segunda-feira, 12 de julho de 2010

Licitação do trem-bala será lançada amanhã

O governo federal lança amanhã, terça-feira, dia 13, em Brasília, a licitação que vai escolher a empresa ou consórcio para construir o trem de alta velocidade (TAV) entre São Paulo, Campinas e Rio; além de explorar a linha. Também será assinada pelo presidente da República o projeto de lei que autoriza a criação da estatal do trem-bala, a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S/A (ETAV). Tem gente apostando que dá para concluir tudo até a Copa de 2014.

Às 11h30 será realizado um evento no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, com a presença de Lula, do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e da direção Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

54 comentários:

Tweets that mention Licitação do trem-bala será lançada amanhã | Eduardo Reina -- Topsy.com disse...

[...] This post was mentioned on Twitter by Mayara Potenza, Metrópole Estadão. Metrópole Estadão said: Licitação do trem-bala que vai ligar SP, Campinas e Rio será lançada amanhã: http://bit.ly/brZqnB [...]

ppr disse...

Absurdo não llicitar um trem normal como os que levam passageiros por toda europa e EUA. Trilhos e composições modernas com a por volta de estáveis 100km/h ligam os centros de SP/RJ em umas 4 horas com mais segurança e menos dinheiro.
Compreendo (não disse aceito) a necessidade de gastar muito do nosso dinheiro. Mas nem precisa abrir mão disso, basta ligar mais cidades.

wellington disse...

Do jeito que está indo, os projetos do Brasil para a copa serão similares a JABULANI: Surpreendente, sem destino e toda torta, que enganará não somente os goleiros, mas todos brasileiros.

Patrick disse...

Convido a todos a fazer o trajeto SP-Rio pela Dutra tentando imaginar o possível caminho do trem. Lembro que para uma obra desta característica aclives/declives/curvas devem ser evitados ao máximo. Vale ressaltar que pontes e túneis são caríssimos e super complexos, conhecidos neste meio como "obras-de-arte". Tudo isso até 2014? Difícil... Não vou torcer contra pq "sou brasileiro e não desisto nunca"...

Paulo Francis disse...

Vai ficar pronto com muitos defeitos em 31 de março de 2025 e será inaugurado
pelos Presidente Joaquim de Souza,eleito pelos sindicatos.

Carlos Tucano disse...

...

Ricardo Valle Aleixo disse...

Que daria para terminar daria, mas sabe como é, primeiro tem que criar mais uma empresa estatal que não fará nada a não ser olhar o que os outros estão fazendo (que conhecimento terá a tal empresa ETAV?).
Sem contar que provavelmente iremos pagar uma pequena sobretaxa sobre o custo das tarifas para manter esses caras pendurados nas nossas costas.
Já temos um ministério dos transportes, para que mais? Ou o ministério é incompetente? Se for fecha ele pombas!
Arg! trem bala tipo caramelo grudento é o que teremos!
Outra pergunta que me fica: de quem é a linha existente São Paulo - Rio que algumas vezes eu usei para fazer esse trajeto? Que deve ter alguém com direito a ela deve, não seria a RFF? Ela não poderia controlar essa concessão?
Eita brasuca que dia a dia fica mais indescente...

sergio augusto disse...

É se não é o Estado entrando no negócio, nada sai. Depois de feito, depois do trem estar circulando, aparecem os compradores e os supostos agentes da iniciativa privada.

Supostos por que até a presente data não tiveram iniciativa alguma.

Jaime disse...

Trem bala, aeroportos, patios de estacionamento, estadios monumentais, rodovias, financiamento para a exploração do Petro Sal... Será inconveniente perguntar de onde sairá toda a grana que terá de ser desembolsada nos próximos quatro anos?

Paulo Panossian disse...

Se para preparar a licitação do Trem Bala, levou três anos, quanto tempo não exigirá sua construção, com a comemorada ineficiência desta gestão Lula?!
que esta obra é importante ninguém duvida. Mais de R$ 30 bilhões será seu custo!
O suficiente para sanear os problemas dos principais aeroportos, portos, e ainda construir alguns quilometros de Metrô...
Em oito anos nada fizeram. A Fifa se pudesse negaria agora a Copa de 2014 no Brasil, porque a entidade não acredita no populismo barato do Lula.
Agora, em matéria de pedra fundamental, o petismo é campeão...

Marcelo disse...

