quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Chineses também desistem do TAV brasileiro

Agora são os chineses do do Grupo de Trabalho Sino-Brasileiro para Exploração do projeto TAV Brasil que desistem de partipar do leilão de ocnstrução do trem de alta velocidade (TAV) entre São Paulo-Campinas e Rio de Janeiro. Dois representantes do Ministério das Ferrovias da China entregam amanhã à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) uma carta que registra a não participação do grupo chinês na licitação.A data limite para apresentação de propostas é dia 29, segunda-feira.

Wang Xiaozhou e Wang Jianguo estão voando em direção ao Brasil nesse momento e devem chegar no País no final desta noite. A alegação do grupo chinês, liderado pela China Railway Construction Corporation (CRCC), é que a concorrência tem condições difíceis de serem aceitas e o risco a ser asumido pela empresa que fizer o TAV é extremamente alto. Também citam que o volume de tráfego não é previsível no edital.

A licitação corre o risco de ser esvaziada às vésperas da abertura dos envelopes. A empresa espanhola CAF também não deve participar, assim como a alemã Siemens. A francesa Alstom mantém supense. A empresa informou que busca informações necessárias para definir  posição. Os japoneses anunciaram pela manhã que também não devem participar. Resta apenas o grupo coreano. No mercado, é corrente a expressão de que o leilão esvaziado é ruim, mas com a participação de apenas um concrrente ficará pior ainda.

O projeto é de R$ 33,1 bilhões, sendo R$ 20 bilhões financiados pelo BNDES. A ANTT vem sofrendo pressões para adiar a licitação. Neste momento, em Brasília, responsáveis pela concorrência estão reunidos para definir uma posição. Se houver o adiamento, como querem as empresas, a disputa deverá ser retomada apenas em 2011.

80 comentários:

Victor disse...

HAHHAHA, só rindo mesmo. Os grupos estrangeiros perceberam, ainda em tempo, que o projeto é inviável economicamente. Coisa que muitos brasileiros já havia percebido há meses. Menos o governo. Que tal investir esse dinheiro em outro lugar?

Beto disse...

Os únicos que acreditam no sucesso do Brasil, são os jornalistas da mídia mal informada no exterior e o povão sem nenhum senso de observação da macabra realidade brasileira! Acreditam como meus avós, no milagre brasileiro, uma mentira deslavada que vem desde campanhas como "de ouro para o bem do Brasil, quando o povo se desfez de suas alianças de casamento para absolutamente nada.
País megalomaníaco de terceiro mundo mesmo, condenado a se enganar que tudo está ótimo...
que vergonha, nem os chineses acham que ganhariam algo com isso?

Flavio disse...

Incrível a total e completa incapacidade dos governos em todas as esferas em concluir qualquer obra. A incapacidade e incopetencia só não superam a corrupção. Triste sina de um país pobre com tanto potencial. A desgraça do Brasil é o brasileiro.

f. amaral disse...

Ainda bem que está se desenrolando assim esse episódio.

Qualquer pessoa, mesmo sem formação técnica em engenharia ou economia, mas com uma pitada de bom senso, percebe o absurdo de destinar tamanha verba para um projeto de alcance tão limitado (literalmente).

Como pode algum governista imaginar construir percursos para trens de alta velocidade em áreas que, no momento e ainda por mais tempo no futuro, está sob uma situação de guerra (e não pensem vocês que essa situação se restringirá apenas ao Rio de Janeiro)?

Populismo hipócrita desgraçado nativo brasileiro.

mauricio disse...

Muito dinheiro, muito interesse para informações e conlcusões superficiais. O mais bobo desta história tem mais dinheiro que muito país do terceiro mundo. É coisa de gente grande, com grandes interesses ...e é claro que as informações decisivas não vai ser divulgada, vejamos os próximos capítulos.

Tweets that mention Chineses também desistem do TAV brasileiro « Eduardo Reina -- Topsy.com disse...

[...] This post was mentioned on Twitter by Rosemary M. Wilderom and Derly58, Eduardo Reina. Eduardo Reina said: RT @estadao Chineses também desistem do TAV brasileiro « Eduardo Reina http://bit.ly/eE99T2 [...]

Fabio disse...

Resumindo:
Os estrangeiros pensam que estão na era FHC!
Lucro fácil, baixo inestimento (vide Vale do Rio Doce), mamatas do governo, falta de fiscalização (vide cratera do metro de SP), uso de materiais difrentes do edital (vide rodoanel), montagem de porcarias (vide SIVAM).

Os estrangeiros querm ganhar muito e sem riscos. FHC JÁ ERA! AVISEM PARA ELES!

