quarta-feira, 21 de abril de 2010

BID vai financiar parte do Trecho Norte do Rodoanel

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vai financiar R$ 2 bilhões que serão investidos na construção do Trecho Norte do Rodoanel. A construção dos 44 quilômetros do ramal, que fechará o anel viário, é estimada em R$ 5,2 bilhões. A diferença de R$ 3,2 bilhões ainda não está definida de onde virá. Deverá contar também com verba federal.

O tramo norte vai ligar o final do Trecho Oeste, na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, ao Leste, passando pela Rodovia Presidente Dutra, em Arujá, e a Ayrton Senna. Também contará com 4 quilômetros de uma ligação com o Aeroporto Internacional de Guarulhos. A construção vai implicar passagens de túneis e pontes pela reserva ambiental da Serra da Cantareira. O Trecho Leste sequer começoua  ser construído. Previsão é de início de obras até o final do ano ou 2011.

A Secretaria Estadual dos Transportes prevê o início das obras do Norte em 2011, com conclusão em 2014, possivelmente antes da Copa do Mundo.

O projeto dos 171 quilômetros desse anel viário é de 1997. Na época, o custo estimado da pista completa era de R$ 2,8 bilhões. Hoje esse valor já subiu 500% e alcança R$ 16,8 bilhões.

26 comentários:

José Carlos disse...

Eduardo,

Claro que essa notícia é ótima, ainda mais porque, pelo que se disse, o trecho Norte teria sido redesenhado, para contornar questões ambientais graves que se apresentavam. Há uma tendência de alto a baixo neste País, inclusive na mídia, de irrelevar as questões ambientais. Podem ocorrer exageros, claro. Mas não dá para descurar. O que aflige nestas questões de obras, com cifras tão altas, é como são orçadas e como é gasto o dinheiro. É preocupante a estimativa da FGV, feita há dois anos, de que vão pelo ralo todo o ano cerca de 30 bilhões de reais por desvios de todo o tipo, má gestão pública na União, Estados e Municípios e outras razões.

Nelson Semeraro disse...

Prezados Senhores,
Como cidadão brasileiro e paulistano, apenas quero elogiar a conclusão do trecho do Rodoanel. Voltei a utilizar a Marginal Pinheiros, estou andando bem mais quilômetros devido a fluidez do trânsito de lá. Isso é o que ocorre comigo, maior economia de gasolina, menos tempo parado no trânsito.

Bakunin disse...

Caro Senhor Eduardo,

Tudo é relativo, como sabemos.

O impacto ambiental desta obra, que é absolutamente necessária, é infinitamente menor do que aquele causado pela erupção do vulcão da Islândia, pelas chuvas, terremotos e tsunamis que assolam o planeta, provocado por forças telúricas ou provenientes do espaço exterior.

Devemos diminuir este nosso prurido ambientalista goreano, que só posterga a construção de obras absolutamente necessárias ao conforto das pessoas de carne e osso como eu e você.

Em tempo, pergunto se deveríamos acionar o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente - IBAMA, para manifestar um repúdio lá na ONU sobre a contaminação da alta atmosféra provocado pelo vulcão, ou então chamar o Pe. Quevedo.

Pedro disse...

Esse é o PSDB endividando o estado.
Esse elefante branco que nunca acaba, cheio de irregularidades e com mau funcionamento reflete as obras do PSDB para São Paulo

Celso disse...

Pois é sujeito, você fala do tal PSDB como se o seu PT "num tenho dúvida que é um petista" tivesse feito algo de importante nesse país!!, não faça criticas vazias, mostre e prove que fizeram melhor.

Zé Dis SEU disse...

... Jornalista Brasileiro, eu lhe pergunto:
Para que o trecho Norte do RODOANEL seja iniciado é necessãrio que o trecho leste esteja conclcuído ?????????????????????????????

edu bala disse...

Considerando-se que o Rodoanel é uma obra defasada no tempo, e com raio curto , cerca de 30km, quando estiver pronta em 2.014 com certeza o volume de tráfico será enorme e pouco será útil...