Uma obra que já deveria existir no Brasil há mais de 20 anos. Começa muito atrasada, precisou um ousado metalurgico chegar ao Poder. Ainda fica este povinho cheio de mimimi. Ao Ricardo Vale Aleixo, esta sobretaxa que vc diz é tipo a que pagamos nos pedágios paulistas ?

Ricardo Valle Aleixo disse...

ô patrick, o buraco é mais embaixo, a linha de trem entre São Paulo e Rio já existe, entre Campinas e Sampa também, o problema não é o traçado da linha.
Teremos que ter bitolas diferentes, um repasse nas obras de arte existentes, mas o pior que são as desapropriações, toda abertura da linha, isso já está feito.
Tem sim muito trabalho, mas muito menos que se imagina.
Trabalho mais "fino" pois os antigos já fizeram a parte suja.
Dá tempo sim, se o governo não atrapalhar.
E aos que comentaram que o governo iria gastar, me parece não terem lido a reportagem completamente. É uma licitação para construção e operação da linha, o problema é quanto os governos irão querer ganhar com ela. É como a concessão de vias pedagiadas em São Paulo, as estradas estão ótimas, quem não está é nosso bolso que paga mais de pedágio que de combustível nas viagens.
O Brasil só tem um problema, o Estado! (não esse jornal)
Não fosse ele viveríamos bem melhor, acredite.

wagner eduardo disse...

CALMA PESSOAL......O VALOR DA PASSAGEM VAI SER 200.00 REIAS....RRS

André Luis disse...

Saiam da frente!!!!! Lá vem um FURA FILA aí!

Roberto disse...

O pessoal vira latas que é do contra e não se conforma com o sucesso do governo Lula ta se remoendo de raiva.
Só posso expressar uma coisa a esses nao mais que 8%: Procurem um psiquiatra!!

henrique luz disse...

Somente um governo do PT pra ousar uma obra destas.Os avanços no gov. Lula estão a olhos vistos,agora, eqto a Europa viaja de trem por quase todos os países,aqui, os demotucnos venderam a nossa Rede Ferroviária Federal e acabou de vez com o transporte ferroviário.Esperamos que os demutucanos e a mídia que os apoiam, não usem de terrorismo pra macular mais uma obra que vai beneficiar todos os brasileiros,espcialmente, o eixo Rio/SP.

Meier Ginzel disse...

É, o Lulla já está chamando o trem de "Trem Bola". Qual dos filhos vai levar bola dessa vêz?

marcelo disse...

o brasil nao precisa de trem bala, precisa de educação, segurança e saude de infraestrutura adquada a toda população, precisamos de menos impostos na alimentação isso sim seria uma grande sacada governamental, ao invez de perdoar bilhoes nas dividas de paises comandados por ditadores sanguinario

Sellba disse...

Continuamos com mania de grandeza. Temos o melhor futebol do mundo. Temos o melhor estatuto do menor do mundo. Temos o único presidente analfabeto do mundo. Temos o melhor carnaval e as mulheres mais bonitas. As praias mais lindas. Deus é brasileiro! Agora entraremos no seleto club dos países com trem bala. Que orgulho que eu sinto de ser brasileiro espremido neste buzão. Duas horas até em casa lá na periferia. Duas horas! Não é o mesmo tempo que o trem bala vai levar de São Paulo ao Rio? A soja que vem do interior do Brasil trafega a 40, 50 Km por hora para chegar ao porto de Santos devido à velharia que é o nosso sistema ferroviário. O trem precisa pedir licença para os favelados ao longo da ferrovia para passar. O trem bala vai a 200! Morei um bom tempo na Alemanha. Por lá são mais racionais. Entre cidades só se anda de trens. São trens normais, pontuais. Primeiro fizeram o feijão-com-arroz, depois partiram para os trens de alta velocidade. Parece que temos obsessão em viver como nos cenários de cinema. É só fachada. O trem bala passa na frente mas lá trás estão os portos precários, as estradas esburacadas, sem manutenção, os aeroportos em colapso, as escolas com goterias e professores em greve, as filas dos hospitais, dos remédios, o cidadão acuado pela bandidagem, as balas perdidas, os malucos senadores pagando auditoria sem fim, o Agaciel se candidatando (vai se leger), os políticos roubando descaradamente, a justiça protegendo os ficha-sujas. Deus é brasileiro o caramba! Acho é que ele nos abandonou!

Cardosox disse...

