO JUDICIÁRIO BRASILEIRO A MUITO TEMPO.

Regener Fortes disse...

Sinceramente, não entendi o juiz....pois se o comentário "produz indisfarçável preconceito” do apresentador, eu pergunto: preconceito não é CRIME???

O juiz justificou a falta de crime com o próprio???
Ou é um uso exagerado de retórica visando ludibriar a opinião pública?

Fernando disse...

É, o Casoy já no final da vida mostra sua verdadeira cara. Tanto tempo tido como uma pessoa democrática, séria, imparcial... Sua credibilidade está manchada, sem moral pra criticar com seu jargão ultrapassado o alcoolismo no trânsito, políticos corruptos ou os acontecimentos que contrariam o bom senso.
Mas serve de lição para todos nós, que assim poderemos aprender que nem sempre o discurso e os jargões na Tv correspondem ao que se passa no coração.
E eu poderia comentar aqui a decisão do judiciário, mas vou deixar apenas minha deprimente sensação em dose dupla sobre a hipocrisia e a oligarquia que impera nesta parte dos trópicos, neste mau esboço de civilização.
Brasil, é isso.

franca disse...

ISTO É UMA VERGONHA SEU CASOY?/? VOCE JA FOI UM GRANDE APRESENTADOR DE JORNALISMO. ISTO SIM, SEU BORIS QUE É UMAVERGONHA.........?

Silene Ardessore disse...

E como este ainda tem programa no ar?
Rídiculo!

ANTONIO disse...

Ah, como é fácil criticar, exigir postura 'digna' dos outros... O difícil é dar o exemplo, não é Boris??

TG disse...

A melhor resposta à isso e a tantos comentários preconceituosos desse sujeito é não assistí-lo. Ou não ouví-lo, já que ele ocupa espaço em uma rádio que gosto muito. Mas nesse horário ouço música, me recuso a dar ibope pra esse tipo de pessoa, que muito mais por fazer parte de algumas minorias deveria ser menos preconceituoso.

jose humberto das ilva disse...

o jugamento dese juis eo mesmo pensamento do borys com aprofisao de gary

getulio de carvalho disse...

Concordo em numero e grau com este comentário.

Eduardo disse...

Por isso que o Brasil nunca irá ser considerado um pais serio , o apresentador foi preconceituoso e nada acontece isso é um absurdo.Será que todos incluindo Juizes Advogados e a população conhece a constituição e que fala que preconceito é crime.Vamos parar para refletir.

moacyr carvalho disse...

JORNALISTA DE 5ª CATEGORIA NAS REDAÇÕES DO BRASIL!

rubens disse...

o juiz que deu ganho de causa ao boris casoy é um assiduo telespectador da tv bandeirantes e deve assistir o jornal da band.assisto o jornal mas só quando o ancora não é "isto é uma vergonha".o que os garis do rio de janeiro devem fazer é apelar para a estância superior da 4a juizado especial civil do rj. a elite brasileira é altamente segregadora , pior que a da india e da africa do sul.

moacyr carvalho disse...

JORNALISTA DE 5ª CATEGORIA NAS REDAÇÕES DE TODO BRASIL!

Sidney Pereira disse...

Eu realmente depois deste episódio nunca mais dei audiência a este senhor, nem na Tv nem no Rádio, oque ele poderia me acrescentar? O mais engraçado que lá no estudio que ele falou tal barbaridade todo mundo riu da piadinha dele, cambada de puxa saco.

Esron Vieira disse...

Que coisa feia, Isto é uma vergonha. Rabino roubando gravata, é uma vergonha.

Ernesto disse...

Esse sujeito que se diz jornalista é na verdade um cretino. É ruim demais comandando tanto o telejornal quanto um outro programa transmitido pela Rádio Bandeirantes em SP e região. A diretoria da Bandeirantes tem o dever de botá-lo para fora!!!

joão disse...

Paulo, cale a boca e fique quieto.

Milton disse...

Foi ele sim! Mas considero a frese como sendo uma praga que ele rogou e perdura até hoje!

Milton disse...

Sugiro que os garis e lixeiros deixem de recolher as imuncies da frente da casa dele por uma senana, para ver se ele percebe a importância destes serviços!

agnaldo disse...

Ele sempre diz estas frases, não só para os garis que foi em off, mas também critica os servidores publicos federais e outros, sempre sendo os ERRADOS, achando que se desculpando em rede nacional apaga a sua opinião erronia, pois para ser um servidor público é feito um concurso que ele na época após a sua formação não teria a capacidade de passar.

Cesar disse...

Boris Casoy é um jornalista corajoso que já expôs críticas ferrenhas à políticos importantes, sempre com muito bom senso. Ele é como se fosse um porta-voz do que queremos falar sobre a bandalheira política. Agora, nesse caso aí ele foi infeliz. Deem um desconto, o cara é humano e não sabia que seu microfone estava ligado. Apesar de respeitar muito a categoria dos lixeiros, eu ri quando ouvi. E muitos dos que estão aqui criticando também riram. Não sejam hipócritas

Ari de Sant'Anna disse...

