terça-feira, 13 de abril de 2010

Voto do presidiário e do menor da Febem

Dos 50 mil presos provisórios do Estado de São Paulo, cerca de 20 mil poderão votar nas eleições de outubro, pois estão abrigados em unidades prisionais consideradas de baixo e médio risco, conforme classificação elaborada pela Secretaria da Administração Penitenciária. Os de alto risco foram excluídos. Os 5,5 mil menores infratores recolhidos na Fundação Casa, ex-Febem, também  poderão votar.

Poderá haver urnas em cerca de 130 estabelecimentos penais, sendo 36 na capital e 94 no interior, incluindo a Fundação Casa. Os juízes e chefes de cartórios eleitorais das 74 zonas eleitorais paulistas envolvidas na implantação do voto do preso provisório e do menor infrator definiram que as seções eleitorais sejam abertas com no mínimo 20 e no máximo 200 eleitores, respeitando-se as peculiaridades de cada local. As mesas receptoras deverão ter quatro mesários.

16 comentários:

Suzy disse...

Fim da picada... Combina bem com a eleição dos fichas-sujas.

Euller disse...

Bandido vota????
Agora da para entender tudo!!!

sheila disse...

VERGONHA!!!!

Vai na contra-mão do projeto Ficha Limpa\Suja, tomando chá de gaveta no Congresso. Estão loucos por voto, de preferência de pessoas sem consciência e sem condição.

paulo disse...

Muito bom... em breve teremos bandidos eleitos, oficialmente, DIRETAMENTE, POIS indiretamente, já temos muitos... mensalão, mensalinho, dolar cueca, etc,etc....

Alguém deve levar vantagens nisso... PRESO é preso, NÃO no Brasil, que apesar das condições horríveis, tem certas regalias que não há em outros lugares....

DH, Pastoriasi, etc,e tc só do aldo deles, e NÓS...

Reginaldo Norberto disse...

VAMOS TER LADRÃO VOTANDO EM LADRÃO politicos). É O FIM DA PICADA.

fernando disse...

20 mil + 30 mil familiares, ou seja da para eleger deputado. Parece que no Brasil as leis são sempre feitas para prejudicar o cidadão honesto

Alvaro Callejon disse...

Legal, bandido votando em bandido. Bacana ser presidiário no Brasil, né? Direito a voto, visita íntima, pensão... fora os celulares e drogas...

antonio carlos disse...

Acho importante o presidiario votar. Eles devem ter como todos os cidadãos, representantes para poder revindicar seus direitos. Esse negocio de fechar os olhos para o coitado que esta preso só agrava a situação.

Mauro disse...

Essa é a maior pidada do Ano!

Vamos ter cidade com a Câmara toda de Bandidos.. Já imaginaram todos transferindo o título pra Tremembé ou Presidente Prudente? Els poderão eleger vários indigentes para a Câmara destas cidades... Parabéns ao Tribunal Regional Eleitoral. Será que vão receber bolsa família também? Essa bolsa será prioridades deles ou das famílias dos assassinados por eles?
É isso mesmo! Ladrão tem direito!
Vou tentar adivinhar a próxima novidade: Invasores do MST vão ter voto valendo dois.
Estou com tanta vergonha que vou zafer questão de votar e fazer todos que conheço votar - contra é claro quem deu essa idéia.

Minkas Bernardes disse...

O Mauro aí de cima deve entender que o voto se refere ao preso provisório e não ao bandido que está preso. O preso provisório e ainda não condenado definitivamente deve ser considerado um cidadão e não um bandido.Por isso, o voto do preso provisório tem cabimento, muito embora tenhamos tantas outras prioridades que fazem o povo, assim como o Mauro, pensar que isso é piada. Mas, devagarinho, o povo, assim como o Mauro, vai percebendo que deve fazer três coisas o dia inteiro: ler e estudar, ler e estudar e ler e estudar...

nilton cesar gois de almeida disse...

pelos menos os presos está trancafiados , e o de Brasilia do DEM estão soltos eles vão votar e alguns vão concorrer a cargos eletivos em outubro....