Na verdade, precisamos de outro Rodoanel, com raio de cerca de 50 km, conjuntamente com o Rodoanel de raio de cerca de 30 km , afora o Ferroanel empacado !!!

Quem analisa a frota de veiculos aumentando vertiginosamente, sabe que o Rodoanel parcail, que hoje existe, é insuficiente...

Em resumo, enquanto não houver uma política pública integrando melhor o Porto de Santos com os setores produtivos, com dois Rodoaneis e o FerroAnel ,por ora tudo não passa de balalela política !

Aguardem e confiram, em breve !!!

Graça disse...

Eduardo sou sua fã!!!!!!!!!!!

gbraga disse...

como seria bom se fosse verdade.

Ewerardo Tabatinga, Belo Horizonte, Minas. disse...

Esse é o tipo de obra que os tucanos adora: grandes obras. E as empreiteiras também. É aqui que está a essência da administração demo-tucana. Muito dinheiro para alimentar as insaciáveis empreiteiras. Elas sempre querem mais do Estado e os políticos neoliberais estão sempre a prometer mais. Se prestarmos um pouco mais de atenção, verificaremos que esse é o "recado" que está embutido em todos os discursos dos candidados tucanos Serra, FHC, Aécio e do seu candidato Anastasia. Parece até que esses políticos têm a obrigação de "lutarem" sempre por mais grandes obras.
O pior é que esse tipo de política, que beneficia apenas parte da população, os mais aquinhoados, tem a legitimação dos seus eleitores, que não pensam na sociedade como um todo, que precisa muito de escolas públicas, de postos de saúde pública, de saneamento básico, de transporte coletivo etc..
Porisso, há tantos excluídos desses benefícios, há tanta miséria, tanta violência e tantos criminosos em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, entre outras. Graças ao eleitorado egoísta e alienado e, naturalmente, grandes obras. Vejam mais:
BID vai financiar parte do Trecho Norte do Rodoanel
21.abril.2010 11:52:04

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vai financiar R$ 2 bilhões que serão investidos na construção do Trecho Norte do Rodoanel. A construção dos 44 quilômetros do ramal, que fechará o anel viário, é estimada em R$ 5,2 bilhões. A diferença de R$ 3,2 bilhões ainda não está definida de onde virá. Deverá contar também com verba federal.

O projeto dos 171 quilômetros desse anel viário é de 1997. Na época, o custo estimado da pista completa era de R$ 2,8 bilhões. Hoje esse valor já subiu 500% e alcança R$ 16,8 bilhões.

Alf disse...

Hum , no projeto inicial 2,8 bilhões , atual 16,8 bilhões , o valor equivale a 6 rodoaneis com o valor inicialmente orçado , 13 anos passaram e ainda não concluíram , estão construindo por acaso as pirâmides ?
E chamam o governo do estado do São Paulo de exemplo de gestão competente , me diz em que planeta.

gustavo giroti disse...

500% em 13 anos? investimento bom, não? afora tecnologias e quetais....

Emília disse...

Edu,
Tenho um mapa antigo que mostra outra localização do Rodoanel. Ele teria um raio maior; pela Anhangüera, por exemplo, ela passaria entre Santana de Parnaíba e Jundiaí, mas ele passa antes de Cajamar.

Espero que até lá exista algum investimento em ferrovias. Sonhar não paga imposto.

JOEL CARLOS DE ALMEIDA SARAIVA disse...

Não tenho dúvida alguma, que este complicado trecho, por envolver questões ambientalistas, irá em parte, resolver todos os problemas que afligem o trânsito não somente das marginais Tietê e Pinheiros, como também, num todo, o trânsito paulistano. Quanto às verbas, venham de onde vierem, serão bem recebidas, para a conclusão de um projeto tão vultuoso, como o Rodoanel paulista. O Estado de São, Paulo, através de seu govêrno, tem meios suficientes, para bancar o pagamento e comprometimento com a dívida atinente. E que seja o quanto antes, pois, se demorar mais 10 anos para o término do Rodoanel, a obra já estará defasada. São Paulo, a locomotiva propulsora desta Nação, não pode esperar. Joel Carlos de Almeida Saraiva, é Investigador de Polícia. São Paulo, Capital dos Paulistas.

