segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Acidente da Gol: jornalista dos EUA se livra de indenização contra brasileira

O jornalista dos Estados Unidos Joe Sharkey, que estava a bordo do avião Legacy que bateu contra um Boeing da Gol em 2006 matando 154 pessoas, conseguiu se livrar de ação por danos morais movida pela viúva de um dos passageiros da Gol morto no acidente, Rosane Gutjhar. Ela alegou que Sharkey teria ofendido a nação brasileira quando escreveu artigo em seu blog chamando o País de arcaico e terra tupiniquim, além de criticar o sistema de segurança de vôo nacional. Rosane acusou Sharkey de ter promovido uma campanha em favor dos dois pilotos norte-americanos que conduziam o Legacy e que se sentiu pessoalmente ofendida com as críticas às autoridades brasileiras. O jornalista e mais sete ocupantes do Legacy se salvaram.

Rosane pleiteava uma indenização de R$ 500 mil. Mas o juiz Carlos Espínola, da 18ª Vara Cível de Curitiba, decidiu pela extinção da ação indenizatória aberta em outubro de 2009. Para Espínola, os argumentos da viúva não estavam amparados de pressupostos necessários para o desenvolvimento do processo.

Em seu blog, Sharkey escreveu que está aliviado e que a liberdade de expressão triunfou. "Skarkey vence ação no Brasil" é o título de post sobre o caso no blog do norte-americano. Ele tece críticas e justificativas ao desenrolar do processo. Entretanto, pode haver recurso da brasileira.

33 comentários:

Tweets that mention Jornalista dos EUA se livra de indenização contra brasileira « Eduardo Reina -- Topsy.com disse...

[...] This post was mentioned on Twitter by Metrópole Estadão, Eduardo Reina. Eduardo Reina said: RT @estadao Jornalista dos EUA se livra de indenização contra brasileira « Eduardo Reina http://bit.ly/a95FAQ [...]

Mozart G. Oliveira disse...

basta ir passear lá que qq um que tenha visão crítica sentirá rápido que somos arcaicos mesmo, em tudo. O mais triste é a percepção da enorme distância que nos separa em tudo e quanto de tempo falta para que nos aproximemos, mesmo que um pouquinho só. Crz credo! Coitado do Brasil.

odilon disse...

icou impressionado? Puxa vida....é mesmo? se você voltasse para os bancos escolares e aprendesse um pouco mais sobre cultura, antropologia e história, com certeza não ficaria tão embasbacado.

Freedom Fighter disse...

Se ele havia afirmado isso, acabou fazendo um elogio não-intencional. Isso aqui é muito pior do que pensamos. E vai piorar, esperem!

Daniel disse...

Arcaicos??? Nós Brasileiros????
Acho difícil, porém para comparar temos que levar em consideração alguns aspectos. Você conhecer a Embraer, acredito que não. Você já ouviu falar de Etanol, o deles é de milho (uma porcaria). Já ouviu falar de genéricos, kit anti-aids, eu acho que não, né? Sabe qual é a segunda frota de helicópteros do MUNDO?, sim meu amigo é São Paulo. Nem vou cogitar a urna eletrônica, pois ai já é covardia.
Porém entendo que você está falando de quando vc vai lá fazer comprinhas com o dinheiro da familia, aí sim, realmente vc só verá o lado bom dos norte americanos, pois se der uma passadinha Bronx, acredito que sua visão (se é que enxerga sem óculos) mudará um pouco.
Em resumo posso dizer que seu mundinho se resume aos filmes que assisti, se é que tem TV a cabo, assista CNN, sabe falar inglês????

VANDERLEI disse...

COM TODA A BAGUNÇA Q VIVEMOS POSSO DIZER Q O BRASIL E TAO IMPORTANTE QUANTO O EUA CANADA EUROPA PQ SOMOS NOS Q ALIMENTAMOS ESSES. VEJA DE AGORA ATE ABRIL O Q ELES PRODUZEM NADA SO GELO DE ONDE SAI TANTO ALIMENTO SEM CONTAR Q A TABUA DE SALVAÇAO DELES AGORA ESTA SENDO O BRASIL TDS ESTAO MERGULHADOS NUMA PROFUNDA CRISE ONDE VENDEM SUAS MAQUINAS SERA Q AQUI SO TEM CARNAVAL AMAZONIA PRAIA E FUTEBOL?

