sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Em plena seca, fantasma do diesel poluidor volta a São Paulo

O clima desértico de São Paulo e a péssima qualidade do ar podem ganhar mais um agravante. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) autorizou, em caráter excepcional, o fornecimento de óleo diesel S-500, com maior concentração de enxofre, para que a frota de ônibus urbano da capital não fique sem circular. A autorização é decorrente da possibilidade de o combustível menos poluente - o diesel S-50 - vir a faltar nas próximas semanas
Desde janeiro de 2009, os coletivos paulistanos utilizam o diesel S-50 fornecido pela Petrobrás, com menor quantidade de enxofre e menos poluente. Há também mais de 7 mil lotações que utilizam o produto.
A autorização foi concedida depois que as empresas concessionárias de transporte público de passageiros da capital acionaram a agência por causa de informações originadas na BR Distribuidora, As conversas davam conta de que o combustível menos poluidor poderia faltar. Uma negociação entre a Prefeitura de São Paulo e a ANP teria garantido a liberação do diesel 500 para evitar a falta do produto nas garagens das empresas.
No último dia 25, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanus) enviou ofício ao secretário municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco, solicitando providência urgente da Prefeitura junto à ANP para autorizar a Petrobrás a fornecer o diesel mais poluente como salvaguarda à operação dos ônibus, para o transporte de passageiros não parar. Nesta semana, o fornecimento de diesel às garagens foi normal, com o produto menos poluente.

A Petrobrás Distribuidora informou que na última quarta-feira, dia 25, cerca de 150 metros cúbicos (150 mil litros) de diesel do tipo S-500 foram vendidos no Pólo São Paulo. Segundo a empresa, esse volume corresponde a menos de 10% do total diário. A operação, diz nota da assessoria de imprensa, foi autorizada pela ANP e foi necessária para regularizar os estoques da unidade paulistana. Mesmo assim, não representa uma significativa alteração na rotina de abastecimento do mercado local.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente aguarda resposta de ofícios à ANP e à Petrobrás enviados na ultima quinta-feira para se pronunciar.

O fornecimento do diesel S-50 apenas para grandes capitais é fruto de acordo com o Ministério Público Federal e Ministério do Meio Ambiente em 2008. Apesar de muitas críticas e pressão da sociedade organizada, esse acerto prorrogou para janeiro de 2013 a data em que o novo diesel menos poluente deverá estar disponível para todos os veículos novos.
Cronograma indica ainda que em janeiro de 2011 a substituição do combustível deverá ser feita nas frotas de ônibus das Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo (Baixada Santista, Campinas e São José dos Campos) e do Estado do Rio de Janeiro.

* A Secretaria Muncipais do Verde e Meio Ambiente informou há pouco que a autorização em caráter excepcional da ANP "viola o acordo feito com o Ministério Público em 2008, que estabelece o fornecimento obrigatório de diesel 50 para a frota de ônibus na cidade desde janeiro de 2009".

"A partir da comunicação das empresas de ônibus, foram enviados ofícios ao Ministério Público, IBAMA, Cetesb, Petrobrás e ANP solicitando informações quanto à veracidade desta informação e, comprovada a situação, vamos exigir que a Petrobrás sofra as sanções previstas no acordo e que se restabeleça de imediato a entrega 100% de diesel 50", diz nota da secretaria.

Atualizado às 11h16 de 28/8

12 comentários:

Zé do Diesel disse...

Colocar Diesel mais Poluente para o transporte público é loucura, porque não pedir a Petrobras que diminua o biodiesel adicionado ao diesel comum e coloca-lo todo para o transporte público. Fazendo com que os onibus consumam somente biodiesel nas metropolis, principalmente São Paulo.

Os caminhões trafegam pelo brasil e podém queimar esta porcaria de diesel espalhandfo a poluição por todo o Brasil.

Ô Goldman ( governador interino) eis sua chance de aparecer bem na midia.

lucas reinhardt disse...

Parece retaliação eleitoral da conselheira/candidata aos paulistanos

Bonde disse...