Gregorio Guerra disse...

Vamos baixar a bola. Vamos deixar o trem bala prá trás e começar a pensar num trem pirulito, coisa de 160 km. p/hora. Vai ficar mais barato, passagens idem, e vai andar lotado.

Luciano disse...

E pensar que teremos no minimo mais 4 anos dos PTralhas no poder...
Povo Burro, Vendido, Trocou o voto pelo bolsa familia agora AGUEEEEEENTA.

Nelson disse...

Cara!
Você é delirante!

Eugenio Rybalowsky disse...

A eleição de 2010 já terminou. O levante "constitucionalista" de 32 também. Acorde, estamos no século 21. São Paulo e o Rio de Janeiro (os municípios) juntos já possuem mais de 30 milhoes de habitantes. Ou o amigo gosta de viajar pela Viação Cometa ???

José Luiz Pizzo disse...

No trecho do Rio de Janeiro esse tal trem será movido literalmente a bala

maria fumaça disse...

Vai ser lindo um trem bala contrastando com as favelas do RJ, SP em CPS!!!
Que ideia ridícula desse desgoverno!!

Igor Maximo disse...

O governo petista não é o suprasumo da competência mundial?

Amanhã irão anunciar uma nova estatal só para produzir o trem-bala! Vão alegar que querem desenvolver uma tecnologia 100% nacional!

Se isso fosse em outras épocas os petistas estariam acusando o governo de vender para os extrangeiros o país já que iriam usar empresas e tecnologia extrangeira!

É ou não é???

Só faltam anunciar que irão colocar um brasileiro na Lua até 2014 e colocar um brasileiro em marte até 2016! Tudo feito pelas estatais altamente eficientes e competentes!

Sergio disse...

Acredito que nem é questão de dizer se funciona ou não. É questão de prioridade. Digamos que "caiu do céu" a oportunidade de investir 200 mil reais para um cidadão brasileiro: não seria melhor tentar investir na faculdade dos filhos, abrir um negócio, comprar uma casa própria? Ah, podemos fazer como o governo parece querer: vamos usar o dinheiro para comprar um belo carro, um BMW ou uma Mercedes, não é? Vamos impressionar os vizinhos e amigos (afinal são belos carros, funcionam muito bem...), que é o que importa!

Michael K disse...

Cairam na real e viram que tudo foi feito com muita propaganda e pouco planejamento, como tudo que partiu da " dupla dinâmica " Luma e Dilla. Exatamente como o famoso Plano Ardiloso Castrador

Sergio disse...

Trem bala o Brasil já tem sem investir um centavo, vai lá no Rio de Janeiro e coloca a bandeira da policia do Trem, você vai ver o que é bala meu amigo kkkkkkk. Lembra da inauguração do trem Blindado no Rio? Disseram que era blindado, mas na hora que os traficantes meteram bala no trem era só politico indo ao Chão, imagine se a blindagem não estava superfaturada ne? kkkkkkk Esse País é uma comédia mesmo, ai vem o presidente e governador dizer mentirar e o povo besta acredita. Só rindo para não chorar. Imaginem a copa de 2014, a vergonha que vamos passar.

RICARDO DIAS disse...

Em 1960 quando do inicio da construcao da linha AZUL do metro de Sao Paulo tambem consideraram o projeto megalomaniaco, no entanto e uma das obras mais importantes na cidade, Portanto, aos atrasados que pensam olhando para os problemas atuais e nao para os futuros fica o alerta. Pesquise, Questione principalmente a si e as fontes de onde tiram informacoes, Nao se vendam por destaques em jornais ultrapassados como este e outros.
Prezado Luciano, daqui a quatro anos ao se olhar no espelho considere-se um dos brasileiros BURROS por nao enchergar o EXCELENTE governo Petista e agradeca aos 56% com bom senso e sabedoria por ter discernido corretamente Governo corrupto da midia corrupta. Infelizmente CORRUPCAO nao e fato isolado no Brasil e FATO no mundo, a diferenca esta em quem consegue a despeito disto realizar um governo que eleve a sua NACAO. Como o fez Luis Ignacio LULA da Silva, aceite o fato, LULA e sua equipe tirou da miseria 28 milhoes de pessoas e elevou a classe C mais de 30 milhoes, portanto , mesmo com corrupcao o Pais e muito melhor do que o foi na era FHC. O Estado de Sao Paulo em breve deixara de ser o primeiro por termos um Governo CORRUPTO e uma MIDIA que esconde a CORRUPCAO a ceu aberto e escondida nas gavetas do Procurador Geral do Estado.

roberto disse...