Eu fico admirado com este pessoal que não gosta do Lula. Oras! Não gostar do Lula vai lá, mas não gostar do Brasil...noooossssa! Vocês estão acostumados a serem povinho do 4º mundo e não gostam de avanços? Se fosse o Serra, no lugar do Lula, o que você escreveria aqui?

Murilo Roveri disse...

Esse projeto esta quase como o " Cala a boca Galvão", esta na moda falar sobre ele, mas na hora de alguem toar uma iniciativa, tem sempre uma enrolação. Tomara que agora o projeto saia mesmo.

sergio augusto disse...

Esse projeto tem mais de trinta (30) anos. Não saiu até hoje graças aos arranjos dos compadres donos de linhas de onibus e de avião com a de financiamento de politicos.

emerson disse...

Caros amigos,

Já fiz o trajeto entre Tokyo e Osaka (as duas maiores cidades do Japão) usando o Shinkansen, o trem-bala japonês. São cerca de 550 km (São Paulo até o Rio são 440 km) que são percorrido de trem em 3h30 min, a um custo de 290 reiais. A viagem é segura, confortável e principalmente, fácil pois o trem sai de uma estação no centro da cidade e chega em outra também no centro. São trens de10 em 10 minutos sem burocracia nem nada. Compra-se o bilhete, passa pela catraca eletrônica (igual à do metro) e na plataforma está o trem esperando. Limpo e rápido. De ônibus, o preço é a metade mas a maioria prefere o Shinkansen pelo conforto. Ninguém aguenta ficar 8 horas dentro de um trem.... quem já ficou 8 horas dentro e um avião ou de um ônibus sabe que chega uma hora o corpo cede...

Claro que essa linha já deveria ter sido feita há muito tempo.... e que essa primeira linha será o começo de uma rede que irá ligar as principais capitas do país. A empresa que vencer essa licitação sabe que tem um grande desafio mas também uma oportunidade valiosa nas mãos, pois o padrão adotado no trecho RIo-São Paulo (e Campinas) será o padrão adotado em toda a malha que com certeza chegará até Curitiba, BH e por que não pensar, Vitória e Brasília. Mas como no Japão, o fator de levou ao inicio da obra foram os jogos olímpicos... tomara que fique pronto para a Copa... mas com certeza estará pronto para os jogos olímpicos no Rio.

Agora, reclamar e criticar porque a obra esta sendo lançada no governo do Lula é rídiculo. É um pensamento pequeno e mesquinho.

emerson disse...

Caros amigos,

Reclamar e criticar porque a obra esta sendo lançada no governo do Lula é rídiculo. É um pensamento pequeno e mesquinho.

Já fiz o trajeto entre Tokyo e Osaka (as duas maiores cidades do Japão) usando o Shinkansen, o trem-bala japonês. São cerca de 550 km (São Paulo até o Rio são 440 km) que são percorrido de trem em 3h30 min, a um custo de 290 reiais. A viagem é segura, confortável e principalmente, fácil pois o trem sai de uma estação no centro da cidade e chega em outra também no centro. São trens de10 em 10 minutos sem burocracia nem nada. Compra-se o bilhete, passa pela catraca eletrônica (igual à do metro) e na plataforma está o trem esperando. Limpo e rápido. De ônibus, o preço é a metade mas a maioria prefere o Shinkansen pelo conforto. Ninguém aguenta ficar 8 horas dentro de um trem.... quem já ficou 8 horas dentro e um avião ou de um ônibus sabe que chega uma hora o corpo cede...

Claro que essa linha já deveria ter sido feita há muito tempo.... e que essa primeira linha será o começo de uma rede que irá ligar as principais capitas do país. A empresa que vencer essa licitação sabe que tem um grande desafio mas também uma oportunidade valiosa nas mãos, pois o padrão adotado no trecho RIo-São Paulo (e Campinas) será o padrão adotado em toda a malha que com certeza chegará até Curitiba, BH e por que não pensar, Vitória e Brasília. Mas como no Japão, o fator de levou ao inicio da obra foram os jogos olímpicos... tomara que fique pronto para a Copa... mas com certeza estará pronto para os jogos olímpicos no Rio.

Rafa disse...

4 anos dá pra fazer trem-bala?Hum, será?

