sexta-feira, 25 de junho de 2010

TCU pode liberar licitação do TAV dia 30

Os milagres que uma Copa do Mundo proporciona. Foi incluído na pauta da sessão da próxima quarta-feira, 30 de junho, do Tribunal de Contas da União (TCU), o processo do trem bala entre São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Assim que o edital for liberado pelo TCU, o governo federal já pode colocar a concorrência na rua.

28 comentários:

Tetsuo Shimura disse...

Qualquer coisa é melhor que nada, mas apenas a linha de alta velocidade não irá contribuir muito no déficit de transporte de longas distâncias, sejam para passageiros ou para cargas. O Brasil sofre de carência de transporte ferroviário e entrocamentos para pequenas regiões ou municípios. Esquecendo-se os mandos e desmandos políticos, seria muito interessante que os "responsáveis" por este tipo de transporte efetuassem um trabalho sério de pesquisas (e não turismo gratuíto) no Japão, onde além de frequência "a prova de bala" das composições, para pequenas localidades existem versões de apenas um "carro". Naquele país, um americano entrou para o livro de recordes (Guiness) conseguindo deslocar-se através de trens durante vinte e quatro horas seguidas, coisa que n~´ao conseguiu em seu país.

Elisio disse...

É preciso que se tome todas as precauções para que quando o trem bala sair do papel não venha a se tornar um meio de transporte inviável para a maioria dos brasileiros, pois no Japão sua viagem custa mais cara que a viagem de avião. Não se pode utilizar o dinheiro do povo para construir esse trem, e depois deixa-lo de fora, através de passagens fora do alcance da maioria de nós.

J Sobrinho disse...

Mais uma demagogia eleitoreira!!

Leonardo disse...

Seria dificil dizer se pode existir no futuro proximo um meio de transporte de massa para a maioria dos brasileiros. A justificação deve ser outra. Vale a pena pensar no impacto positivo ao meio-ambiente e à eficiência coletiva calculada em tempo poupado. Obviamente, o trem bala pode aproveitar a eletricidade que os aviôes não usam. Os passageiros não precisam de gastar muito tempo antes e depois de viagem sem fazer longas viagens preliminares entre um ponto na cidade e o aeroporto. A questão de tarifa é, até certo ponto, em função da economia de escala e a política comercial da empresa. No Japão o trem bala poder custar um pouco mais caro que o avião em alguns trechos, mas nem porisso faltam passageiros dele. Além disso, a diferença é muito pouco. Sou japones e me custa explicarme bem em portugues, mas espero que voces averiguem mais porque hoje em dia outros paises menores estão
pensando em serio em construir os trens de alta velocidade. Aguardo comentarios. Tchau!

patrini disse...

o trem bala no brasil ,vai facilitar o trafico aerio entre sao paulo e rio de janeiro,é muito mas pratico e confortavel ,otima opçao para as pessoas que nao gosta de viajar de aviao ,

pedro disse...

Verdadeiro progresso seria a realização de uma malha ferroviária extensiva, incluindo pequenos municípios e integrando melhor municípios satélites às grandes metrópoles. Basta analisar o que já foi desmontado no Brasil, e o porquê disso. Maldita indústria automobilística hegemônica e exclusivista.

Pachecão disse...

Oh Patrini, vai aumentar o TRÁFICO AERIO, o que será que os contraventores vão ganhar com isso??????????????????????????????????????????????????????

Sergio Augusto disse...

É a politica do PT dando o recado.

luizhp disse...

Trem Bala? ahahaha Já existe o MagLev (Japão, Alemanha e agora EUA) e o Brasil quer o antigo trem Bala? Nada como jogar dinheiro (nosso) fora.

luizhp disse...

"O Maglev Cobra é um trem de levitação desenvolvido na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) pela Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia) e pela Escola Politécnica através do LASUP (Laboratório de Aplicações de Supercondutores). O trem brasileiro, assim como o maglev alemão, flutua sobre os trilhos, tendo atrito apenas com o ar durante seu deslocamento. O Maglev Cobra se baseia em levitação, movendo-se sem atrito com o solo através de um motor linear de primário curto. O veículo foi concebido visando uma revolução no transporte coletivo através da alta tecnologia, de forma não poluente, energéticamente eficiente e de custo acessível para os grandes centros urbanos.

O custo de implantação do Maglev Cobra é significativamente menor do que o do metrô, chegando a custar apenas um terço deste. Sua velocidade normal de operação ocorrerá dentro de uma faixa de 70 a 100km/h, compatível à do metrô e ideal para o transporte público urbano."