Alô amigo
E a tal de sustentabilidade do projeto?.
A maioria dos TAV estão sendo bancados NA MARRA pelo povo através da dívida acumulada e da falta de retorno dos projetos.
http://www.senado.gov.br/senado/conleg/textos_discussao/NOVOS%20TEXTOS/Texto%2077%20-%20Marcos%20Mendes%20-%20TAV.pdf
Este é um documento NOSSO e não de turistas em férias.
abraços

roberto disse...

Onde estão estes 28.000.000 que sairam da pobreza/miséria?
Lá em Garanhuns?
abraços

Paz disse...

o TAVÃO foi pro espação....

ciccero klima disse...

Pode até não acontecer a finalização do projeto, mas o que da nojo são esses brasileiros de meia pataca que ficam gorando, parecem a turma do contra, quanto pior melhor, se acham mesmo que o nosso governo é incopetente vão embora para a Europa, America do Norte, Asia o mundo é tão grande, não precisamos de vocês, seria bom que no Brasil só ficassem os patriotas porque laranja podre a gente tira da caixa para não contaminar as outras, xau, bye bye...não sentiremos saudades.

FRANCISCO LIMA disse...

Infelizmente, há muitos pessimistas que não acreditam que um dia seremos do tamanho do nosso mapa...Coragem...Gente....Se os chineses não querem...que vao fabricar produtros piratas como sempre fizeram...A frança está em crise..Mas com certeza..será um grupo brsileiro que assumirá o TAV...e vamos provar mais uma vez que este País é viável......Pra frente Brasil...

Marcelo disse...

UFFAA AINDA BEM!! AGORA SÓ FALTA O RODOANEL SECCÃO NORTE DE SÃO PAULO...MAS PELO QUE SEI...CORRUPTOS NÃO DESISTEM...PODEM ESPERARR..

jag disse...

Em 29/11, se não mudarem a data, vc verá quem topará fazer o TAV: os coreanos.

Paz disse...

O governo petralha nivela todo mundo por baixo, principalmente da classe média pra baixo.
Pobre continua pobre só que com crédito.
A hora que a pipoca estourar e ninguém ter dinheiro pra pagar esse mundarel de dívidas, ah....quero ver quem vc vai culpar,...a "zelite"?

ciccero klima disse...

Projetos de grande monta sempre exige esses mesmos fatores, desistência, choradeira; Os consórcios querem na verdade mais vantagens além da oferecida e ficam fazendo lobby, neste caso parece que querem mais prazo, e neste contexto já amplo de choradeira a agência vai delatar o prazo para mais estudos tecnicos dos consórcios, e para esses que ficam falando besteira não é qualquer país que tem um projeto desse porte, são 30, 40 Bilhões de reais e todos tem cautela na hora de investir.

Eugenio Santos disse...

É capaz do governo fazer o mesmo que fez com Belo Monte. Sem participantes na licitação, vai forçar os fundos de pensão a formarem um grupo para participar. O dinheiro será mal empregado, os custos mais altos que o previsto e o projeto não dará lucro (claro que a iniciativa privada já sabia disso, por isso pulou fora antes). Porém, com o projeto pronto o governo vai fazer propaganda e sair como vitorioso, só que os milhares de contribuintes da Previ e outros planos de empresas estatais vão ficar com um rombo nas mãos. Quando forem se aposentar, verão suas empresas de previdência privada falindo...

É sempre tudo igual e muito previsível, por que será que ninguém vê? É nessas horas que eu agradeço fortemente a FHC por ter privatizado as empresas. Nossa economia ficou mais forte e há menos empresas na mão do governo para esse tipo de manobra inconsequente que só afunda o país.

Denis disse...

só pode ser petista, nem merece ser respondido com argumentação coerente.

olha o naipe do argumento que o cidadão me apresenta, coisa de semi-analfabeto...vai estudar, aproveita e chama o lulla pra ir junto.

Nobel disse...

Vitor, não é que o governo não percebeu. O governo sabia desde o início da total inviabilidade econômica do projeto. Só é viável no trecho Campinas-SP. Seria até útil para unir Viracopos e Guarulhos e resolver o problema aeroportuário por décadas (ampliando Viracopos).

Mas o governo estava de olho na eleição de Dilma e não poderia dizer que o projeto era inviável. Era necessário enganar a população enquanto isso fosse possível. Agora que Dilma já se elegeu, o projeto provavelmente será engavetado.

Emerson disse...

Vai ver eles se assustaram quando ficaram sabendo que o Dirceu ia continuar mandando e assim os "recursos não declarados " iam ficar absurdamente altos.
PT não gosta de poder PT gosta é de dinheiro, principalmente dos trouchas.

