terça-feira, 15 de junho de 2010

Novo aeroporto de Caieiras breca projeto de trem até Cumbica

Inicialmente, o governo de São Paulo esperava um aceno do governo federal sobre a ampliação do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, para prosseguir no projeto do Expresso Aeroporto, trem que ligaria o centro da capital paulista ao maior terminal aéreo internacional. Alegava-se que não havia estímulo à iniciaitiva privada e aos passageiros se não fosse feito o terceiro terminal. Agora, um novo fator tranca o andamento do projeto: a proposta de construção do terceiro aeroporto de São Paulo pela iniciativa privada, em Caieiras. Esse terminal é aguardado com ansiedade. Mas ainda falta a União assinar marco regulatório do setor para que o projeto saia do papel. É bem possível que tudo esteja acertado após a Copa do Mundo da África do Sul. E o aeroporto de Caieiras pode sair até 2014.

90 comentários:

Tweets that mention Novo aeroporto de Caieiras breca projeto de trem até Cumbica | Eduardo Reina -- Topsy.com disse...

[...] This post was mentioned on Twitter by Felipe Cherubin, Metrópole Estadão. Metrópole Estadão said: Proposta para novo aeroporto em SP breca projeto de trem até Cumbica: http://migre.me/Peb2 [...]

Eduardo Abreu disse...

O GOVERNO FEDERAL DEMOROU MUITO PARA DEFINIR O QUE VAI FAZER COM RELAÇÃO A AEROPORTOS JÁ PARA A COPA DO MUNDO.
DIVERSAS HIPÓTESES PODEM SER LEVANTADAS:
1) QUEREM MANTER A INFRAERO ESTATAL POIS AS BOQUINHAS SÃO GRANDES E NÃO QUEREM PERDE-LAS, MAS NÃO TÊM GRANA PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA COPA E PIOR AINDA, DA OLIMPÍADA -. DÚVIDA CRUEL!!!
2) DEIXAMOS TUDO PARA A ÚLTIMA HORA, POIS ASSIM QUALQUER PROJETO QUE EMPURREMOS VAI TER QUE ENTRAR PELA GOELA ABAIXO DA POPULAÇÃO E DA OPOSIÇÃO - ASSIM, VAMOS FAZER MUITO MENOS DO QUE PRECISA, MAS INFRAERO AINDA SERÁ ESTATAL, ASSIM MANTEMOS AS BOQUINHAS E NINGUÉM RECLAMA POIS ESTARÁ TUDO URGENTE E SE RECLAMAREM VAMOS DIZER QUE OS RECLAMÕES "SÃO ANTI-BRASILEIROS"...
3) SIMPLES INCOMPETÊNCIA, MISTURADA COM VONTADE DE NÃO PERDER AS BOQUINHAS E ADOTAR A HIPÓTESE NÚMERO 2.

lopes disse...

Finalmente algo que pode desenvolver essa região esquecida por todos os políticos...

Rodrigo disse...

Quem disse que vai ser em caieiras? nada esta definido ainda... essa "notícia" esta mais parecendo propaganda do lugar...

Sergio Augusto disse...

O terceiro aeroporto em S. Paulo é terceiro aeroporto. E não extensão de Cumbica.

Tambem não sei o que tem a ver o Trem Expresso (obra que a iniciativa privada pode construir ou o Estado de S. Paulo) com o 3º aeroporto.


Próximo de Caieiras, rumo a Campinas irá passar o Trem Bala, o que justifica a escolha do local.

Adriano Luchiari disse...

Seria muito mais barato e rápido aproveitar a estrutura já existente em Cumbica e construir mais um terminal e uma nova pista, que absorveria, além do crescimento da demanda, os vôos de Congonhas que ficaria restrito à aviação regional, executiva e às pontes aéreas São Paulo-RJ, São Paulo-BH, São Paulo-Curitiba e São Paulo-Brasília. Lembremo-nos que já temos em um raio de 80 km o Internacional de Viracopos que, apesar de ser preferencialmente terminal de cargas serve como alternativa para Cumbica. Com um bom serviço de trens ligando Cumbica ao centro da Capital, ficariamos muito bem servidos.

Dalton disse...

Nós temos a petrobras, muitas seringueiras e investimos em rodoanel, alargamento de vias, túneis. Não queremos trens. Queremos o PSDB nos governando por mais oito anos, buaaaa, buaaaaa, buaaaa, buaaaaaaaaaa, buaaaaaaaaaaaaaa

Elisabete Vieira disse...

O local tem tudo haver, porque temos o Rodoanel fazendo ligação para qualquer rodovia, sem contar que tem estações de trem o qual poderá melhorar muito o nivel
de transporte para São Paulo e enfim crescer mais a região.

Armando Ricardo Pucci disse...

Srs, venho a anos propondo:

1 Concentrar os vôos de passageiros INTERNACIONAIS em Viracopos/Campinas com excelente topografia e meteorologia, servido por 2 excelentes rodovias e futuro trem expresso...

2) Privatizar a área hoje ocupada pela AFA Academia de Força Aérea em Pirassununga/SP a 240km da Capital, com 2 pistas prontas para uso, e servida por excelentes rodovias e trem de carga...centralizando TODOS os vôos de CARGA;

3) O grupo que adquirir a área da AFA, se comprometeria de construir 2 ou 3 BASES aéreas na fronteira OESTE onde poderiam ser de maior utilidade vigiando as froteiras com a Bolivia, Venezuela, Colombia etc assim como foi feito nos EUA que transferiam as bases da costa Leste para o Oeste, onde o trafego aéreo é menor...

Este plano será de rapida execução, custo minimo e atenderá a demanda nos proximos 20/30 anos de passageiros, carga, trafego aéreo, logistica, custos etc!

Armando RIcardo Pucci
arpucci@uol.com.br

renato k disse...

boa visao... pena que so 5% da sociedade pense assim...
como pode que eu veja isso e vc tambem, e quase ninguem mais nao.
sds

Carlos M. disse...

