segunda-feira, 19 de abril de 2010

Engenheiro diz que não teve detalhes sobre sua demissão

O engenheiro Paulo Vieira de Souza, responsável pelas obras do Trecho Sul do Rodoanel, ampliação das pistas da Marginal Tietê entre outras, demitido da Dersa na semana passada, enviou há pouco uma carta a este blog. Afirma que desconhece os motivos da exoneração, que foi um bravo tocador de obras e a dispensa foi comunicada a ele pelo secretário dos Transportes, Mauro Arce, como uma decisão de governo, sem maiores detalhes. Veja abaixo cópia da carta:

"A minha exoneração do cargo de Diretor de Engenharia da Dersa e Coordenador do Grupo Gestor das obras de Convênios com a Prefeitura de São Paulo, foi comunicada como decisão de Governo através do Secretário dos Transportes Mauro Arce, sem maiores detalhes.

Pessoalmente creio como protagonista das obras entre 2005 e 2010, tais como, Jacu Pêssego Norte, Parque Antonio Arnaldo de Queiroz e Silva (Parque Jacui), Jacu Pêssego Sul, em fase de conclusão, Marginal Tietê, Estrada Parque (PET – Parque Ecológico do Tietê) atingiu os seguintes objetivos: Prazo previsto,  custos e qualidade  adequados, conforme os melhores padrões internacionais.

Especificamente o Rodoanel Mario Covas Trecho Sul, que é a maior obra rodoviária do País, detém os seguintes resultados:

Prazo:  menor prazo de execução (34 meses) – 1035 dias, reduzida em 14 meses o prazo contratual.

Qualidade: A pavimentação de concreto ou asfalto seguiu padrões internacionais.

Regularidade: Aprovado por todos os órgãos de controladoria do Estado e da Federação, tais como: TCE, MPE, TCU e MPF.

Meio Ambiente: Modelo de exemplo internacional com relação a preservação ambiental.

Reassentamento: O estudo do Banco Mundial sobre política de reassentamento, passou a adotar como referência de modelagem nessa Instituição Internacional.

Aditivo: Menor índice de reajuste de obra pública deste porte no Brasil: 6,72%

Como também por todas as premiações recebidas no decorrer deste trabalho como:

-  Eminente Engenheiro do Ano de 2009.

-  Medalha Cinquentenário do Policiamento Ambiental (2009/2010)

-  Medalha Cinquentenário do Policiamento Rodoviário (2009/2010)

-  Troféu Top Of Business Nacional de Gestão Pública  (2009/2010)

E ter sido um indômito executor de obras, criando um novo Paradigma de execução de Obra Pública no País, por tudo isto não saberia responder a respeito da minha exoneração, porém continuo acreditar em meus sonhos, tornando-os realidade, pensando, falando, escrevendo, assinando, mesmo que para isso eu tenha tido dificuldades. Não há obstáculos que não puderam ser superados e metas que não puderam ser cumpridas. Mas vale a pena verificar a realização e o resultado destes sonhos, para o benefício da população de São Paulo e do Brasil."

Veja no post abaixo a notícia da demissão.

44 comentários:

kuki disse...

Engraçado. Ele explicou tudo, menos porque a ponte sobre a represa Billings tera problemas com ventos, sendo que a solução para este problema ja existe desde 2003, aplicada na Ponte Rio Niteroi.
Mas da para entender o porque : Fizeram a ponte e agora sera preciso fazer um contrato adicional para implementar esta solução. Dãã.
E o Sr Serragio tambem nao sabia de nada.

Halley disse...

Pois é, Engº Paulo...é assim mesmo.
Talvez ter sido exonerado se deva, justamente, ao fato de o senhor ter cumprido à risca suas tarefas. Um ótimo desempenho pode representar uma ameaça aos menos competentes. Existem várias possibilidades...outra delas pode ser a falta de favorecimento, em sua administração, às empresas "amigas" de alguns mandatários...enfim, daria para escrever um livro com as situações que levaram à sua saída. No entanto, como em qualquer outro emprego, o melhor a fazer é seguir adiante tendo a certeza e a consciência tranquila de ter tido mais acertos do que erros.

