quarta-feira, 30 de junho de 2010

Concorrência do TAV sai em duas semanas

Conforme este blog adiantou na última sexta-feira, o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou hoje a abertura de licitação para obra de trem-bala entre São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) poderá levar adiante a licitação para concessão do serviço de transporte de passageiros por meio de Trem de Alta Velocidade (TAV), o trem-bala. As análises técnicas do Tribunal resultaram na redução do valor inicialmente orçado de R$ 34.627.840.685,47 para R$ 33.129.729.942,36, um benefício de aproximadamente R$ 1,5 bilhão. A previsão é que a concorrência esteja na rua em duas semanas.

O projeto inclui construção, operação, manutenção e conservação da estrada de ferro entre os municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Porém, a Agência deverá estabelecer previamente no edital que lançará a concorrência e no contrato, as garantias para assegurar a plena execução do contrato e o cumprimento das obrigações assumidas pelo vencedor, dada a complexidade técnica do projeto, o grande vulto do empreendimento, a participação de recursos do BNDES no financiamento da obra e os riscos envolvidos, sobretudo quanto à demanda projetada.

A previsão de revisões tarifárias também deverá estar prevista no contrato de forma a reverter parte dos benefícios obtidos com o avanço da tecnologia utilizada e outros ganhos de eficiência. O TCU recomendou que essa revisão seja feita a cada cinco anos. Segundo avaliação técnica, as tarifas necessárias e suficientes para conferir rentabilidade ao serviço são de R$ 149,85 e R$ 199,73, referentes à classe econômica, para os horários normais e de pico, respectivamente. A viagem deverá ter 1h33 e terá paradas apenas nos três terminais. Uma viagem com tempo maior e trens intermediários deverá incluir outras cinco paradas ao longo do percurso.

Segundo estimativa da ANTT, o trajeto do TAV será cerca de 90,9 km de túneis, 103,0 km de pontes e viadutos, e o somatório de receita operacional bruta totalizará R$ 192,7 bilhões durante a vigência do arrendamento, que deverá ser de 40 anos. A análise do estudo de viabilidade técnica e econômica realizada pelo TCU visa avaliar se o modelo escolhido para implementação do projeto é o mais adequado ao fim proposto pelo governo e se a rentabilidade do empreendedor, refletida no preço da tarifa, é garantida de forma justa também para o usuário.

O estudo observa ainda a viabilidade ambiental da concessão. O relator do processo, ministro Augusto Nardes, destacou que a precariedade inicial dos elementos essenciais do projeto enviado prejudicou, sobremaneira, a celeridade da auditoria feita pelas equipes técnicas do TCU. "Por diversas vezes o Tribunal tem sido indevidamente acusado de paralisar obras e sobrestar a ação governamental. No presente caso, resta límpida a atuação diligente do TCU e a falta de planejamento e de coordenação do governo com vistas à implementação de projeto de elevada magnitude, complexidade e importância."

56 comentários:

Hans P. Lüters disse...

Ai vai outro projeto tipo "Paulo Maluf"... assim o Brasil nunca da certo...

henrique luz disse...

Como o Serra está caindo nas pesquisa,provavelmente,esses ministros não irão barrar as obras do trem bala,eles não tem esperança de fazer politicagem neste caso.
é lamentavel a gente usar estes termos pra classificar ministro do TCU,mas eles proprios se rebaixaram, qdo resolveram transformar este órgão num reduto com cor partidária.

Paulo Dias disse...

Já começa errado pra depois tirar mais dinheiro. Explico: se terá só três paradas, quer dizer que o maior aeroporto de São Paulo-Cumbica ficará de fora ou a maior Capital do País é que ficará de fora???. Eu só queria entender.....

Adriel disse...

O Brasil não possui nem trêm normal, que já quebraria um galhão e seria MUITO mais barato,... e querem partir para o mais economicamente inviável que é o trêm bala.

Um trêm normal (qua anda a quase 200km/h) custaria uma fração deste custo de construção, a passagem sairia bem mais barata, o custo de manutenção seria menor, e a utilidade seria praticamente a mesma, levando apenas alguns minutos a mais a viagem.

Político é raça braba!!!

Zildo Gallo disse...

Finalmente o Brasil entra no campo dos transportes modernos eficientes e ambientalmente mais corretos. Espero que seja o primeiro de uma série. Existem outras possibilidades economicamente viáveis. Um traçado a se pensar seria Belo Horizonte-Campinas-Curitiba, por exemplo. Outros trajetos podem ser pensados, são muitas as possibilidades. Há que se resgatar a opção ferroviária, abandonada pelos governos militares.

PedroJ disse...