Se depender da presteza do governo federal, SP paga o maior volume de taxas de embarque p/ investir em aeroportos em caixa prego, e pára!
Vide a Infraero e o atual apagão aéreo, falta de infraestrutura, estacionamentos lotados, filas, filas, filas, desconforto p/ os usuários, atraso na entrega de bagagens, e mais filas, filas e filas.
Desde 2002 fala-se na expansão de Cumbica, terminal de passageiros 3 e nova pista de apoio, sem sair do papel.
Muita água já passou por dessa ponte, mas os paulistanos continuam com os piores aeroportos do pais, pois a reforma do congestionado Congonhas foi meia boca, sem acesso a transporte público (poderia ter um ramal de metro por baixo da pista ou um trem expresso aéreo até o Jabaquara), e tome desconforto e mais filas, filas, filas....

Lilyane disse...

Perfeito comentário. Deveriam terminar Cumbica e aproveitar as instalações de Viracopos. Quem já viajou mundo afora sabe que a tendência é tirar aeroportos muito perto das cidades. Londres tem um dos seus maiores aeroportos, Gatwick, servido por trem e nem é o trem-bala. O trem rápido Viracopos/Cumbica é a melhor opção. Fazer um terceiro aeroporto PRIVATIZADO (sim senhores!) é dar dinheiro a empreiteiras, por isso tem tanta gente defendendo o projeto.

PraFrenteBrasil disse...

Primeiro, expandir Aeroportos de Cumbica e Viracopos, incluindo trens ligando cada um dos aeroportos até a capital.

Depois, ou melhor, ao mesmo tempo, São Paulo precisa que a iniciativa privada construa mais um aeroporto, pensando mais no longo prazo.

Congonhas deve fica restrita a vôos para Rio, Curitiba, BH e Brasilia. Só.

Vôos executivos vão para campo de Marte ou outro lugar. Congonhas não. Que o valor para usar Congonhas seja bem caro.

José disse...

Brincadeira, né ??? Fazer mais um aeroporto na região metropolitana... Isso só vai complicar ainda mais o já caotico tráfego aéreo e tráfego terrestre. O que precisa é melhorar o que já existe...

Bebedouro disse...

Quanta coisa importante acontecendo, não? Vamos apoiar tudo que o Brasil sai dessa!!

stalin disse...

São Paulo tem govêrno?

Peter Biondi disse...

Sou professor de Airport Management e tambem sou de Campinas e gosto de Viracopos. Estou me vendo diante de uma situacao muito dificil para opinar. Meu dilema e em como opinar com objetividade sem deixar minhas emocoes no caminho. Acho o projeto do aeroporto de Caieiras uma grande ideia mas tambem acho que Viracopos pode ser melhor aproveitado. Construindo Caieras perdera sentido a extencao do trem rapido a Viracopos. O problema mao e se ter apenas um aeroporto internacional na cidade. Eu trabalho no aeroporto de Atlanta. O unico aeroporto grande em mais de 100 kilometros e tudo funciona bem. O problema de Guarulhos e que por interferencia militar as pistas foram construidas muito proximas impossibilitando a operacao paralela. Outro problema e o acesso. O metro deveria chegar ao Aeroporto de Guarulhos e a marginal e uma piada. Construir outro aeroporto sem enfrentar essas dificuldades sera a mesma coisa. Posso escrever varias paginas sobre esse assunto. Escrevi para a A-port que quer construir Caieiras mas recebi uma resposta ate mal educada. To desisitndo de ajudar o Brasil.

Sidnei Soares da Rosa disse...

Tenho acompanhado essa discussão de que o transporte ferroviario (trem/metro) estaria a serviço da população que viajaria a negocios/férias. Mas fica uma pergunta: Será que o executivo ou mesmo um gerente de uma empresa grande se veria na condição de se usar um trem que vem de Caieiras; pegar um metro lotado em qualquer linha? Será que alguem aqui teria coragem de submeter seus entes queridos, esposas e filhos, como carregadores de malas?
O que estou acostumado é fazer uso de taxi, assim como qualquer mortal, e olha que moro aproximadamente a trinta quilometros de Congonhas, e tenho que pagar tarifa mais cara pois tenho que cruzar municipio.
Este metro que ligaria a Estação da Luz a Cumbica, com o preço estimado de passagem, seria deficitário, face ao meu comentário acima.
Entendo que se a iniciativa privada tiver interesse em construir e explorar este rentável negócio, poderia elaborar projeto e buscar financiamento em bancos oficiais estrangeiros. (devaneio pessoal)

Edgard disse...

O governo demora porque não sabe se a Dilma será eleita, se o Lula tivese certeza que ela seria eleita ja teria desarmado a bomba, se o Serra for eleito o PT
vai atrasar ainda mais as obras......

BemBom disse...

Eduardo, brilhante comentario.

Edgard disse...

Não desista de ajudar o Brasil, nem todo politico é burrro e corrupto, ainda há
esperança....

Dany disse...

já demorou a fazer! e concordo com iniciativa privada, além de ter a ferrovia expressa e um novo terminal (os 3 tem de ser feitos! quem viaja de avião frequentemente ou passa ou trabalha nos aeroportos sabem disso!) se depender do Estado, só vai sair no ano 2500 da próxima contagem de ano, nem será no Depois de Cristo, vide a rodoanel, ferrovia norte-sul, compra de caça para FAB, e outros por aí.

Rafael Santana disse...

Eu moro em caieiras, não vejo com bons olhos um aeroporto internacional aqui, cidade pequena com clima de interior, o barulho dos aviões vai acabar com a paz da cidade.

Santiago Wessner disse...

Em complemento aos comentários dos colegas acima, existe um projeto de ampliação para Viracopos que, no médio-longo prazo, visa torná-lo um mega-aeroporto (com capacidade superior a 60 milhões de usuários/ano). Porquê então não levarmos este projeto adiante???
Com modernos serviços de trens que conectassem, ao mesmo tempo, Viracopos e Cumbica com a capital paulista, e deixando os vôos regionais e pontes aéreas em Congonhas, teríamos um enorme potencial de oferta aeroportuária por muitos anos. E melhor, Não precisaríamos nos preocupar tão cedo com o tal "terceiro aeroporto" (que na verdade sería o quarto).