Peter disse...

No Brasil gente boa nao tem vez. As pessoas devem ter ficado com inveja dele. Espero que alguma consultoria o contrate e pague ele bem. Nao percam uma pessoa capaz. Vamos nos juntar e defende-lo.

PELLEZZANO disse...

Quem deve explicar porque não considerou a ação dos ventos é o projetista da ponte e não o executor. Um projeto se divide em: projeto conceitual, básico, detalhado e finalmente execução. O engenheiro do DERSA foi responsável pela execução.
Tem-se que ir atrás do projetista por explicações.

Antonio disse...

Não tem coisa mais confortável do que criticar o trabalho dos outros... Onde você estava para fazer o que esse engenheiro honrado fez quando ninguem sabia como ou até ele podia fazer?.... você parece ser lulista...bom pra criticar o que os outros fazem...no poder negam tudo o que deram continuidade e ainda assumem como sendo seus...o Brasil não precisa de pessoas com o seu senso de direção.

fabio disse...

gostei do comentario do Halley.......

mais o mais importante é realmente olhar pra frente, ou seja, bola pra frente que coisa melhor vai acontecer a vc

Luiz Alberto disse...

Sr. Engenheiro Paulo Vieira de Souza,

Quero publicamente parabenizá-lo pelo excelente trabalho realizado no trecho Sul do Rodoanel... é uma obra que dignifica São Paulo e o Brasil....

Até passear pelo Rodoanel tornou-se uma coisa extremamente agradável, pois sentimo-nos seguros pela qualidade do piso e do traçado, e alegres pela beleza das soluções artisticas obtidas, ao mesmo tempo leves e integradas ao ambiente do entorno. Tive a felicidade de conhecer algumas das estradas mais espetaculares do mundo, como as Francesas, Suiças, Italianas, Americanas, e pela primeira vez constato que o Brasil, que hoje pode contar com profissionais do seu calibre, finalmente mostra-se como um país que quer a qualidade e a modernidade.

claudia bayer disse...

é incrivel , mas se você não fizesse nada ainda estivesse´lá!

tavaraes disse...

é assim mesmo eng… vc nao joga o jogo deles… numa obra tao vultuosa desta… eles precisam de gente do esquema… mas continue firme com seus valores morais, eticos e profissionais… deite e durma… e creio que seu trabalho vai ser reconhecido, talvez por outros governos serios…abraços , sucesso e nao desista de seus principios..

tavaraes disse...

é assim mesmo eng... vc nao joga o jogo deles... numa obra tao vultuosa desta... eles precisam de gente do esquema... mas continue firme com seus valores morais, eticos e profissionais... deite e durma... e creio que seu trabalho vai ser reconhecido, talvez por outros governos serios...abraços , sucesso e nao desista de seus principios..

Robert disse...

[Especificamente o Rodoanel Mario Covas Trecho Sul, que é a maior obra rodoviária do País, detém os seguintes resultados:]

O Eminente Engenheiro do Ano de 2009 esqueceu de citar que o tráfego numa ponte do Rodoanel é vulnerável a ventos de apenas 19Km/h.

Marcos disse...

Caro Eng. Paulo, Como os demais comentários deste local, gostaria de dar-lhe minhas felicidações e que sua dignidade sirva de lição para muitos no setor público deste país.
Também sentir-me-ia muitíssimo grato se a V.Sa pudesse DAR UMA AULA DE ENGENHARIA E BOAS PRÁTICAS PARA AS EMPRESAS NO PARANÁ E EM ESPECIAL EM CURITIBA, pois fizeram uma obra chamada vulgarmente de "Linha Verde" que para nós usuários, deveria chamar-se "LINHA VERMELHA" pois o que mais se vê são lanternas de freio do carro que está em nossa frente, pois é congestionamento 24 hs por dia, 7 dias por semana. Não existe um viaduto novo sequer nas intersecções.
Felicidades em seu futuro.
Um abraço.

Solange disse...

Halley já falou tudo ... vou economizar palavras aqui .... faço as dele minhas palavras !

Sant'ana disse...

Engº Paulo Souza,

Parabéns pelo seu trabalho a frente da maior obra viária do país, é inconstestavél a realização do seu trabalho, sua determinação, garra e luta.

