quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Leilão do Rodoanel terá financiamento do BNDES

O governo de São Paulo faz amanhã o leilão de concessão dos Trechos Sul e Leste do Rodoanel. O critério para a seleção da empresa ou consórcio que administrará os trechos rodoviários é o de menor tarifa de pedágio oferecida, tendo como base os tetos estipulados no edital: R$ 6 para o Trecho Sul e R$ 4,50 para o Trecho Leste. O BNDES vai financiar 70% da concessão. O banco ligado ao governo federal enviou carta à administraçãoo estadual no dia 25 de outubro informando o interesse em financiar a concessão da exploração do Trecho Sul - já em funcionamento - e da construção do Trecho Leste.

A entrega dos envelopes e a seleção serão realizados no Instituto de Engenharia, em São Paulo. Após a abertura dos envelopes com as propostas tarifárias, a fase seguinte é a de qualificação, quando serão analisados os documentos de execução do projeto, plano de negócios, aspectos jurídicos, técnicos, fiscais e econômico-financeiros. O vencedor será declarado somente após a aprovação nessa segunda etapa. A execução do processo de licitação, coordenação do julgamento das propostas e fiscalização do cumprimento do contrato de concessão são realizadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

O investimento previsto em ambos os trechos chega a R$ 5 bilhões e o prazo do contrato de concessão é de 35 anos. O vencedor deverá construir o Trecho Leste em até 36 meses e ampliar os serviços prestados aos usuários no Trecho Sul. A concessão também prevê o pagamento de outorga para o Estado no valor de R$ 370 milhões.

As praças de pedágio serão posicionadas nas saídas de cada trecho, porém o usuário pagará uma única vez em cada trecho, seguindo o mesmo modelo de cobrança que é adotado no Trecho Oeste. O Trecho Sul tem 61,4 quilômetros de extensão e o Trecho Leste terá 42,3 quilômetros.

41 comentários:

Paulo de Ávila Pimenta disse...

O cidadão que trafega em São Paulo tem esperança que os prazos, dentro da qualidade necessária, sejam atendidos para ajudar a desafogar nosso trânsito.

Tenho trafegado nas manhãs de 2a. feira no trecho Imigrantes-Raposo Tavares e, na altura da Regis Bittencourt já há a formação de congestionamento que segue até a Castelo Branco, ou seja, a obra demorou tanto para sair que, quando inaugurada, já está à beira da saturação.

Já se fazem necessários estudos para ampliação do Rodoanel, antes de ficar pronto, considerando-se que os novos trechos a serem construídos irão injetar uma carga adicional de tráfego ao sistema, que parece estar no limiar da saturação no trecho acima.

matheus disse...

Esse projeto passou aqui!

ROGER disse...

SEJA QUEM FOR QUE GANHE,POR FAVOR,NÃO CONTRATE O ENGENHEIRO DE PAVIMENTAÇÃO DO RODOANEL JÁ CONSTRUIDO...O SUJEITO DEVE TER SIDO FERROVIARIO,POIS PARECE QUE VOCE ESTA ANDANDO DE TREM....O IMBECIL DEIXOU AS MARCAS DA INCOMPETENCIA NO CONCRETO....PARECE UM TANQUE DE LAVAR ROUPA....E NINGUEM SE PREOCUPA COM ISSO....INCOMPETENCIA OU SAFADEZA ?????

Eloy disse...

Caro esse pedágio hein!
Realmente, a qualidade da pavimentação é baixa, deve acabar com a suspensão dos carros além do que o asfalto deve durar menos.
Quem rodou pela Bandeirantes do Maluf sabe o que é asfalto bom!

José disse...

Não só é um PREÇO EXTORSIVO mais ainda vão usar dinheiro do BNDES???
Só nesse estado mesmo! Chamem a policia!

José disse...

Esse pessoal NÂO TEM VERGONHA de cobrar ao redor de US$ 4 por um trechinho desse? E isso não encarece transporte? FRETE? CADÊ A IMPRENSA???

Gilberto Amaral disse...

Eu diria safadeza, por que tecnologia pra fazer melhor tem.

paulosilvio disse...

Sendo assim, é melhor contratar o batalhão de engenharia do exército,

que setá fazendo uma excelente pavimentação entre Natal, João Pessoa, e Recife.

Centenas de kilômetros de largas pistas de concreto e asfalto de excelente qualidade e durabilidade, sem falar nas pontes que estão sendo colocadas.

