segunda-feira, 8 de novembro de 2010

BNDES vai financiar R$ 20 bilhões para construção do trem-bala

O governo federal publicou hoje decreto no Diário Oficial da União que autoriza o financiamento de até R$ 20 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a empresa ou consórcio que vai construir e explorar o trem de alta velocidade (TAV) entre São Paulo-Campinas e Rio de Janeiro. O trem-bala está orçado em R$ 34,6 bilhões. O leilão que definirá o futuro concessionário está agendado para o dia 16 de dezembro em São Paulo.

Atualização em 9/11: O mesmo decreto que divulga o financiamento para a construção da linha garante também R$ 5 bilhões para a futura concessionária reequilibrar suas contas caso a demanda de passageiros não atinja o volume esperado.

Nesta manhã, em São Paulo, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos,  garantiu que não haverá mais alteração no calendário do TAV. Sendo assim, as propostas serão entregues no dia 29 de novembro. O vencedor será conhecido no dia 16 de dezembro. A previsão, segundo Passos, é iniciar as obras depois que a empresa que levar a licitação apresentar seu projeto.  "Precisa de algum tempo para detalhar o projeto. A partir daí será marcado o início da obra. Temos razões para acreditar que até 2016 esteja concluída", prevê o ministro.

33 comentários:

C.C.J disse...

Seria interessante se esses 34 bilhões fossem usados para construir um trem-bala com tecnologia brasileira, que já existe e é considerada por Alemães como a melhor tecnologia de semicondutores do planeta. Chama-se Maglev Cobra e foi desenvolvida na UFRJ.

Se este imenso dinheiro fosse investido em nossa tecnologia, poderiamos criar milhares de empresas de tecnologia, aumentando o poder tecnologico Brasileiro no mundo. O próprio mercado interno nosso seria um grande consumidor e tornaria o negócio rentável, já que necessidade para melhores transportes o Brasil precisa, e este trem é o metrô do futuro, já que seus custos de implementação e , principalmente de manutenção, são bem mais baixos. Ainda, é uma tecnologia de energia pura. A energia do trem é produzida por ela mesma.

Continuaremos a ver o Brasil com cabeça de explorado e perdendo grandes oportunidades de desenvolver grandes mercados e grandes tecnologias.

Até quando???

Carlos disse...

Este vlr seria mais util utilizando na construçao de hospital e metro. e toda população iria fucar muito mais satisfeita

Ezequiel-SP disse...

Em se tratando de UFRJ devo pensar que eles têem tecnologia em trem bala perdida.

Perco o amigo mas não perco a piada.

Vou pesquisar.

Julio disse...

Pois é, vai entender.

Julio disse...

Não vai existir trem bala nenhum, tanto que o governador eleito de São Paulo já apresentou uma proposta diferente para atender aos aeroportos, e ainda uma solução muito mais barata. Resumindo, não haverá trem e somente sobrará bala hehehehe.

Daniel disse...

CCJ você está absolutamente certo. Porém, países medíocres elegem governos medíocres, que tomam decisões medíocres.

Fábio Godoy" disse...

Discordo com você Carlos, visto que a copa já esta por vir, seria de grande valor um meio de locomoção rápida e comoda para a população, sem contar que após a copa este mesmo meio, será de grande ajuda para o turismo entre estados. Eu mesmo já faço planos de conhecer o Rio, utilizando o trêm de alta velocidade.Todavia, concordo com C.C.J.
Já passou da hora, de o Brasil mostrar suas potencias, dentre elas, sua tecnologia e parar com a dependência Exterior.

Bozo disse...

Como se chama um traficante armado até os dentes????

.
.
.
.
.
.
.
É melho chamar de SENHOR ! RSRSR

gomes disse...

sou tatalmente contra este projeto, acho que todo este dinheiro deveria ser aplicado na saúde,no transporte publico, na educaçao e na segurança sem contar que este trem vai ter um custo muito alto de passagem foi feito um estudo e vai sair em média 200 reias a passagem enquanto no onibus voce para em média 65 reais a passagem acho que nosso pais tem outras prioridades muito mais importante que este trem bala esta é minha opinião.

Albert Chirac disse...