Ernesto disse...

Tudo o que não se entende tem política ou políticos no meio, como já dizia o filósofo Valdez.
Coisa de político não é para entender, pois arranjar uma boquinha para um apanigüado é o que interessa. Ou vc pensa que estamos na Suiça?
Parta para outra que não dependa de políticos.
Se me apontarem um político honesto, mostro dois mentirosos: o político e quem o apontou.

claudio disse...

É seu Paulo, eu também tô querendo saber até hoje porque fui demitido de onde eu trabalhava. Também era um fazedor. Fiz, fiz, fiz e fui mandado embora. É este o sistema que tá ai, né? Não tem essa de justiça. Mas alguém não tava contente contigo, ah! isto não estava!
Boa sorte.

Walter disse...

Seu comentario só indica sua completa ignorância de como são feitos tais projetos, e não serei eu que vou ensinar, porém estou certo que o engenheiro ultra competente Paulo Vieira de Souza não vai se aborrecer com sua mesquinharia.

Adailton Lemes disse...

Pois é, são nestas horas que lembro do Dilbert: ser bom naquilo que se faz é menos gratificando do que se imagina.
Mas o fato pode estar mostrando o seguinte: de repente tem que arranjar lugar para um amigo...
Mesmo sendo este menos competente, sei lá, da família e outras coisas mais.

ALCIDES FERRARI NETO disse...

Existem forças ocultas naquela Companhia. Tive a honra de trabalhar na Dersa sob a orientação do Eng.Paulo exatamente nas avaliações imobiliárias para as desapropriações como terceirizado e, igualmente, de hora para outra nunca mais recebi um trabalho sequer. Conhecendo o Dr. Paulo, digo e afirmo que se não fosse sua garra pessoal, sua capacidade de resolver problemas, seu bate de frente com as grandes empreiteiras e seu pragmatismo, motivando as pessoas, JAMAIS o trecho sul sairia em tão pouco tempo. Trata-se de um homem da iniciativa privada no poder público, onde invariavelmente são encontrados os improdutivos que torcem contra e se mantêm em seus cargos à custa tão-só de políticos inescrupulosos, ou os chefes vendo de perto a ameaça. O Dr. Paulo, isto sim, mereceria um busto na via recém inaugurada. Lastimavelmente, escrevam, os demais trechos levarão anos até que se consolidem, perdidos que ficarão em meio à burocracia do mico-leão-dourado ou à oca do pajé. Parabéns Dr. Paulo e obrigado.

Donisete disse...

em todos estes comentários, gostaria realmente de saber de alguém da area, talvez o próprio engenheiro, o motivo de ter-mos tido este problema de ventos na rodovia. Ficarmos aqui debatendo sem uma explicação técnica ( não politica ou sentimental), é inútil. Aguardamos para ter uma opinião.

roger disse...

Quanto ao rodoanel não há o que se falar...moro em Cotia e trabalho em São Paulo e seria impossivel sem o rodoanel...parabens!!!agora gostaria que alguem me explicasse o porque de tantas barreiras na marginal Tiete...não há saídas para a pista local e a expressa!!!Se não tomar cuidado tem que fazer retornos gigantescos,perdendo um precioso tempo...porque não fizeram umas dez faixas como na marginal pinheiros proximo a USP???um abraço a todos...

markon disse...

Pois é, algo realmente muito suspeito, já que não houve nem sequer motivação para a demissão. Mas como no BRASIL, a maioria dos atos administrativos (ilegais) são ocultos, não é de se estranhar que mais uma vez a ingerência política e suas falcatruas impeçam que o país possa se desenvolver de maneira rápida e eficaz. Muitos projetos começam e terminam daqui a 10 anos ou mais, onerando os cofres publicos e impedindo que haja um real comprometimento das políticas públicas na sua finalidade de converter os milhares de impostos em benefício da sociedade. Mais uma vítima da ingerência política.

JOSE RENATO disse...

Primeiramente, quero PARABENIZAR o Sr., a tristeza que você sente nesse momento não é por sua INCOPEMTENCIA e sim por pessoas INESCRUPULOSAS.
Levanta a cabeça, pois só assim que vamos mudar esse pais.

jOSE CARLOS disse...