Rogério Antonio Gonçalves disse...

Acredito que o voto seja um direito inalienável a todos, não importa onde esteja, nas prisões, na FEBEM, no quartel, no convento, no entanto, esquecem a maioria, que o grande da democracia não é o voto, mas o voto livre, nascido daquele sentimento de participação que faz o cidadão sair de casa, seja domingou ou uma segunda-feira, com sol ou chuva ou neve, porque sabe a importância de sua participação. O voto obrigatório serve para ser comprado, com bolsas misérias, famílias, prisão, vale gaz, cesta básica, pagando conta de energia, de água, transferindo um filho de uma prisão para outra. O voto facultativo só aquele que tem consciência da importância em participar dos negócios do país, que não é aquele "analfabeto político" de Brecht. O nosso País só reduzirá a corrupção o dia que o político não tiver a certeza de que aqueles que beneficia com suas "esmolas" irá votar nele, político esperto não troca o certo pelo incerto. Mudemos a constituição e LUTEMOS PELO VOTO FACULTATIVO. Esse é o REMÉDIO CONTRA A CORRUPÇÃO. Rogério.

julio disse...

Qeum defende bandido, é porque nunca teve ou nunca esteve perto de alguem que foi estuprado(a), ou violentamente assaltado.
Bandido é bandido, vagabundo é vagabundo, não se pode colocar no mesmo nivel do trabalhador honesto.
O cidadão é assaltado ou roubado e ainda tem que ficar pagando a prestação do carro, da moto, e o bandido??Este ganha auxilio reclusão, carta de elogio por bom comportamento, visita intima, tem alimentalção de graça, ......
E aí?
E tem gente defendendo este tipo de gente.
Estão é de brincadeira!!!

Anderson disse...

Realmente, é uma grande piada!

Mas o que me deixa mais indignado nem é a notícia em si. Se eles realmente tivessem DIREITO a voto, tudo bem. O problema é ficar chamando DIREITO ao que, no Brasil, é na verdade OBRIGAÇÃO de votar!

O colega Rogério tem toda a razão: Só o voto facultativo pode salvar esse país.

Se o cidadão realmente está interessado em exercer o seu direito, votando conscientemente, ok, deixe que ele vote. Mas se o cara não está nem aí pra política do país, por que obrigar o cara a ir lá jogar m***a na urna?. Deixe esse cara, que não está nem aí, ir fazer um churrasco, e um favor à nação.
Porque, sim, mesmo que o sujeito não saiba em quem votar, ele acha que tem que votar em algum candidato. E é nessa hora que ele vai simplesmente votar em quem está liderando uma pesquisa encomendada, ou votar em que lhe deu uma esmola qualquer. Já constatei que muita gente nem sabe como votar nulo na urna eletrônica.

JOEL CARLOS DE ALMEIDA SARAIVA disse...

Totalmente contra
S ou totalmente contra, apesar
do TRE, baseado naquilo que
está escrito na Constituição de
1988, dar o direito ao educando
de votar, está errado Todo
aquele que tem sua liberdade
restringida, e é tutorado pelo Estado,
não pode ter o direito de exercer
o voto antes do cumprimento
da pena à que está submetido.
Se for assim, vamos "liberar
geral". Urnas eleitorais em todos
os presídios do Brasil, com direito
às campanhas de candidatos
no interior dos mesmos. Seria a
"glória", para a criminalidade. Digo
mais, vamos abolir o voto obrigatório
do cidadão de bem, e deixar
por conta dos infratores a escolha
de políticos para comandarem
este País. O que, aliás, candidatos
não faltariam. Toda a Constituição
Brasileira, precisa ser reformulada,
acontece que, a politicagem
não quer. Joel Carlos de Almeida
Saraiva, investigador de polícia, São Paulo - SP.

Luiz B. Cruz disse...

totalmente contra!!!!!