Luca disse...

É que para bancar toda a máquina do psdem custa muito caro!!! vai tirar de onde?
Bem, agora vc já sabe... Somos todos otários.

Anderson disse...

Realmente a qualidade do trabalho executado é pessima, parece mesmo que estamos trafegando em um trem da CPTM.

ivan bueno disse...

O importante é que fique pronto logo e sem sobrepreço !

Luca disse...

É que para bancar toda a máquina do psdem custa muito caro!!! vai tirar de onde?

Luca disse...

Mas, o novo governador prometeu que vai melhorar. O pedagio vai para R$ 1,50, como nas federais, tendo em vista as proximas eleiçoes... ;)

Mari disse...

Tudo o que se faz nesse Estado de São Paulo é uma porcaria. Mais os paulistas adoram elegeram novamente o Confiável Adorável Geraldo Alckmin, PSDBDEM. O Pinóquio irmão gêmeo do Sapão Graças a DEUS não eleito. Agora todos tem que pagar e andar na via porcaria do Rodoanel. Cadê o Hélio Bicudo para investigar as obras do Rodoanel, mudou de lado né GRANDE JUIRISTA criador do PT o Senhor não trabalha mais né?

Sidnei Soares da Rosa disse...

O governo do Estado de São Paulo, deveria dar mostras de sua pujança financeira e ela própria financiar esta obra. Não foi isto que cansamos de ouvir nos debates da última eleição?
Isto só prova o que todos nós sabemos que estas construtoras juntamente com o governo não teem o mínimo respeito ao eleitor/cidadão. Mas aqueles que votaram no PSDB merecem isto, talvez um pedágio de R$ 12,00 seria o mais adequado.

Eujassa Bia disse...

São Paulo Contribui com mais de 40% dos impostos federais e tem somente cerca de 11% retornados.
Os recursos não são inesgotáveis.
Ainda assim, em todos os quesitos referentes a prestação de serviço pelo Estado, São Paulo aparece sempre entre os primeiros.
Deve-se considerar, também, que em jan/95 Covas/PSDB assumiu o Estado completamente sucateado pelas gestões Quércia/Fleury (PMDB), com R$ 10.000,00 em caixa, tendo a folha de pagamento para pagar em 10/jan e com o BC decretando intervenção no BANESPA.
Sobre o BANESPA, Quércia se vangloriava de tê-lo quebrado para eleger seu sucessor Fleury.

Paulo Henrique disse...

Com todo o respeito, senhores! Atravessem a fronteira de Osasco e sigam para qualquer estado do país.

Ter estradas custa. Ter estradas boas custa mais ainda. Conheçam Pernambuco, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Roraima, qualquer estado fora de SP para saber a diferença entre Estrada e estrada.

Ah, o Rio Grande do Sul tem boas estradas, Santa Catarina também. Mas nenhuma tem o chão da Bandeirantes, o desenho da Ayrton Senna ou da Imigrantes.

Coisa boa tem preço. Caro é pagar mensalão!

Paulo_Santos disse...

Soh estavam esperando a eleicao passar para CREU na gente...deviamos fazer como os norte americanos...CREU neles nas eleicoes...mas em vez disso ficamos nessa briguinha de partidos orquestadra.

Fabio Ferreira disse...

Pois é Caro Amigo Paulo, o Projeto Rodoanel Mário Covas era de 1992, e até hoje ainda não foi entregue....
É Lamentável nem é necessário comentar, infelizmente o Estado bem como os nossos Administradores, estão mais preocupados em Arrecadar do que fazer algo por nós cidadãos, Veja o caso das Praças de pedágio do sistema Rodoanel, todas se mantem em funcionamento atravéz de Liminares.
e por ai vai, também sou usuário do sistema Rodoanel e vou de Itapecerica da serra até alphaville todos os dias, a pelo menos 5 anos neste trajeto e vejo que nossa dificuldade esta longe de terminar!!!!

Marcos Fernandes disse...

Mal passaram as eleições e voltaram a leiloar o bem público. PSDB+DEM. É isso aí. São Paulo votou no que merece. Que Tiririca nos redima.

Stanislaw Chaves disse...