Olha, as pessoas com capacidades estão sumindo e não reagem a este povo que governa este Pais, nós seremos engolido pelo E.U.A pela China, o povo Brasileiro pelos menos o mais sábio devia tomar conta deste Pais, pelo amor de Deus, não sejamos presas faceis as estes politicos de ...(não vale a pena xinga-los). Basta.

CID COSTA disse...

CUIDADO HEIM DR. PAULO, EM ANO ELEITORAL, CUIDADO PARA QUE NAO O ELEJAM COMO " BODE ESPIATORIO ".
VAO QUERER DIZER QUE O SR. SAIU POR ISSO, POR AQUILO, LEVANTAR " SUSPEICOES" PARA DIZER QUE O SERRA " SOUBE" E MANDOU DEMITI-LO, E COISAS DO GENERO.
CUIDADO !!
MELHOR O SR. VIR A PUBLICO E DENUNCIAR O QUE SABE, ANTES QUE OS MARQUETEIROS TUCANOS, COMECEM A SUA CRUCIFICACAO...
DENUNCIE, NAO SE ACOVARDE...BOA SORTE

Luiz Carlos Lopes disse...

Infelizmente em nosso país é assim o honesto, o eficiente o cumpridor de metas e orçamento não serve para os governos, pois é lucro para o país e prejuízo para empresários e políticos que mamam nas tetas do Brasil. É lamentável!

Vem pro PT disse...

Caro engenheiro Paulo,
É isso que dá trabalhar com o PSDB. Você acabou apunhalado pelas costas, e nem sabe o porquê. Venha para a casa Petista. Aqui os comPTentes são muito bem recebidos e valorizados. Vem para o PT você também! Vem!

césar figueiredo disse...

Exatamente ; quando o leigo se mete a comentar algo

Claudio Ferraz disse...

Gostei de Todos os comentarios e gostaria de Saber pois seria interessante um Jornal de Grande Circulação publicar uma manchete dessas em destaque maior que o assunto merece e cobrar do Governador uma explicação junto a Dersa não acham? Engº Paulo parabens pela competencia no comando desta Obra gigantesca.

Silvio Romero disse...

Devo afirmar que esta foi sem dúvida uma das melhores obras que já pude acompanhar e ver concretizada.
Certamente deve ter sido complicado, cansativo, em alguns momentos desesperador, mas...enfim todas as dúvidas superadas e a obra concluida e sendo muito bem aproveitada pela população.
Portanto, só temos a lamentar a saída de um engenheiro de reconhecida competencia e dedicação.
Parabéns Engº Paulo .... continue firme no seu propósito
Um abraço

Silvio Romero

Mineiro de Mariano Procópio disse...

Ninguem é perfeito ou fica perfeito após uma obra.

Quem nos fez esqueceu de nos avisar dos que iriam nos criticar e com inveja, falariam de nós, pobres mortais.

"supressão dos fracos,ai dos vencidos"

Bola para frente que lá atrás haverá de ser e ter uma nova obra a ser realizada.

Sucessos.

Renato disse...

Eng. Paulo, não se preocupe porque sua saída o livrará de muitos aborrecimentos futuros se continuasse no Dersa. Talvez como não tiveram sua conivencia para tocar a obra da maneira política usual tiveram que demití-lo para fazer algumas despesas para as quais tinham certeza de sua negativa. É o jogo político dos empenhos. Aguarde e verá.

Vitorio disse...

Suponho que este espaço está aberto para o Digno Eng. explicar porque a ponte fecha ou fica com trânsito limitado quando venta um pouco mais. Estaria aí o motivo de sua demissão? De meu ponto de vista, uma obra como esta não poderia ter este percalso.

Nelson Mosquera disse...

Não vi nenhum comentário sobre quem mandou o engenheiro capaz pra rua. O Secretário deixou a pista ao dizer que foi decisão de governo...
Será que o seu trabalho não desagradou o Serra?

carlos disse...

