segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Metrô de SP bate novo recorde de passageiros

O Metrô de São Paulo bateu novo recorde de passageiros no dia 3 de setembro. Foram transportadas naquela sexta-feira 3,794 milhões de pessoas, segundo dados da própria companhia. O metrô paulistano é o segundo no mundo em número de passageiros transportados em relação à extensão da rede. O índice é de 11,5 milhões de passageiros transportados por quilômetro de linha. A liderança é do metrô de Tóquio, no Japão, com 11,9  milhões. São Paulo tem hoje 68,9 quilômetros de linhas metroviárias e 11 milhões de habitantes. Já a capital japonesa alcança 286,2 quilômetros de trilhos de metrô e 13 milhões de habitantes. Lá como aqui são duas as companhias que operam o sistema.

41 comentários:

Luiz disse...

Apesar dos investimentos feitos no último governo, falta muito para que o metrô de SP chegue à maioria da população. Enquanto isso não ocorre, o governo do estado e a prefeitura poderiam dar melhores condições a quem usa o transporte coletivo, com a melhoria dos ônibus. Os ônibus em SP são "pilotados" por motoristas inconsequentes, não têm horários nem mapas explicativos de intinerários. Outra alternativa que São Paulo insiste em não adotar é assumir a bicicleta como meio de transporte, investindo em estrutura e em campanhas de conscientização - construir uma imensa malha de ciclovias em SP custaria menos que uma única ponte da Marginal. Em São Paulo o carro ainda é a prioridade máxima nos projetos urbanos, e o resultado disso são os imensos congestionamentos que travam a cidade!

Ronald disse...

O metro de São Paulo é um lixo parece uma lata de sardinha,sujo e caro !,todos os dias na parte da manhã pegava o metro na estação Belém até a Barra Funda, todos os dias sofria dimais, pior castigo que tem é pegar metro de manhã !!!!,pagava todo os meus pecados todos os dias !!!!,na marginal tietê gastaram rios de dinheiro !,priorizam os carros que quase sempre tem uma pessoa somente o transporte coletivo fica em segundo plano neste país injusto !!!!,se eu tivesse dinheiro ia comprar um carro pra cada dia da semana por pior que é o transito de São Paulo ainda é melhor que o transporte público !!!!,uma porcaria !!!!

Rodrigo disse...

te informa Roger! se para um trem LRT a linha toda para espertao! enquanto isso onibus continuam circulando! faz as contas de quantos cabem em um onibus versus um trem LRT ! alem do que a manutençao é muito mais cara do que onibus pois assim como o metro nao pode haver erros nos trilhos e tampouco nos trens! Sao Paulo hoje tem transporte muito bom comparado ha apenas 10 anos atras porem a demanda é maior tantos de pessoas usando o transporte como de carros no transito! é preciso revoluçao no transporte em termos de estrategia e logistica! um bom exemplo é o Metra! lotado sim mas eficiente no objetivo! alem claro de profissionais sempre atualizados e treinados como mencionado pelo Luiz.

Roger disse...

Insistir com onibus é um erro, Luiz. Ônibus são poluentes, quantes, barulhentos e ultrapassados. São Paulo precisa adotar o VLT - Veículo Leve Sobre Trilhos - para substituir parte da frota. Nem os mais modernos onibus comparam-se aos VLT que rodam nas ruas europa EUA e Canadá. Além de confortáveis e mais eficientes, a manutenção desses veículos é mais barata que os onibus.

valeria dantas disse...

Porém provavelmente este numero de usuarios foram massacrados pois a selvageria que é.... graças a uma opção de vida 90% faço a pé, mudei-me do bairro pois não aguentava mais esses números assustadores, atormentadores, estressantes......... ufa!!!!

Eduardo disse...

Nos 286,2 quilômetros de trilhos de metrô da capital japonesa estão incluídas linhas de serviço com intervalos semelhantes aos da CPTM, cujas linhas não foram levadas em conta na extensão do sistema metropolitano de São Paulo.