Parem de fazer obras, o pessoal so reclama. Se nao tem porque nao foi feito. Se foi feito foi porque nao fizeram como queriam, se a construtora meteu a mao e barateou a obra 'e porque ela 'e safada mesmo. Enfia um milhao no bolso do seu cunhado e manda ele construir sua casa na praia... Quando as construtoras se contentarem em manter seu lucro em 30 por cento do valor da obra, da para fazer obra de primeiro mundo. Nao 'e o governo que deve ser fiscal de engenharia, nem voce quando contrata uma construtora para fazer sua casa. So para lembrar; quando desabou a obra do metro no largo de pinheiros nao foi o Instituto de engenharia nem o CREA que periciaram foi sim o IPT. O Governo nao deixou, porque mutreta tem ali como tem nos sindicato e tem tambem nosso sindicalista MOR Senhor das Capitanias Hereditarias Lula, sacaram q eu disse hereditarias?......gente forca pois a Herdeira do MOR Senhor agora vai retificar 'e o rodoanel de todos nos, nao reclamem desse ai da cidade.

Stanislaw Chaves disse...

To contigo Sidnei Tiririca da Rosa num tem melhor que os cumpanheros

Tweets that mention Leilão do Rodoanel terá financiamento do BNDES « Eduardo Reina -- Topsy.com disse...

[...] This post was mentioned on Twitter by Pedro Canário, Luiz Guilherme Z.... Luiz Guilherme Z... said: Colocamos dinheiro no BNDES e depois no pedágio... http://bit.ly/bQ9saH Mas reelegemos o PSDB sem esforço. Depois paulista é inteligente. [...]

luiz carlos gimenez disse...

Primeiro, porque colocar preço no negócio. Deixe a concorrência dizer por quanto quer fazer e quanto cobrar. Segundo, ampliar serviços no trecho sul...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK tá gozando com a cara do cidadão que não votou no picolé né...... Que serviços o Estado oferece... quaiss........ Policiamento (zero); celular (zero); segurança (zero); postos de serviços (zero). Acho que alguém não enxerga bem nesta história ou quer nos fazer de palhaço. E, com financiamento total da obra até minha avó que não era economista nem nada faria tal BENEFÍCIO para a população. Ah mas os paulistas e paulistanos merecem e acho que o pedágio devia custar mais do que a Careiravias cobra nos pedágios do litoral.Devia custar 200,00 pratas para que o coitado do empresário recupere o mais rápido possível a grana que ele nem precisará investir.

Eujassa Bia disse...

São Paulo Contribui com mais de 40% dos impostos federais e tem somente cerca de 11% retornados.
Os recursos não são inesgotáveis.
Ainda assim, em todos os quesitos referentes a prestação de serviço pelo Estado, São Paulo aparece sempre entre os primeiros.
Deve-se considerar, também, que em jan/95 Covas/PSDB assumiu o Estado completamente sucateado pelas gestões Quércia/Fleury (PMDB), com R$ 10.000,00 em caixa, tendo a folha de pagamento para pagar em 10/jan e com o BC decretando intervenção no BANESPA.
Sobre o BANESPA, Quércia se vangloriava de tê-lo quebrado para eleger seu sucessor Fleury.

Ao invés de só criticarem porque não apontam gestões que sirvam de exemplo a ser seguido?

ana claudia dantas disse...

kkkkkkkk e vc acredita?

Eujassa Bia disse...

São Paulo Contribui com mais de 40% dos impostos federais e tem somente cerca de 11% retornados.
Os recursos não são inesgotáveis.
Ainda assim, em todos os quesitos referentes a prestação de serviço pelo Estado, São Paulo aparece sempre entre os primeiros.
Deve-se considerar, também, que em jan/95 Covas/PSDB assumiu o Estado completamente sucateado pelas gestões Quércia/Fleury (PMDB), com R$ 10.000,00 em caixa, tendo a folha de pagamento para pagar em 10/jan e com o BC decretando intervenção no BANESPA.
Sobre o BANESPA, Quércia se vangloriava de tê-lo quebrado para eleger seu sucessor Fleury.

Se o pedágio é o grande problema de São Paulo prefiro continuar pagando-o

Ao invés de só criticarem porque não apontam gestões que sirvam de exemplo a ser seguido?

ROGER disse...