RolandTFlackphayser disse...

Isso tudoo é montagem do desgoverno petista para favorecer uma companhia previamente escolhida como o caso dos aviões franceses. Criam um sem número de dificuldades para afungentar a concorrência para depois escolher a "escolhida".

É uma pena mesmo tudo ir por água abaixo por conta desse desgoverno, estava torcendo por este Siemens aqui.

Paulo Roberto disse...

Esta tudo preparado para a mais nova empresa de Eike Batista, a TAVX, com a ajudinha de seu sócio Lulla, ele vencerá a concorrência, mais uma vez !!!

ciccero klima disse...

Igor, havia um lema no regime militar que dizia
BRASIL AMEO OU DEIXE-O
adeus, não sentiremos a sua falta

Rômulo disse...

País maravilhoso, povinho cretino! Não têm jeito, o subdesenvolvimento está dentro da maioria das pessoas e não no país. Esse é o país do Lobby, se você acha que esse circo tem futuro, está perdendo tempo. Depois da eleição da DILAMA, eu desisto.

ciccero klima disse...

Luciano, vá para o deserto da australia lá ninguem vota no PT.

Já tem mais duas na fila disse...

Depois de fracassada a licitação vão contratar diretamente, sem a correspondente concorrência pública, com as "taxas de sucesso" batendo na casa dos 30% e sem os parâmtros de preços.
Tutto bonna gente, êh!
Basta assinar um contrato qualquer até 29/12/2010 e o golpe terá sido encaixado direitinho no fígado do tesouro.
Todo esse circo é feito PREMEDITANDO O GOLPE.
PREMEDITANDO O TOMBO.

Ananias de Souza Mendes disse...

O que o governo brasilieiro deveria fazer é fechar as portas do Pais para os chineses, esse está invadindo o Brasil, com sua mercadorias sucatas, que não valem nada agente compra e joga fora, são na verdade as coisas mais caras que compramos, pois são verdadeiras porcarias, e alem de nao prestarem ainda são contrabandeadas, não pagam impostos, e não é só mercadorias inuteis, que estão vindo da China , são tambem chineses, para todos os lugares que voce vai no pois, você encontra chineses, o governo deveria se preocupar é com essa invasão de porcarias e de chineses,. ao mesmo tempo.

Ananias

ciccero klima disse...

Não Flavio o povo brasileiro é bom, dispensamos o seu infeliz comentario,

Alberto Ouro disse...

Com essa verba astronomica 37 bilhões (33 é chute), daria para construir 1000 hospitais médios nas milhares de cidades que não tem um único hospital, esse é o descaso e o uso eleitoral da mídia para vender ilusões, um projeto maluco e próprio dos tecnocratas do governo atual e proximo que tentaram vender essa estultice.
Esse trem ligaria SP ao Rio..esse Rio que é só bala mesmo, terrorismo, imagine esse trem caríssimo como alvo do trafico de drogas que do alto iriam transformar essa viajem na mais perigosa do mundo.
Trem Bala isso é coisa do Rio mesmo e da Ilha da fantasia que é Brasilia

Alexandre disse...

POr que vc não vai embora

Sanderson Capobianchi disse...

Aranias te liga. Compra porcaria quem não tem dinheiro. Quanto ao importabando, os chinos não têm culpa nenhuma. Agora, quanto aos chinos que estão por aqui, acho melhor você se mancar porque neguinho vai mandar te prender.

Marcos Villanova disse...

Este tal ciccero klima "argumenta" como um típico petista: acha que todos os que não concordam com este governo do PT devem ir embora do país. Segue, assim, o padrão moral do chefe Lula, que gostaria de "extirpar" a oposição.

Mas eles não vão conseguir. Pode até demorar mais uns (tristes e trágicos) anos, mas os petistas, um dia, vão ser vistos pela maioria como realmente são: uma gente oportunista e demagógica, que apelou até para o crime para chegar ao poder e que fez um dos governos mais corruptos da história "destepaís".

bam disse...

e eu pensando que TAV queria dizer : Tucanada Azarada e Velha..hehehehe

Al Martin disse...

Um comentarista antes de mim mencionou as resistências que apareceram quando surgiu a ideia de um TAV entre Madrid e Barcelona. Não se deve esquecer nosso amigo que o trem tradicional entre essas duas cidades já existia quase cento e cinqüenta anos antes da construção da linha de TAV e que essa ligação convencional FUNCIONAVA, assim como continua funcionando.