Ou seja, os dados mostram toda a rede de lá e menos da metade da rede daqui, por quê?

São Paulo tem 330,6km (68,9 + 261,7) de linhas metroviárias. A desculpa de que "a CPTM não tem qualidade pra ser contabilizada" não cabe, o serviço é equivalente ao "metrô" das grandes cidades mundo afora.

Joana disse...

O Metrô é a maior vergonha do Paulistano. 20 anos pra construir a linha Amarela e ainda tem coragem de inaugurar uma estação. UMA estação!!!! Esses dias desmaiei no metrô, depois de ser literalmente socada pra dentro do vagão....

Eduardo disse...

Parabens metro

Eu mesmo disse...

O metrô de São Paulo já foi e ainda é considerado um dos mais eficientes e limpos do mundo, o que falta é o povo reconheçer um pouco mais e dar mais valor. Eduardo, não creio que nesses 286,2 quilômetros estão incluidas as outras várias linhas de diferentes companhias, somente o metrô tem esta quantidade de trilhos construída, o que mostra o quanto São Paulo, como um grande distrito precisa aplicar e ampliar sua linha ferroviária. A capital chilena tem mais trilhos do que São Paulo, e sem desrespeitá-los, nossa capital é sem dúvida muito maior do que a deles.
Porém, mais uma vez, SP precisa investir e ampliar mais seus trilhos e continuar e melhorar ainda mais os serviços já presentes.

Eduardo disse...

Eu me refiro a linhas que seriam equivalentes às da CPTM em tamanho, frota e intervalo, não às linhas operadas por outras empresas.

Basicamente, lá são 280km operados por duas empresas, aqui são 300km operados por três empresas (CMSP, CPTM e ViaQuatro). Lógico que o número de habitantes a ser levado em conta também é maior, uma vez que o alcance da CPTM vai além da RMSP, mas que fique claro: "São Paulo tem menos de 100km de metrô" é uma falácia e tanto! A "Companhia Paulista de Trens Metropolitanos" e a "Companhia do Metropolitano de São Paulo" são igualmente operadoras de trens metropolitanos. Se cumprem seu papel diferindo quanto ao nível de qualidade, aí é outra história...

Elcio disse...

Já morei perto de Tokyo e posso dizer que a malha de lá é infinitamente maior contabilizando os trens. Os trens tem preferência,pois a maioria moram na grande Tokyo, alem de serem mais rápidos,pois existem os trens locais, semi,expressos.
Imagina a linha Norte-Sul com apenas umas 4 paradas.Alem disso várias empresas concorrem para um mesmo destino e com diferentes tarifas. Outro exemplo,Londres lá a malha é grande, mas quase não existe trem.Eles usam muito ônibus ainda.

Edson disse...

Prezada Joana, a linha amarela começou a ser construída em 2 de setembro de 2004, ou seja acaba de completar 6 anos, com o primeiro trecho já em operação. Onde você tirou 20 anos?. Informe-se melhor antes de escrever besteiras neste forum. Considerando o fato de atravessar regiões altamente urbanizadas e de ser uma das linhas mais modernas do mundo, o tempo de 6 anos para a inauguração do primeiro trecho é mais do que razoável.

Edson disse...

Quanto à ser "socado" no metrô, apenas uma constatação. Por que apenas as linhas que operam para a zona leste se tem empurra-empurra e falta de respeito com os próprios usuários? Outro dia na estação da Luz via uma cena digna de ser vista na tv: ao chegar o trem para Guaianazes, as pessoas gritavam e se empurravam feitos loucos para entrar, chamando a atenção de toda a estação. Quando chegou o trem para o ABC, as pessoas entraram ordenadamente, sem problemas. Detalhe, o trem para o ABC estava mais lotado. Isto é culpa do metrô ou da CPTM?

Marco disse...

É isso ai, viva o Aerotrem!

Eduardo Godinho disse...