Marco disse...

Esse país é uma piada mesmo. Há 20 anos que o governo encontra desculpas para não construir um trem entre o centro de SP e Cumbica.

Com um novo aeroporto será a mesma coisa.

Acho que no final o governo vai construir mais uma pista na Marginal e usá-la como pista de pouso.

Argemiro disse...

o que? repete que não entendi.

eujassabia disse...

Cumbica foi um local mal escolhido para se fazer um aeroporto.
São frequentes os nevoeiros
Por isso, vejo a necessidade de um terceiro grande aeroporto em local mais apropriado

emerson disse...

Me parece que as informações colocadas estão desatualizadast. 1) o terceiro terminal de Cumbica está decidido e ficará pronto para 2014, portanto não faz sentido nenhum dizer que se espera por alguma definição sobre esse assunto. Já está definido. 2) Viracopos será ampliado e será construído um novo terminal para passageiros, também para 2014. 3) 0 trem-bala verdadeiro ligará Campinas, passando por Viracopos, à São Paulo, com uma estação nova onde hoje é o Campo de Marte, e Rio de Janeiro, mas passando por Cumbica e Galeão e será bancado pelo governo federal. 4) 0 expresso guarulhos, anunciado pelo gov. de SP. ligaria a Luz á Cumbica, necessitaria apenas de uma extensão de poucos quilômetros, e seria uma PPP. 4) o Governo federal já decidiu que não bancará um terceiro aeroporto na região metropolitana.

Então, existem alguns interesses fundamentais que estão por trás dessa história. 1) o expresso Guarulhos iria competir com o trem-bala, por isso a iniciativa privada desistiu dessa PPP. 2) Cumbica não será privatizado, assim como o Galeão, porque esses aeroportos também atendem à Força Aérea, e como existem empresas interessadas nesse mercado, o terceiro aeroporto seria o plano B das empresas interessadas nesse mercado.

Eu mesmo disse...

É um absurdo a burocracia existente no Brasil, isso é que trava nosso país, que não precisa de praticamente nada do exterior, de se tornar uma super potência. Fora, claro, os "coronéis" que não saem lá de cima e continuam a querer mamar e sugar o quanto for possível.
Países desenvolvidos tem uma malha ferroviária eficiênte. O Brasil poderia tomar como exemplo o Japão em infraestrutura, onde aeroportos nacionais estão ligados com os internacionais via trem.
Poderia tomar como exemplo o nosso "vizinho" Angola, onde estão reconstruindo o país depois de tantos anos de miséria. Por lá estão construindo novas avenidas, ruas, casas para os favelados, etc e com empresas brasileiras e chinesas. O Brasil não precisa de chines construindo nada em nossa terra, mas poderia seguir exemplos.

Guilherme Lino Martins disse...

Caro Sidnei,

Nao vejo problema algum em pegar metro, com malas pesadas e talvez numa hora do rush. Faco isso diariamente em SP e nao morri, acho sim que as condicoes dos transportes coletivos poderiam ser melhores, mas minha mae no morreria em pegar 40 minutos de metro pra chegar me casa ou algo do tipo... AQUI E BRASIL, e poucos tem a mesma condicao que voce tem de pegar um taxi, que e uma fortuna. Teu comentario poderia muito bem ser encarado de maneira natural em cidades como Berlin, Oslo, Londres. Tendo como escoar o fluxo de pessoas no momento ja esta de bom tamanho, sendo por metro esta bom...nao ha problema algum. Estamos quase entrando num colapso total em SP e tem gente que fala que pegar metro nao e uma boa... as vezes acho que so eu moro no Brasil quando leio esses comentarios...

Sérgio de la Orden disse...

Falta é coragem de fazer.

Um grande aeroporto com 4 paralelas, com taxiways duplas, com 3 terminais pelo menos, com infraestrutura de carga aérea em área remota, com todas RW Cat 3.

Falta é coragem de fechar.

Congonhas (um verdadeiro lixão), Guarulhos (outro lixão a céu aberto) e direcionar todo o tráfego aéreo pro novo aeroporto, ainda que leve 10 anos pra fazer.

Tem gente eleogiando GRU aqui, elogiando CGH aqui...NUNCA BOTARAM OS PÉS EM UM AEROPORTO DECENTE NA VIDA.

GRU parece mais uma rodoviária de quinta categoria e não um aeroporto. Não há área física pra expandir GRU. Não dá pra construir outra pista paralela para operação simultânea. GRU É UM PROJETO HORROROSO.

Robson Cerqueira disse...

Eduardo vc foi ótimo, e quem paga o pato somos todos, enquanto que o partido do governo enche o cofrinho o dízimo com gente em cargo de confiança.

emerson disse...

Coisas.... 1) na Europa e Japão, praticamente todo mundo usa trens para ir aos aeroportos. Nesses lugares, as empresas oferecem dois tipos de serviços, o expresso mais caro, e o local mais barato. 2) Não é uma questão de dinheiro ou classe social, mas de chegar ao aeroporto no horário.

outras coisas.... 1) o governo federal já decidiu pela construção do terceiro terminal em Cumbica. 2) Nem o Galeão nem Cumbica serão privatizados porque esses aeroportos também são bases militares da FAB. 3) Viracopos terá seu terminal de passageiros ampliado. 4) o trem-bala ligará Camplinas-São Paulo-Rio de Janeiro, com estações em Viracopos, Cumbica e Galeão. 5) a estação do trem-bala será onde hoje é o CAmpo de Marte, já que a base aérea ali localizada será transferia para Anápolis (aliás, o Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro também deixará se ser uma base militar). 6) o governo federal já decidiu que não construirá o terceiro aeroporto na região metropolitana de SP.

agora, comentando.... 1) o expresso Guarulhos, que ligaria a estação da Luz à Cumbica ficou inviável por causa do trem-bala. 2) o terceiro aeroporto seria o plano B das empresas interessadas na privatização de Cumbica e do Galeão.

