sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ANTT fará em setembro reunião de esclarecimento sobre leilão do trem-bala

 


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) marcou para o dia 2 de setembro, às 10 horas, reunião pública para esclarecimentos sobre o edital de concessão e procedimentos do leilão do trem-bala entre São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. A audiência, limitada a 120 lugares, será realizada no auditório da BM&F Bovespa, no centro de São Paulo, a partir das 10 horas. O credenciamento dos participantes só será realizado no dia do evento. O resultado do leilão será conhecido no final de novembro.



 


 

27 comentários:

wilsonjunior disse...

Não seria mais fácil e barato, um trem convencional moderno?!Isso ai será feito para rico e esatrangeiro.

antonio carlos cipriano da silva disse...

Espero que esse trem bala possa não só ficar entre são paulo e Rio tem que levar ao brasil todo....... agora porque são paulo e rio, e os outros estados........

jonhy disse...

NÃO É ´POSSIVEL QUE NESTE PAÍS DE GRANDES DISPARIDADES EM GERAL SE PENSE NUM PROJETO DESSES.GASTO DE 30 BI, SÓ PARA COMEÇAR.VAI SER MUITO MAIS.JONHY

Wilon Mattos disse...

Um absurdo o que vai-se gastar com este trem, mais de R$ 30 bilhões !!!
Os países que possuem este tipo de trem, são países que já resolveram seus problemas de metrô, de portos e aeroportos.
Temos que aplicar em transporte urbano de massa, para reduzir o tempo de viagem dos trabalhadores entre a casa e o trabalho. Este trem que querem fazer é eletista, beneficiará poucos, justamente aqueles que tem condições de viajar de fazerem a viagem de avião. Para transporte de longa distância temos que investir em ferrovia sim, mas para transporte da cargas e produtos em direção aos portos.
No final, esta obra vai ser uma festa para os empreiteiros e mais um elefante branco, um monumento a corrupção, a vaidade, a incompetência de nossos governantes e um desrespeito para com o dinheiro e as prooridades da população.

Tweets that mention ANTT fará em setembro reunião de esclarecimento sobre leilão do trem-bala « Eduardo Reina -- Topsy.com disse...

[...] This post was mentioned on Twitter by Marujovalter, Metrópole Estadão. Metrópole Estadão said: ANTT fará reunião de esclarecimento sobre leilão do trem-bala em setembro: http://migre.me/16kz7 [...]

paulosilvio disse...

Isso será feito para desobstruir o trânsito aéreo e terrestre entre essas grandes e populosas Cidades, que vai desafogar aeroportos, rodoviárias, rodovias federais e estaduais, sem falar que ainda pode contribuir para baratear o preço das passagens aéreas e terrestres.

paulosilvio disse...

Isso também poderá ser estendido para Belo Horizonte. Mas não significa que linhas de trens de carga entre essas grandes cidades não serão construídas ou reativadas, em paralelo ao projeto do trem bala para passageiros. Isso poderá desobstruir e muito todo o tráfego aéreo e terrestre, tanto de passageiros como de cargas, servindo para baratear os preços das passagens aéreas e terrestres, e também o custo de transporte das mercadorias, tornando até possível baixar os preços das mercadorias.

paulosilvio disse...

"Não seria mais fácil e barato, um trem convencional moderno?"

Não, porque trens comuns não são rápidos o suficiente para substituir à altura o trânsito aéreo entre essas capitais do Sudeste, nem entre a capital de São Paulo, Campinas, e Rio de Janeiro. É preciso ser um transporte muito mais veloz do que trens modernos comuns.
Seria um barato que sairia muito caro, depois!

Yoshio Sato disse...

Seria melhor um trem expresso que anda a 160km/h e o dinheiro que sobrar investir em redes de metrô em S. Paulo e Rio.

ABRAÃO SALES disse...

ESTES 30 BILHOES QUE SERÃO GASTOS NESTE TREM ELITISTA QUE NÃO SE SABE QUE SI PAGARÁ, É OBRA MÁXIMA DO GOVERNO POPULISTA-ESQUERDISTA DE LULA-DILMA . SERRA ESTÁ CERTO, QUE SE ELEITO, EM VEZ DESTE TREM CONSTRUIRÁ METRÔS NAS GRANDES CIDADES.

Tiago disse...

O Trem não é nada eletista ABRAÃO SALES.Eu sou classe media e posso pagar uma viagem sem problemas.Alias qualquer um da classe media pode...

O Trem vai diminuir o fluxo de carros nas rodovias evitando desgasta-la e diminuindo a manutenção.Ainda, o tempo de viajem irá diminuir bastante e beneficiará principalmente as pessoas que chegam nos aeroportos do Estado de São Paulo.

Albert Chirac disse...