Eu fico pensando no Trem - Bala com tecnologia brasileira . Com salários baixos os técnicos e pesquisadores continuam fazendo bicos como motorista de taxi para pagar as contas do apartamento de 2 quartos . Imagino isto porque foi exatamente isto que aconteceu com o foguete brasileiro com tecnologia nacional que explodiu e matou 34 tecnicos na Barreira do Inferno - Pará - Maranhão. Os tecnicos e pesquisadores faziam bicos como taxistas , entregador de Pizza , vigia para sustentar os filhos. A Ciencia e Tecnologia eh tão desprezada no Brasil , que eh melhor não arriscar a fazer Trem-Bala nacional . Vai ficar mais caro também . A corrupção e o superfaturamento ainda existem no Brasil. sil , sil, varonil !

NIlza Silva disse...

Concordo, há urgencias, nestas areas citadas, não acredito que o trem bala seja, solução para as problematicas que abundam na saúde, segurança, educação etc... Este dinheiro deveria ter outro destino

NIlza Silva disse...

Concordo, há outras urgencias á serem melhoradas pelo governo, não acredito que este investimento seja a soluçao para as problematicas que abndam o país, deveria ser investido na saúde, segurança, educação e etc..Ainda mais no RJ a questaõ da violência e essencial a um trem....

Paulo de Tarso de Moraes Souza disse...

O trem-bala que esta sendo planejado para os proximos anos vai ser um sorvedouro de recursos do tesouro e do BNDES.Seria mais razoavel e mais justo que o Governo desse prioridade aos metros que nao tem dinheiro e a melhoria da rede de onibus das grandes cidades como Rio,S.Paulo,Belo Horizonte,Recife,Salvador,Porto Alegre e Fortaleza,entre outras.Parece ate que estamos nadando em dinheiro.

magda lopes disse...

Essa verba toda p/ financiar um trem bala que não beneficiará a população, que é quem realmene banca toda essa dinheirama... continuaremos enfrentando metros e onibus lotados e filas intermináveis, assim como ficar horas p/ chegar em casa, depois de um dia de trabalho... e p/ o metrô não existe verba???? ficam fazendo linhas onde as pessoas não precisam desse tipo de transporte, enquanto que a maioria fica em uma situação deploravél de não poder mexer nem os braços... trem bala?? p/ quê? p/ quem?? tenho nojo dessas notícias

Tweets that mention BNDES vai financiar R$ 20 bilhões para construção do trem-bala « Eduardo Reina -- Topsy.com disse...

[...] This post was mentioned on Twitter by James Penido ☮ , ulisses duarte. ulisses duarte said: RT @viatrolebus: BNDES vai financiar R$ 20 Bilhões para construção do TAV (Estadão) http://fb.me/KXBj08vj [...]

Mellone disse...

Na realidade, a proposta do governo de SP não tem nada a ver com o Trem Bala.
O Governo quer ligar o metro ao aeroporto, já no caso do trem bala, será ligado Campinas ao Rio de janeiro.

Leonardo disse...

O Trem-bala é uma obra extremamente importante, um país continental como o Brasil tem que dar prioridade a obras como essa, "temos que colocar o Brasil nos trilhos"... ligar as principais capitais(quiçá todas) por trens de alta velocidade...

Para quem esta reclamando do preço, o trem-bala sairá por cerca de 67 milhões o km... o Serra prometeu construir 400 km de metrô por 40 bilhões caso fosse eleito e foi rechaçado pelo próprio governo de SP aonde disseram que o custo da obra sairia por no mínimo 160 bilhões... óbviamente que o metrô é uma obra mais complexa, com escavações, muitas estações... mas o fato é que o metrô paulista é o mais caro do Mundo, custa no mínimo 3,5 vezes mais que o trem-bala...

E o brasileiro pensa pequeno demais, é claro que dá pra construir um trem-bala e investir em saúde e educação ao mesmo tempo, temos que largar essa síndrome de vira-latas...

André disse...

Concordo plenamente com os cometários de que o TAV SP-Campinas-Rio até poderia ter sua importância como impulsionador da tecnologia nacional e significar um novo e eficiente meio de transporte entre as duas principais cidades do país. Mas não acho que é o caso de pensarmo nesse tipo (e volume) de investimento para um projeto que beneficiará um número reduzido de pessoas, principalmente quando consideramos que outras áreas são muito mais carentes de investimentos (mesmo no transporte, em metrôs, ferrovias, etc.). Acontece que o TAV dá muito mais publicidade e menos trabalho do que investir em vários projetos menores de infraestrutura...

dmc disse...