O S10 já deveria estar abastecendo os onibus paulistanos a partir de janeiro deste ano. Porém, numa queda de braço entre o ministro Cralos Minc e as montadoras, o primeiro jogou a toalha após declarar que nenhum onibus sairia das fábricas sem o motor adaptado à nova tecnologia. Para não ficar feio na fita, ficou decidido então que entraria nos tanques o S50 até que novos motores fossem adaptados ao S10. Com a palavra o ministro Minc.

O que falta para São Paulo substituir os obsoletos, poluentes, quentes e barulhentos ônibus pelos VLTs - Veículo Leve sobre Trilhos? Falta visão? Há décadas os VLTs - ou Light Rails - rodam nas ruas da europa, EUA e Canadá sem problema algum. São modernos bondes com desenho futurista e dotados de inúmeras vantagens sobre os onibus. As plataformas por exemplo, permitem que os passageiros entrem e saiam sem subir ou descer degraus como no metrô, algo impraticável num onibus. Como possuem janelas coladas e ar condicionado a poluição da rua não entra no interior do vagão. O arranque e parada são executados de forma suave de maneira que é possível viajar de pé sem perigo de queda, ao contrário dos ônibus. Não poluem, são silenciosos, modernos e rodam sobre trilhos como os velhos bondes. O custo de implantação é mais caro que os onibus mas a manutenção mais barata faz com que esse custo vá se diluindo com o passar do tempo. Resta saber se as montadoras Mercedes-Benz, Scania, Volvo e Volkswagem vão largar o osso da matriz dos transportes nas grandes cidades brasileiras. É mais uma queda de braço.

Tommaso Besozzi disse...

Até onde eu sei, existem 3 tipos de diesel no Brasil: o S-50 ("Euro 4") utilizado pelos ônibus e lotações da rede da SPTrans; o S-500 vendido nas áreas metropolitanas e o S-2000 vendido no resto do país, este último o mais poluente de todos.
Em São Paulo circulam 15.000 ônibus e lotações da SPTrans (que transportam diariamente 3.500.000 passageiros), cerca de 200.000 caminhões e vários milhões de carros particulares. Adivinha quem polui mais?
Acho que faltou o post dar mais elementos para colocar em perspectiva essa notícia. Do jeito que está, serve para alimentar a crença popular de que os ônibus são grande poluidores, o que não é verdade. Os ônibus são parte da solução, não do problema. Os carros particulares é que são os vilões desta situação.

Leonardo disse...

É para que todos vejam o quanto o poder público está preocupado com a vida numa metrópole como São Paulo. Os nossos governantes querem que o povo se lasque de verde e amarelo. Esse diesel está sendo banido do mundo inteiro e só é produzido aqui por causa do descaso e da corrupção. Sim, por que a indústria corrompe o administrador público e os legisladores para que relaxem as normas e protelem a adoção de medidas para ganhar um dinheirinho. Não se dão conta que o que se gasta com assistência médica é uma conta muito maior. Mas como quem se lasca é o povo mesmo. Em tempo: quando será que o Sr. Kassab vai criar vergonha na cara e iluminar as marginais?

Borba Gato disse...

Onde foi parar o plano de colocar o troleibus em todos os corredores da cidade? Saudades da CMTC, sucatearam a frota de onibus da cidade, só tem carroça, igual pau de arrara.....A solução é encher de troleibus na cidade, tínhamos a tecnologia nas mãos mas ROUBARAM do paulistano enganando-nos totalmente

joli pinheiro disse...

Esta tudo bem, o que importa é que a Dilma será a presidente!!!!! Oba!!!

joli pinheiro disse...

Esta tudo bem, a Dilma sera presidente!!! Oba!!!

Guga Romano disse...

Tommaso

As motos poluem muito mais que os carros . Levando-se em conta que a

frota esta rejuvenescida , não se vê tantos carros velhos sem condições ,

trafegando pelas ruas . E porque vistoria só em carros e motos , porque não

onibus e caminhões ? A prefeitura deveria ter um " Disque Denúncia " para a

população indicar os poluidores via chapa do veículo .

Guga Romano disse...

B O C Ó !!!!!!!!

Guga Romano disse...

Joli

Não entendi para que mencionar a guerrilheira nesse assunto !

O ovo ainda esta dentro da galinha ! Bocó !!!

Imobiliária Campinas disse...

Campinas possui uma grande quantidade de ônibus com biodisel, porem ainda é pouco.