O Metrô de SP que na minha avaliação já teve nota 9,5 hoje não merece mais do que 6,5.
Infelizmente nossos políticos não se preocupam com o transporte coletivo, vide que na cidade de SP muita gente deixou de usar o fretado para usar o carro, devido a "genialidade" do nosso prefeito que proibiu os fretados em várias vias da cidade.
O Metrô da linha Amarela tinha previsão máxima de entrega em 2008, estamos em 2010 e nada. Se esse metrô funcionasse eu ganharia 80 minutos no meu dia me deslocando do Tremembé para Pinheiros e aliviaria a linha Azul que lota a partir da estação da Luz.
O que me entristece, é que muitas vezes os políticos dizem que pegaram a prefeitura ou governo do estado quebrados e por isso não podem fazer nada e no estado de SP, onde o mesmo partido está no poder a 16 anos, não fazem nada do mesmo jeito (aliás fazem sim, muuuuuuuito pedágio).
Eu não dou meu voto pra mais ninguém!

Eduardo Godinho disse...

Prezado Edson
O prazo não pode ser considerado razoável quando a promessa feita era de entregar em 2008.
Outro detalhe, eu não considero em operação uma "linha" que tem duas estações e funciona seis horas do dia, fora do horário que as pessoas, que como eu, precisam e só funciona de segunda a sexta isso se não tiver feriado!
Outro detalhe é que o Sr. Serra prometeu inaugurou essa obra em março e disse que logo estaria funcionando plenamente e já estamos em setembro e nada, e rumores dizem que só deverá funcionar em período integral em 2011, ou seja foi mais uma inauguração eleitoreira.
PS: Eu não dou meu voto pra ninguém pois são todos iguais

Marcos disse...

Não bastasse a lotação e a falta de investimento dos tucanos, ainda colocam o irmão do Kassab e um bando de "técnicos" que criam "operações" completamente imbecis e certamente eles não usam o sistema.
Não há o que dizer do contrário: ao invés de dar vazão à demanda, optam por segurar a multidão e soltar aos poucos (Vide Embarque Melhor e Trem Direto). Ridículo.
Adianta colocar 999 trens na linha, se nenhum vai andar? Isso causa acúmulo de usuários e atrasa a todos.

Teodomiro Farah disse...

Os investimentos feitos no metrô pela administração tucana estão atrasados, por mera incompetência administrativa. A linha lilás, com previsão era 2012, foi adiado por mais dois anos. A linha amarela teve o cronograma alterado, depois que o Serra parou com a enxurrada de propagandas eleitoreiras em SP. A marginal foi obra eleitoreira e o sistema de ônibus foi abandonado. Ver excelente reportagem apresentada no Estadão.

Tiago disse...

Com todo o respeito, o seu comentário é que é ridículo. Primeiro, está claro na frase da leitora que "20 anos" era uma figura de linguagem para exemplificar um longo tempo de construção. Segundo, se o sr. acha seis anos para construir menos da metade do trecho previsto, "inaugurar" duas estações em fases de testes, e criar afundamento da rua dos Pinheiros e cratera durante a construção, bom, acredito que o sr. deve rever urgentemente seus conceitos.

Tiago disse...

Novamente, com todo o respeito à sua opinião, devo concluir que pelo que o sr. disse, o caos no transporte público dessa cidade é culpa dos passageiros?Que ridículo. O sr. realmente já esteve na estação Luz, usou trem ou metrô alguma vez na vida?

Eduardo, com todo o respeito, trem nao é metrô. Antes de equiparar ambos, recomendo que verifique o estado das estações mais distantes (há estações sem catracas nem iluminação, outras sem manutenção há quarenta anos), o intervalo entre os trens e a qualidade das composições.

Carlito disse...

Ô amizade: v. te, "andado" de CPTM alguma vez na tua vida?

Edson disse...