NÃO ENTRO NA SEARA POLITICA,MAS A PARADEIRA NO TRAFEGO DO RODOANEL SE DEVE AO PEDAGIO DA SAIDA DA CASTELO....TEM 15 CABINAS E VIRAM 2 FAIXAS PARA ENTRAR NA CASTELO...QUALQUER ESTUPIDO SABE QUE NÃO COMPORTA...CADE O ESTADO PARA EXIGIR EXPLICAÇÕES DO ENGENHEIRO QUE COMETEU ESSA IMBECILIDADE...ENQUANTO ISSO,NÃO SE ANDA ATÉ QUE SE PASSE PELO PEDAGIO DA CASTELO....ESSES ENGENHEIROS OU SÃO INCOMPETENTES OU MAL INTENCIONADOS....QUEM SABE OS DOIS...

Ciro disse...

Esta na hora das concorrencias aceitarem empresas de fora pois as daqui ja estam viciadas em superfaturar tudo e não oferecerem nada de qualidade. Quem ja teve oportunidade de dirigir por exemplo de Miami pra Key West nos Estados Unidos sabe o que é qualidade e pedagio justo. Você dirige por horas em uma rodovia maravilhosa pagando somende R$ 2,00. Como eles que são ricos conseguem pagar menos que nós que somos pobres e ainda terem do melhor ?

Carlos Henrique disse...

Caro Paulo Henrique,permita-me discordar mas excelência não existe somente em SP.Convido-o a visitar Goiás ,concordo em parte com seus argumentos ,mas favor adentre o Estado de Goiás ,venha por Itumbiara ,passe por Goiânia e vá até Brasilia ,estradas bem conservadas em pista dupla e o principal sem o absurdo dos pedagios ,que vc bem conhece aí em SP .E mais nenhum radar escondido para multar indiscriminadamente.Nem tudo no Brasil fora de SP ,é de péssima qualidade.
E olha que existe muita coisa a se fazer em SP.
Atenciosamente ,um Goiano ,que vai sempre a SP .

Marcos Pereira disse...

E o PSDB ainda quer nos convencer de que o Rodoanel é fruto do investimento do governo do Estado de São Paulo. O que seria desse empreendimento sem os 70% do BNDES, que é uma instituição federal?

GilbertoAngelo disse...

Não vejo porque criticar a injeção de dinheiro do BNDES na construção de boas estradas. Afinal de contas o desenvolvimento social tambem necessita de estradas para escoamento de alimentos e bens industrializados. Ou preferem que se construa somente campos de futebol?.

Jesse disse...

O que acho mais intrigante, é que uma rodovia que se diz moderna, cara, pedagiada, foi projetada para se trafegar a 100km/h, igual a via Anhanguera e mais lenta que a Bandeirantes, 120km/h.Dá desgosto ir de Perus a Diadema...

itamar paulo kussuki disse...

Excelente reportagem... Mas e o trecho NORTE é também importante, porque contribuiria decisivamente para aliviar as Marginais do vale do Rio Tietê, hoje
já saturado pelo excessivo tráfego de veiculos leves e pesados, além de ser rota
quase que obrigatória para onibus inter-estaduais que se dirigem aos terminais
do Tietê e Barra Funda (demora se mais nesse trecho que ir até Campinas contando-se somente o trecho rodoviário anhanguera ou bandeirantes).
O trabalho realizado pela DERSA - foi excelente, embora a empresa encar-
regada da sinalização tenha deixado a desejar, mas já está saturado pelo excesso
de veiculos (SP é capital do automóvel tal qual Boston, Philadelphia nos EUA), as
vias são na maioria inadequada, necessitando de reformas como o cruzamento entre Av.Nova Cantareira x Amália Lopes (necessita de readequação viária simples) utilizando-se recursos das multas que só se avolumam (é por isto que o
sr.Prefeito já cresceu os olhos gordos em cima p/ destiná-lo a SPtransportes)
Os semáforos deveriam ser gradativamente substituidas pelos mais modernos (o ideal seria o sistema onda verde) com contagem regressiva já em uso
em cidades do interior de SP como Atibaia, e outras dos circuitos das águas utilizando-se para tal recursos das multas). Outras deveriam ser mantidas em ama-
relo piscante com aviso aos motoristas , como o conjunto semafórico da av.Tucuruvi x Paulo de Faria (dando-se prioridade a alguns segundos p/ travessia de pedestres, com contagem regressiva) Com a tecnologia a disposição no mundo de hoje isto é coisa simples. Convido algum engenheiro da CET tentar passar em frente ao Metrô Tucuruvi entre 06.40 H a 8.30hs da manhã e noite..é um caos total
pois existem muitos onibus que fazem ponto nesse local de forma desnecessária,
além de os motoristas que vem pela rua Paulo de Faria e tenta acessar o retorno
á direita ( deveria ser mantida em amarelo piscante ), além das obras do futuro Shopping do Tucuruvi incluso terminal de onibus. Na av.Antonio Laet os onibus de
linha de guarulhos ficam muitas vezes em fila dupla porque lotações param nos pon
tos dos onibus impedindo-os de encostarem , porque não existem pontos de lotações a eles destinados e isto contribui para travar o transito no local...
São medidas simples que poderiam melhorar o trafégo no local.. e
precisaria também destinar um local adequado p/ os veiculos particulares desembarcarem passageiros. professor itamar paulo kussuki

Ezequiel-SP disse...