Me desculpe Hans P. Lüters, mas se você tivesse lido a respeito do projeto, veria que quase não vai entrar dinheiro público nesse projeto (nem 10%), que vai ser de concessão privada. Vai ter financiamento público (BNDES) a juros baixos, mas é em projetos assim que geram o desenvolvimento da sociedade que o BNDES deve entrar. Então a não ser que algum político promovendo esse projeto seja dono de alguma empreiteira, duvido muito que tenha alguma maracutaia a nível de Maluf nisso aí... E se isso tudo não dar certo e gerar prejuízo, não vai ser o contribuinte que vai pagar, e sim a empresa que investiu, então qual o problema?
.
Agora sendo esse um projeto que indiscutivelmente vai promover a integração nacional, e regional, interligando os aeroportos, e consequentemente aumentando a produtividade da economia e desafogando os gargalos de infra-estrutura de aeroportos e rodovias, se você acha que tudo isso não contribui para o Brasil dar certo, então que voltemos à idade da pedra né!
O brasileiro precisa parar com esse pensamento de inferioridade, parece que todo mundo torce pro país não dar certo... vai entender...

PedroJ disse...

Paulo Dias, o texto se refere às tarifas do serviço expresso São Paulo - Rio de Janeiro, sem paradas, e obviamente se são 3 paradas, uma é São Paulo, outra é Cumbica, e outra o Rio. As outras paradas de Campinas, Viracopos, SJC, Aparecida, Resende e etc ficam por conta do serviço não-expresso que vai ser mais lento e com tarifas menores. Eita povo desconfiado viu...

Eu mesmo disse...

Cumbica não estará no plano, pelo que lí em outro artigo. As paradas serão Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, mas tambem incluirá São José dos Campos (se esta não foi excluída).
Qualquer projeto de construção infelizmente tem o sempre quem ganha por baixo milhões mas de qualquer maneira, acredito que o Brasil deva sim fazer tal trem e ainda mais, ampliar suas linhas para outras capitais de norte à sul e tambem para o interior do país. Com isso o fluxo de gente e capital e ainda o turismo interno e para estrangeiros se tornará muitas vezes mais prático e melhor. Uma pessoa poderá seguir vivendo no Rio e ir estudar em São Paulo e vice-versa.
Além de trems de alta velocidade deveriam tambem ampliar as malhas ferroviárias e usar melhor as hidrovias. É possível ir de São Paulo à Buenos Aires por rio.
O Brasil tem um potencial magnífico, o que falta é mais seriedade por parte dos políticos e tambem daqueles que os elegem, ou seja, nós mesmos.

Tweets that mention Concorrência do TAV sai em duas semanas | Eduardo Reina -- Topsy.com disse...

[...] This post was mentioned on Twitter by João Paulo Lopes. João Paulo Lopes said: RT @metropole_oesp: Licitação do trem-bala entre SP, Campinas e Rio sai em 2 semanas: http://migre.me/TlXo [...]

PedroJ disse...

Sim 'Eu mesmo', o TAV passará sim pelo aeroporto de Cumbica, o aeroporto que provavelmente será excluído será o Galeão, mas Cumbica continua no projeto, pode pesquisar nas notícias e artigos por aí. Inclusive aquele projeto do Expresso Aeroporto morreu justamente porque o TAV vai fazer o mesmo papel, e aliás seria extrema burrice não ter parada lá pois o traçado passa bem embaixo de Cumbica... E não são só essas paradas, tem também 2 paradas em Campinas, uma no centro e outra em Viracopos, e vai ter parada em Aparecida, e uma no interior de SP, e outra no interior do RJ, isso já está definido. O que talvez será excluído mesmo é a parada no Galeão pois ia ser caríssimo fazer um túnel sob a água para chegar lá.

emerson disse...

Olá amigos,

Por favor consultem o site sobre esse projeto www.tvabrasil.gov.br
Serão oito estações e mais três opcionais. Entre a cidade de São Paulo e a cidade do Rio, existirão três estações (cumbica, são jose dos campos e galeão). Entre São Paulo e Campinas, haverá uma estação em viracopos.

Esse traçado ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, com paradas nos três principais aeroportos (viracopos, cumbica, galeão), com paradas em S.Jose dos CAmpos e Volta Redonda, com paradas opcionais em Aparecida e Resende.

Apesar das criticas, é um bom traçado e um bom projeto.

CLAUDIO SOARES disse...

A matéria aqui não menciona.

O trem deverá passar por pelo menos oito estações. No Estado do Rio haverá três: duas na capital e uma em Volta Redonda. Em São Paulo, uma estação deverá ficar na capital, no Campo de Marte, uma no aeroporto de Guarulhos, duas em Campinas e outra em São José dos Campos.

CLAUDIO SOARES disse...

Se informe melhor. O trem deverá passar por pelo menos oito estações. No Estado do Rio haverá três: duas na capital e uma em Volta Redonda. Em São Paulo, uma estação deverá ficar na capital, no Campo de Marte, uma no aeroporto de Guarulhos, duas em Campinas e outra em São José dos Campos.