Existe o desenvolvimento da tecnologia do trem de levitação no Brasil, mas pra que ? Vamos comprar a tecnologia ultrapassada de fora....

http://tinyurl.com/25nhtyv

luizhp disse...

Não ficarei surpreso se o Estado de São Paulo remover meus comentários sem qualquer tipo de justificação plausível:

http://tinyurl.com/28g2o6z

Algumas das vantagens do Maglev sobre o sistema convencional roda-trilho incluem:

* Construção mais rápida e com menor custo por km.
* Velocidade operacional maior, de 450km/h.
* Maior aceleração e menor consumo de combustível.
* Permite curvas mais fechadas (com raio de 2 km a 300km/h).
* Permite rampas mais íngremes (inclinação de 10%).
* Menor emissão de ruídos.
* Menor impacto ambiental.

Desvantagens incluem:

* A Transrapid (parceria entre as alemãs Siemens e ThyssenKrupp) atualmente é a única fornecedora desta tecnologia. A Transrapid foi responsável pela construção do Transrapid de Xangai. (Eles não são melhores que nós, nós mesmos que nos deixamos ficar por último. Falta força de vontade política para desenvolver este sistema e ambiente econômico)

* É uma tecnologia relativamente recente e com pouca divulgação. (Uai, não é isso que o Governo gosta de se pautar ? Como transformador e na vanguarda das coisas ?)

* O sistema é incompatível com a malha ferroviária roda-trilho de alta velocidade existente em países desenvolvidos, impedindo que trens de um sistema utilizem os trilhos de outro. Apesar dessa incompatibilidade não ser relevante ao Brasil, ela reduz o mercado para a nova tecnologia diminuindo a quantidade de empresas dispostas a investir nela. (tá na hora de mudar, e até de mudar esse sistema rodoviário em que o Sr. CARRO/CAMINHÃO são os reis do pedaço)

* As empresas brasileiras Embraer e WEG, que reúnem condições técnicas apropriadas para uma parceria semelhante à da Transrapid para desenvolver o projeto do Maglev brasileiro, ainda não demostraram interesse no projeto. (Cadê o sr. Lula para endossar uma parceria nacional estratégica? Tá lá agarrado no Sarkosy comprando aviões com tecnologia já desenvolvida que não poderemos acompanhar o processo de desenvolvimento tecnológico)

* O Instituto de Ciência e Tecnologia COPPE/UFRJ detém a tecnologia para desenvolvimento do sistema mas conta com restrições financeiras para alavancar o projeto. (Dinheiro para construir estádio de futebol novo tem... isso é o cúmulo do borogodó)

* Não há apoio político no Brasil para este sistema. (claro... precisamos investir nas empresas lá fora com superfaturamento)

Marco Godoy disse...

Depois desse comentário acho que deveriam esquecer o trem bala de uma vez e investir em educação. As pessoas decididamente estão num estado de semi-analfabetismo agudíssimo.

Papai Noel disse...

Esse tipo de obra é política ruim. Entre Rio e São Paulo, não se gasta mais que 40 minutos e é uma região bem servida por mar e por terra. Acorda Brasil aprendam a votar o Brasil é bem maior que São Paulo e Rio. Esses pessoal.... não são brasileiros, só pensam em benefício próprio e não na nação.... fora com eles, senão será uma atrás da outra. Veja Petrobrás (pré-sal) Aviões de caça da frança e etc... Enquanto isso... segurança, educação, saúde, transportes de longa distância de carga vão ficando e deixando o país atrasado sem condições de escoar o que pode produzir. Veja na europa, o transporte mais barato é o aéreo e não o trem bala com uma infra caríssima para se manter... será mais uma grande sucata. Por o Lula não retoma as ferrovias que estão na mão da iniciativa privada que está vendendo pedaço a pedaço como sucata?

Rudney Gomes dos santos disse...

Um Trem bala seria ótimo para o país, além de desafogar o tráfego aéreo, teríamos uma opção a mais para viajar, mas é obvio que o preço final da passagem não será baixo. Acredito que, se não for igual ao do avião, será muito próximo, favorecendo os mais afortunados. Mas temos uma opção : ainda podemos acreditar no papai noel ou coelho de páscoa, quem sabe eles existam mesmo. E vc, qual sua opinião?

Eduardo Souza disse...

Espero que nao seja um Trem bala perdida.

Fernando Aranha disse...

Ohhh Patrini.... prestenção!!!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Heitor disse...