Não é mais sábio investir em trens "comuns" de boa qualidade?A malha até existe, basta atualizar.No interior só passa soja e açúcar em cima dos trilhos, um desperdício.Se a viagem for mais barata e rápida que os ônibus, já valeu.Mas querem esse tal de TAV,pra quê?Todos os trem-bala até hoje feitos são uma evolução da malha comum, vide Japão,França,Alemanha,China,Inglaterra,Taiwan...

Já pararam pra pensar pq nos EUA não têm TAV?Pq investir na aviação civil (em países continentais, como lá e aqui) é mais barato e rápido.A Embraer agradeceria. (detalhe:a primeira grande empresa brasileira a comprar um Embraer foi a Azul, cujo dono é gringo).
Essa licitação vai enriquecer uns bisnetos por aí, só pode...

Marcos disse...

Lí na Revista do CREA-RJ nº 82 uma carta enviada por um leitor que transcrevo abaixo para reflexão:

"Trem-bala

A matéria “Trem-bala a caminho” destaca um importante tema atual da engenharia. nfelizmente, nada foi dito sobre trens de Levitação Magnética (MagLev), apesar desta tecnologia ter sido debatida na mencionada audiência pública de 11/01. A reportagem destaca ainda que o recorde de velocidade de 574,8 km/h pertence ao TGV, trem de alta velocidade roda-trilho francês, esquecendo que o MagLev-JR, na linha de Yamanashi, no Japão, atingiu 581km/h, em 2003 (...). O debate sobre a tecnologia MagLev deveria ser incentivado pelo Crea-RJ e não se justifica uma matéria privilegiando a tecnologia roda-trilho, que já exauriu suas possibilidades tecnológicas."

Curioso de Matão disse...

Licitação tardia, mas antes tarde do que nunca.Espera-se que a documentação não fique mofando na mesa presidencial como ficou a lei do saneamento, que foi aprovada, finalmente, pela Câmara e, milagrosamente, pelo Senado para "dormir" quase um ano para receber a assinatura do Lulla lá, aqui e em todo lugar.

Será que agora vai pra frente essa estória do saneamento, ou o trem das balas vai atolar na fossa aberta?

Curioso de Matão disse...

Licitação tardia, mas antes tarde do que nunca.Espera-se que a documentação não fique mofando na mesa presidencial como ficou a lei do saneamento, que foi aprovada, finalmente, pela Câmara e, milagrosamente, pelo Senado para “dormir” quase um ano para receber a assinatura do Lulla lá, aqui e em todo lugar.

Será que agora vai pra frente essa estória do saneamento, ou o trem das balas de 9mm vai atolar na fossa aberta?

Nelson disse...

Parabens ao governo Lula pela iniciativa. É isso ai, temos que ter coragem na execuçao de novos projetos de desenvolvimento.
O que nao poderá ser feito com o Brasil é que fizeram com Sao Paulo nos ultimos 15 anos.

Ernesto disse...

O duro dessas obras faraonicas é que sempre tem alguém pra arrancar dinheiro público...Claro,vocês acham que ninguém vai fiar rico com a Copa do Mundo de 2014?Vocês acham que o Sr.Ricardo Teixeira não vai colocar um monte de laranjas para servir de testa de ferro para embolsar essa grana que vai liberado pelo Governo?.Desculpe Srº(s) adoro meu País mas fico decepcionado quando há grandes obras desta magnitude,devido a históricos passados de "farra"com o dinheiro público.Mas a esperança é a última que morre...

emerson disse...

Olá Rafa,

Considerando minha experiencia aqui no Japão, tenho que discordar de você. Primeiro porque o trem-bala não é uma evolução do trem normal no sentido de apenas aumentar a velocidade. Há um documentário na NHK de uma séria Projeto-X que trata do desenvolvimento do trem-bala japonês. O conceito é levar as pessoas com conforto e velocidade de um centro urbano a outro. O traçado é diferente e a mecánica do equipamento também. Se você se lembrar, até mais ou menos 95, ainda existiam trens lentos compartilhando a mesma linha dos trens de carga. Entre Campinas e São Paulo, levava 5 horas e a passagem era metade do trajeto de ônibus, mas todos preferiam o ônibus por ser mais rápido e confortável. O ônibus é a alternativa barata ao trem de alta-velocidade, e não o contrário. Para intervalos de até 3h, o trem-bala é preferível por evitar a complexidade do aeroporto, inclusive com um valor de bilhete inferior, ficando entre o ônibus e o avião.