Obrigado por trazer estes dados, muito interessante.

brazilzinho disse...

Ainda da tempo para o Lula faturar mais esta....

Zé disse...

O metrô sai muito caro porque escolhe métodos mais custosos. Quando na linha 1 o trem sai de São Bento em direção a Santana, para cruzar o Tietê, no passado escolheu-se a via elevada, muito mais barata. No caso da linha 4, quando o trem sai de Fradique Coutinho em direção ao Butantã, para cruzar o Pinheiros, escolheram fazer um túnel, que já teve o trágico acidente da Rua Sumidouro. Ganância pura de projetos que satisfazem empreiteiras.

Zé disse...

Cumbica existe há mais de 20 anos, e nunca se lembraram de colocar transporte de massa para servi-lo. Pior ainda no caso do velho Viracopos. O Brasil constroi os aeroportos em locais distantes (caso de Confins), mas acha que os passageiros são obrigados a usar a rodovia para acessá-los. Bem diferente do que ocorre em outros grandes aeroportos do mundo.

C.C.J disse...

Nilza e Gomes,

Concordo com vcs que o Brasil sofre de falta de saúde, segurança e educação a níveis lamentáveis e que deveriam ser prioridades em um governo.

Porém, para ter educação, segurança e saúde de qualidade o país precisa crescer num todo. A tecnologia do trem-bala pode desenvolver milhares de empresas de tecnologias. Quantos fornecedores seriam necessários para construir um projeto dessa magnitude? Assim geraria milhares de empregos, teríamos mais gente ganhando dinheiro( DO TRABALHO HONESTO E NÃO DE ESMOLAS), e mais dinheiro girando na economia. Outro ponto é que teríamos mais investimentos em alta tecnologia. Para saber a importância disso, basta ver os países na Ásia como Singapura, Taiwan, Coréia do Sul e até o Vietnã que investiram pesado em grandes tecnologias. Hoje a educação e a saúde desses países são de alto nível. O trem-bala poderia, se houvesse um planejamento de verdade, com competência em vez de malandragem(como já vemos acontecendo na Copa e nas Olimpiadas), desenvolver todo o transporte de cargas entre Estados/ Cidades, com isso teríamos um mercado muito mais dinâmico. Imagina o Brasil ligado do sul ao norte, do leste a oeste com trem-bala 100% nacional com energia pura e renovável? Só com o turismo já traria retorno do dinheiro investido. Ele tbm poderia ser implementado como metrô e resolveria a falta de qualidade e carência do transporte público nas grandes cidades. O trem de semicondutores funciona por levitação, ou seja, não tem pneus e nem o trilho como conhecemos, a energia dele mesmo o faz atingir grandes velocidades. Caso tivessemos um governo mais ousado, poderia instalar nos percursos energia solar e eólica para as estações, ar-condicionado e etc...Portanto, teríamos 2 desenvolvimentos, na áera de transporte e na tecnologia renovável, nem precisa saber muito que são duas das grandes áreas do futuro. Com o fortalecimento da economia consegue-se mais recursos para investimentos como educação e saúde de qualidade.

Para completar, a arrecadação de trilhões dos nossos impostos, e agora querem recuperarem outro imposto goela abaixo, tem (NA TEORIA) destinos específicos. Ou seja, tanto bilhoões é para educação, tanto para a saúde, tanto para transporte, tanto para segurança e por assim vai....bastaria que tivessemos governos competentes e bons administradores para cada qual dinheiro chegasse ao seu destino certo.

obs: e a idéia de que teríamos corrupção no meio, não é motivo para ser contra. A corrupção se combate com o povo fiscalizando e cobrando seus dieitos, e não parando projetos ou ficando contra.

Paulo disse...

Para se desenvolver uma aeronave do porte de um 737 ou de um A320 gasta-se aproximadamente e generosamente de 1,5 a 2 bilhões de doláres (cerca de 2,25 a 3 bilhões de reais) partindo do "zero". O último porta-aviões nuclear que os americanos estão construíndo (CVN-77) custará aos cofres americanos o equivalente a 5 ou 6 bilhões de dólares (cerca de 9 bilhões de reais). A minha pergunta é: porque o projeto do trem bala, que é tecnologicamente mais simples e inferior aos exemplos citados acima, custará ao todo R$34,6 bilhões (cerca de 23 bilhões de dólares)? Com todos esses recursos poderia-se construir uma "nova rodovia Presidente Dutra", ou quem sabe até duplicar os maiores aeroportos do país (demanda mais do que necessária). Na minha opinião, o que o Brasil precisa são de trens de carga e não de transporte de passageiros, pois isso aliviaria nossas estradas, diminuiriam o custo Brasil e até contribuiria para reduzir a poluição. Pensem a respeito.