Edson disse...

A obra é importantíssima não só para o estado mas também para o Brasil. A diferença a ser paga provavelmente virá do próprio estado, já que o governo federal costuma ajudar pouco obras de infraestrutura no estado de SP.

A Copa do Mundo, independente de sua importância esportiva, serve de um bom argumento para sairmos do marasmo e dotarmos o estado e a cidade de SP de uma infraestrutura digna de primeiro mundo.

Edson disse...

É seu Ewerdo, é executando grandes obras que temos no estado de SP uma qualidade de vida que beira a de primeiro mundo, com infraestrutura que atrai empresas e dá empregos e qualidade de vida. Antes de falar da administração demo-tucana e este argumentozinho facistóide de prover "escolas públicas, de postos de saúde pública, de saneamento básico, de transporte coletivo etc..", temos no estado de SP (disparado) a melhor infraestrutura de escolas, postos de saude sanemaneto básico e transporte coletivo do país. Se contar no programa de privatizações de estradas que garante ao estado as melhores estradas do país. Compare com Minas para ver.........e descubra porque há cerca de 20 anos votamos no PSDB no estado de SP

Geraldo Ribeiro Jr. disse...

Assim como o trecho já concluído do Rodoanel, o trecho Norte dependerá de verbas federais, possivelmente do PAC 2. Não há como desmentir Dilma Roussef em sua entrevista ao Datena: sem recursos do PAC, o Rodoanel não sairia do papel.

O Ferroanel, que desviaria os trens de carga do trecho dentro da cidade de São Paulo, não foi levado adiante pelo Serra. Por que? Incompetência?

Geraldo Ribeiro Jr. disse...

Edu tem razão em comentar sobre a falta de políticas públicas e metas de médio e longo prazo para a cidade (essencial também para o Estado e para o País). Vi uma maquete de Hong Kong, onde já estão definidas as obras para os próximos 40 anos!!
Enquanto não houver metas de médio e longo prazos, e obrigarmos os prefeitos/governadores/presidentes a cumpri-las, a discussão se esvazia em definir que um candidato é melhor que aquele, etc., e São Paulo sofre com obras eleitoreiras, imediatistas, como, por exemplo, escolas e postos de saúde em áreas de várzea inundáveis no período das chuvas.

Silvio disse...

Não há a mínima necessidade de se desmentir a Dilma, pois ela já vem utilizando de mentiras comprovadas (sua graduação na Unicamp,etc.) há muito tempo.Quanto ao Rodoanel, e sobre especificamente o trecho recém inaugurado, cujo custo ficou em torno de 5,2 bilhôes de reais, o governo federal participou com menos de 20% desse total. Ou seja, é uma obra de grande vulto quase que totalmente bancada pelo governo de São Paulo.Não só bancada como concluída e entregue.Não se tratam de miragens ,como as tais obras do PAC que só existem na boca dos petistas.Além do mais, esse pouco mais de 1 bilhão de reais que foi aportado através do governo federal, nada representa se comparado ao que esse estado envia ,na forma de impostos ,à Brasília.Portanto, se se está recebendo um trocadinho de volta, nada mais justo. A obra sairia com tais recursos ou não. A população bandeirante, majoritariamente não quer, não aceita e não deixa que sua administração seja entregue a um bando de medíocres,mentirosos,incompetentes e cujo objetivo é implantar o comunismo no país , através da expropriação da liberdade de expressão e do direto à propriedade.

Itamar paulo disse...

Os caminhões voltarão para entupir as marginais pinheiros/tietê logo que começarem a cobrar os pedágios (pagam por eixo), não tenham dúvidas...
O correto seria igualar os caminhões e carros para evitar essa fuga de rota, já que não se pode dar gratuidade.

Maurício disse...

O trecho norte é o mais importante de todo o Rodoanel, na medida em que irá desafogar o trânsito da caótica Marginal Tietê.