CLAUDIO SOARES disse...

esta materia não informa, mas na FOLHA diz:
O trem deverá passar por pelo menos oito estações. No Estado do Rio haverá três: duas na capital e uma em Volta Redonda. Em São Paulo, uma estação deverá ficar na capital, no Campo de Marte, uma no aeroporto de Guarulhos, duas em Campinas e outra em São José dos Campos.

gustavo disse...

Lá vem mais um dos elefantes brancos que só o Brasil sabe produzir. Não tem como ligar o trem-bala com a Transamazônica? Aí sim vai ficar bom!
Quantas ferrovias Brasil afora dá pra construir com esses 33 bilhões de reais? Quantos quilômetros de metrô? Só um idiota não faz essa conta na cabeça. Só uma Dilma Roussef não tem esse cálculo na ponta da língua.
Mas deixa pra lá. Quem vai pagar essa conta vai ser algum governo do PSDB.

roberto disse...

Ei eu mesmo.
De trem você não entende nada.
Esta linha supérflua de trem só é exequivel para alta capacidade de LOTAÇÃO de passageiros e NÃO LEVA CARGA.
Com METADE DESTE INVESTIMENTO se faria quatro(04) linhas normais de 150 Km/h,que transportaria CARGAS E PASSAGEIROS e com preços bemmmm inferiores.Deve-se salientar que o tempo de viagem seria menor que de um vôo entre o Rio/São Paulo se considerar chegada em aeroporto,embarque,viagem,desembarque.
colocaria o POVÃO NO TRANSPORTE.
Deve considerar também que tecnologia para trens rápidos o BRASIL POSSUI e não precisa importar TUDO como será com o TAV.
abraços

roberto disse...

Informação INCORRETA.
este trem devido à velocidade e aceleração de arrancada e necessidade de desaceleração não permite paradas em tão grande número ou pequenas distâncias.É só consultar os similares na europa,Japão,etc.
abraços.

roberto disse...

site é WWW.TVABRASIL.GOV.BR

Trem "Bala" disse...

O projeto será dividido entre os dois Estados: São Paulo vai entrar com os trens e o Rio vai entrar com as balas!!!

roberto disse...

Dados do PROJETO APRESENTADO:

http://www.naoampliacaodecongonhas.com.br/alternativas/TAV/TAV.html

abraços

o que falta são os dados REAIS da situação na França/Espanha(recente e que tem caracteristicas mais atualizadas)

roberto disse...

ops..site www.tavbrasil.gov.br

FLÁVIO PEREIRA disse...

Sou da cidade de Volta Redonda e acho de suma importância que uma das paradas seja aqui. Gostaria de parabenizar a todos que estão envolvidos no projeto e informar que o trem bala nesta região esta sendo conhecido como LULA BALA .

Marco disse...

Esse trem poderia ser só de ida para o RJ, assim esvaziava um pouco SP

Cássio disse...

Olá colegas,

Então,chega de complexo de inferioridade gente.Sabemos que as maiores,ou seja,as melhores cidades do mundo utilizam este tipo de transporte........por ser rápido e eficiente.
Se for bem feito será bem interessante,vamos aguardar???Daqui a algum tempo vamos saber se vai ser mais uma transAmazônica no Brasil.
Uma pena que (no Brasil) estes projetos são executados,na maioria das vezes,com pouca responsabilidade!!

Abraço!

Pedro Guimarães disse...

Na minha opinião acretido que este projeto não tenha viabilidade econômica, pois vocês já passaram na Dutra junto a divisa de Estado entre São Paulo e Rio? Pois é não passa ninguém (comparado aos demais trechos da Dutra). Acho é viável financeiramente somente entre São Paulo e Campinas.
Acho também que o complexo do Piritubão, composto pelo estádio, centro de convenções e hotéis sejam bem mais viáveis financeiramente que este TAV.
O Governo deveria estar preocupado com a infraestrutura de escoamento de mescadorias no país, onde os portos, aeroportos e rodovias (fora de São Paulo) estão todas com a capacidade esgotadas, ineficientes e largadas.
Este Governo Lula gosta mesmo é de fazer firula, pois do PAC não saiu quase nada de concreto, só os pedágios das suas concessões, onde as obras de ampliação das rodovias concedidas, nada foi feito.

Jack disse...

Este TAV é muito mais político do que realmente uma obra necessária para o país. Brincar-se de se gastar 35bi em TAV que pode ser dispensável é ridicularizar o cidadão e brincar de governar país!