Joca Melo disse...

Daniel,

para com tanta estupidez. O Irã tambem tem uma das maiores empresas exploradoras de petróleo, e nem por isso é desenvolvido. La no Bronx, com exceção dos drogados, todas as pessoas moram bem, tem direito a comida, shows, roupas boas uma lista infindável de itens que não temos ai. Nem pensar em comparar o Bronx com as favelas do Brasil. Moro aqui, amo o Brasil, pricipalmente meus amigos ai. Porem, todas as vezes que vou para o Brasil é um sufoco, medo de ser roubado, insegurança geral, complicações para alugar um carro, complicações com documentação, complicações no aeroporto, complicações e complicações todos os dias.

Por exemplo, para tirar a carteira de motorista aqui levo apenas 20 minutos, quando não menos, como é ai mesmo?

Beto disse...

TRUE and NOTHING BUT THE TRUTH !
Arcaíco mesmo

Eduardo disse...

Gente aqui é a maior portência do mundo e temos tudo pra mostrar isso só nos falta uma coisa vontade politica,gente competente e seria nos representando e o principal, o povo aprender a votar.

Eduardo disse...

(Gente séria)

CICCERO KLIMA disse...

Em relaçao a noticia eu acho muito engraçado isso, não existe um país melhor, todos tem seus defeitos e mazelas, o que me espanta é que tem brasileiro que fica de quatro para os EUA como se lá fosse o paraiso na terra, tenha dó, tem um que disse que se sente inseguro quando vem ao Brasil, filhinho não venha fique aí, porque eu acho que brasileiro que sai do seu país tudo bem agora falar mal do seu proprio país é barra heim, fique aí não sentiremos a sua falta.

Rosana Dias disse...

A TODOS VOCÊS, VOU RECOMENDAR A LEITURA DO LIVRO "O BRASIL, PAÍS DO PRESENTE", DE ALEXANDRE BUSCH, UM JORNALISTA ALEMÃO, DEPOIS TODOS FAÇAM SEUS COMENTÁRIOS.

Marcílio disse...

Independentemente da discussão de quanto o nosso país é desenvolvido em relação aos estadunidenses, deixo aqui a minha solidariedade com a dor daquela viúva, bem como com a de todos os outros parentes daquelas vítimas.
Sim, porque não bastassem as mortes trágicas ainda tiveram que ouvir chacotas de estrangeiros envolvidos (também responsáveis?) pelo acidente.
Mas é claro que se os personagens e territórios tivessem invertidos, coitados dos pilotos e jornalista brasileiros.Lá nos "istêitis" eles pegariam pepétua.

lez disse...

Engraçado voces, querendo defender o que está errado. Já que voce ama tanto esse pais, Abra seus olhos para a realidade que existe por aqui. pare de usar cabresto e olhe para o que tem em sua volta. É criticando o errado que se faz mudança e nao achando que aqui ta tudo bem.... Você de assistir as novela e achar o elas são o retrato do seu pais.

CICCERO KLIMA disse...

Quem acha que o Brasil é ruim pode ir embora, não precisamos de vocês, agora quando o país tiver legal bem servido tenham vergonha na cara e não voltem também, porque quando a gente quer a casa bonita e gente ajuda arrumar. Falsos patriotas o mundo está cheio, o meu país Brasil eu defendo nem que seja com um pedaço de pau, e aqueles que acham que o nosso país é pouca coisa é que infelizmente não conhecem, porque pos gringos conhecem e querem um pedaço dele.

Fernandão disse...

Não foi encontrado sangue nas asas do Legacy, logo, o avião é inocente! Não pode ter matado alguém ao contrário do articulista que assassina nossa língua. Quem matou a todos foi certamente a gravidade, que tampouco é obra de Newton, este também inocente. Vá às favas dona Rosane!