Vitor Martins disse...

então devem fazer o expresso guarulhos e o expresso caieiras.

José Paulo disse...

Dalton faz um comentário ignorante, não conhece o assunto: a questão de aeroporto é competência exclusiva da União.

Lincoln de Freitas Marcos disse...

Cumbica :nova pista e novo terminal para embarque e desembarque de passageiros. Viracopos : reativação(+ rápida ) de vôos comerciais e ampliação de espaço para passageiros ( embarque desembarque) .Aeroporto Estadual de Jundiaí : expansão de pista (decolagem e área de taxiamento ) ; otmizando seu uso beneficiaria a aviação executiva e desafogaria Campo de Marte e Congonhas.Saliento que o aereoporto de Jundiaí está muito bem localizado (Anhanguera e Bandeirantes) e a 60Km de Sâo Paulo . Caieiras é um caso a ser discutido .Cumbica ( Guarulhos ) não mereceria uma partipação privada para sua expansão e melhorias ( espaço tem de sobra ) ?

Armando Ricardo Pucci disse...

Srs, venho a anos propondo:

1 Concentrar os vôos de passageiros INTERNACIONAIS em Viracopos/Campinas com excelente topografia e meteorologia, servido por 2 excelentes rodovias e futuro trem expresso…

2) Privatizar a área hoje ocupada pela AFA Academia de Força Aérea em Pirassununga/SP a 240km da Capital, com 2 pistas prontas para uso, e servida por excelentes rodovias e trem de carga…centralizando TODOS os vôos de CARGA;

3) O grupo que adquirir a área da AFA, se comprometeria de construir 2 ou 3 BASES aéreas na fronteira OESTE onde poderiam ser de maior utilidade vigiando as froteiras com a Bolivia, Venezuela, Colombia etc assim como foi feito nos EUA que transferiam as bases da costa Leste para o Oeste, onde o trafego aéreo é menor…

Este plano será de rapida execução, custo minimo e atenderá a demanda nos proximos 20/30 anos de passageiros, carga, trafego aéreo, logistica, custos etc!

Armando RIcardo Pucci
arpucci@uol.com.br

carlos disse...

Espero que seja bem longe do centro de caieiras. já temos o maior lixão da américa latina. agora essa de aeroporto. espero que esse projeto seja eleitoreiro, asssim como deve ser o trem-bala.

HENRICO disse...

O governo demora porque não sabe se a Dilma será eleita, se o Lula tivese certeza que ela seria eleita ja teria desarmado a bomba, se o Serra for eleito o PT
vai atrasar ainda mais as obras…… 8 anos de PT

CARLOZ disse...

Concordo com muitos comentários feitos sobre esta matéria, mas não devemos esquecer que trata-se de um projeto para ser finalizado daqui a 4 anos, e hoje o que acontece com esses aeroportos, CONGONHAS, CUMBICA E VIRACOPOS, já operam com suas capacidades máximas, mesmo com as ampliações propostas aqui, não estariamos livres, daqui a alguns anos,de um apagão aéreo; visto que a demanda é crescente, as companhias aéreas estão aumentando suas frotas, voos foram transferidos daqui para outros aeroportos, obrigando-nos a nos deslocar , a casos que saem aviões daqui já com lotação completa para outro vôo (internacional) que sai de outro aéroporto em outro estado, é um absurdo, por que tanto sacrifício, a quem interessa tudo isso?

Flamarion Almeida disse...

Generalidades de Aviação Civil
Conclusão Parcial:

Em tempo: até 2003 havia correspondência numérica e recíproca entre empresas explorando comercialmente a mesma área. Além disto, havia respeito à norma. Hoje, e sem que eu seja xenófobo, são sete as americanas voando para o Brasil; ao passo que, a única remanescente tapuia não voa sequer para Los Angeles, provavelmente a melhor porção do mercado.

Quem visitar as instalações da VARIG vai se deparar com funcionários da TAP. Inclusive, no maior hangar do hemisfério Sul. No Galeão, Rio de Janeiro!

Os que se predispuserem conferir, não devem se esquecer de contar FedEx, UPS, e US Air. As demais são American, Continental, Delta e United.

É simplesmente incrível! Mas não é só isto!

Em breve não haverá mais empresas brasileiras . . . Got it?

Anderson disse...

A realidade é que o Brasil é uma bagunça só, todo mundo rouba um pouco e fica por isso mesmo, nunca vai mudar vão construir um aeroporto meia boca muito aquém dos que vemos na europa e países desenvolvidos, deixem de perder tempo com comentários otimista, a realidade é que estamos em um buraco profundo com pouca chançe de sair com governos ápós governos corruptos.

Eu mesmo disse...

Só uma nota em meu próprio texto acima, não tenho nada contra chines ou quaquer outra raça, cor ou religião. Estou me referindo às industrias internacionais, somente isso.
Claro, se não houver uma indústria equivalente no Brasil em qualidade e tecnologia, fazer o que senão ir buscar lá fora?

Flamarion Almeida disse...

Introdução e pedido de desculpas

Costumo postar em outro estilo de paginação, neste mesmo site. Por esta razão, postei primeiro a conclusão; e, depois esta nota onde me desculpo pelo inconveniente.

A partir de agora, seguem-se os três módulos na sequência numérica, de cima para baixo. Perdão!

Flamarion Almeida disse...

Generalidades de Aviação Civil
Parte 1 de 3

Nada acidentalmente, a tendência é tornar grandes metrópoles em aglomerados muito semelhantes com relação a tudo o que diz respeito aos aeroportos: New York, JFK, La Guardia, Newark & Teterboro; London, Heatrow, Gatwick, Stansted; Chicago, O’Hare, Midway, Gary; Los Angeles, aka KLAX, Long Beach, Santa Monica, Hawthorn, Bob Hope, John Wayne; Paris, Charles de Gaulle, Orly, Le Bourget . . .

Para citar apenas, alguns poucos . . .

Como sou da área, e operei em Congonhas, voando o Airbus A-300 - o maior avião do gênero, neste aeroporto – sem tomar susto, e detesto perder a oportunidade de poder opinar, aind assim eu penso que a pista principal deveria ser estendida passando dos atuais 1940 para no mínimo 2800m.