Colocar trens de passageiros e de carga é inviável porque elimina a vantagem do transporte. O frete de carga ferroviário é mais barato porque o trem usa pouco a aceleração, viajando praticamente a velocidade constante, o que economiza energia/combustível. Por isso ele não pode ficar parando e andando.. senão fica mais caro que caminhão. Já o passageiro, não quer esperar dentro do trem o comboio de carga passar.. senão ele vai de ônibus. Passageiros e cargas precisam estar em linhas separadas. Para se colocar vários trens na mesma linha, eles precisam viajar na mesma velocidade, senão um bate no outro. É inviável voce colocar um trem de passageiro á 60 km/h (na rodovia, o ônibus faz 100) ou um trem de carga á 250 km/h.

Além do que, o fluxo de carga é do interior para os portos, bem diferente do fluxo de pessoas entre as grande cidades.

Sobre os aviões, há um estudo que foi apresentado em 2008 no ano do centenario Brasil-Japão que diz que o passageiro prefere viajar de trem quando a viagem não durar mais do que 3h.. além desse tempo, ele vai preferir avião. Assim, para viagens de até 800 km, o trem-bala é viável e preferido (considerando uma veloside de 250 km;/h). Distâncias maiores, o avião se torna mais cômodo.

Agora, por que os EUA não tem trem-bala? Não sei, mas eles também não usam metro nem quilograma e usam frações de polegada para padronizar parafuso, chapas e tubulações. Por outro lado, o Japão, China, Kore, Itália, França, Espanha, Portugail, Alemanha todos usam trens de alta velocidade para ligar cidades que estão até uma distância de 1000 km. Talvez, nos EUA as cidades de grande porte estejam mais longe do que isso.. apesar de Washington estar a 400 km de Nova Iorque, já Chicado está a 1200 km de Nova Iorque... acho que é um problema de distância entre as cidades.

São Paulo está a 450 km do Rio de Janeiro, Campinas está a 100 km de São Paulo.. Curitba está a 400 km de São Paulo e BH está a 600 km de São Paulo, sem falar que Ribeirão Preto está a 300 km de São Paulo. Mesmo Brasilia, está um pouco além do limite, a 1000 km de São Paulo, que seria uma viagem de 4 horas a 4h30 em 250 km/h (menos do que São Paulo ao RIo de ônibus). Ou seja, colocando São Paulo no centro, é possível construir um rede de trens de alta velocidade que incrementariam o fluxo de pessoas, integraria mais ainda as economias e criaria novos eixos de desenvolvimento.

NELSON CANDIDO XAVIER disse...

CARA COMO VOCÊ É SIMPLISTA ! GOVERNO BOM DEVE SER ASSISTENCIALISTA OU TAMBÉM FAXER UMA REFORMA AMPLA E ESTRUTURAL. CADÊ A REFORMA POLÍTICA, AGRARIA, TRIBUTÁRIA, DA SAÚDE ? UM PACTO SOCIAL QUE TIRE ESSE PAÍS DE VEZ DO ATOLEIRO EM QUE SE ENCONTRA. HÁ UM ABISMO ENORME ENTRE OS MAIS POBRES E OS MAIS RICOS.
ACORDA CARA ! PARE VER SÓ A MAQUIAGEM.

Djalma Querino de Carvalho disse...

Por que a tucanada sofre tanto?

Ze diodo disse...

tem que ter muita fé...

Ze diodo disse...

sempre pensam em RJ e SP, e o resto?

Pedro disse...

Caro Emerson suas colocações são otimas, voce esta no Japão, Alemanha ou outro desse qualquer que sempre dignifica os seus cidadâos, não, bem nesse caso a Sellba tambem esta coberta de razão, porque aqui no Brasil só poucos andarão nesses trens bala, é isso cara.

GR disse...

Bala-no-trem — pelas balas perdidas que circulam pela região — é mais previsível como resultado deste projeto do que exatamente "trem-bala".

Um país com infraestrutura urbana/ferroviária tão deficiente como o Brasil não pode se dar ao luxo de gastar dezenas de bilhões de reais em um trem de alta velocidade que mais servirá para beneficiar o país rico vencedor da licitação do que propriamente facilitar o transporte entre Rio e São Paulo. Por enquanto, com transporte "de alta velocidade", basta a ponte aérea entre as duas capitais se o Brasil quiser ter chances de enriquecer algum dia.

