segunda-feira, 11 de outubro de 2010

CPTM bate recorde de passageiros

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) bateu novo recorde de passageiros transportados em um único dia. Na última sexta-feira as composições movimentaram 2.314.319 pessoas nas seis linhas operadas pela empresa. "A cada dia tem mais gente dentro dos trens. mas o serviço não melhora. Espero que possamos andar com segurança e sem aperto. Hoje,os trens parecem latas de sardinha", reclama o auxiliar administrativo Samuel Corrente Lopez, que diariamente utiliza os trens entre a cidade de Mauá e a capital.

O número recorde está 6,4% acima da média registrada em dias úteis no mês de setembro, que foi de 2.174.054 passageiros. O recorde anterior foi registrado em 7 de maio deste ano, quando foram transportados 2.276.285 passageiros. A maior movimentação foi atribuída à saída para o feriado de Nossa Senhora Aparecida e também às compras para o Dia das Crianças.

8 comentários:

Antonio Urbano Marques Silva disse...

Sem duvida, o trem ainda é a melhor alternativa de transporte para a população menos favorecidas que saem dos grandes centros périfericos sentido ao centro da cidade. A CPTM inovou muito se comparados a 1992 que ainda tinham os arrastões dentro dos trens. A segurança ainda precisa ser reforçada. Na parte de dentro e também nas imediações de acessos a estas estações.

Carlos Angelo disse...

Gostaria de saber se o responsável por este recorde de passageiros transportados teria coragem de se incluir na carga que está comemorando. No dia que encarar esta aventura o panorama será outro. Verá que faltam trens; falta espaço para que as pessoas possam viajar acomodadas; falta segurança; a integração com outros meios de transporte nas estações não atendem as necessidades dos passageiros; a vida de quem precisa dos tais trens não melhorou com o serviço oferecido; o custo é abusivo para os padrões salariais da população usuária; o traçado das linhas é incompatível com a demanda graças à falta de planejamento integrado.
Quando o povo for respeitado em sua necessidade de sobrevivência haverá muitas outras pessoas comemorando este acontecimento. No momento só quem lucra com o sistema tem razões para abrir o champanhe.

LUIS disse...

O aumento no numero de usuários é devido a melhora ocorrida na CPTM, muitos migraram dos ônibus para os trens. a demanda é muito grande...por isso os investimentos feitos devem continuar...transporte publico é problema complicado de ser resolvido. A população cresce de forma acelerada nas regiões mais afastadas do centro da capital. Falo como usuário de trem e digo que fora do horário de pico,
trem é o melhor transporte que se pode usar. Na minha região (zona leste) construíram novas estações que atendem sim as necessidades da população. Agora a realidade é que muito deve ser feito. Há necessidade de se construir novas linha que atendam as regiões mais populosas, não adianta aumentar o numero de trens nas que já existem, pois a capacidade de receber mais trens é limitada devido ter que trabalhar na reformulação tecnológica total do sistema. Neste caso o projeto do metrô leve de superfície e mais barato que o metro tradicional ajudaria muito a desafogar os trens e ônibus nesses trajetos mais critico.

Julio disse...

Este gado que está sendo transportado são os que realmente sustentam este país. Troca bem justa, você me dá o dinheiro de seu trabalho que eu te dou um transportezinho bem vagabundo. Revolução Já!

Antonio disse...

o centro de SP tem 500 mil aptos desocupados , 500 mil , dá pra abrigar 2 milhões de pessoas. Dois milhoes que nao precisariam mais superlotar os trens e metrô ... Porque a maioria dos empregos estão no centro... A especulação imobiliária agradece. Isso é uma realidade pior que o fascimo e o nazismo. É o que dá continuar votando nessa corja de neoliberais , eleição pós eleição. Nenhum político mexe na ferida da habitação do centro. nenhum.

ivan disse...

A maioria da população tem optado por pegar trem porque o metrô de SP além de ter constantes atrasos tem viagens mais longas em função de constantes paradas durante o trajeto.
Já o trem cumpre bem o seu papel. Rápido, eficiente dentro do possível ( refiro-me a linha luz - guaianases) que em média leva 18 minutos da luz ate itaquera.
Parabens CPTM

Renato disse...

Bom Luiz, não mudaria nada se o responsavel pela CPTM andasse ou não nos trens nos horarios de pico. E pq estou dizendo isso? Explico:

Como a CPTM é uma estatal e pertence ao Governo Estadual, a mesma depende das verbas do Governo para poder realizar as melhorias que o sistema precisa e tirar os projetos do papel. Se o governo não investe, não há melhorias. Simples assim. Porém, você deveria se informar antes sobre se está sendo feito antes ou não, antes de desferir uma crítica. Assim como você, sou usuário diario da CPTM no pico, só que eu procurei me informar antes.

A ultima gestão criou uma meta de melhorias em 2007 para tornar possivel a partir desse ano (2010), a ampliação da oferta de trens e redução dos intervalos. Sistema ferroviário não é simples como onibus que é só colocar mais onibus que resolve. Ferrovia depende de subestações, sistemas, CCO, vias e sinalizações para permitir que mais trens rodem, porém com segurança.

Atualmente foram adquiridos mais de 100 trens novos em 2008, através de uma concorrência e licitação (sim, a burocracia exagerada desse país tb atrapalha e torna tudo mais lendo e demorado)
Serão distribuidos dessa forma:
-20 para a Linha 7
-20 para a linha 12
- 8 para a linha 9 (que já recebeu 12 trens em 2008)
36 para a Linha 8
9 para a Linha 11
são lotes de 48+36+9+11 = 104 novos trens só para a CPTM.

até agora foram entregues 16 desse total e o prazo é terminar todas as entregas até final do ano que vem, inicio de 2012.

Porém para ser possivel reduzir os intervalos, é preciso ter uma nova sinalização e subestações de energia para dar suporte a mais trens rodando. Mais trens na linha = Mais consumo de energia. A atual sinalização das linhas não permite intervalo menores que 5 minutos, pq já são antigas e obsoletas. Então estão instalando a mesma sinalização usada atualmente no metrô (por isso que o metrô consegue ter intervalos tão curtos no pico)

Só que investimentos em transporte ferroviário são lentos e demorados, pois é complexo, não é tão simples como a maioria acha. Além disso a CPTM tem uma rede de 260km para cuidar.

As novas sinalizações devem estar prontas entre esse ano e o ano que vem. Algumas subestações já estão quase concluídas, pois estão sendo construidas ao mesmo tempo que a sinalização está sendo instalada nas linhas. Qdo isso acontecer, os intervalos poderão ser reduzidos, já que os trens novos que estão chegando ai, estarão disponíveis para isso. Por isso, é preciso ter paciencia, eles sabem muito bem que o negocio tá feio no pico....porém só foi possivel os investimentos pq a atual gestão (a do Serra), enchergou o problema e disponibilizou uma verba bem grande (foram mais de R$ 7 bilhões só para a CPTM)

Renato disse...

Ops uma correção: A mensagem não era para o Luiz e sim para o Carlos Angelo.

Luiz, me desculpe pelo equivoco e aproveito para dizer que você falou uma grande verdade em seu post. Parabéns!