Enquanto isso, o governo federal enrola o estado de SP, que há mais de década espera por investimentos de "apenas" 1,5bi para ampliar Cumbica, e o governo só o enrola.
Há portos pelo país em estados de calamidade, aeroportos ruins dirigidos por estatal bairrista,corrupta e amadora; estradas medíocres e sem boa politica de manutenção.
Mas... o que importa pro Pétê é criar um "marco" que manterá para sempre uma suposta moral propagandista de investimento de infra-estrutura petista no país, tentando desfazer a imagem da ridícula capacidade petista de investimento em infra-estrutura.

Pobre de nós.

Nobel disse...

Essa é boa.

Antonio Carlos disse...

É com grande alegria que tomo conhecimento desta notícia. Até que enfim vamos utilizar a melhor opção de transporte do mundo, inter-municipal e inter-estadual.
O trem, na realidade não foi banido pelos militares mas sim por um Presidente civil que priorizou o transporte rodoviário. O Brasil em matéria de transportes está capenga, porque tem falta de dois transportes o ferroviário e o marítimo. Devido a isto o grande congestionamento nos aeroportos e rodoviárias do país.
Parabéns ao Governo de São Paulo.

Evandro disse...

Não tem jeito mesmo ..... sempre terá aquele sujeito espírito de porco (pra não faltar com respeito) que coloca defeito e falar mal de tudo.

Emerson Cesar disse...

Estamos vivendo um novo Brasil, feito por você e respeitado pelo mundo..

E agora com modernidade

Em breve, vamos mandar um homem para a Lua e, quem sabe, para Marte antes dos americanos imperialistas.

Souza disse...

Temos como suma importancia desemvolver nosso transportes ferroviario, pois com o crecimento do comercio externo precisamos cada vez mais da logistica vantajosa, onde se bem implantado, um sistema como tal no país, desafogariamos transitos sentido portos e baratiarimos a mercadoria.

Isso nos tonaria mais competitivos e teriamos mais fundos para investimentos internos e externos sociais; O governo deve investir mais nos aeroportos e implantar o quanto antes as vias ferroviarias como aquela que esta para acontecer, saindo da argentina e passando por alguns estados até RS.

Estamos perdendo dinheiro ao deixar de investir nessas prioridades.

Tetsuo Shimura disse...

Adriel, o Brasil não possui um sistema ferroviário, segundo alguns documentários, devido à infeliz opção feita pelo ex-presidente JK para transportes rodoviários e as razões para esta opção devem envolver as empreiteiras que podem mascarar os asfaltos com películas de dois centímetros sem substratos devidos e cobram pavimentações de primeiro mundo, fazerem curvas para alongarem as obras e outras séries de maracutáias conhecidas por todos nós e com a total anuência dos políticos que recebem seus “bônus” sobre os custos inflados e aditivos contratuais ao longo das obras.

A velocidade do trem depende principalmente das distâncias entre trilhos e acredite o Brasil nunca normatizou ou se preocupou em criar padrões (afinal para que padrão se as ferrovias estão abandonadas), portanto, atingir 200km/h seria um suicídio ou genocídio planejado. A malha metroviária de SP que é moderna não imprime velocidade acima de 80km/h mesmo que em testes já tenha atingido 105km/h. Os custos para a implantação de uma ferrovia “normal” ou para um sistema de alta velocidade não variam muito exceto pelas proteções ao longo da linha (veja o atropelamento ocorrido na semana passada na Espanha); aqui, faço o comentário de que ao se instalar a ferrovia, ninguém irá colocar vagões tipo “fusquinhas pé-de-boi” em operação e em função de obra de grande duração, se empregará veículos dotados de confortos como ar condicionado, vagão dotado de telefone, acesso a wi-fi, disposições de assentos similares aos aviões, estações de FM’s, DVD’ s e principalmente, sem aquele sacolejo típicos das nossas “finadas” maria-fumaças ou diesel.

Já, quanto às tarifas mencionadas (R$199,00) poderiam fazer frente à ponte aérea, caso o intervalo entre trens seja não superior a trinta minutos, uma vez que o tempo perdido no trajeto até um aeroporto, estacionamento do seu veículo, fazer check-in, embarque, vôo atrasado ou cancelado, a viagem em TAV seria um ganho fantástico. Os custos de manutenção também não teriam grandes variações, levando-se em conta que a população respeitasse o patrimônio público não danificando, não pixando, não rasgando estofamentos, não se apoiando nas portas etc., razão pela qual o Metrô utiliza assentos de fibra de vidro e ainda assim, sofrem de arranhões produzidos por objetos pontiagudos incluindo se as portas que são fabricadas em aço inoxidável.

Finalizando, o Brasil já deveria possuir um sistema de TAV (350km/h) de Porto Alegre à Belém e um complexo sistema secundário ou terciário, considerando que com excelente planejamento de horários (quero ser S. Tomé), as vias poderiam atender trens de cargas e passageiros reduzindo os tempos e custos dos fretes.