Ricardo Fontes disse...

O jornalista Joe Sharkey possui um discurso xenófobo mesmo, não apenas quando trata do Brasil mas de outros países também. O que é muito comum aqui nos EUA, especialmente em época de recessão e competição de empregos com imigrantes. Entretanto, chamar o sistema aéreo do BR de arcaico não é nada mais que a constatação da verdade, basta viajar para fora do BR. O que não afeta em nada as outras excelentes qualidades do BR.

Em tempo - o último parágrafo do texto não informa corretamente o leitor (proposital?). A chamada no site do escritor é traduzida como "Sharkey vence caso brasileiro" ou "no Brasil". Nada demais.

Elson Santos disse...

Apesar de termos algumas ilhas de conhecimento, na minha opinião a nossa infraestrutura é precária. É chocante chegar do exterior aos nossos aeroportos ridículos! As estradas, mesmo as melhores, usam material de baixa qualidade e ficam esburacadas rapidamente. Nossa alfândega é um caos; burocracia e ineficiência pura (com algumas exceções). O controle aéreo deve estar no mesmo caminho. E a gente continua achando que está tudo ótimo, afinal nosso povo não desiste nunca!

CICCERO KLIMA disse...

não concorco com você, o que falta aqui é melhorar a educação, coisa que a muitos anos governos deixaram de cuidar porque a elite só pensa no proprio bolso, e deixaram de investir nas pessoas. Agora, só o fato de um presidente falar que vai erradicar a pobreza já é uma grande coisa, e acredito que ela o fará.

Elson Santos disse...

Apoiado!!!
Falta gente séria! Já basta de populistas e pessoas preocupadas em manter o índice de popularidade.

CICCERO KLIMA disse...

Esse povinho que fica limpando chão nos EUA, lavando prato deveria ficar lá e parar de dar pitaco, e tem mais os EUA tá numa tanga só, e o nosso velho Brasil está subindo, somos ricos, temos petroleo abundante e os EUA importa 70% do petroleo que precisam, temos alimentos para o mundo, minerio de ferrro, aluminio, nióbio (para industria militar) fazemos aviões, otimas universidades, centros de pesquisas, industria de base consolidada, nossa medicina é avançada, pode ver que a maioria dos brasileiros que vão para os EUA são mineiro, goiano, baiano, vê se Paulista e carioca fica lavando prato, estão na NASA, Microsoft, Vale silício, nos Grandes bancos, e as nossas empresas já começaram a comprar as industrias americanas de cimento, siderurgia principalmente, o Bco Brasil acabou de comprar um banco americano (não divulgado) então esse povinho que saiu do mato e foi direto para os EUA não conhecem o Brasil. fiquem por aí mesmo, um dia vão voltar correndo.

CICCERO KLIMA disse...

Mozart fica aí lavando prato, como eu disse você deve ser do interior do Brasil porque Paulista e Carioca são espertos estão dando ou tomando aulas nas Univ americanas, na NASA, Microsoft, grandes bancos, ou intercâmbio cultural estudantil, ví no globo reporter uma familia de brasileiros lá kkk a menina tá gooooorrrda coitada kkk, o sotaque então vichchchchc, não conhece nada do Brasil, e ficam dando pitaco. os EUA já foi um grande pais, hj vivem de aparência, o Brasil não deve a ninguém, GRAÇAS A DEUS os EUA deve a China US$500bi e não tem como pagar, a divida interna dos EUA é faraônica, o unico superavit positivo da balança coml dos EUA é do.......BRASIL eles dependem de nós, acordem cambada, não dependemos em NADA dos EUA.

Elise C Henriques disse...