Até onde eu sei, emprestimo é emprestimo, logo;;;;;

Ou é melhor construir metrô em caracas ?

Ezequiel-SP disse...

Realmente essa droga de estado não oferece nada mesmo.

Dê uma passada lá no HC e verifique quantas ambulâncias de fora de S.Paulo ficam paradas ao redor.
Pergunta para as roseanas e josés sarney, para o vice que toda hora está aqui em S.Paulo o que eles estão fazendo ?

Se eu usar a estrada, nada mais justo pagar o pedágio. Por que baratear e dividir o preço com quem não usa a estrada ?

Nos fale de onde você mora, acho que é mil maravilhas...

Ezequiel-SP disse...

Se nós pudermos gerir o que arrecadamos em impostos federais, ok.

O problema é que arrecadamos, continuamos a arrecadar e o "povo" faz a festa com 40% de dim dim

Ezequiel-SP disse...

Vixe....

sandro souto gomes disse...

ja estou cansado de tanto analise tecnico
sou morador da possivel trajetoria do rodoanel
voces vieram ate nos e disseram que iriamos sair de nossas casas
depois desaparecem sem dar satisfacao nem uma ficam falando tecnicamente
sempre pelos jornais , mas resultado ou alguma coisa concreta ninguem diz
gostaria de saber o praso que ira comecar as obras se e que vai mesmo
parei as melhorias na minha casa e estou apreencivo ate hoje sem resposta
voces tem nocao que viver no mesmo local durante 38 anos e derrepente vem alguem e diz que voce tem que sair mas nao diz quando
alguem pode ter o minimo de respeito com as pessoas que serao desalojadas e dar uma definicao para esse caso
so queremos uma data e um pouco de respeito
grato

paulo cesar araujo farias disse...

O atrazo na construção do rodoanel sempre foi creditado a dificuldade na aprovação do rima (impacto ambiental) sempre contextadado até na Justiça pelas ongs ambientais.... nesse caso era so anotar as placas dos carros dos integrantes da ongs ambientais e monitorar via radar LPM e cobrar satisfação quando um deles for fragrado trafegando pela mesma... Não se justifica a não construção do trecho norte até hoje com a desculpa de impacto ambiental ...afinal trafego intenso e congestionamento na marginal tieté é de lascar e polui, dá atrazo de vida, stress, impacto econômico negativo, acidentes aos montes....etc.etc....Por outro lado porque cargas d água não se constroem uma pista tampão sobre o poluidissimo rio tamaduatei até o parque d.pedro ii (daria para acomodar mais 4 a 5 pistas pois ela é bem larga nesse trecho....e para facilitar futura dragaem se necessário do leito da mesma era só construir elevada em 1 a 2 metros acima da pista lateral e pronto..era so pegar a grana das multas (que rendem bilhooooões a PMSP), é por isto que os incompetentes agentes da CET so sabem multar e orientar o trafego..que é bom nada......e as readequações necessarias -praticamente inexistem....ex. cruzamento da Av.Jornalista Paulo Zingg x estr. turistica do jaragua tem congestionamento monstro o dia inteiro porque existe um ponto de taxi bem na esquina das duas vias (subutilizada por sinal) que poderiam ser desativada e transferida p/local próximo...liberando assim mais 2 faixas p/ desafogar esse cruzamento.....cade os pseudos técnicos da CET ?? resposta devem estar muito ocupado colocando mais semaforos e lombadas desnecessarias na cidade de SP

Roberto Carlos Ferreira disse...

He he he....ou devem estar comemorando os congestionamentos monstros ...
nas lanchonetes da esquina...tomando cerveja.....Pois contribuiram para aumentar a arrecadação do Chefão Kassbão...para ele gastar com cachaça junto com o Lula..que agora está ocioso....heheh ehe