Rodolfo disse...

Vaiiiii..... Vota na Dilma.

Mais uma forma de desviar recursos públicos...

É uma piada... Copa do mundo Olimpiadas... Política do pão e circo.

Faminto, más feliz. Eh povo!!!!!!!!!!!!!!!!

Edson disse...

Este governo simplesmente não é capaz nem de licitar e muito menos de realizar uma obra de tal envergadura. Não é a toa que enrolam com o trem bala desde 2004, sem saber nem mesmo as paradas que o trem terá. No mesmo período, o governo de São Paulo construiu uma das linhas de metrô mais modernas do mundo.

Rodolfo disse...

Te desafio a mostrar uma única obra do governo Lula que não saiu o dobro do valor inicial!!!

Vc é mais um que merece a política do pão e circo do Lula!!!!!

carlos disse...

O governo nao tem todo esse dinheiro, so' esta' dando uma ajuda para animar
alguem a ficar com a criança.
Com certeza o dinheiro vira' de fora, mas boa parte sera' gasto aqui com trilhos,
mao de obra , etc.
Eu francamente e infelismente nao tenho toda essa confiança na tecnologia
nacional. Sinto-me mais seguro viajar com alguem de fora.
Gente eu viajo para fora e so' posso dizer que o Brasil e' muito atrasado.--
Gostaria que fosse diferente, mas tem um foguete explodido, um submarino
atomico que nunca chegou a ser terminado, uma estaçao de metro implodida
uma Varig falida,

Marcos Freitas disse...

" Infelizmente Vivemos em um País que sua administração só se preocupa em investir na expansão e criação de Bolsas...bolsa família,bolsa escola, bolsa alimentação e outras mais que deverão surgir.Isso define que a importância maior deste governo que está aí, e que o "Povo" elegeu para continuar por mais 04 anos, que não importa investimentos em tecnologia "brasileira"...Balela!!!,pois criando um povo Preguiçoso totalmente dependende de Si, resulte em não haver mais necessidade de trabalhar,de plantar ou se quer sonhar com seu futuro,dessa forma se ganha popularidade Interna e conquista confiança e bajulação do mercado externo,"País Emergente heeein!!!!"Sinônimo de exploração.Vão continuar tirando nossas riquezas,é assim desde o descobrimento.Nascemos e fomos criados para serem explorados por este mercado internacional de especuladores.Não seria de se esperar pois Presidente aqui é Diplomata.E quem governa afinal?Não é a toa que os Banqueiros aqui faturam bilhões todos os semestres.Fica a pergunta:Será por isso que cada vez mais bancos internacionais vem administrar os nossos aqui?e quanto tempo falta para que sejamos o nosso novo RG seja registrado e protocolados como Marionetes Humanas?"

dayse disse...

nao sei que fazer quero reforma minha casa ums fala que ven outros fala que naõ to com as mão atadas segasto perco dissin que vai passa na minha casa tem que ter comunicassaõ para as pessoas nao fica sen fazer

Mario Miranda disse...

Precisamos mesmo deste trem-bala?

O trem-bala vem gerando polêmica atrás de polêmica e a grande dúvida é:
qual a necessidade de uma obra dessa complexidade para o Brasil?

O governo federal vem com as seguintes justificativas:

- Alternativa em virtude do “apagão-aéreo”, pois a interação via trem-bala com o aeroporto do Galeão diminuiria a saturação dos aeroportos de Cumbica e Congonhas;
- Diminuição de tráfego nas rodovias;
- Geração de empregos durante a obra, estímulo à criação de novos investimentos e desenvolvimento regional onde houver estações do trem-bala.

Sobre o apagão aéreo, sabemos que o trem-bala não bastaria para a demanda que nos espera. Em 2025, se a demanda aeroportuária continuar no mesmo ritmo atual, haverá um déficit de 61,9 milhões de passageiros por ano, mesmo construindo a 2a pista de Viracopos e o Terceiro Terminal em Guarulhos. Coisa pouca, não? De acordo com especialistas, um aeroporto deve estar num raio máximo de 50 km de onde se concentra a demanda para viabilizar a sua utilização. Não é o caso do aeroporto do Galeão.