As frases do apresentador são exatamente o bordão que o próprio criou: uma vergonha. Mas têm um lado positivo: os que pararem pra pensar, verão que elas expressam o que as emissoras, de fato, fazem. Só mostram os "bem postados", artistas milionários, políticos, socialites, empresários, esportistas venais, ricos e famosos, jetset, etc.
Não assumem, mas os que ocupam "o mais baixo da escala de trabalho" simplesmente não existem, não são considerados dignos de desejarem felicidades.

HILTON LEAL disse...

PRECONCEITUOSO .................... UM VERGONHA ....
Hilton Leal

HILTON LEAL disse...

E não é primeira vez ... Chamou CADEIRANRES DE MUMIA PARALITICA ............
UMA VERGONHA , e a BAND ainda contrata un sujeito deste nivel..
UMA VER..... GO..... NHA....

HILTON LEAL disse...

JUDEU NAZI FASCISTA ???? por favor não censurem...assinei meu nome e coloquei meu e-mail ...LIBERDADE DE IMPRENSA ??????????

W Rizzo disse...

Esse Boris sempre foi elitista e reacionário, coise de brasileiro despolitizado, que não tem respeito pelo trabalhadors. Ele, como judeu que é, deveria ser o último a discriminar alguém, sobretudo quanto a classe social, tal como ele fez com os garis. A pessoa que discrimina outra pela atividade profissional, não tem a menor consciência nem social nem de classe.

Rodrigo disse...

Também concordo..
Lamentável o Casoy, um acadêmico que eu achava tão inteligente, render-se à desprovida categoria dos preconceituosos..
Só me cabe usar o próprio jargão do ilustríssimo: ISTO É UMA VERGONHA!

Rodrigo disse...

Se Cazuza estivesse vivo daria uma bela sequência para a música Brasil!!!!

Rodrigo disse...

...complementando... além do que sequer se lembra de um juramento feito em sua graduação: "prometo não ser antiético"...

Politizador disse...

Pois é, mas para ferrar as classes baixas com pensões alimentícias aquém da capacidade que os pais podem pagar, os juízes não pestanejam!! Alguém tem que pagar a farra deles não é?!?
Que vergonha tenho desses 3 poderes!!

Iago José disse...

Opiniões são opiniões meus caros amigos leitores deste blog.
O que ocorre é que não devemos expressar certas coisas em determinados lugares, mas todos temos o direito de pensar, de achar isso ou aquilo das pessoas, dos políticos, das empresas, etc, etc.....
Muita gente pensa e não fala. O que há de errado em falar?
A justiça entendeu isso, estamos em um estado de direito. O estado de direito se fez valer mais uma vez.

Abraços,
Iago José
http://cafedeladroite.blogspot.comkp

Iobi disse...

Carlos, que prazer le-lo novamente, está td bem com vc e família?

Abs.............Iobi

silva disse...

Sou gari, com 20 anos de profissão e exercendo função desviada no serviço burocratico do serviço de limpeza urbana do DF, por 19 anos.Recentemente ao tentar ajudar uma colega com cargo de confiança-DF-03 em suas funções, por motivo da estar com dificuldades, tentei explicar ao gerente de Usinas a pedido do meu chefe que uma certa pesagem de composto estava tendo uma diferança de 101.810 kilos, pois a soma era: 1.126.150 menos 1.024.340, foi quando o mesmo iniciou a conversa dizendo: minha filha a diferença é de um milhão, pedi a ele por favor que não me chamasse de filha e sim pelo meu nome, por questão de respeito, o mesmo continuou me chamando de filha com um tom irônico, quando tentei explicar ao mesmo que aquela não era a minha função e sim da outra colega de trabalho e que eu não tinha um cargo de confiança para responder por tal serviço ele me perguntou porque eu fui explicar sobre a pesagem, ao que lhe respondi que estava atendendo ao pedido do meu superior.Então ele terminou dizendo que eu não tinha um cargo de confiança por não ter competência e não saber a diferença entre 100 e um milhão.Fica aqui meu desabafo, Acho que o boris falou o que realmente pensa, e só foi punido por se tornar público. alguém deu atenção aos sorrisos da colega de jornalismo dele? se ela não tivesse a mesma opinião ficaria calada. eu não dou a minima para o que o boris pensa da nossa profissão, também não acredito que ele perderá as milhares das ações movidas contra ele, acredito sim que a justiça pensa que foi apenas um ato isolado de descriminação, mas quando a ofensa vem de um colega de serviço ( engenheiro, gerente, culto e formado, mas que ganha seu dinheiro no lixo como eu não dá para entender.Deixo aqui um recado, caro amigo gari vocês não sabem a força que tem! lembrem-se sempre, se o médico fizer greve o rico tem clinica particular e um bom convênio, se a polícia parar o abastardo tem segurança particular, mas deixe o lixo se espalhar próximo a uma mansão ai você verá um boris hipócrita e reclamão.