Mesmo que o Brasil decidisse investir todo este dinheiro para desenvolver um trem-bala com tecnologia própria — algo quase inimaginável — seria uma decisão absurda, dadas as condições do transporte ferroviário no país. Coerente é investir o dinheiro na melhoria da infraestrutura dos trens urbanos, metrôs e outros meios de transporte coletivo nas principais cidades brasileiras.

Vejam o caso do Japão, que desenvolveu a tecnologia do trem-bala (o primeiro do mundo) depois de já ter uma malha ferroviária bastante avançada. Hoje trens-bala interligam grandes cidades do Japão, mas os gastos fizeram engordar o déficit público, que hoje fica em torno de estratosféricos 200% do PIB do país.

Agora o Japão, assim como algumas outras nações com esta tecnologia, está tentando vender trens-balas para o resto do mundo — principalmente para os Estados Unidos — mas também para países relativamente pobres. Há mais ou menos um mês o legislativo do Vietnã rejeitou um custoso projeto de trem-bala que os japoneses queriam enfiar goela abaixo do país. O valor do projeto equivalia quase à metade do PIB do Vietnã.

Uma simples pergunta: o trem-bala vai resolver de maneira apropriada os supercongestionamentos de São Paulo? Claro que não. Então faz algum sentido a viagem entre São Paulo e Rio se tornar ultrarrápida enquanto tanta gente fica presa nos engarrafamentos da área urbana?

Ze diodo disse...

vai virar tema de novela!

Murata disse...

É ISSO AÍ COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS!!!
Quando pobre vê dinheiro não sabe o que faz! ou se lambuza todo.
Tá certo que estamos começando a colher os frutos da administração anterior, mas vamos gastar este dinheiro com mais inteligência.
Pra que TAV? Ainda mais com tecnologia dos outros. Ao invés de desperdiçarmos este dinheirão todo, não seria melhor aplicarmos em infra-estrutura?
Precisamos melhorar muito os nossos portos, os nossos aeroportos, as nossas estradas, as nossas hidrovias, nossas ferrovias (de carga), etc., para podermos escoar nossas mercadorias com menor custo e mais agilidade.
Nossos portos têm um dos custos mais caros do mundo, só para comparar, sai mais barato o Chile importar carros coreanos ou chineses que os nossos, isto porque o Chile é nosso vizinho, já imaginou o custo de enviarmos para os EUA, Europa, África e Ásia?
Vamos deixar o TAV para mais tarde, vamos deixar para quando tivermos tecnologia própria, sem ter que cair no ridículo de acreditar que japoneses, chineses, franceses ou alemães vão nos vender pacotes prontos com promessa de repassar a tecnologia, só pra mais tarde terem mais um concorrente na praça.
Só mesmo uns bandos de idiotas para fazer isso, apesar de que o Sr. Lula está obrigando a EMBRAPA a repassar tecnologia de mão beijada a alguns países africanos.
A Embraer também caiu nas lábias dos chineses, que a chamou para abrir uma sociedade (só para absorver tecnologia) e depois disso deu lhe um chute na bunda.

GR disse...

Bala-no-trem (texto corrigido)

Bala-no-trem — pelas balas perdidas que circulam pela região — é mais previsível como resultado deste projeto do que exatamente "trem-bala".

Um país com infraestrutura urbana/ferroviária tão deficiente como o Brasil não pode se dar ao luxo de gastar dezenas de bilhões de reais em um trem de alta velocidade que mais servirá para beneficiar o país rico vencedor da licitação do que propriamente facilitar o transporte entre Rio e São Paulo. Por enquanto, como transporte "de alta velocidade", basta a ponte aérea entre as duas capitais se o Brasil quiser ter chances de enriquecer algum dia.

Mesmo que o Brasil decidisse investir todo este dinheiro para desenvolver um trem-bala com tecnologia própria — algo quase inimaginável — seria uma decisão absurda, dadas as condições do transporte ferroviário no país. Coerente é investir o dinheiro na melhoria da infraestrutura dos trens urbanos, metrôs e outros meios de transporte coletivo nas principais cidades brasileiras.

Vejam o caso do Japão, que desenvolveu a tecnologia do trem-bala (o primeiro do mundo) depois de já ter uma malha ferroviária bastante avançada. Hoje trens-bala interligam grandes cidades do Japão, mas os gastos fizeram engordar o déficit público, que hoje fica em torno de estratosféricos 200% do PIB do país.