Nas rodovias, somente os trechos regionais deverão reduzir o fluxo de veículos com o TAV. No meio ambiente, os impactos previstos pela obra poderão ser maiores que os benefícios gerados, mesmo que o modal ferroviário seja menos poluente que o rodoviário.

Sobre a geração de empregos, aí está o único benefício concreto do projeto. Mas será que o investimento é viável se o único benefício for esse? Não seria melhor executar esse orçamento em infraestrutura aérea, ferrovias para carga, portos, dutovias e hidrovias, que gerariam mais empregos ainda?

Além disso, o projeto TAV, com exceção aos locais com túneis e pontes, será um obstáculo intransponível! Dividirá áreas e municípios, desvalorizará terras. Enfim, apenas onde haverá estações poderá existir algum investimento no entorno e um “boom” imobiliário.

O que sabemos é: não haverá viabilidade econômica para o projeto sem vultosos aporte e subsídios por parte do governo federal, estados e municípios. Mesmo com subsídios, os dados de demandas apresentados por estudos pressupõem que os valores das tarifas rodoviárias e aeroviárias com certeza seriam alterados para competir com o TAV. Ou seja, sem demanda, o transporte será inviável.

E mais: o valor previsto do investimento está subestimado, pois não é possível estabelecer uma estimativa de custo antes da execução de um projeto básico ou executivo. Tudo pode custar entre R$ 50 e R$ 100 bilhões! Outra dúvida é sobre a viabilidade técnica e ambiental. Como saber se é viável, se cada investidor propõe o seu traçado? Além disso, não está previsto no custo do projeto a construção de um novo aeroporto em substituição ao Campo de Marte. Este será um impacto indireto gerado pelo projeto TAV que deveria ser incluído no custo, pois alguém terá que fazê-lo. E também precisa incluir no custo as insenções fiscais, federais, estaduais e municipais previstas. Essa questão não está clara no projeto.

Sei que apenas criticar é fácil. Por isso, proponho algumas alternativas para solucionar os nossos problemas de infraestrutura:
- Novo aeroporto em São Paulo (R$ 7 bi);
- Ramal ferroviário com velocidade de 160km/h ligando São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro (R$ 15 bi);
- Conexões ferroviárias aos aeroportos Galeão, Viracopos e Guarulhos (R$ 2,7 bi);
- Terminar o rodoanel em São Paulo (R$ 5,7 bi);
- Construir o ferroanel de São Paulo (R$ 2,3 bi), o arco rodoviário do Rio de Janeiro (R$ 1,1 bi) e dois centros logísticos integrados no entorno do Rio de Janeiro e da São Paulo (R$ 0,6 bi)
- Agilizar a ampliação de Viracopos e Guarulhos (R$ 3,3 bi, já em orçamento do gov. federal).
Total? R$ 34,4 bi em projetos estruturantes, com viabilidade técnica, econômica e ambiental.

Frente a tudo isso, será que compensa mesmo a implantação desse trem-bala?

vauban b. de araujo disse...

Meu caro e nobre Leonardo em 9\11\2010 -14:44 ,os agradeço por citar os 400km citados por Serra na televisão ;cheguei a pensar, DEUS dos céus não acredito que só eu pudesse estar indignado com o que estava sendo repetidamente dito aos brasileiros
,aproveitei a indignação,na hora do ultimo debate apresentei as carreiras no site da DD
Sra.Dilma,hoje DD presidenta da qual como brasileiro muito me orgulho no cargo que ,ora ostenta;pudesse em tempo cobrar do Sr.Serra o porque ,não se lembrar da existência,do MAGLEVCOBRA esta obra maravilhosa,resultado da inteligência destes nobres cientista RICHARD MAGDAENA STEPHA e EDUARDO GONÇALVES DAVID e EQUIPE. É estupideza pensar que tenham brasileiros estupidamente gananciosos para não ouvi-los na hora desta decisão em que os lesados somos nós em nossa ciência e bolsos.suspeito sou em falar desta forma,porque sou brasileiro e fã destes COBRAS-MAGLEVCOBRA.

vauban b. de araujo disse...

Srs desculpe o novato nesta máquina, toquei na tecla da setinha torta e perdi o conteudo do 1o texto,vou estar mais atento.grato