Seria possível? Ora, tecnicamente, é claro que sim! É caro? Sim, é caro; mas já foi feito. Não bastasse, em condições muito mais adversas!

Ademais, trata-se de obra de vulto, sob todos os aspectos; que em nada difere do que já foi feito inclusive em dimensão final; isto é, o mesmo comprimento, depois de inúmeros aumentos modulares, na pista da Ilha da Madeira, Funchal! [Cont.]

Flamarion Almeida disse...

Generalidades de Aviação Civil
Parte 2 de 3

Assim, teríamos: Guarulhos e Campinas para um tipo de Aviação, no caso de grande porte; Congonhas, tal como está nos dias de hoje, sem grandes alterações; e, Marte com pista estendida para parte, fração, da Aviação dita Geral ou Executiva. Evidentemente, sem nenhum rigor absurdo.

Todos os demais aeródromos da Chamada Terminal São Paulo continuariam operando normalmente, uma vez aprimorados tanto os Controles de Área como os de Aeródromo!

Mas, isto é o que eu penso; e, que não precisa ser necessariamente considerado como sendo nada além do entendimento de quem voou como Comandante da VARIG, nove tipos de aviões distintos; desde o C-47 até o Boeing 747.

Poder constatar que a infraestrutura aeroportuária -- eu me refiro à região por onde aviões se deslocam no solo, bem entendido -- de toda região central e noroeste da África, por onde andei a serviço da VARIG, é melhor do que o nosso!

Entre outras coisas, deixei de tentar descrever Congonhas para não passar por mentiroso! Ora! [Cont.]

Osamu Yamaguchi disse...

O Brasil necessita de uma reformulacao em todo o processo politico.
Existe muita burocracia, oque acarreta em demasiada demora nos processos que sao analisados pelos politicos.
Outro fator, politicos no Brasil fazem oque bem entendem, nao existe punicao severa como banir um politico de participar do circulo politico. Visto que em alguns paises como o Japao isso ja e uma pratica comum.
Os brasileiros na sua maoria nao devem pensar apenas no momento atual, e sim a longo prazo para cobrar com mais rigidez os politicos que nos elegemos.
Sobre a infraestrutura no Brasil, ja deveriamos ter varios projetos como o mencionado acima, ja aprovados a alguns anos atras.

Flamarion Almeida disse...

Generalidades de Aviação Civil
Parte 3 de 3

Mas, para que todos se sintam muito seguros, confesso: jamais tomei susto -- expressão muito usada em Aviação --, por conta disto. Meu parâmetro de comparação se presta, uma vez que voei dezesseis anos fora do País; no caso, com idêntica ênfase na Europa; Estados Unidos e Canadá; Ásia, Hong Kong e Japão.

Detesto deixar de opinar, porque mesmo me manifestando em sentido contrário, os prepostos deste governo, ainda assim, esquartejaram o que havia de melhor no gênero: a VARIG!

Depois de adotar retórica devastadora por excelência, eis que no último dia 16 de março, ousaram encaminhar ao Congresso conjunto de alterações, como se fora inócuo. Na verdade, trata-se de Proposta de Emenda Constitucional dotada, ademais, de pretensa anistia de posturas pretéritas, entre elas, o pouco caso concedido à integra do Artigo 175 da Lei Maior.

Se ainda não ficou claro, a Constituição, no meu entendimento, está sendo dilacerada!

Por fim, sinto muito, mas eu não penso que a área de Pirassununga, cerca de 120 km ao Norte de Campinas, deva ser considerada nesta fase de prospecção da área que não precisa ser criada. [Fim]

Ricko disse...

Parabens, Eduardo: comentario de extrema lucidez!

Jorge Saad disse...

Quem viaja por paises serios sabe que para existir transporte publico descente e barato ate o aeroporto de Cumbica muita, muita gente vai perder a boquinha. Exemplo simples: Aeroporto Ataturk (Istambul) de metro (estacao dentro do aeroporto) para qualquer ponto da cidade: R$1,80. Cumbica de onibus (Airportbus/boquinha) para metro de Sao Paulo: R$30,00. Voce tambem pode ir de taxi (boquinha). Se anima?

Fernando disse...

Que resposta blasê, e lá vem a classe média que não se mistura com o resto da população, que não anda de trem, que não anda de metrô para não amassar o paletó. Se quem pode utilizasse público, seja qual fosse, oa serviços talvez não tivessem se deteriorado dessa forma. Vide escolas, hospitais, infelizmente, os serviços sempre serão melhores para aqueles que tem voz.

janjo disse...

PORQUE NÃO AMPLIAR O AEROPORTO DE CAMPINAS ????

Filipe disse...

E as áreas de mananciais existentes no local onde pretendem construir o aeroporto, aonde entram nessa história???

Querem acabar com o pouco de área verde que ainda resta na região metropolitana....

Fabio Silva disse...

Para mim, o que quer que seja feito, o Governo estadual continuando nas mãos dos mesmos, vai trabalhar por algo que tenha relação com cobranças de deslocamento, ou seja, pedágios...
É obvio que o rodoanel será mais utilizado com um aeroporto em Caireas e consequentemente mais lucro para as concessionárias de pedágio.

Eduardo disse...

É um absurdo a ideia de se fazer um novo aeroporto, os recursos a ser investido neste deveriam sim ser aplicados em Cumbica, modernizando o terminal atual, construindo um novo e cuidando do entorno deste aeroporto e claro, melhorando se acesso (trem? Metrô?). Acho "otimas" as soluções faraônicas propostas.

Márcia disse...

Ótima Idéia do governo paulista, pois a região será supervalorizada.Deus ajude que de certo!

Marcio disse...

Adoro a aviação , e resido em caieiras, A camargo corrêa iria fazer um empreendimento imobiliario aqui e está emperrado, não é simplesmente o fato dela querer fazer o aeroporto, pelo terreno e localização é totalmente inviavel, o terreno está num nivel muito abaixo da serra da cantareira apenas 2 km de sua base, do outro lado a muitas montanhas e logo a esquerda o pico do jaragua, não tem segurança nenhuma, ficaria igual o aeroporto de tegucigalpa

Armando Ricardo Pucci disse...