O progresso tem de ser alcançado degrau por degrau, etapa por etapa, conquista por conquista. Não é possível passar do nada ao trem-bala, assim como não é recomendável passar diretamente do jeque ao avião a jato.

O Brasil é um país só, é um todo, e como tal deve ser tratado, especialmente pelo governo federal. Se estamos atrasados em matéria de transporte ferroviário, a solução é acelerar a implantação desse excepcional meio de transporte. Mas não se podem pular etapas.

A linha ferroviária entre Rio e SP, a velha Central do Brasil, data do século XIX e foi uma das primeiras a serem implantadas em nosso país. Por influência do poderoso lobby petroleiro, começou a ser desmantelada a partir dos anos 50, quando a indústria automotiva se instalou no país. Foi uma opção que, naquela altura, pareceu a todos adequada.

Hoje constatamos que o resultado não é aquele que se esperava. A solução não é certamente gastar dezenas de bilhões de nossos suados impostos para consertar um erro velho de cinqüenta anos. Há outras necessidades muitíssimo mais prementes no Brasil.

Com uma pequena fração desse investimento, podemos recuperar o traçado existente da Central do Brasil, corrigir certos desacertos cometidos um século atrás, modernizar as composições, adaptar as estações existentes, e transformar essa linha (que já foi a espinha dorsal de nossas comunicações) em um trajeto importante.

Não é necessário, por enquanto, que o percurso seja de apenas duas horas. Uma distância de 430km, com trens modernos, pode ser percorrida em algo como quatro horas, numa média pouco acima de 100km/h. Com segurança e conforto. Sair do centro de uma metrópole e chegar ao centro de outra, chova ou faça sol, com neblina ou com vento, com frio ou calor escaldante.

É por aí que deveríamos começar. O TAV virá depois, cada coisa a seu tempo.

Alexandre Bonini disse...

Ciccero, se você está feliz com tudo isso aí, problema seu... O alienado aqui é você, não tente calar os descontentes, limite-se ao seu próprio conformismo.

Alberto Iglesias disse...

Não sou engenheiro mas acredito que um trem de alta velocidade precisa de ótimas condições de trajetos, me diga os entendidos o que acontecerá se um moleque jogar obstáculos na pista? dará tempo de parar? passará por cima do obstáculo sem problemas? creio que tamanha tecnologia não vai dar certo na nossa educadíssima sociedade, ainda bem que não derrubam aviões, mas no Rio qualquer coisa é possível.

Alexandre Bonini disse...

É Ricardo, pelo menos ainda tem gente que tem senso crítico. Alguns ainda pensam e não entram nesse bando de iludidos, no qual você faz parte.

PEDRO SOARES FERREIRA disse...

PARABENS AMIGÃO, NÃO PRECISA FALAR MAIS NADA. AINDA BEM QUE TEM GENTE LÚCIDA NESTE POBRE E EXPLORADO PAÍS.
DIVULGUEM NO EXTERIOR.

Alexandre Bonini disse...

Francisco, o país só será viável quando as pessoas começarem a ter consciência de quais são as verdadeiras prioridades.

Rafa disse...

Bem...Cometa não é a comparação exata.
O real concorrente do TAV é a ponte aérea, que já funciona, é barata e mais rápida que qualquer trem.
Por isso tantas críticas, entendeu?Não se coloca um Real nos aeroportos e adjacências, mas querem fazer um trem de 40bi cuja passagem ultrapassa os 150reais. Não compensa.
De Campinas até o Rio, pela Azul, custa hoje o equivalente ao que querem cobrar pela passagem de TAV.Até lá, já barateou mais ainda.

E mais: oferecem tecnologia dos anos 1970.França,Alemanha, China, Coréia e Japão já estão testando as próximas gerações desse tipo de trem (Maglevs).E os trouxas aqui compram museu...

Guilherme disse...

Gente, o estudo citado pelo Roberto, feito a pedido do Senado é claríssimo e deixa qualquer um assustado com o assunto.... Mais uma obra nababesca, que vai nos assombrar por décadas de rombo financeiro.....
Temos que divulgar esse estudo!!!!!!!

Al Martin disse...

Prezado Alberto,

Que não seja essa a sua preocupação. A linha de TAV é totalmente fechada, impenetrável. Não se trata de um par de trilhos comuns, assentados sobre dormentes de madeira, como costumamos ver em nossas velhas ferrovias.

Pior que uma pedra ou um paralelepípdeo, seria um animal grande atravessando a linha -- uma vaca, por exemplo. Dá para imaginar o estrago, né não?