Agora o Japão, assim como algumas outras nações com esta tecnologia, está tentando vender trens-balas para o resto do mundo — principalmente para os Estados Unidos — mas também para países relativamente pobres. Há mais ou menos um mês o legislativo do Vietnã rejeitou um custoso projeto de trem-bala que os japoneses queriam enfiar goela abaixo do país. O valor do projeto equivalia quase à metade do PIB do Vietnã.

Uma simples pergunta: o trem-bala vai resolver de maneira apropriada os supercongestionamentos de São Paulo? Claro que não. Então faz algum sentido a viagem entre São Paulo e Rio se tornar ultrarrápida enquanto tanta gente fica presa nos engarrafamentos da área urbana?

Celso Pacheco Val disse...

Sinceramente não vejo como ir tão rápido com o tipo de relvo que temos entre as duas cidades...
Não sei por qual motivo acabou a ligação férrea entre Rio-SP, o último foi o Trem de Prata, super charmoso saindo da Estação Leolpoldina..
Só fazem bobagens esses caras...

emerson disse...

Olá Pedro,

Estou no Japão à trabalho apenas por um mês, pois moro no interior de SP. Acho que não fui exatamente claro nesse ponto e peço desculpas. Contudo, parece haver uma confusão sobre quem irá usar esse tipo de transporte... não será uma questão de classe, mas de todo tipo de usuário que precisar ir ao Rio de Janeiro de São Paulo ou vice-versa, ou de Campinas para São Paulo. Novamente a questão do preço do bilhete parece estar fora de foco. Empresas pagam 800 ou 1000 reais para levar seus funcionários de São Paulo para o RIo diversas vezes por semana, famílias pagam 150 ou 200 reais para visitarem seus amigos e parentes, todo tipo de pessoa empenham até 500 reais para ir para o RIo de Janeiro assistir um evento ou coisa assim. O fluxo de pessoas entre as grande cidades brasileiras é intenso e uma rede de trens de alta-velocidade será benéfica. Talvez por morar no Brasil eu defenda tanto o transporte baseado em trens de alta velocidade, isso pelo transtorno que é ir ao Rio de Janeiro a partir do interior, viajar a noite toda de ônibus, porque de carro é inviável... se faço uma viagem dessas dirigindo, não trabalho no outro dia.

Aliás, uma rede de trem de alta velocidade é infraestrutura, inclusive aliviando o tráfego entre Rio e São Paulo tanto por ar quanto por via terrestre. Não é excludente, mas se encaixa nesse espaço entre o trasporte rodoviário e o aéreo. Penso que a oportunidade para se iniciar essa obra é agora, com a Copa e com os jogos olímpicos no horizonte. Inclusive, esse projeto prevê as paradas em Viracopos, Cumbica e Galeão, interligando os três aeroportos, viabilizando que diversas pessoas que usam esse meio de transporte mas não moram nas capitais possam chegar aos aeroportos com mais facilidade e menor custo. O custo para quem mora no interior de SP para chegar em Cumbica é muito alto e muito cansativo. Se o avião decola às 21h de Cumbica, é preciso sair de casa com 10 h de antecência. O mesmo para quem chega em Cumbica e tem como destino final o interior de SP. Após 10 ou 12 h de vôo, ainda há outras 6 horas de estrada.

Agora, certamente um trem de alta velocidade não resolve o congestionamento da cidade de São Paulo porque é um problema urbano que só será resolvido com muito metrô e uma radical modificação na política de uso da cidade. Assim como construir o terceiro terminal de Cumbica não irá resolver o problema de congestinamento na marginal Tietê. Mas a vantagem de trens de alta velocidade é que a pessoa vai de metrô até a estação central, embarca no trem, chega na estaçao central da outra capital, pega metrô e evita o congestionamento. Para mim faz sentido.

Mas me sinto um estranho aqui, detalhando o que seria aparentemente óbvio de uma argumentação enviesada.

fernando disse...

acho que o governo deveria poupar o dinheiro que vai gastar com coqtel de lancamento da obra e usar o dinheiro na dira obra. O governo adora comemorar projetos, tem que por a mao na massa e trabalhar pra gastar dinheiro publico e nao ficar fazendo festinhas, somos nos que pagamos essa farra......quando isso vai acabar?????

Trindade disse...

Henrique Luz, os militares tinham o mesmo discurso. Era uma ditadura!

Leonardo disse...