Flamarion velho de guerra, aqui o Pucci!

Não sei quanto voce anda voando, mas nós da aviação executiva e aerodesporto sofremos com a área absurda da Terminal Academia, que restringe voo VFR em todo o estado de SP... Continuo achando que a utilização da AFA para Carga seria uma execlente solução em todos os sentidos...

1 Concentrar os vôos de PAX INTERNACIONAIS em Viracopos/Campinas com excelente topografia e meteorologia, servido por 2 excelentes rodovias e futuro trem expresso…

2) Privatizar a área hoje ocupada pela AFA Academia de Força Aérea em Pirassununga/SP a 240km da Capital, com 2 pistas prontas para uso, e servida por excelentes rodovias e trem de carga…centralizando TODOS os vôos de CARGA;

3) O grupo que adquirir a área da AFA, se comprometeria de construir 2 ou 3 BASES aéreas na fronteira OESTE onde poderiam ser de maior utilidade vigiando as froteiras com a Bolivia, Venezuela, Colombia etc assim como foi feito nos EUA que transferiam as bases da costa Leste para o Oeste, onde o trafego aéreo é menor…

Este plano será de rapida execução, custo minimo e atenderá a demanda nos proximos 20/30 anos...

patrini disse...

eu acho uma otima idea ,caieras é uma cidade muito bonita ,de pessoas educadas seria maravilhoso un aeroporto em caieras ,a cidade estaria completa ,creo que o brasil tem que crecer pelos quatros cantos do pais obrigada! viva brasil tenho muita saudade do meu pais vivo ne europa ,acho que a populaçao brasileira merece o melhor !

CELIO CAMPOS disse...

Gostaria de saber acerca do que escreveu para que te respondessem mal. A pergunta é para basear minha reportagem acerca da noticia que esta ganhando repercussoes sobretudo em nivel regional. COnto com a colaboração.

CELIO CAMPOS
Jornalista/Caieiras

Celso disse...

Nos povo de Caieiras. Teremos oportunidade de opinar sim ou nao, afinal somos os mais interesados!!!!

King disse...

Pois é esse aeroporto irá pertencer ao projeto para a Copa do de Mundo 2014 , a localização será razoavelmente próxima ao local da construção do estádio de futebol e centro de convenções no Bairro de Pirituba, haverá também a integração de trens e metrôs junto ao aeroporto e região cuja expansão afetará os bairros de pirituba, jaraguá ,freguesia do ó, cachoeirinha , taipas dentre outras localidades, há uma grande mobilização para finalização do projeto viário e impactos...

Fey disse...

Não entendo porque um projeto pode se tornar obstáculo do outro.

marcio disse...

Moro em caieiras, gosto muito de aviação , o terreno da camargo correa fica num lugar baixo num terreno longitudinal apontado para a serra. Querer construir é uma coisa,dai para fazer. Não seria possivel, a aeronautica não autorizaria, pois os ventos soprariam num sentido perpendicular a pista( conforme as dimensões do terreno) não teria como fazer uma aproximação por ILS devido aos grandes morros ao redor, e impossivel decolar e passar por cima da represa, poluindo areas de mananciais. Para os poucos entendidos de aviação seria um aeroporto com as mesmas caracteristicas de aproximação do aeroporto de TEGUCIGALPA em Honduras

Anderson disse...

.Boa tarde, moro na Cidade de Caieiras e posso afirmar de 1º mão que hoje já não há condições mínimas para se trafegar por lá durante o dia,levamos mais de 1h30 muitas vezes para percorrer o centro de Caieiras até Perus, muitos caminhões transitam por lá apesar do Rodoanel que pouco diferença tem feito ,o local quando chove alaga as principais vias pois é composta de vários rios passando em vales cercados de montanhas , há muitos manancias, nascentes , florestas , o foco ou a solução não seria por lá ,acho isso tudo uma loucura !!! perda de noção dos responsáveis mentores intelectuais !!!

rabag disse...

Para esse Dalton boa politica deve ser distribuir 60% da arrecadação do fome zero para vagabundo que não quer ter carteira assinada.

Rosangela disse...

o que será que Caieiras tem , sera um Imã enorme, aqui so vem coisa ruim, primeiro o lixão, rumores de arrebentarem com a cidade com o tal TAV , agora um aeroporto,sera que nos moradores seremos beneficiados com algo?? ou sera que so a elite se beneficiará??????Gostaria muito que antes de pensarem e fazer fazer, fazer, visitassem, nos os moradores . e verificassem primeiro se havera impacto ambiental, se muitos perderam suas residencias,.e isso Caieiras e conhecida como a cidade dos Pinheiras, mais famosa como a cidade do lixo venham visitar-nos,senhores estudiosos.

Adelio disse...

Espero que com tudo isso melhore não só meu bairro "Vila Rosina" como a cidade toda "Caieiras".

Rafael Marques disse...

Infelizmente as vezes a gente encontra comentários como esse. A Infraero não responsável pelas filas, filas e mais filas. Culpa das companhias aéreas. Quanta asneira eu vejo aqui... Pra quem não sabe, a atual estrutura aeroportuária (não todos, mas maioria dos aeroportos) atenderiam a população se a ANAC não se submetesse às pressões das companhias para trabalhar apenas com pico de passageiros. Isso se dá pelo fato do gasto ser muito maior (para GOL, TAM e etc...)quando os avioes não estão lotados (as vezes causando overbook) e pagando hh para os funcionários.
Aproveitando pra levantar outra questão... Fazer aeroportos para iniciativa privada com dinheiro público é muito fácil né?! Será que vai conseguir manter? DUVIDO. Manter com a qualidade que a "incompetente" Infraero mantém, só elevando as taxas. Quero ver quem viaja começar a chorar tendo que pagar preços abusivos novamente.
Bom... Ficam meus comentários...
Pensem um pouco...