Os cálculos corretos que nós nos informamos será de 49 US$ bilhões de dólares.
E o mais espetacular disto tudo , eh que a passagem entre Rio e São Paulo não ficará por menos , nem que a vaca tussa , de US$300 dólares. A passagem de avião tão disputada pela Gol , Varig , Tam , e outras ficará em torno pra menos de US$100 dólares até a época da Copa do Mundo e das Olimpicas . Não adianta torcer o nariz . Quem vai pagar o trem - bala é voce . Mas voce não vai nem sentir, vai ser como uma picadinha de abelha . Se bem que a abelha é daquelas grandonas, aquelas abelhas pretonas , chamadas de Mangozabas. Mas o fato eh que voce acostuma . Se bem que depois de muitos anos. Mas, pra que pensar nisso, sofrer antes da hora ? Isto eh Brasil , sil, sil, varonil . nil , nil . nil .

hiroito disse...

Oh meu caro w.junior . Por que trem convencional ! tá parecendo Brasileiro , meu.
O trem bala vai proporcionar a nós ricos , um status de primeiro mundo . Eh chic ter trem bala . Preciso mil vezes o trem bala do que esgoto. Eu tenho onde cagar.
Se vc não tem o problema é seu. Votou errado. Eu por exemplo votei em quem ? Nos deputados que moram na Zona Sul do Rio . E nos companheiros da Zona Sul de São Paulo . Eh , eu tenho dois flats nestes estados. Mas na verdade eu moro mais fora, sabe. Eh , as contas na Suiça , nos paraisos fiscais ..... eu tenho que mexer , né , senão voce já sabe. Esses caras metem a mão . Eh díficil ser rico no Brasil . Mas como nós estavamos conversando o trem bala vai ser light . Coisa barata . Depois que acabar a copa e a olimpyada, os preços tendem a subir . A gente não vai ter que viajar junto do povão , né. Veja a vantagem do trem bala .
Com a passagem em torno de uns 500 dólares , o povão vai sumir . Eh, o que vc está achando ruim , meu. Vai trabalhar . Voce ainda pode dar muito ao Brasil .
Voce está novo. O que ? Voce só tem setenta anos . E daíh . Veja os velhinhos com mais de 120 anos que estão trabalhando por esta grande nação . E voce só com 70 anos querendo se aposentar . Nem , pensar !

Chirac disse...

Primeiro eu vou dar uma aula de engenharia , eletrodinamica , eletrostática , equilibrio dos corpos . O trem de alta velocidade ou trem-bala como eh popularmente chamado , não tem tecnologia suficiente para carregar cargas , como o trem convencional sobre trilhos comuns. Os trens-bala , correm por levitação , utilizam a ceramica , e condutores eletromagnéticos imãs, que fazem com que o trem a altas velocidades ergam dos trilhos e passam a fluar por levitação. Isto eh fantástico . Mas quem sabe , daqui a alguns anos, estes trens-bala poderão carregar soja, ovos, verduras, minério de ferro , carros e outros produtos até os portos para exportação por exemplo. Por enquanto os trens-bala somente carregam pessoas .

Chirac disse...

Aqui na Frnaça , a Engenharia Quantica , ou Física Quantica é uma promessa real no futuro. Carros serão construídos com as mesmas tecnologias dos trens-bala . Aviões e naves espaciais também. Os ions ou particulas atomicas controladas fornecem um transporte seguro aos habitantes das grandes cidades e metropoles . Lá nos anos 40 , houve um Stop na ciencia quantica . Haviam muitos projetos , inclusive de naves espaciais movidas a condutores eletromagnéticos. Tudo perdido . Estamos começando de novo a utilizar os conhecimentos perdidos , começando novas pesquisas e projetos . A indução eletromagnética e o futuro caminham juntos também na aplicação de transporte.

Tetsuo Shimura disse...

Chirac, para quem pretendeu dar "aula", parece-me que voce está um pouco desinformado; o trem que "levita" é um Magleve e até onde sei, existe somente um no mundo operando comercialmente: na China. Todos os trens de alta velocidade no Japão, deslizam sobre rodas.

L.H.P. disse...

bra$il, um Pais de Poucos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Santiago disse...

O termo "saturado" está sendo indevidamente utilizado, com relação à Ponte Aérea e às rodovías, para justificar a pretensão de se construir esse trem-de-alta-velocidade. O termo "saturado" aplica-se quando uma infraestrutura já recebeu todos os investimentos e modernizações possíveis, e mesmo assim não dá conta da demanda - definitivamente Não é o caso das nossas ferrovias, rodovias e nem do nosso setor aéreo.
A Ponte Aérea Rio-SP, assim como todo o setor aéreo brasileiro, está em vias de estagnação e colapso por falta de planejamento e de investimentos na nossa infraestrutura aeroviária. Se houvessem tais planejamentos e investimentos, as viagens aéreas no Brasil não seríam o martírio que são hoje.
A rodovía Dutra, assim como todas as principais rodovias brasileiras, está sufocada porque o Brasil acabou com os trens de passageiros e de cargas gerais, e desse modo além da própria demanda as rodovias têm de comportar também o trafego de passageiros e de cargas que deveríam ir pelas ferrovías.
Precisamos sim é de trens convencionais modernos (120-160Km/h) de passageiros, conforme já assinalaram alguns colegas, especialmente nos trechos de curtas e médias distâncias, aonde se concentra a maior parte da demanda. Do mesmo modo que precisamos voltar a transportar grande parte das nossas cargas gerais por trens, em um sistema logístico que combine eficientemente as ferrovias e as rodovias.
Portanto há muito ainda por se fazer, e querer construir um trem-de-alta-velocidade na nossa atual conjuntura é simplesmente ridículo!