Como antes tarde do que nunca, é esperar que os “iluminados” que o povo elege, façam mais e roubem menos.

eder portões disse...

Fantastica esta materia é dificil encontrar material tão vasto na rede de computadores.
redes de proteção sp

Eu mesmo disse...

Roberto

Obrigado pela resposta........o que estou dizendo é que em países com este tipo de trem, exite outra malha ferroviária para cargas e passageiros, pois como acredito que saiba bastante de trems, a largura dos trilhos são diferentes. Deve-se ter os dois tipos.
No Japão algumas cargas são enviadas usando os trem balas mas o preço não é conveniente.
Pedro J, obrigado pelo esclarecimento!

Eu mesmo disse...

Obrigado Pedro J, e eu torço muito para que o Brasil cresça muito e use seu potencial.
Como eu disse, o Brasil pode usar suas hidrovias e ampliar sua malha ferroviária até o interior e interligar com os portos, assim a mercadoria teria um fluxo melhor, mais rápido e mais barato que no final geraria mais lucro.
Infelizmente, muita gente só vê o lado negativo nas coisas...........

Cláudia disse...

Eu gostei. Fim de semana na praia não será mais em Ubatuba mas em Copacabana.

Eugenio disse...

Construir esse trem, com tecnologia nacional, eh altamente viavel...

Usariamos construçao pre-fabricada (Taylorista e Fordista) para fazer as sapatas:

Seria a secçao inferior mais larga, uma caixa de cimento armado....

apos a escavação com retro-escavadeira, e a caixa vazia seria instalada,
uma armação pre-fabricada de aço (Gaiola inferior) (Armaçao) seria inserida
em seu interior, e apos a concretagem, passariamos a seçao intermediaria
da sapata, que seria analogo, porem, algo menos larga,

Seria a seccao intermediaria da sapata, uma caixa de cimento armado....

Mas de volume menor que a inferior...

Receberia uma gaiola de aço que seria amarrada/aparafusada/soldada a secçao
inferior... (Devidamente recheada com concreto... )

finalmente, a secçao superior (base do pilar) seria uma caixa de aço...

receberia o recheio de concreto... Dependendo das condiçoes ambientais e
da estabilidade do solo, poderia ser construida em cimento armado e não em aço...

Os pilares, com 3 ou 4 secçoes seriam montados sobre a base do pilar,

esses pilares seriam construidos em cimento armado, e como tubos de poco,
seriam encaixados uns sobre os outros, e entao, uma espiral de aço seria
introduzida e amarrada a armação da base do pilar... e em seguida, aneis de aço
seriam introduzidos. para a fixação da armação ... e naturalmente, depois de
tudo montado, nos recheariamos/verteriamos cimento (concreto) no interior de
tais pilares... ( Assim fazendo, economizariamos muito tempo, e agilizariamos
a montagem das sapatas e dos pilares... )

Eugenio disse...

E em seguida o capitel do pilar, cuja base (parte inferior) seria de secçao
circular para se encaixar no pila, e cujo topo (plataforma superior) seria de
secção sextavada (hexagono de 6 lados) para assegurar que os engenheiros
da estrutura metalica que vai se apoiar acima possuisse uma geometria
adequada...

Em seguida, seria, encaixado a gaiola, armação metalica, e o concreto seria
vertido para dentro da caixa...

A amarração entre os concretos de idade diferente, seria uma resina (dessas que os nossos dentistas usam para obturar os dentes dos seus pacientes) assim assegurariamos que os concretos se ligassem firmemente e com boa qualidade...

usariamos cola dentaria nesse processo, eh claro !!!

Eugenio disse...

A secção superior, essa sim, de tecnologia mais complexa, pois existem cargas
que não são verticais, mas, laterais, e existe a dilatação do conjunto, que
por ser um viaduto, precisam ser bem-entendidas...

Essa secção seria de aço, seriam uma armação monobloco, que seria montada
em algum local apropriada (estaleiro), e depois transportada para ser encaixada
no topo dos capiteis dos pilares...

Seria necessario ensaios no encaixe, pois a mecanica envolvida, devida a dilatação
e aquele momento em que a composição circula sobre a via permanente acima
precisaria ser muito bem compreendida, felizmente, temos muitos engenheiros
de pontes aqui no Brasil e que entendem muito bem desses assuntos, berm como
temos muitos engenheiros mecanicos que podem auxilia-los e desenvolverem a
secção entre os viadutos e os capiteis dos pilares... Esse é o único ponto
realmente critico do projeto.... Mais critico até do que a engenharia financeira que
está envolvida... Esse segmento entre os pilares e os viadutos teriamos que
desenvolver de zero e ensaia-los muito bem antes da instalação, envolve
pesquisa de ponta....

Eugenio disse...