Não se preocupe, o problema não está aí, está mais acima. A questão é: vale a pena continuar a deixar ao abandono a infraestrutura existente (linhas de trens tradicionais) e partir para uma solução extremamente cara e de utilidade duvidosa?

Al Martin disse...

O progresso tem de ser alcançado degrau por degrau, etapa por etapa, conquista por conquista. Não é possível passar do nada ao trem-bala, assim como não é recomendável passar diretamente do jeque ao avião a jato.

O Brasil é um país só, é um todo, e como tal deve ser tratado, especialmente pelo governo federal. Se estamos atrasados em matéria de transporte ferroviário, a solução é acelerar a implantação desse excepcional meio de transporte. Mas não se podem pular etapas.

A linha ferroviária entre Rio e SP, a velha Central do Brasil, data do século XIX e foi uma das primeiras a serem implantadas em nosso país. Por influência do poderoso lobby petroleiro, começou a ser desmantelada a partir dos anos 50, quando a indústria automotiva se instalou no país. Foi uma opção que, naquela altura, pareceu a todos adequada.

Hoje constatamos que o resultado não é aquele que se esperava. A solução não é certamente gastar dezenas de bilhões de nossos suados impostos para consertar um erro velho de cinqüenta anos. Há outras necessidades muitíssimo mais prementes no Brasil.

Com uma pequena fração desse investimento, podemos recuperar o traçado existente da Central do Brasil, corrigir certos desacertos cometidos um século atrás, modernizar as composições, adaptar as estações existentes, e transformar essa linha (que já foi a espinha dorsal de nossas comunicações) em um trajeto importante.

Não é necessário, por enquanto, que o percurso seja de apenas duas horas. Uma distância de 430km, com trens modernos, pode ser percorrida em algo como quatro horas, numa média pouco acima de 100km/h. Com segurança e conforto. Sair do centro de uma metrópole e chegar ao centro de outra, chova ou faça sol, com neblina ou com vento, com frio ou calor escaldante.

É por aí que deveríamos começar. O TAV virá depois, cada coisa a seu tempo.

Izabel disse...

Eu acho que temos outras prioridades sim!! Poderiamos ter um trem que ligasse Rio-SP em 4 horas (muito melhor do que utilizar a Dutra).
Nao vejo necessidade desse trem bala!

Achei muito interessante como os petistas sao muito iguais aos militares que eles tanto criticam. Nacionalistas como eram os governos militares, avessos a criticas como os militares, intolerantes como os militares.

Logo posso entender porque eles reclamam tanto do FHC ... na verdade FHC era muito socialista para o gosto deles.

Depois da era petista vamos ficar pagando a conta do estrago por muitos anos, como alias sempre acontece depois de governos populistas como esse.

Mas nao vamos embora nao ... Somos mais de 40 milhoes que nao estamos de acordo com certos comportamentos bem tipicos dos petistas.
Esses 40 milhoes sao filhos do Brasil tambem!!!

Brasileiro Paulistano disse...

Flávio, concordo plenamente. Pobre povo brasileiro incompetente para eleger pessoas honradas e competentes para governar o Brasil. Todos os projetos deste malfadado PAC são falcatruas: Transposição do São Francisco, Hidroelétrica de Belo Monte, TAV Campinas - Rio, e tantos outros com graves suspeitas de irregularidades apontadas pelo TCU. O brasileiro é muito irresponsavel, ignorante e direcionado por demagogos oportunistas.

Brasileiro Paulistano disse...

Excelente comentário sobre a Central do Brasil, infelizmente abandonada. Viajei MUITO de Trem de Prata entre São Paulo(Barra Funda) e Rio de Janeiro (Central do Brasil). QUE DELÍCIA!!!! ia a noite, com muito conforto.

Brasileiro Paulistano disse...

Os que devem sair do Brasil são os espertalhões que estão destruindo o país e iludindo o povo pobre com esmolas sem espectativas de evolução social. Com toda certeza, os brasileiros decentes se sentirão mais aliviados e o Brasil decente agradece que nunca mais retornem.

Brasileiro Paulistano disse...

64% dos eleitores brasileiros NÃO votaram na Dilma, e os que votaram na Dilma não foi pelo PT, e sim pelo Lula carismático e oportunista.

Brasileiro Paulistano disse...

Alberto, os aviões da ponte aérea SP/RJ evitam os trajetos em baixa altitude pelos morros do RJ para não serem baleados pelas metralhadoras dos traficantes, alguns moleques traficantes com a cabeça cheia de droga brincam de tiro ao alvo na linha vermelha, derrubar um avião seria o MÁXIMO para eles.

Fabiano disse...