João Gabriel disse...

Ao meu ver o esse trem tem dois grandes problemas, além dos óbvios que é, um custo absurdo em um país que ainda não tem nada do resto da infra-estrutura necessária para abrigar tais eventos como copa do mundo e olimpíadas e etc etc e etc....
Os dois problemas são, vão gastar uma quantidade exorbitânte em uma tecnologia que é ultrapassada e exatamente por ser uma tecnologia ultrapassada o valor da passagem não será nada cômoda, pelo que li algo em torno de 150 reais, o que venhamos e convenhamos não vai tornar a transição Rio-Sp algo extremamente acessível, 20 reais é extremamente acessível, 40 que seja, não 150.
O que mata é que até aonde eu sei, o país vai investir tudo isso em um trem-bala com rodas sendo que a mais recente tecnologia é aquele Magleve que embora se tenha um custo MUITO maior para implantação em relativo pouco tempo se terá esse retorno com o baixo custo de manutenção, pela óbvia qualidade do trem magleve, não tem atrito com nada, só com o ar, logo o desgaste é praticamente zero, também por não haver atrito, com muito menos energia se tem a mesma potência.
Na minha concepção se é para gastar um rio de dinheiro, pelo menos gastemos com algo que não nos incomodaremos no futuro, e também com baixo custo pro usuário final, obviamente porque nós todos pagaremos esse trem e não merecemos pagar essa quantidade absurda proposta.

Chirac disse...

* Observação importante . Não existe em lugar nenhum do mundo o chamado TREM-BALA sob rodas. Todos eles são atraves de eletromagnetismo . Eles flutuam no ar . Os países detentores de tal tecnologia. Alguns. Alemanha, EUA , França . Tem alguns países como a China , que não detem tecnologia . A tecnologia é Alemã .

Chirac disse...

Existe um projeto para Belo Horizonte , de trem sobre rodas , o que não eh o caso do Trem Bala que vai ligar o Rio de Janeiro a São Paulo. Eu quase ia me esquecendo. O Japão eh um dos líderes na tecnologia do Trem-Bala .

Chirac disse...

Como eu disse e não saiu o meu comentário explicativo . Fala quem sabe e aceita quem tem juizo. Se o administrador do blog, aceita um informação de que o trem que será construída , a linha entre Rio de Janeiro e São Paulo , eh trem sobre rodas, eh porque o administrador do blog também éh cru , que nem carne crua.

João Gabriel disse...

Chirac por favor não venha difamar meu comentário sem o mínimo de conhecimento do assunto.
Abra seu navegador, se esse for o google chrome digite diretamente na barra de endereços "TGV wikipédia", se não, digite www.google.com.br e faça a mesma busca.
Abra o link da wikipedia e veja o resultado, se aquele primeiro trem da foto está flutuando eu sou a bruxa do 71 do falecido programa chavez.
Se não quiser procurar explicação da wikipedia para trem da alta velocidade SIMMM a rodas.....
"Tipicamente, os comboios de alta velocidade viajam a velocidades de cruzeiro entre os 250 km/h e os 300 km/h. A marca mundial de velocidade para um comboio convencional com rodas foi estabelecida em 2007 por um TGV francês....."


OBS: TGV do francês: train à grande vitesse, trem de alta velocidade.

rodrigobernardo disse...

O eterno complexo de inferioridade, a falta de informação.

O trem bala deveria ir do Oiiapoque ao Chui, atravessar o pais de corumba a Salvador e onde mais fosse possivel.

Moizes Jose Oliveira disse...

Nossa??? quanta gente inteligente??

jose carlos disse...

Vão distribuir bala chita ou dun dun na reunião?

rafael disse...

Velho, acorda. Primeiro falou lá em cima um monte de baboseira sobre engenharia falando que os trens-bala flutuam, o que flutua é o MagLev, só existe um comercial na China (construido por uma empresa alemã chamada TransRapid). Depois falou de mecânica quântica dos anos 40 com naves espaciais magnéticas (isto não existe, magnetismo funciona com atração, ou seja, além da nave, vc precisa de uma espécie de trilho para ter a repulsão eletromagnética que sustenta a nave, a nave não levita "sozinha").
E continua insistindo que o trem bala usa levitação eletromagnética.
Então vou falar pela última vez, todos os trens-bala do mundo (França, Japão, Alemanha, etc) andam sobre rodas, entendeu agora?