A secção seguinte, trata-se do viaduto em si...

uma estrutura monobloco, de aço, em forma de treliça, tubular, metalica,
que seria fixada a secção de transiçao entre os capiteis dos pilares e o
suporte mecanico do viaduto...

Nossos engenheiros que cobrem grandes vãos, em telhados industriais,
tem grande experiencia para construir essas estruturas e não teriam
problemas mecanicos..

A dificuldade maior seria dentro de cidades (zonas urbanas) onde não
poderiamos por um desses viadutos na carroçaria de um caminhão e
entrega-los na óbra. Mas felizmente temos helicopteros, que nesses
locais, podem içar essa carga e quando as condições metereologicas
permitirem, transportar a carga e entregar o viaduto na óbra...

Eugenio disse...

A via permanente seria instalada, acima do viaduto, mas, e eu pensei no
Mag Lev de Shangai (30 Kms entre o aeroporto de Shangai e o Centro de
Shangai...) Porem isso exigiria construção de substações a cada 40 Km
o que encareceria demais o projeto...

Portanto, MAG LEV, está fora de consideração, substações, pantografos,
catenarias, postes, isoladores, cabo troley, essas bossas estão vetadas,
custam muito caro...

Usariamos a Bitola Irlandesa mesmo (1600 mm) convencional (Trilhos convencionais)

desses que vão desde o Rio de Janeiro até Brasilia, assim, esses trens podem
rodar nas outras vias permanentes e não somente na estrutura montada
para ele...

A tração seria elétrica (CA) , mas a alimentação seria motores estacionários ciclo-diesel de 4 tempos, acoplados a alternadores e que forneceriam a eletricidade aos veiculos de tração, ou seja, teriamos uma locomotiva pesada, sem tração (seria o unico veiculo reboque) e ficaria no centro da
composição, gerando energia eletrica para os demais veiculos, ja que todos os
outros veiculos seriam motrizes...

Haveria um corredor lateral nesse veiculo reboque, para que os tripulantes e
até os passagerios, pudessem caminhar e passar de uma secção para a
outra... Digamos assim, uma secção dianteira, com cabine de timoneiro no
primeiro carro, mais 3 carros exclusivos para os passageiros, a secção locomotiva
de geração no centro, seria o 5 carro, e finalmente os outros 4 carros na secção
traseira...

Assim, esses carros poderiam, sair do circuito do TAV e alcancar a cidade de
Brasilia, pois os trilhos, hoje, e que estão instalados, vão em bitola larga (irlandesa)
desde o Rio de Janeiro, até Brasilia city... )

Detalhe:

Esse veiculo central, pode pesar, perto de 100 toneladas...

seria pesado, o mais pesado dos veículos envolvidos... Os engenheiros das
estruturas precisam pensar e muito nele com carinho, pois ele tem muita
energia cinetica armazenada, embora não tenha tração, ele tem que ficar no
meio do conjunto... e ser suportado pelos pilares e viadutos...

Eugenio disse...

A sinalização de via poderia estar na parte externa da via permanente, e
ser visualizada pelo timoneiro quando a composição estiver em velocidade
de segurança ( 77 Km/H )

Mas, quando a velocidade subisse para, digamos, uns 350 Km/H, não
seria possivel observa-la, e, então colocariamos avionicos no cockpit do
timoneiro, com a sinalização que iria para o vidro (HUD) do timoneiro,

Ou seja, Placas de velocidade máxima, semaforos, alertas de Obras,
mapas do GPS, tudo isso seria retro-projetado no vidro (parabrisa) do timoneiro
como acontece nos aviões de caça...

Assim o timoneiro, saberia em em Km ele esta, qual a velocidade a ser
praticada...

Alem disso, ele teria um poderoso processador, para auxilia-lo na condução
da composição. e haveria um semaforo de 4 estagios tambem, instalado no
cockpit e ligado (link) com o computador de bordo... com 4 luzes (LEDS)

Led Verde aceso: Ok. você esta livre para correr, e praticar a velocidade maxima
permitida (placa de velocidade no parabrisa)...

Led Amarelo aceso: Veiculos manobrando adiante, reduzir a velocidade para a
velocidade de seguranca ( 77 KM/h) e se mantenha nessa velocidade...

Led Verdelho Aceso: Reduza a velocidade suavemente e gradualmente... até a parada total da composição, pois adiante há trafego, obras, problemas...

Led Violeta Aceso: E M E R G E N C I A ! E nessa situação, o computador
não espera nem reação humana do timoneiro e trata de violentamente, freiar
a composição e por ela em parada completa no mais curto espaço possivel,
mesmo que os passageiros voem das poltronas, ele trata de parar essa
composiçao imediatamente... (Para alguma emergencia, por exemplo, queda
de alguma estrutura, acidentes com os pilares/viadutos) e estamos muito
proximos do local do problema... precisamos parar ! IMEDIANTAMENTE !!!