Engenheiro Paulo Vieira de Souza.Acabo de tomar conhecimento de sua exoneração do cargo que ocupou até pouco tempo junto ao Rodoanel, Fiquei contente ao saber de quanto foi bom seus conhecimentos dentro da engemharia para o Brasil,pois sabemos todos nós que o Brasil passa por São Paulo.Estou enviando estas palavras para dá os meus parabens e dizer que o bonde anda,não fique magoado deveria ser este o procedimento dentro do Estado Democreatico,pois só assim todos teram oportunidade.Ate breve meu Rey.

Luciano Pita disse...

Foi demitido por que é contratado e não concursado. Mas FCH, Serra e todo o PSDB sempre foram contra servidores públicos, ainda mais os concursados. Funcionários concursados só têm rabo preso se quiserem, pois possuem estabilidade garantida em lei. Funcionários contratados, como Serra gosta, têm que ficar quietos diante das falcatruas, não podem ser sindicalizados, não podem reclamar, não têm direitos, não são respeitados e não podem ser livres. Torço para que esse engenheiro passe em um concurso público e consiga estabilidade, continue sendo competente e não se cale diante dos abusos desses homens que, hoje, AINDA detêm o poder.

lucdido disse...

Bem....se der certo todos te aplaudiriam e se der errado muitos te virarao as costas. Sendo assim meu amigo desconhecido, esqueça os premios que sao passado e olhe para sua familia que é o presente e apoio. Agora....por que esses governos só investem em rodovias....por que nao começam em ferrovias..por que na marginal nao tem metro/???...eita mundo dificil......

kuki disse...

Realmente nao entendo nada de obras, porem deduz-se que o tal engenheiro renomado entende. Sendo assim, nao deveria deixar que isto ocorre-se, ja que ele cita tantos pontos positivos da obra. O Dersa foi procurado pelo Estadao (vide materia no propio site) para explicar e ninguem se manisfestou.
Desta forma lembre-se dele quando passar por la e tiver que esperar os ventos diminuirem para depois atravessar a ponte.

Lucas disse...

Dá para explicar PORQUE se o infeliz atrapalhava tanto, batia tanto de frente, não queria ficar quieto diante de falcatrua NÃO TIRARAM ANTES já que era tão fácil?

Fernando disse...

http://www.canaldotransporte.com.br/detalhecliping.asp?id=128573

marcelo sanchez disse...

Prezado .e colegas,

Acredito que o ex-governador J. Serra, que nós desejamos ver na presidência em breve, traga a público em rapidamente porque um colega engenheiro tão notadamente competente e visivelmente um homem íntegro e precursor de seu tempo, fora demitido de maneira - segundo suas palavras - abrupta e inexplicavel - porque não faz sentido , se o exemplar engenheiro , contratado e não funcionário público - foi demitido desta maneira, provavelmente é algo que somente a política pode nos explicar.Quanto a sua recolocação, pode ficar tranquilo porque na iniciativa privada não faltam oportunidades para pessoas competentes e líderes como o dr. Paulo.
Por fim, a obra é excepcional, e de altísssima qualidade mesmo.

Com vsa palavra o sr José Serra.
att.,
Eng Civil Marcelo Sanchez

alfredo disse...

Eu sabia que o Serra não gostava de maestro (videOSESP) mas engenheiro....

Zé Dis SEU disse...

... Não sou engenheiro, nem político e muito menos petista (que Deus me livre), apenas acompanho o noticiário pela TV, Jornais e Revistas, porém, não é difícil entender porque esse cidadão foi despedido.
Como já foi amplamente divulgado na mídia a extensa ponte sobre a represa billings necessitava que "suportes" para que a mesma não balançasse tanto em dias de vento forte. O citado engenheiro não previu isso. Falhou. E por isso foi demitido. Fez muito bem o governo. Lugar de incompetente é no setor privado.
.... Engenheiro Brasileiro !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

wkob disse...

Prezado Paulo,
Parabéns pela competência e integridade na condução das obras.
Diferente fosse, agora você estaria ocupando uma diretoria em alguma empreiteira ou cadeira na assembléia legislativa.
Incidentes e percalços técnicos ocorrem em qualquer obra. São lições aprendidas.
O que importa é a sua consciência.