Desde minha infância escuto que o Brasil não investe em transporte ferroviário, agora que finalmente alguém apresenta algo neste sentido todo reacionário deste pais vem criticar. A maior prova da seriedade do processo é o fato de empresas que não tem dinheiro para bancar a obra e apostavam, como nas privatizações propostas pelo FMI e prontamente aceitas pela equipe do governo FHC, que teriam dinheiro do BNDS com juros insignificantes e que pagariam com os lucros obtidos com o uso dos serviços.
Ainda bem que o país mudou, que o uso do público não é tratado como algo sem valor, mas como propriedade e responsabilidade de todos os brasileiros. Estes neo-qualquer-coisa-que-seja-muito-a-direita não conseguem aceitar o Brasil como o país do presente e querem viver eternamente com o sonho do país do futuro enquanto somos roubados em valores milhões de vezes maiores que todos os escândalos, somando os verdadeiros e os criados por grupos interessados com o enfraquecimento do governo Lula, por grupos multinacionais sem escrúpulos.

Brasileiro Paulistano disse...

EXCELENTE comentário.
Lembram do "Brasil ame ou deixe-o", coisa de militar,
"Este é um país que vai pra frente", coisa de militar,
"Transamazônica, a Amazônia é nossa" coisa de militar,
"Usina nuclear de Angra" coisa de militar,
e tantas outras bem similares as dos petistas atualmente.

Fabiano disse...

Para todos aqueles que acham que o Brasil está uma droga compare os índices de desemprego do nosso país com os do primeiro mundo. Estamos avançando muito e se aqueles que só fazem criticar passassem a ter uma postura crítica e construtiva ao invés deste discurso raivoso o país poderia ser um exemplo para o resto do mundo. As oligarquias e grupos mais atrasados estiveram no poder por mais de 500 anos e nunca proporcionaram a situação que vivemos nos últimos anos.
Reflitam sobre o que vocês achavam que aconteceria ao Brasil caso Lula se elegesse presidente. Comparem suas expectativas negativas com a realidade do país. A única explicação para esta visão tão ruim sobre tudo é que o ódio cegou completamente vocês que tanto criticam o governo atual.

João Luis disse...

Curioso, se as empresas desistiram é porque elas são boas, querem só o bem do país, e o governo é ruim, quer a nossa desgraça...
Chega de leituras simplistas. O que de fato sabemos? O que determinada imprensa divulga, o que aparece.
Não defendo o projeto, nem o governo, neste caso concreto. Mas me admiro com a mania de dar opinião, querendo passar a todos que isso tem mais fundamento que outras posições. Melhor falar assim: não gosto do Lula e do PT, detesto os nordestinos porque são preguiçosos, pobre é uma desgraça para o país etc.
Nosso nível de informação é lamentável, isso sim.

João Luis disse...

Minha mãe nunca datilografou. Agora quer comprar um computador para se comunicar com a família. Devia ela começar com uma Hemington, antes de adquirir o PC, para não dar saltos?
Não é bom argumento esse. Será preciso avaliar viabilidade, melhor sistema, capacidade de transporte, mas não dizer que uma tecnologia não pode ser adotada só porque ainda não temos a anterior.

João Luis disse...

Os índices de desemprego caíram e a renda do brasileiro aumentou. Perguntem aos donos das empresas se eles estão tão tristes assim com a situação. Perguntem se preferem que o pobre não compre. É bom lembrar que a Casas Bahia, tradicional abastecedora das classes C e D, não quebrou por inadimplência dos pobres. Até quando vamos continuar olhando os outros com a miopia de nossa arrogância burguesa?
Não é discurso socialista ou comunista. É a vontade de ver reconhecido o esforço do pobre, do empresário, de setores do governo. E se há tanto para corrigir, em corrupção e outras coisas, é preciso reconhecer passos significativos.

rinaldo disse...

Beto vá chorar no colo do Serra. É Dilma e Lula em 2014. Aguenta Beto ....

Neimar disse...

Os EUA não são a potência econômica que são porque fizeram estritamente o necessário quando foi necessário.

É preciso ter uma pitada de visão de futuro. É preciso criar novas demandas, alargar a mente.

Se analisarmos as prioridades do país com vistas apenas à solução dos problemas atuais, continuaremos tendo problemas no futuro.

Marcelo disse...

Vocês que criticam tanto, ainda viajarão neste TAV.
Eu boto fé, porque até agora este governo não me decepcionou e ao contrário, nem sempre as notícias da imprensa se mostram verdadeiras no tempo. Pode até ser que eu esteja errado, não sou o dono da verdade, mas acho que não. A gente crescendo começa a entrar em outro patamar de investimentos e se não o fizer a gente perde o bonde da história.

joaquim freire leite neto disse...