Henrique Farah disse...

Sou morador de Guarulhos e piloto, fico feliz em saber que podemos contar com um novo aeroporto pois todos nossos aeroportos estão saturados, porém fico indignado com o abandono do aeroporto de Guarulhos uma cidade tão importante como Guarulhos e seu aeroporto só podemos contar com onibus de baixa qualidade e um único acesso a SP a Dutra que todos os dias se encontra congestionada.
Esse trem expresso é só um elefante branco com valor estimado de R$23,00, o que o aeroporto precisa e a população é Metrô além de fazer um acesso fácil e rápido ao aeroporto iria beneficiar mais de um milhão de pessoas que moram em Guarulhos. Para voçês terem uma idéia se tivesse metrô em Guarulhos o terminal Armenia deixaria de existir pois iria retirar quase 90% da frota de onibus que todos os dias enche nossas avenidas e a marginal tietê.
Governantes: Guarulhos é a 2º maior cidade de SP, e lembrando que na decada de 60 existia trem que saia do Brás e ia até a base aérea de guarulhos no que hj é o aeroporto internacional mas não sei em alguma época da nossa historia o trem foi retirado e hj só temos onibus que geram transito e poluição e mais uma vez eu lembro somos 2º mais cidade de SP e nem podemos contar com trem como meio de transporte.

To disse...

Fico feliz com a idéia de construir um aeroporto em Caieiras. Essa região da Grande São Paulo se desenvolveria bastante ou pelo menos mais do que se desenvolve agora.
O problema é que com as idéias que nos governam hoje, será difícil o Estado abrir mão de uma boquinha para os apadrinhados políticos por privatizar essa área. Os tentáculos do Estado nos suga e quer sugar ainda mais.
"Viva o Estado forte. Viva o Estado deficiente!"

олимпиада 80 « Эхо блогосферы disse...

[...] Eduardo Reina пишет: 1) QUEREM MANTER A INFRAERO ESTATAL POIS AS BOQUINHAS SÃO GRANDES E NÃO QUEREM PERDE-LAS, MAS NÃO TÊM GRANA PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA COPA E PIOR AINDA, DA OLIMPÍADA -. DÚVIDA CRUEL! … Lembremo-nos que já temos em um raio de 80 km o Internacional de Viracopos que, apesar de ser preferencialmente terminal de cargas serve como alternativa para Cumbica. Com um bom serviço de trens ligando Cumbica ao centro da Capital, ficariamos muito bem servidos. … [...]

sevrinno antonio disse...

aeroporto na cidade de caieiras seria amelhor coisa que poderia acontercer veja bem e perto da capital e ainda por cima desafogava otrafigo aerio do aeroporto congonhas e a cidade de caieiras esta se preparando para o futuro

Luiz E Magalhaes disse...

São Paulo, e a regiao SE do país, precisam de uma AEROTROPOLIS. Há dez anos as grandes cidades do mundo estudam e projetam as suas. Vide Hong Kong, Seul, Dubai... Trata-se de empreendimento MUITO maior, e MUITO mais completo que um simples aeroporto. Uma verdadeira cidade (com bairros residenciais, de serviços e industriais) com perfeita logística rodo-ferroviária, onde um grande aeroporto (p/ 80 M pax/ano pelo menos) é o polo principal. Caieiras é uma proposta muito tímida, que não resolverá o problema aeroportuário do sudeste brasileiro. VCP poderia ser uma AEROTROPOLIS se as autoridades demagogas impedissem já a ocupação das áreas em volta. Pirassununga poderia ser outra opção. Mas antes é preciso concluir GRU, que já deveria ter 4 terminais operando, mas, 25 anos depois, só tem dois !!!

Daniel disse...

Exagero seu é pouco .... 1:30 h de Caieiras a Perus ? Só se for a fusca lento ... TRabalho em Perus a sete anos e moro em Caieiras e nunca vi tamanho absurdo ... Antes de escrever algo precisamos no mínimo de bom senso ... Percebeu sua incoerência ?

Daniel disse...

Respondendo a Anderson

Exagero seu é pouco .... 1:30 h de Caieiras a Perus ? Só se for a fusca lento ... TRabalho em Perus a sete anos e moro em Caieiras e nunca vi tamanho absurdo ... Antes de escrever algo precisamos no mínimo de bom senso ... Percebeu sua incoerência ?

Lilian Daniele disse...

Me Desculpe meu caro colega, também sou moradora da Cidade a 27 anos...e lhe digo que um Aeroporto aqui ajudaria bastante todos nós, talvez vc pense dessa forma pq ñ viaje muito mas eu aprovo sim um projeto desse para a Cidade e além de isso vc já pensou em inumeras oportunidades de emprego q poderá beneficiar os moradores da Cidade e região.Agora eu espero q relamente esse projeto ande e saia do papel.

Lilian Daniele disse...

Meu caro amigo eu morei muitos anos na Rosina,e esse bairro esta cada vez pior, Rua do Crime,Casinhas, Terrão e etc... me desculpe mas para melhorar ai só jogando uma Bomba e explodindo tudo...rsssss

Lilian Daniele disse...

Acho que ele mora em Morato e ñ em Caieiras!!! pq 1:30 h é um exagerooo muito grande.

Marinês disse...

Moro em Caieiras bem próximo onde supostamente dizem q vão fazer
um Aeroporto..ñ gostei da ideia vai acabar com meu sossego.!

e ainda mais, ñ sei como se o lugar é montanhoso...! vão passar ano só mexendo com terra. como confiar em lugar q é aterro???

Boa tarde!!

Marquinhos disse...

Será muito bom para caieiras um terminal aério.mas fico pensando onde será em meio tanto morros?

Lucio disse...

Menos trem-bala e mais urbanizações de favelas em SP. A primeira impressão que os turistas tem quando estão pousando em Guarulhos é de um pais atrasado e cheio de favelas. Essa imagem fica na retina de todos que aterrizam no aeroporto de Guarulhos.
Não precisa gastar tanto dinheiro em Trem-bala, quando uma linha de trem normal cumpre a mesma finalidade, e por menos dinheiro. O Brasil é pais de 3º mundo, e existem outras prioridades onde gastar o dinheiro de todos.
O que adianta viajar em trem-bala no meio de um mar de favelas?