Nossa, sinceramente, até que enfim uma novidade interessante, ver as palavras política, tecnologia, estratégia, nacionais, isto tem a ver com Estado servindo como agente descolonizador e propositor de uma nova realidade social, sustentável e que envolva a nação, na resolução de seus problemas. Imagine cidades pequenas desconexas entre elas e as capitais, as satélites conurbadas tendo suas populações à encarar trânsito, transporte caro, precário, com rotas tão somente comerciais, com horários que só interessam os grandes grupos. Isso sem contar com as jornadas extenuantes dos trabalhadores em transportes coletivos.
Tecnologia nossa, com este trem comentado pelo "luizhp", poderia servir à várias coisas, como conexão entre lugares-rotas urbanas e pelo interior, ligando cidadelas à cidadonas.
Abraço

Gino Carvalho disse...

Sou ex-ferroviario, fiquei feliz com as privatizações, pois achei que como as rodovias melhoraram muito, com as ferrovias ocorreria o mesmo. Mas que decepção, as estações estão todas abandonadas, retiraram a rede aérea (elétrica) e não há transporte de passageiros. Agora ficam só falando em trem bala e esquecem o restante da malha

Souza disse...

Acredito sim nesse projeto e em sua contribuição com a população, mas concordo tambem com o ponto em que a tecnologia que será implantada seja ultrapassada, e que deveriamos utilizar de nossos desemvolvimentos tecnologicos, e sairmos dessa conduta de comprar as coisas prontas e ter medo de implantar o que nossos bons desenvolvedores criam.

Acorda Brasil está na hora de caminhar com as proprias pernas e deixar a cadeira de rodas extrangeiras.

Comentem!

Duh disse...

é tráfego! Tráfico é venda ilegal!

Duh disse...

gostei da sua sátira!

Duh disse...

Acho que é um projeto mentiroso, ou deve ser mais um tipo de assunto pra levantar a moral do Brasil no exterior. Acho que o nosso país tem que se preocupar com os assuntos que realmente interessa para a maioria da população brasileira como educação, segurança e igualdade social. Não adianta ter trem bala para os turistas, sendo que muitos cidadões não têm boas condições financeiras nem pra passear de trem, que já tem um preço absurdo. É bom lembrar que o "fura-fila" foi só um esquema pra desviar dinheiro público.

Souza disse...

Caro Sr. Duh,

Sei que há outras pendencias mais importantes em que o Brasil precisa dar maior prioridade, mas acredite esse dinheiro não é o todo do Cofre publico, e que sim, dá para fazer os dois, bom creio que nosso país tem esses indices absurdos mais pelo fato da incopetencia, corrupção e falta de planejamento do que monetario.

Até por que parece ironico um país com tanta arrecadação publica viver nesse baixo nivel de qualidade de vida em todas as camadas publicas sociais, retratando o descaso com a população em geral - E sim, queremos o melhor, e o melhor inclui recursos dos mais diversos.

Um exemplo O "Carrão" Civic dado como luxo aqui no Brasil custa apenas US$19,000 mil nos USA, ou seja, carro do parametro Adolecente.
Na Maioria dos paises da UE não existem Clinicas medicas particulares (a não ser especiais), pelo fato das publicas serem a niveis Otimos.

É vamos Viver melhor, nós merecemos, alias todos merecem!

luzio garcia jr disse...

O Brasil vem destruindo suas malhas ferroviarias, é um crime tendo em vista a dimensão do nosso território, bem como o custo do petróleo. O Brasil necessita ter ferrovias de qualidade.

Duh disse...

Bem, vamos ver no que dá né?
Valeu

Rodrigo Rosato disse...

Essa já tá velha...

GR disse...

Alô, Estadão, acorde, aqui está uma grande pauta: comparar o Maglev Cobra com este projeto absurdo do trem-bala, que sai a preço de diamante por vir do Exterior. Dar ênfase, porém, à prioridade de resolver deficiências de infraestrutura em todo o país, o que não torna razoável no momento a adoção do trem de alta velocidade. As empresas estrangeiras que vão participar desta licitação estão com os bolsos forrados de dinheiro e não vão querer perder a oportunidade de exportar o trem-bala, pois poderão vender para outros países próximos depois do Brasil...

Fábio disse...

Pedro

Assim como você, também penso nesta alternativa para solucionar o problema de custos de mercadorias, trânsito nas estradas, abarrotadas por caminhões. Minha maneira de pensar. Exemplo : Fernão Dias - uma linha ligando São Paulo a Belo Horizonte, correndo paralelamente à Rodovia- Entrpostos nos trevos das principais cidades, com isto caminhões ciculando apenas da fonte p´rodutiva até estes entrepostos; também linhas de ônibus para passageiros a preço mais acessivel que onibus . Penso que a Dilma pensa nisto, caso seja eleita.