Aliás, o valor que foi utilizado pelo governo para construir novas faixas na Marginal Tietê (que não teve efeito prático nenhum, além da derrubada de árvores, impermeabilização da várzea do rio e retorno das enchentes para a região), deveria ter sido aplicado na construção do trecho norte do Rodoanel, cujo valor somado aos dois bilhões já disponibilizados pelo BID já alcançaria praticamente o custo final da obra.

Espero realmente que o trecho norte do Rodoanel saia do papel. Quem sabe, daqui a alguns anos, com a diminuição do fluxo de veículos na Marginal Tietê, o governo não siga o bons exemplos dos países desenvolvidos e acabe de uma vez com a Marginal Tietê, despoluindo o rio e o devolvendo à população paulistana, tão carente de áreas de lazer.

Sei que é uma utopia, mas seria muito bacana que São Paulo recebesse os turistas da Copa do Mundo de 2014 com um bonito parque linear ao longo de todo o trecho metroplitano do Rio Tietê, no lugar de recepcioná-los com um grande canal de esgoto, cercado por concreto por todos os lados.

Sonhar não custa nada.

Andre disse...

Não adianta discutir. Quem é de São Paulo não entende a importância e dificuldade de executar uma obra como esta. Dizer que a obra é defasada também é besteira.

Também não entendo tanto preconceito com os paulistas. Os gaúchos cantam o hino estadual com orgulho em cada evento e priorizam o que é feito no Estado, além de que dificilmente dão emprego pra quem não é da região. São praticamente um país à parte e ninguém fala nada. Imagina se São Paulo fizesse isto também, o que teríamos que ouvir por aí?

O Brasil merece muito mais do que está aí, está na hora de dar dignidade ao povo e parar de tratar a todos como idiotas, com analogias sobre futebol e a cozinha da mãe.

Geraldo disse...

Previsão orçamentária do Rodoanel trecho Sul: 2,2 bilhões
Recursos do Estado: 1,0 bilhão
Recursos do PAC: 1,2 bilhão.
fonte: previsão orçamentária de SP
Para que perder tempo com informações desencontradas? São Paulo necessita de recursos federais para suas obras e o País não precisa de comunismo. O seu temor é infundado: não será a eleição de uma candidata mais à esquerda que os rumos do País mudarão para o comunismo.

Geraldo disse...

Obra faraônica, para carros e caminhões... E o transporte de cargas no País custam até 30% a mais porque o transporte é feito em rodovias. Até nos EUA, terra do automóvel, a maioria da carga é feita por ferrovia.
E o ferroanel, que desviaria as cargas que passam por trem POR DENTRO DE SÃO PAULO, foi abortado pelo Sr. Serra, apesar de haver recursos federais para concluí-lo.
Triste São Paulo.

Geraldo disse...

O usuário que hoje não paga nada para andar no Rodoanel, terá um custo diário de pelo menos R$ 6,00 (levando em conta uma tarifa de R$ 3,00 na ida e outra na volta). Isso no mês dará um acréscimo de R$ 150,00 e no ano R$ 1.800,00. Equivale ao IPVA de um veículo que custa R$ 45.000,00 ou a CPMF de uma pessoa cujo rendimento anual equivale a R$ 473.684,21. Os tucanos derrubaram a CPMF no Senado Federal com o argumento de que o povo paga muito imposto. O imposto era dirigido para atender os mais pobres na saúde, Bolsa Família e previdência rural. Agora o valor dos pedágios vai engordar o lucro das concessionárias. O povo paulista vai ser onerado numa rodovia em que não se sustenta o seu pedagiamento.

Geraldo disse...

A lógica tucana: o usuário do rodoanel pagará duas vezes, pois a rodovia custou ao povo paulista R$ 1,0 bilhão pago com recursos orçamentários estaduais e federais. Esse valor se valorizado levando em conta o Índice Nacional da Construção Civil - FGV equivale a R$ 1,6 bilhão. Primeiro o cidadão pagou os impostos que se transformaram em Rodoanel, agora vai pagar, via pedágio o ônus fixo, ou seja, pagou para construir e agora pagará para usar. É como construir uma casa e depois pagar aluguel para morar nela. É essa a piada da grande lógica tucana.