Creio que os estrangeiros não respeitam nosso país porque os próprios brasileiros não se respeitam. Ser patriota é algo considerado cafona e piegas.
Os funcionários públicos se sentem abusados pelo povo. Os empregados sempre ganham pouco. As empresas sempre pagam muito imposto. E... a aceitação do 'rouba mas faz' na política fecha com chave de ouro uma conhecida avacalhação.
A cada eleição vemos uma clara declaração de 'tô nem ai' da população (tiririca), complementada pela 'não vem falar dos seus problemas que eu não vou ouvir...' no Congresso. É uma infindável lista de negatividades, apesar da abundante e infinita fartura de água, alimentos, matérias primas, pessoas preparadas, capazes e criativas que o Brasil ainda dá para uma população que não sabe valorizar e cuidar do que tem. Por isso o Legacy é vítima até. O que o Brasil fez para valorizar as pessoas que morreram? Nem ligaram; afinal um dia vai morrer mesmo né seu Zé???

CICCERO KLIMA disse...

E sobre o que a justiça decidiu a favor do reporter, é que a nossa justiça ainda é subserviente aos interesses dos estados unidos, no dia que tivermos juizes sérios e patriotas (porque lá nos EUA juiz é primeiro patriota, se for contra interesse do cidadão americano não se ganha uma) aqui ainda tem aqueles que acham que o céu é na américa...o EUA é uma fraude desde o começo, olhem o nome Estados Unidos (da américa) eles dizem que lá é a america, também somos americanos, a america é do Alasca a Terra do Fogo pra quem não sabe. E esse reporter é um ignorante que acha que a capital do Brasil é Argentina, se a besta quadrada do reporter ver os fatos o avião americano Boeing 737-700 da gol CAIU kkkkk o EMB Legacy (brasileiro) resistiu a pancada....kkkk vão plantar batatas.

Fernanda Souza Ramos disse...

Olha, o Marcilio esta certo. Se o acidente tivesse ocorrido nos EUA, os pilotos e o jornalista estariam fritos. Nada acontecera com eles, porque sao Americanos e serao protegidos a todo o custo, mesmo que tenham culpa no cartorio.

Quanto ao desenvolvimento dos EUA ou do Brasil, esta discussao é absolutamente inútil. Eu vivi 36 anos no Brasil (Sao Paulo) e estou nos EUA ha 3 anos. Tanto os dois paises tem otimas qualidades e muitos defeitos. Mas eu sinceramente nao tenho a minima vontade de voltar a viver em Sao Paulo, onde a violencia, o transito e a poluicao sao horriveis. Aliás, foi justamente a violencia que me ëxpulsou" do Brasil. Sinto-me como uma exilada da violencia e nao creio que va melhorar tao cedo.

Podem, falar o que quiser, mas a qualidade de vida que eu tenho aqui é MUITO melhor que eu tinha em Sao Paulo. Mas nem por isso deixo de defender ou criticar o meu País, que eu amo, apesar de estar vivendo fora.

Isto se chama democracia: poder fazer auto-crítica, sem nenhum babaca me criticando, se falei bem ou mal... e vamos parar com esta discussao idiota. Os EUA nao sao o melhor lugar do mundo. Nem o Brasil. Tudo depende do ponto de vista e dos objetivos de cada um.

joao bosco disse...

A razão de existir brasileiros (?) como voce Mozart é que faz este país parecer arcaico. Voce deve ser um daqueles que conhece mais a história norte americana do que a história do seu país (imagino que seja brasileiro). Voce é dos que venderia o seu país aos americanos "Por um punhado de dolares"

Ezequiel-SP disse...

Por que não privatizar ????

Deixamos na mão (grande) do governo e top, top. Ainda somos ridicularizados.

CICCERO KLIMA disse...

O Sr. Flamarion, disse, mas com certeza não fora entendido. A sua "teoria" pouco nos interessa, vivemos uma nova dimensão brasileira onde o proletariado tem voz e vez; Na atual conjuntura as pessoas que falam de Tiririca e do Presidente Lula não se importam muito com os acertos e sim com a postura. Lula é chamado de burro porque não tem universidade assim como tiririca, e a Sra. Dilma tem formação acadêmica mas também não serve, é dentuça, baixinha, e sapatão...Sr. Flamarion com todo o respeito vá plantar favas em Los Angeles que ésua atual morada e ver se não encha o saco dos brasileiros felizes que agora desfrutam de bem estar e respeito de nosso governo e o povo que foi pela sua imensa maioria conivente com o Presidente Lula e quiseram continuar. Ninguém precisa entender o espirito de letra ou de nada apenas ser coerente, justo com aquele que precisa, não precisa ter diploma de nada para ser presidente se tiver bom, mas se não e tiver bom senso ótimo é o que importa. Pessoas tagarelas como o senhor são naquele tempo de que alguém tem que ter conceito esse ou aquele do Brasil tenha dó, somos o que somos e somos pessoas felizes com nossos problemas e nos entendemos assim, não precisamos de pitacos de gregos, romanos, estadunidenses, franceses muito menos de brasileiros expatriados e renegdos como o Senhor que fica aí de longe falando bobagens. passe bem