Lucio disse...

Peter, você tem toda a razão do mundo para desistir de ajudar o Brasil. São os proprios brasileiros quem não querem ser ajudados. Quando uma pessoa, seja ela brasileira ou de fora, critica a situação politica e social do Brasil, os brasileiros automaticamente se referem à ela como anti-patriota. Poucos enxergam que a critica tem a finalidade de ajudar a melhorar. Cada cidadão constroi o pais que tem, e por isso o Brasil continua, e continuará no 3º mundo. Os politicos de cada pais são um mero reflexo de sua sociedade. É uma pena, mas é a realidade do Brasil. Tento mudar isso à mais de 30 anos, mas lamentávelmente estou chegando à conclusão de que é dar soco em ponta de faca.

Lucio disse...

Você tem razão, mas como o Sergio de la Orden comentou, falta vontade e coragem. Todo mundo que viaja para o exterior sabe que o Aeroporto de Guarulhos ficou preso nos anos 80. É realmente uma vergonha ver os estrangeiros recolhendo suas bagagens naquelas esteiras estreitas e pequenas, onde as malas ficam caindo no chão constantemente.
A buRRocracia no Brasil é um serio impecilio para o desenvolvimento do pais, mas ninguem faz nada para melhorar isso. A maioria das pessoas dão "um jeitinho", e alimentam a corrupção instalada em todas as capas da sociedade. A finalidade da buRROcracia é alimentar a corrupção.

junior disse...

Gostaria de saber mais a respeito do aeroporto de caieiras das obras, da A-port, das construtoras e tudo que envolve o tema.
Desde ja agradeço o contato. Obrigado.

junior

Cid Bras disse...

É péssima idéia a construção de um novo aeroporto na cidade de Caieiras, pois só contribuiria para a desconcentração dos serviços aeroportuários que já são prestados em Guarulhos e Congonhas.
É preciso construir um novo terminal em Guarulhos, solucionando o acesso dos moradores de São Paulo ao terminal, com a expansão do Metrô (Linha 4-Amarela), desde a Estação da Luz, até o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O resto é falta de foco e diversionismo.

josé emidio lafani pinto disse...

parabéns Peter, tudo oq ue voce disse é certo e justo, infelizmente São Paulo depende para suas realizações do aval de Brasilia, e isso sempre impediu impede e impedira à cidade de progredir normalmente, pois o governo federal dà sempre prioridade para o Rio, e etc!, os militares jà fizeram um tremendo estrago, não permitindo a construção das pistas como fora previsto inicialmente!, mas tudo isto poderia ser corrigido!
mas como é São Paulo, eles nem querem saber, o Brasil é mesmo um pais do terceiro mundo! Em vez de ldarem habitações decentes à esses favelados, e assim liberar as areas para o aeroporto...não fazem nada, e pior ainda tem a coragem de dizer que não vão construir pois "técnicamenre é inviavél..." que piada de mau gosto! e sobretudo que MENTIRA!
Esse Nelsom Jobim, é um imcapz, està até querendo tirar voos de São Paulo, o problema deste imbecil, é que ele não deve entender nada de economia alias de cois alguma, o que ele pretende, é obrigar ao maior hub aéreo do hemisfério sul, onde se produz riquezas e passagens, à se transformar num méro aeroporto sem importancia, o negocio é que as pessoas e as companias preferem São Paulo, pois é là que elas tem interesse de chegar, eu fico muito triste de ver a incompetencia dos que governam este pais!

Mario disse...

Sobre o novo aeroporto: sou totalmente contra. Sobre o trem de alta velocidade, nos moldes de construção? Sou totalmente contra, Onde já se viu construir um novo aeroporto se temos como ampliar Guarulhos, Viracopos (que pode ficar muito maior e melhor), São José dos Campos, Sorocaba, Jundiaí, Santos (que inacreditavelmente não tem um aeroporto comercial!!) e até Congonhas (tem como ampliar sim, por módulos)... todos na área metropolitana e entorno da Grande São Paulo? Tem ainda Itanhaém, tem ainda outras cidades alternativas como Piracicaba, Americana e poderíamos preservar o Campo de Marte SIM... isso tudo ampliado, reformado, com bom terminal de passageiros, ala dividida para cargas e pistas novas, dá pra suprir uma boa quantidade de passageiros por um bom tempo e dispor as principais cidades do Estado de aeroportos que funcionam. Além disso, a malha metroviária de SP deveria servir os aeroportos, sou muito mais o trem expresso de Guarulhos do que o trem bala, uma vez que só de túneis sobre a zona Norte de SP seriam 18 km, praticamente uma linha norte-sul construída! Uma fortuna para uma idiotice tão grande. E desativar o Campo de Marte que é tão util pra nós? As ferrovias deveriam ser reformadas sim, ter trens de alta velocidade mas não tão caros... um trem que já fosse eficiente o bastante e moderno para Jundiai, Campinas, Santos, Sorocaba, São José dos Campos, ligando a capital com essas cidades importantes, já traria benefícios para toda população inclusive no serviço terrestre e não só aéreo. Eu acredito que se gastaria muito menos e teria um retorno bem maior do investimento... tem ainda mais um terminal pra se construir em Guarulhos (o 4º) e a construção do possível aeroporto de Praia Grande também para beneficiar a Baixada Santista.

Eduardo Reina do Estadão comentou sobre o Aeroporto de Caieiras em seu blog. | Aeroporto de Caieiras disse...

[...] jornalista Eduardo Reina que escreve o blog “Cidades, pessoas & decisões” para o jornal Estado de São Paulo também comentou sobre a construção do Aeroporto na cidade de [...]

Dirceu paulino disse...

Sao Paulo cidade de 20 milhoes de habitantes nao tem aeroporto e nao fazemos nada.

O Lula com todas as hoaras de voo dele nao achou isto?

Ate quando vai ficar na vontade uma solucao pra isto?