Tiago, ridículo é quem não sabe separar argumentações de ironias, como você. O que está sendo debatido aqui são aspectos técnicos do metrô, então se alguém quiser fazer algum comentário com relação ao tempo transcorrido das obras da linha amarela, que o faça corretamente. Isto aqui não é conversa de botequim ou cabeleireiro, para ironias baratas. Estamos debatendo fatos, coisa que você e sua "colega" não devem ter entendido. Com 6 anos de obras, o túnel da linha amarela já está todo escavado e pronto, faltando apenas finalizar algumas estações. As estações Butantã e República já estão prontas e a Pinheiros já está em fase final. Estão em construção apenas mais 3 ou 4 estações. Isto tudo é para você menos da metade do trecho previsto? O que você faz neste forum se não sabe de nada? Não diga besteiras, da mesma forma que sua "colega".

Uso trem, sim senhor, e pela proporção da capacidade de seu entendimento, não deve ter percebido que não escrevi que o "caos no transporte público dessa cidade é culpa dos passageiros", isto é uma interpretação simplista e infantil de sua natureza. O que disse foi o comportamento, realmente deplorável para as linhas da zona leste. Isto é fato, meu camarada. O fato do transporte público ser cheio não implica na falta de educação constatada na linha vermelha ou nos trens da CPTM. O que vi na Luz realmente deveria ter sido filmado tal a discrepância do comportamento de passageiros em duas linhas distintas, separadas apenas por uma p-lataforma. Não sou apenas eu que digo isto.

Thiago Dantas disse...

Acredito que o transporte deve ser tratado como algo atrelado diretamente a boa qualidade de vida da população, uma vez que as pessoas se estressam e perder horas de seus dias dentro de ônibus e trens.

O assombroso número apresentado é proporcional ao desconforto e más condições dos trens. O que mais falta, no metrô, é planejamento antecipado a longo prazo para lidar com o público. Parece que simplesmente não levam em conta o crescimento da população e outros fatores exernos.

Edson disse...

Prezado Eduardo

Realmente a linha tinha sido prometida para 2008, mas é evidente que o acidente na Pinheiros atrasou tudo, o que deve ser considerado no prazo final. Apesar do atraso, na minha opinião, uma linha plena de inovações técnicas como a linha amarela não começa a funcionar a plena capacidade de uma hora para outra. Não estou justificando nada e nem defendendo nem o metrô ou qualquer partido político, mas apenas acho que tudo o que está sendo feito pela Cia do metrô é para manter a qualidade do transporte a que estamos acostumados. Uma coisa eu concordo plenamente com você: nem sempre o prazo dado por políticos é o prazo real da obra, especialmente em época de eleição. Nós já vimos este filme várias vezes.......

Marie disse...

O problema são as pessoas SIM, sem hipocrisia. Quem vai para o ABC, quem vai para Guaianases? E sabe qual é o problema? EDUCAÇÃO! Não sejamos ridículos, ao fingir que não existem diferenças entre as pessoas e que isto tem relação direta com o nosso cotidiano.

Edson disse...

É fácil falar em "incompetência da administração tucana", quando se sabe que o sistema metroviário da maior cidade do país é pago apenas com recursos próprios do estado. Recentemente a prefeitura de SP está contribuindo para a expansão do sistema, mas é ainda longe do que a cidade precisa. Ao contrário dos outros países, que realmente investem (e não emprestam) em sistemas de transporte em suas grandes metrópoles, em SP o sistema está sendo construído e pago pelos paulistas. Isto é motivo de orgulho para nós, especialmente considerando o que existe de metrô pelo Brasil afora, muitos deles com dinheiro federal.

Tiago disse...

Prezado Edson, novamente com todo o respeito, "ridículo" é bancar o cabo eleitoral.

O sr. de fato parece levar seus "aspectos técnicos" mais a sério do que a equipe responsável pela construção da citada linha amarela, uma vez que de fato foram os acidentes que atrasaram a obra. Isso por si só justifica? Em sua opinião, me parece, sim. São Paulo é dinâmica e os ritmos das obras que o sr. defende com tamanho louvor vão a passos de tartaruga.