(Não queremos outro desastre aqui, melhor freiar violentamente e parar definitivamente... )

Eugenio disse...

Eu pensei em um MAG LEV, mas isso ainda custa muito caro, e o unico que existe em operação comercial, eh o do aeroporto de Shangay com 30 Km de Extensao,
fabricado pela Krupp na Alemanha, tem tolerancia construtiva de somente 1 mm e
de cara e dificil execução e que precisa de uma engenharia de precisao micrometrica, coisa que nós não temos, e nem sequer temos paciencia para execução disso e muito menos dinheiro...

Mas, dominamos a tecnologia dos trilhos, sabemos que podemos correr em seguranca, usando motores lineares, de corrente alternada CA e temos competencia para fabricar o veiculo locomotiva...

Sabemos que por uma composição para correr até a velocidade maxima de
350 Km/h não nos é impossivel, e certamente a velocidade de cruzeiro dessa
composição sera em torno de 250 km/H, algo que é praticado pela nossa
fornecedora, a Alston, no trecho Londres-Glasgow...

Nosso maior problemas são as curvas, onde nos trechos de alta-velocidade
precisam ser no menor numero possivel, e se necessaria, bem abertas e de
baixissimo angulo de viragem, no maximo 20 graus... Jamais 30 graus...

Curvas de 30 graus ou mais Somente em trechos urbanos e de baixa velocidade
(na velocidade maxima de 77 km/H) e nesse momento o semaforo interno seria/estaria em amarelo e a I.A. do computador de bordo não permitiria que o timoneiro praticasse velocidade superior a 77 Km/H...

Eugenio disse...

O maior problema nosso, não está nos computadores de bordo e no software...

tambem nao esta na engenharia financeira, ou nas desapropriações, nem tampouco nos veiculos, e obras-de-arte...

O nosso problema, esta nas curvas das estradas de ferro, hoje, mesmo que se tivessemos o trem-bala, nao poderiamos usufluir da velocidade, pois as curvas das nossas estradas de ferro, são inadequadas...

Melhor coisa que o governo pode fazer para agilizar esse TAV é contratar uma empresa de aerofotometria, e sobrevoar todo o trecho ferroviario, desde Brasilia,
ate o Rio de Janeiro, e fotografar tudo, e tambem, na NASA, no NSA, e no DOD podem cooperar bastante conosco, disponibilizando-nos, e para isso, eh soh nos pedirmos aos americanos, as fotos que eles tem do nosso pais e que estao nos arquivos, aquelas fotos dos satelites espioes deles,,, você sabe !

Esse levantamento aerofotografico auxiliaria-nos e muito em descobrir tudo o que
precisa ser desapropriado e demolido, que porventura esteja obstaculizando a execução da linha e reduziria muito o preco...

Saberiamos o que esta na frente, e o que e onde precisariamos fazer curvas e onde teriamos que desapropriar e demolir, pois para o TAV, quando mais reto melhor,
pois como diz a matematica mais elementar, ( A menor distancia entre dois pontos eh uma linha reta. )

Mas a economia e os engenheiros e os geografos tem outra opiniao divergente, a menor distancia entre dois pontos eh uma parabola ou outro traçado quaisquer, desde que isso importe em um custo-beneficio aceitavel...

Como o trem é auto-suficiente, capaz de se auto-tracionar, então ele nao precisa
usar a eletrificação existente, e assim economizamos muito, pois o cobre eh um material que esta custando muito caro hoje e nos nao sabemos como eletrificar isso com aluminio... Precisamos economizar e executar o TAV dentro de um custo adequado e tenho certeza que nosso TAV não precisa de catenarias, postes, substacoes e demais adereços eletro-eletronicos de alto custo, pois, ele pode muito bem ser tracionado por modernos motores linerares de CA que seriam alimentados pelo veiculo locomotiva central que seria DIESEL-ELETRICO...

Eugenio disse...

Feitura de Tuneis, entre Itapegica/Parque Novo Mundo, até o Piqueri, também eh
desnecessaria, nesse trecho o trem reduziria sua velocidade para a velocidade de seguranca e ( 77 Km/H ) venceria o trecho... por meio de viadutos como acima descritos e nao seria necessario perfurar tuneis o que reduz o tempo de execução da obra e o seu custo...

Perfurar tuneis demoram muito e custam caro e executar os viadutos sao um metodo mais rapido, mais barato e principalmente, muito mais facil, e movimentar os monoblocos dos viadutos seria inviavel por caminhao, mas a solução eh usar os helicopteros e iça-los e por no lugar em cima dos capiteis dos pilares, e isso nos podemos fazer...

