terça-feira, 11 de maio de 2010

Cresce fluxo de veículos nas rodovias com pedágio em São Paulo

As administradoras privadas de rodovias comemoram. O Estado de São Paulo registrou alta de 1,2% em abril, em relação a março, no movimento nas estradas pedagiadas segundo o índice que mede o fluxo de veículos nas estadas pedagiadas, produzido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR). O movimento de veículos leves subiu 1,2% e o de pesados 1,7% neste período. Os dados mostram apenas porcentuais, não o número de veículos pagantes. Mas para se fazer uma rápida comparação, basta ver que no primeiro mês de funcionamento do Trecho Sul do Rodoanel, 1.356.423 veículos utilizaram as pistas, ainda não pedagiadas.

Ao se comparar abril de 2010 com abril de 2009, verifica-se que o fluxo de veículos que passaram por praças de pedágio em São Paulo cresceu 8%. O movimento dos veículos leves subiu 5,8% e dos pesados 14,7%. Nos últimos doze meses, o indicador da ABCR cresceu 3,9%. O fluxo de leves subiu 4,6% e pesados 2,1%.

Já nas estradas brasileiras, o indicador registrou queda de 1,1%.

11 comentários:

Eduardo disse...

E VAMO QUE VAMO...

Rodrigo disse...

E as concessionarias "do PSDB" faturando...

IPVA, ICMS e demais tributos estaduais não serve para construir estradas de boa qualidade? precisa de mais "Pedágios"?

Jeito tucano de governar

Celis Dan disse...

Qual a leitura que se pode fazer disso? Que motoristas preferem pagar o preço para trafegar com segurança do que arriscar a vida e a carga nas estradas esburacadas, sem atendimento médico e socorro mecânico do resto do país.

Isso vem exatamente contra a panfletagem da rancorosa militância petista, que acusa o governo de SP por ter construído estradas de primeiro mundo e pedágios que valem a pena ser pagos.

Oda Nobunaga disse...

É piada de mau gosto. É óbvio, é lógico que o movimento nas rodovias pedagiadas aumentaram, porque o governo paulista autoriza os abusos das concessionárias. Como é possível uma rodovia, como a Castelo Branco,, que serve a mais de 6 cidades da grande São Paulo, ter duas praças de pedágio em menos de 30 kms.

zedobanjo disse...

Conclusão : Paulista amam pagar pedágio. Alguns passam pela mesma praça de pedágio varias vezes porque é o maior barato, ainda mais em são paulo onde os pedágios são baratinhos.

Marcelo disse...

é um absurdo o valor dos pedágios aqui em São Paulo. Estas empresas estão faturando horrores. Cresce o número de veículos e aumentam pedágio !! Só aqui mesmo. Ir para a baixada Santista é o mesmo que um assalto !! $18,60 é um desrespeito. Seria interessante se o povo em protesto deixasse de usar o carro e que deixasse as viagens de lado por 1 ou 2 meses !! Haveria uma cadeia toda sendo afetada, como turistas que gastam nas cidades do interior e baixada, certamente iriam pensar em melhorar as coisas para o Paulistano.
R$18,60 é um roubo!!! Imagina quanto pagam os caminhoneiros que descem ao porto, quanto custo jogado no lixo.

Andrejus disse...

Mais uma demonstração da incompetência do (des)governo Lula, que com sua habitual falta de profissionalismo, deixou as estradas federais apodrecerem.

sidney disse...

fora pedagio! proponho uma campanha nacional contra os pedagios. são verdadeiros assaltos. ou todo pedagio a 1,99 reais.

Jack disse...

A reportagem se esquece de ressaltar que o trecho sul causou obrigatoiriamente o pagto de pedagio para aqueles que entram no trecho sul via trecho oeste. Ninguem sai do trecho oeste sem pagar o pedágio de 1,30. Eis o motivo do tal aumento.

Carlos disse...

Me parece obvio o aumento no movimento nas praças de pedágios, pois:
a) As demais estradas não recebem a devida manutenção, o que desestimula o motorista a utilizá-las, preferindo as vias pedagiadas.
b) As empresas fazem de tudo para eliminar as possiveis alternativas. Vide o que aconteceu na Castelo Branco no inicio do ano. Exemplo: Aqueles que moram em Carapicuiba e desejam acessar o rodoanel tem duas alternativas: 1) Utilizar o acesso na divisa com Osasco, o que significa aumentar o transito na cidade, já conturbado, ou 2) Usar a Castelo Branco. Nesta, a concessionaria gentilmente fechou o acesso que existia antes do pedágio e o abriu novo acesso logo após a praça. Assim, quem mora em Carapicuiba, precisa PAGAR o pedágio da Castelo por um trecho não superior a dois quilometros. Antes, não chegava a 500 metros.
Dessa maneira, os empresários estão rindo a toa......
Atte.

Tweets that mention Cresce fluxo de veículos nas rodovias com pedágio em São Paulo | Eduardo Reina -- Topsy.com disse...

[...] This post was mentioned on Twitter by Washington M. S.. Washington M. S. said: E analista ainda insiste em colocar crescimento de concessionária de rodovia igual ao do #PIB ... simplificar é a lei! http://bit.ly/9QqE41 [...]