No fim eles vão participar da licitação e, sabem q é um grande negócio construir o
trem- bala,q de R33 milhões,R20.serã financiado pelo BNDES.até eu quria construir
este trem com dinheiro dos outros.Agora seria muito bom para ir ao São Paulo-Rio
em um trem-bala,quem já viajou sabe o q é bom,viajei de Madrid-Barcelona,q beleza
a TAM a Gol,e ,outras cias.aéreas famigeradas,iam baixar as passagens de R860,0
reais para R200,00,e ainda ia ser muito mais rapido,

galvão disse...

A conclusão é simples: usaram o TAV como propaganda política. Essa propaganda atingiu uma camada da população muito grande e ignorante! Não deu outra!

Anderson disse...

A Coreia literalmente parou para que seus estudantes fizessem uma prova de avaliação, governo, pais, empresas, mobilização total. Eu fico triste quando vejo a nossa realidade educacional, e tenho certeza que essa "onda" de país emergente vai passar e o que vai ficar é desolador.
TAV, caças e submarinos nucleares.
Que inveja da Coreia que prioriza seus povo, sua juventude.

Chineses também desistem do TAV brasileiro « Eduardo Reina | Revista Veja Brasil disse...

[...] more: Chineses também desistem do TAV brasileiro « Eduardo Reina Category: Brasil, Corrupção, notíciaTags: Brasil > completa-incapacidade > comunicação > [...]

Alexandre Bonini disse...

Fabiano, um governo assim tão admirado por você, demonstra o quão superficial é a sua análise e a aceitação de tantos argumentos tedenciosos. Veja bem, os recordes de arrecadação em impostos gerados por uma das maiores cargas tributárias do mundo, nos proporcionaria uma verdadeira mudança, se fossem feitos investimentos no que realmente faria o país se desenvolver. Sob uma visão de esquerda, a prioridade deveria ser em educação, saúde e segurança. Infelizmente nenhum desses ítens é priorizado, pois só tem se degradado. Mas os gastos do governo não param de crescer. A política social é baseada na distribuição de dinheiro, que aquece a economia e "diminui a miséria", calando uma massa que não percebe o quanto é enganada, ao receber serviços essenciais de péssima qualidade. Ao invés disso, querem nos fazer engolir uma linha de trem de primeiro mundo, que nos trará ainda mais gastos para desviar os investimentos mais importantes. É isso, um governo que se baseia em projetos sensacionalistas para um povo iludido, que acha que tá entrando no primeiro mundo.

Chineses também desistem do TAV brasileiro « Eduardo Reina | Olha Brasil disse...

[...] Read the original post: Chineses também desistem do TAV brasileiro « Eduardo Reina [...]

Chineses também desistem do TAV brasileiro « Eduardo Reina | Veja, Brasil disse...

[...] the rest here: Chineses também desistem do TAV brasileiro « Eduardo Reina Tweet This Post Brasil, completa-incapacidade, concluir-qualquer, Corrupção, dos-governos, [...]

Chineses também desistem do TAV brasileiro « Eduardo Reina | Jornal do Brasil disse...

[...] Chineses também desistem do TAV brasileiro « Eduardo Reina Tags: brasil, completa-incapacidade, concluir-qualquer, dos-governos, jornal, Noticias, País, [...]

Ezequiel-SP disse...

Provocações:

Vamos ter bolsa TAV ????

lewis disse...

Enquanto continuarmos a pensar que somos país de primeiro mundo e que quem nos quiser vender algo deveria estar satisfeito e feliz sempre teremos este tipo de ridiculo.

Pra gente, que somos uns fudidos, este projeto é bilionário. Mas para as empresas que nele participam ele é chinfrim.

E caso nao entendamos isso e continuemos a achar que elas deveriam mais é estar felizes por poderem fazer parte de tao seleta licitacao iremos descobrir a verdade: que somos ainda pequenos demais pra banca que colocamos.

lewis disse...

Nao vao nao

A gente acha que é um projeto bilionario, mas NAO É.

A Espanha possui MUITAS, MUITAS, MUITAS linhas muito mais rápidas e nao coloca a metade da banca que colocamos nas suas licitaçoes.

Nao é a toa que a CAF (que é espanhola) rapou fora: ela REALMENTE nao precisa desta licitacao chinfrim.

Quando deixarmos de pensar pequeno seremos um grande país. Até o momento somos mendigos pretensiosos sentados em um baú de ouro sem saber como o usar.