Para auxiliar os engenheiros, eles podem usar os modernos Notebooks e
ir no local, medir, aferir o espaço entre os pilares e depois, transmitir para a engenharia que faz os viadutos nos estaleiros e dar as coordenadas para o
seu respectivo comprimento em micrometros.... Dessa tecnologia nos dispomos aqui, a IBM tem, peçam auxilio la na IBM !

Podem inclusive simular toda a construcao naquele maravilhoso IBM ROAD RUNNER deles e, isso vai nos poupar um bocado de dinheiro na execucao do projeto !

Eugenio disse...

No trecho Mogi das Cruzes ate o Piqueri, a CPTM, tem os imoveis ali e na sua vizinhanca (areas lindeiras) existem espaços para os pilares que seriam erquidos ao lado da linha da CPTM, e os viadutos seriam executados acima... isso diminui o custo da execução e nesse trecho o TAV trafegaria em velocidade de segurança de 77 Km/H devido as muitas curvas... Se os engenheiros capricharem na feitura das curvas, poderiamos aumentar a velocidade para uns 120 Km/H nesse trecho, obviamente, que usando o tracado da CPTM não da para ultrapassar esses 120 Km/H... Mas isso permitiria irmos do centro de São Paulo até a zona rural de Mogi das Cruzes em cerca de 27 minutos...

E economizariamos com desapropriacoes !

Eugenio disse...

Como o TAV precisa passar pelo aeroporto de Guarulhos, assim que ele chegasse entre Jardim Helena e São Miguel Paulista, ele poderia ali, fazer uma curva para a direita (Rumo norte) uma das poucas curvas de 90 graus do projeto e ir para o aeroporto de Cumbica... e na volta, ele passaria por engenheiro Goulart e seguiria o tracado da CPTM, O único tunel aqui seria entre a estação Tatuapé da CPTM e aquela favela do Km. 1 atras da estação Julio Prestes, onde seria a saida do tunel, pois ele pararia na Barra Funda...

Eugenio disse...

O TAV precisa passar ao lado dos aeroportos sim, pois esses aeroportos ja nao comportam alguma possibilidade de construção de pistas extras, portanto, o TAV
precisa passar pelos seguintes aeroportos em seu trajeto...

Santos Dumont (RJ)
Galeão (RJ)

xyz ( Um futuro aeroporto entre Cruzeiro e Resende) na divisa SP/RJ

São José dos Campos (SP)
Uma possivel linha ferroviaria aqui entre o sul de Minas entre Pouso Alegre (MG) e
São José dos campos, via Itajubá, seria importante ! Portanto São José dos Campos deve ter plataformas extras para um possivel trem TAV para o sul de Minas
e deve ser construido ao lado do aeroporto de São José dos Campos,

Guarulhos/Cumbica

Centro de São Paulo (Barra Funda) de onde nós poderiamos alcançar o aeroporto de Congonhas, ja que a ferrovia passa proximo a congonhas... (Vila Olimpia)

Jundiaí

Viracopos

Centro de Campinas e Centro de Sorocaba poderiam ser interligados por uma
ferrovia (Metro de Superficie), via Itu, e ser integrados em Viracopos...
Nesse caso, pouco ha o que ser desapropriado, pois a ferrovia ja vai de Sorocaba a Campinas e esta la, somente precisando de uma atenção dos administradores desses tres municipios (Sorocaba, Itu e Campinas), bem que essas prefeituras poderiam conversar mais um pouco entre si...

Eugenio disse...

Tudo o que precisamos para executar esse TAV é aprender a executar viadutos de uma maneira mais rapida ! E de POLITICA com todas as letras em maisculas mesmo... Porque com politica, com letras minusculas, não sairá TAV algum.

Eugenio disse...

Alias, a CPTM usa o EMME para avaliar/projetar no futuro !

O Governo Federal, e essas pessoas do TAV, poderiam usa-lo tambem...

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Emme is a complete travel demand forecasting system for urban, regional, and national transportation planning. Make informed transport policy decisions with Emme's comprehensive set of tools for demand modelling, multimodal network modelling, visualization and analysis. And have confidence in the integrity of your results.

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Vão no Google, teclem EMME e click em Pesquisar...

Eugenio disse...

Visitem !

http://www.inro.ca/en/products/emme/index.php

Eugenio disse...

Visitem !

http://www.railway-technology.com/projects/beijing/

Eugenio disse...

Visitem !

http://www.essortment.com/all/locomotiveengin_rwoc.htm

luiz disse...

AI,VIAJAR DE AVIAO SERA MAIS BARATO DO QUE ESTE TREM BALA.

Redes de proteção - Companhia Das Redes disse...

O problema no Brasil é que não se faz planejamento como em outros países
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Redes de proteção - Companhia Das Redes disse...

o problema é no Brasil não se faz nada palnejado.
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