Não vejo a hora do interior paulista ter uma vasta malha de metrô "bala", interligado à capital. Poderia fazer compras nos shoppings paulistanos e voltar com as sacolinhas pra casa no mesmo dia! Sem falar em arranjar emprego na capital e voltar em tempo, a noite pra minha casa (600 km da capital). Tudo isso em viagens de 2 a 3 horas! Deixa eu ser predidente que eu implanto uma obra dessas. kkkk só pra relaxar gente!

Sakhiyamuni disse...

Por que o TAV?
Porque so quem nao e usuario da Ponte Aerea pode ser contra a um projeto como este!
O Metro, era inviavel na decada de 60. Hoje ainda esta defasado, em relacao ao kilometro instalado/usuarios.
O TAV ja esta atrasado!
Vamos correr, o tempo nao espera, nao vamos deixar para depois!

Vanessa disse...

Será que a prioridade do Brasil é essa mesmo?
Não há nada mais importante para fazer antes do Trem Bala?
Pensem...

Medicina do Trabalho disse...

Otimo post!

jJOSEDRIBEIRO disse...

Trem bala tudo
bem ,mas criar mais uma estatal é uma vergonha, ontem criou uma estatal de seguros , cabide de empregos de apaniguados do governo, de senadores deputados e ministros, estatal pode dar prejuizo, pois sempre foi perdulária, pois o governo cobre com o erário publico, nomeia incompententes,pois é cargo publico.
Já criou doze estatais , 40 ministérios, 65 novas embaixadas, ainda pode criar nos abissal.

Xiko disse...

Trem Bala !!!!!!!

Vão e raspar cofres e cofres na velocidade do trem bala.
Quanto vai custar mais este sonho?
Qual sera o valor de uma passagem de trem? Não podera ser o mesmo custo
de uma área, ou pode ?

Êta mamata sem fim !!

GR disse...

Excelente a análise de Murata sobre o trem-bala. Em resumo:

— É preciso gastar o dinheiro (isto é, empréstimos) com mais inteligência
— É melhor aplicar em infraestrutura (portos, aeroportos, estradas, hidrovias, ferrovias convencionais) para facilitar o transporte coletivo de passageiros e o escoamento de mercadorias
— Deixar o TAV para mais tarde, quando pudermos desenvolver tecnologia própria. Nunca acreditar que japoneses, chineses, franceses ou alemães vão repassar tecnologia (simplesmente não são idiotas para criar mais concorrentes)
— Note-se o ótimo exemplo da Embraer, que caiu na lábia dos chineses, que, depois de absorver tecnologia, lhe deram um chute na bunda

Espaço Evento Millenium disse...

Nossa,vai ser otimo um trem bala,mas com certeza isso nao saira barato, e quem vai pagar por isso,nos,rs, é ,mas vai ser bom pro Brasil,é um passo ne ..^^

Miller disse...

Tb temos o Ministério de Minas e Energia... Pra que Petrobrás???
Santa ignorância em comparar um órgão executivo com uma empresa fiscalizadora e agregadora de tecnologia (pode até não funcionar como se espera que funcione) que tratara dos transportes de alta velocidade no país e não de um modo geral. Alias, vc sabe quais são as atribuições do ministério dos transportes? São varias e de natureza muito diversificada... à ele são subordinadas as agencias reguladoras (ANTT e ANTAQ), além do Dnit, Denatran e Contran...

Ricardo Valle Aleixo disse...

Miller,
Há uma reclamação geral de esvaziamento (corte de verbas mesmo) nas Agencias Reguladoras.
Os Ministérios devem ter função executiva E reguladora.
Estruturas paralelas com poderes paralelos levam à situação do galinheiro com 2 galos: sai galinha sem estar choca.
Nosso estado já é um elefante branco, que nos retorna muito pouco pelo que pagamos.
Temos impostos de primeiro mundo e serviços de terceiro.
Para o serviço que temos, um estado com 1/3 do tamanho que hoje temos seria o suficiente.
Temos um sistema de saúde universal que universalmente deixa os assistidos na fila por meses, ou morrendo antes de serem atendidos.
E um sistema educacional que forma uma horda de imbecis que somos, que faremos o pretenso desenvolvimento que se aproxima nos escapar pelos vãos dos dedos pois não temos gente qualificada para o trabalho neste brasuca ferrado. Isso para falar em formação técnica, falar em formação de cidadania aí nem pensar!
Há que se repensar o modelo que queremos deste estado que nos tira o sangue.