Mas me parece que para o sr, tudo bem, tudo em ordem, pois nossos líderes do Palácio dos Bandeirantes sabem o que fazem. Pensam a longo prazo e consideram o crescimento do numero de usuários; estão preocupados com "inovações tecnológicas", a qualidade dos serviços prestados e com o metrô (não esquecendo da gloriosa CPTM, claro) percorrendo os quatro cantos da cidade.

Ninguem aqui está esperando que se faça túneis de metrô da noite para o dia. Isso não é o que eu espero, porém, é o que os incompetentes e imprestáveis que governam essa cidade, esse estado e esse país prometem a cada quatro anos. Seis anos para duas estações em "período de testes"?E as outras estão "quase prontas"?"Faltando apenas finalizar"?Suas palavras mais parecem uma propaganda eleitoral, meu amigo.

E se a linha amarela fosse a única necessidade do metrô dessa cidade, eu ficaria muito feliz.

O sr. tem razão, pareço ter interpretado mal suas palavras. Certamente o povo que depende da linha vermelha, do trem de Guaianazes e Calmon Viana, são extremamente "mal educados". Sou obrigado a concordar pois moro em Itaquera e já estou me sentindo culpado. Vou pedir a todas as nove ou dez pessoas no mesmo metro quadrado que eu no vagão sejam mais educados para que a viagem seja mais confortável para todos. Vou exibir imagens dos modernos trens amarelos e verdes, semi-vazios, confortáveis, com ar condicionado, velhinhos simpáticos, gringos passeando pela Paulista e crianças tocando violino, tal qual a informativa propagando do nosso glorioso governo.

Edson disse...

O metrô de SP é caro? Com um único bilhete, pode-se atingir regiões extremas da cidade fazendo-se uma integração. Em muitos cidades mundo afora, paga-se conforme a extensão do percurso, pagando-se bem mais. Não considero sujo o metrô de SP, muito pelo contrário. Conheço outras linhas pelo mundo e posso dizer com experiência que é um dos sistemas de metrô mais limpos que conheço.

Edson disse...

Ser ridículo para mim é confundir idéias e fatos com propaganda política. Não estou defendendo nada, apenas dei a cronologia da obra, coisa que você realmente desconhece. Não vou perder mais meu tempo argumentando com quem não tem informação para isto. A parte do seu complexo, também pego o trem lotado no ABC. Não se compara com a que vai para Itaquera, meu caro. Como uma forista disse sabiamente aqui neste forum, é pura questão de EDUCAÇÂO.

Tetsuo Shimura disse...

Caro Ronald em seu texto "O metro de São Paulo é um lixo parece uma lata de sardinha,sujo e caro!", pode ser verdadeiro que pareça uma lata de sardinha em conserva afinal, é um eficiente transporte de massa. Já quanto ao fato de estar sujo, o problema é oriundo dos brasileiros civilizados se imaginam em suas casas e produzem a sujeira que voce reclama. Em relação ao preço, não seria voce que ganha pouco?

JOÃO BIGATÃO NETO disse...

O metrô de São Paulo é LIMPO sim!!!
Quanto à quilometragem é muuuuito pouca.
Perguntando ao Sr. Edson, que me parece, faz versão tucana daqueles petistas que bombardeiam a mídia com "opiniões": Onde vai o faturamento proveniente dos pontos de venda e mídia utilizadas nas estações, vagões e até na catraca?
Com esse aumento de passageiros não se pensa em aumentar o faturamento e aplicar rapidinho no aumento de trilhos/estações?
Nós usuários agradeceríamos muito.

Eduardo disse...

Insisto.

Um sistema que opera serviços de passageiros, em via dupla, velocidade de 90km/h, capacidade de 2000 passageiros por composição e intervalos entre 7 e 4 minutos em horários de pico é sim, um sistema metroviário semelhante ao de muitas grandes cidades do mundo.

A qualidade com que a empresa presta seus serviços é outro departamento, mas não deixa de ser "metrô" por isso... é, no máximo "metrô ruim".

Ressalto que não sou funcionário nem cabo eleitoral, não procurem pêlo em ovo.