CICCERO KLIMA disse...

Fernanda Souza Ramos, entendo a sua postura, e o Bin Laden está bom ? espero que ele não jogue outro avião e desta vez na sua cabeça, porque aqui temos violência é verdade, mas nunca fugi do meu país por causa disso, posso até entender mas já sofri violência e vejo todos os dias varias formas de violência, essa discussão não vai dar em nada mesmo, mas uma coisa é certa os estadunidenses tem autoproteção em tudo coisa que brasileiro precisa aprender. E sempre falo isso, aqueles que vão, imigram para onde for porque aqui está ruim, não precisa voltar quando estiver bom sabe porque ? por uma questão de honestidade com aqueles que ficaram e não foram covardes em abandonar o paí por causa da violência, antes acreditaram que poderiam mudar, onde existe pequenas revoluções nas bases brasileiras que a elite só vê quando não sofrem essa mesma violência porque nada fazem para mudar porque estão preocupados com seus "status" e o tempo é exiguo e desmerecem aqueles honrados e verdadeiros brasileiros que todos os dias levantam e trabalham por migalhas para sustentar suas familias e não podem se dar ao luxo de ter mêdo. Fique aí D. Fernanda, não sentiremos a sua falta, a brasilidade é um sentimento que só os legítimos brasileiros sentem e existem bons lugares e boas pessoas no Brasil assim como a justiça embora falha, mas existe, se a Sra. foi a trabalho de aculturar, lecionar enfim, é louvável mas por causa da violência me poupe das suas melosas palavras, a Sra ainda ouvirá verá falarem muito do Brasil, quando a sua recente patria se dividir num caos nunca visto que é um prognóstico dos proprios experts estadunidenses, aí a Sra. evocará a sua brasilidade e quererá vir voando para a sua patria mãe querida, está bem proximo, eu por todo o dinheiro do mundo não quero ir aos Estados Unidos da America porque eu não estou louco. Os milhões de caixões para depósitos dos corpor inertes dos estadunidenses estão todos prontos e estrategicamente distribuidos.

CICCERO KLIMA disse...

Ezequiel você só se preocupa com você ?
que papo mais bobo, aeroporto, estradas, alfândegas francamente...eu falo, comida para os necessitados, educação para quem não pode pagar, saude para os desvalidos, trabalho para subsistência das familias, agricultura familiar, isso é importante, a sua descida triunfal no aeroporto não nos interessa, isso é ser boçal,
pequeno e arrogante; A estrutura do país não é das melhores, mas tem empresas que quando aquichegaram não havia nenhuma e estão aqui a 80 anos como a Volswagem, me perdoe a franqueza, mas é no caos que surgem as oportunidades acho que o Senhor não é um bom empreendedor, se quer fazer turismo e desfilar seu visual, sua mala Loui Vitton vá a Paris, Monte Carlos ok....passe bem

Flamarion Almeida disse...

Prezado Sr. CICCERO KLIMA,

estou ciente de seu comentário.

xukrutiz disse...

a lei de imprensa ainda vale e existe N casos pelo google! essa mulher não pode desistir pois muitos ainda usam essa lei!

Renato disse...

Mais um episódio da série "Leis Brasileiras". Alguém já pensou se o avião que caísse fosse americano e o piloto do Legacy brasileiro? Estariam em prisão perpétua. Vergonha! Lei Brasileira! Vergonha!