sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Odebrecht compra empresa de trens metropolitanos no Rio

Alguém ainda duvida que o setor ferroviário é a bola da vez no Brasil? A Odebrecht Transport, empresa de infraestrutura e logística do Grupo Odebrecht, comprou 61% das ações da Supervia, do Rio de Janeiro, empresa de trens urbanos. A Supervia foi privatizada em 1998 e é controlada pela holding Rio Trens Participações. Os acionistas da Supervia são The Transportation Infraestruture Equity Fund, Rio Trens Fund, Rio Rail Partners e Electra International Brazil. Progressivamente, a Odebrecht pretende assumir o controle total da concessionária.

No ano passado, a Supervia transportou 126 milhões de passageiros. A projeção para 2010 é chegar a 134 milhões de passageiros. A empresa tem uma rede aérea (fiação) de 992 quilômetros e uma frota de 160 trens que faz 716 viagens por dia.

17 comentários:

Ezequiel-SP disse...

Rapaz, aquilo é o caus.

Vamos torcer prá que daqui por diante os trens do RJ comecem a andar.

Fica a dúvida: Quanto a Odebrecht vai "pegar" do BNDS ?????

Tweets that mention Odebrecht compra empresa de trens metropolitanos no Rio « Eduardo Reina -- Topsy.com disse...

[...] This post was mentioned on Twitter by Eric Luciano and Joao Caminoto, Economia Estadão. Economia Estadão said: Odebrecht compra Supervia, do Rio de Janeiro (blog do Eduardo Reina) http://migre.me/2ar4P [...]

carlos roberto pereira almeida disse...

Vamos torcer para que a ODEBRECHT tenha êxito em sua aquisição, êles são tremendamente cômpetentes. São emprendedores de primeira linha. Aguardamos mais grandes Empresa para investir em imfra-estrutura, é bom para o Pais, principalmente ao setor Ferroviário.

Douggy Kuno disse...

Otimo, essa empresa é muito respeitada no Brazil e no exterior, espero que ela possa levar o nivel da super via não sói no rio de janeiro e sim como América latina como completo.. Precisamos de infraestrutura..precisamos de envestimentos.. Nada melhor do que o envestimento privado...

Jair Stefano disse...

os empresários do Brasil só visam o lucro fácil e rápido.

SantiagoWessner disse...

Considerando que o novo controlador é uma empresa com grande experiência na área de infraestrutura, a notícia é realmente animadora. Espero que dentre as novas diretrizes da SuperVia, no que diz respeito à ampliação e renovação da frota, esteja contemplada a aquisição de trens que sejam fabricados aqui no Brasil - isso é muito importante!

Cristiano Cerqueira disse...

Sou morador do Rio...e usuário da supervia e espero que agora melhorem pois senão vai ser um caos total na supervia...abraços a todos.

claudio disse...

A População da ilha do Governador e o Aeroporto internacional TOM JOBIM há muito tempo necessitam de uma linha de trem ou metro, será que até a Copa do Mundo ou Olimpíadas teremos algum projeto ? Rio de janeiro é uma das mais importantes cidades do mundo sem um estação de trem/metro, e mais vergonhoso ainda, é a Rodoviaria Novo Rio que está modernizada e não está inserida nas linhas de metro

jose carlos disse...

Porquê sera que o controlador (es) largaram o negocio?

Italo Silva disse...

Dá pra sentir no ar que a Supervia enfim irá sair de um atraso de, ao menos, duas décadas de infraestrutura. Tudo o que a empresa antes de se tornar concessão privada e durante a concessão privada não recebeu de investimentos, a Odebrecht poderá investir.
Mas, usuários cariocas, não esperem que a desordem que atualmente ocorre nos trens continuará. A tarifa irá aumentar? De fato. Mas, os benefícios também virão. Virão profissionais com grande know-how para melhorar as condições da companhia que, se numa rápida pesquisa realizar, há ao menos 2 ocorrências de descarrilamento de trens por mês. Não somente por problemas de via, mas, por abuso dos maquinistas desrespeitando a sinalização na via.
Outro ponto muito defasado: sinalização, controle automático e comunicações dos trens.
Fica com a Odebrecht preparar o transporte sobre trilhos do Rio de Janeiro e baixada para os eventos esportivos, pois a ferrovia de passageiros que na capital fluminense já foi a melhor (inclusive, a CBTU/RFFSA priorizava mais os investimentos ao Rio em comparação à São Paulo), hoje, está nas mãos das concessões privadas que realmente enxergaram como o grande meio de transporte.

sergio disse...

muito bom!

sergio disse...

muito bom

michael disse...

sou funcionário da supervia, só tenho uma pergunta, o que será de nós?

mister mqt disse...

querido amigo , sou maquinista da supervia , e posso lhe garantir q os maquinitas da mesma são uns dos melhores profissionais do ramo em atividade no Brasil,considerando as condições em q trabalhamos, entao não generalize em seu comentario , pois seria uma grande injustiça.
Estaos todos otimistas com a chegada da older , e creio q os uzuarios tbm . o q eles vão encontrar são bons profissionais, em toda a empresa , q gostão do q fazem e sentem prazer em faze-lo, isso facilita uito as coisas....

Felipe disse...

sou funcionário da supervia, só tenho uma pergunta, o que será de nós? [2]

José Maurício Peixoto disse...

Espero que realmente Odebrecht Transport mude a visão de trabalho da Supervia.
Uma empresa com uma gerência de curto raciocínio, trata mal os cientes, fornece-
dores e principalmente os tercerizados ( como lixo). Infelizmente hoje na empresa
só se posta o presidente funcionário Odebrecht. Mudanças que existirem radicadi-
cais, ampliar a visão e tornar a empresa mais humana. Fatos ao qual à gerência
Supervia coloca que o funcionário tem que se doar a empresa, leva a coagir o funcio
nário. Péssimos salários, gera desconfiança nos funcionários mais significativos que
são os bilheteiros. Levo também desconfianças nos contratos das empresas presta
doras de serviços na Surpervia. Espero que acabe a lambança.

Ana disse...

E em relação aos salários, haverá mudanças? Trabalhar com motivação, incentivo e principalmente sem desconfiança traz ótimos resultados, mas infelizmente não é o que acontece na empresa, ganha-se pouco e cobra-se muito!