Edson disse...

Prezado Sr. João, o faturamento vai para despesas de manutenção do próprio metrô, pode se informar. Em 2007, por exemplo, foi registrado uma arrecadação de R$ 78,4 milhões, nas 600 lojas espalhadas por suas estações. Por que você não entra em contato com a Cia e pergunta? A empresa é pública, meu amigo, e estes dados são fornecidos pela própria empresa.

Não faço versão tucana de nada, engano seu, apenas defendo um empresa que é séria e presta um bom serviço à cidade. O metrô é o orgulho dos paulistanos e não concordo com críticas especialmente quanto à sujeira (?) e preço, já que se paga um preço único e não por percurso, como em muitos países. No nosso sistema, quem mora nos extremos da cidade são os mais beneficiados, pois pagam o mesmo de quem mora no centro e tem que percorrer à vezes duas ou três estações.

Para quem ainda confunde as coisas, o metrô não pertence a nenhum partido político: ele é tão paulistano quanto eu ou outros que aqui escrevem.

Paulao disse...

Só disse o óbvio!

Rachel disse...

Concordo que é caro sim: pelo sistema que temos, pelo pouca malha e conforto que temos é muito caro.
Em Buenos Aires a passagem era em torno de 0.50 centavos do peso! E lá eles tem 6 linhas... É interessante reparar no texto do Eduardo q perdemos somente para o Japão em no. de passageiros sendo q a malha de lá é: 286,2km e aqui (pasmem) é 68,9km..
Pagamos muito caro pra um serviço ruim, (chove o metrô pára), falido, sujeito à paralização...

Alencar disse...

O metro de sao paulo e um dos melhores do mundo. Se voce acha que e sujo, use o metro de New York.

antonio disse...

na verdade o transporte em são paulo esta um caos,vai uma sujestão ai para são paulo melhorar o seu transito.

1-Porque não fazer rodizio de naturaridade para dirigir em são paulo.sendo

segunda-feira :não dirigi quem nasceu na região do nordeste
terça-feira :não dirigi quem nasceu na região do norte
quarta-feira :não dirigi quem nasceu na região do centro-oeste
quinta-feira :não dirigi quem nasceu na região do sul
sexta-feira :não dirigi quem nasceu na região do sudeste

Edson disse...

É porque tem gente que nem o óbvio consegue entender

Otto Moraes disse...

O Metrô !!! tive que vir a pé para o trabalho hoje (16-09) devido falha da linha verde e ainda nem se quer anuncia a falha os passageiros ficam feitos estatua na plataforma esperando...resumindo o metrô está uma porcaria...

Alan Nakamura disse...

Prezado Eduardo,
Uma correção: o metrô da Região Metropolitana de Tóquio (23 distritos da Província de Tóquio) possui 305 km de extensão, com 13 linhas e 276 estações. Os trens suburbanos (nossa CPTM) possuem, também na Região Metropolitana, 1.860 km de extensão, com centenas de estações, sem contar os monotrilhos na Baía de Tóquio e o Shinkansen (Trem-Bala). Somente a Estação de Shinjuku (região central da cidade) recebe 3,8 milhões de pessoas por dia.

Luis disse...

Ridículas são as pessoas que sempre votam nos mesmos e depois ficam chorando.Quem falou do metrô de Buenos Aires? Aquilo não é metrô é um bonde feito em 1913, não confunda o nosso Bom Metrô com aquilo, por favor. Se alguns "usuários soubessem usar o metrô , talvez seria um pouco melhor.EX : Sempre existe um "engraçadinho que impede o fechamento das portas quando percebe que uma "mocinha está chegando, ou um "curioso" que aciona o botão de emergência.Depois é óbvio que vc terá que sair pelo túnel, vc não sabe o que está falando em chamar o Metrô de porcaria.Vc também chama o busão de porcaria? Eu acho que não porque se vc chamar O bicho pega pois quem manda la vc sabe...Portanto tenha mais respeito ao falar do Metrô.