sexta-feira, 30 de julho de 2010

A agenda do trem-bala não tem data de início de obras

Veja a agenda do trem de alta velocidade (TAV) entre São Paulo, Campinas e Rio:

Entrega das propostas - 29 de novembro de 2010.

Leilão que definirá o vencedor - 16 de dezembro de 2010, na Bolsa de Valores de São Paulo.

Assinatura do contrato - 11 de maio de 2011.

Início das obras - Sem data prevista, depende da liberação da licença de instalação, que só é feita depois da apresentação do projeto executivo da obra.

Final das obras - ?????????

63 comentários:

Luigi Beneduci disse...

porqué trem bala? não tem aviões? não é melhor uma boa estrada de ferro que sirva as varias cidades importantes que ficam entre SP e o Rio? e4 melhorar os aereoportos naturalmente

Marc disse...

O trem bala não é sequer necessário. O tráfego aéreo brasileiro está longe de estar saturado. O que falta são investimentos nos aeroportos. Nos EUA só agora estão discutindo trem bala, isso porque as outras modalidades de transporte de passageiros já estão saturadas.

Sylvio disse...

È o FURA FILA da Dilma . . . não vai acontecer, querem apostar ?

Yuri Uliana disse...

Acho que seria importante terminarem essas obras antes de 2016 para as Olimpíadas, mas será muito difícil e caro fazer isso em tão pouco tempo.

inacio disse...

O então governador QUERCIA tbem prometeu,alem de tirar crianças da rua ,construir o trem bala,apresentou até maquete. Esse trem bala do lula é a mesma palhaçada.
7 bilhões da para tirar pelo menos aquelas malditas favelas do Rio de Janeiro e S.Paulo

Tetsuo Shimura disse...

Final das obras – ????????? Se, iniciarem!

Paulo Afonso disse...

Não discuto a necessidade do trem bala. Todavia, acho que o Estado de São Paulo merece ser cortado por uma ferrovia decente e de primeiro mundo, que desse a opção ao povo paulista de escolher a melhor forma de viajar. Porque não um trem decente e rápido como esse ? http://www.renfe.com/empresa/comunicacion/productos_trenes/video_md599.html

tony disse...

O trem bala é muito importante sim sr. O mundo inteiro está investindo em ferrovias modernas. A malha de alta velociadade da China dentro de 20 aninhos estará conectada com a europeia. Em Estados Unidos é prioridade.

Mas para a tuc- anos do século passado isso nao tem importancia.

O Brasil é gigantesco e merece muito mais.

tony disse...

Meu amigo, una cosa no quita la otra.
Resumindo:
Metro - Importantíssimo- obra que começa e nao acaba nunca, sempre se precisará mais. O "1º" mundo continua construindo.

Trem bala (TAV) - importantíssimo - veio para ficar, o mundo inteiro está correndo atrás. É uma balela falar que serve somente para transporte de pessoas, aqui na Europa também se utiliza para cargas, inclusive no formato misto.

Ou seja, já está na hora de esquecer fepasa e pensar no futuro.

PV disse...

O projeto do trem bala é loucura, pois o ttotal de passageitos transportados dia é ridiculo. Investir 50 bilhoes nesta obra é desmerecer o bom senso e a inteligência de todos nós. Se o governo federal fosse sério ele investiria pesado em Metro e reformaria a malha ferroviária entre SP > RJ > MG.
Este projeto do trem bala é só para desviar recurso público, popularmente chamado de roubo.

Cyber disse...

Se é por causa da Copa e das Olímpiadas, alguém já parou p/ pensar o que são R$50 bilhões ? Daria p/ construir um aeroporto grande em cada cidade que seria atendida pelo TAV e ainda sobraria verba p/ comprar todos os aviões que operariam as rotas com a mesma capacidade de transporte de passageiros.
Para se implantar um transporte de massa decente, são necessárias várias décadas de investimento e projetos contínuos. Não a piada que foi sucatear todas as ferrovias e depois perceber que elas eram necessárias. O tempo perdido não pode ser recuperado em 4 anos.

Yuri Uliana disse...

Realmente você não sabe quanto custa um aeroporto né? ahahahaha

Yuri Uliana disse...

Você não sabia que o trecho RJ-SP é o que tem mais passageiros no Brasil?Como assim o total de passageiros é ridículo?

Lucas disse...

Trem bala para carga???

kKkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkk

só se for a bagagem do passageiro...

não vou dizer que não faça transporte de pequenas encomendas ou coisas muito urgentes, mas deve custar muiiiiiiiiiito caro...

para quem não sabe:
carga anda o mais devagar possível.
Para economizar no transporte.
Se houver urgência, pode até ir de avião, mas é caro... só compensa com produtos perecíveis, de alto valor agregado e baixo peso e volume, etc...

Lucas disse...

Trem bala é diferente de trem rápido.
Trens rápidos (150 - 180 km/h) custam um terço do trem bala (acima de 300 km/h).

Lucas disse...

E quanto custa, Yuri?

Cyber disse...

Yuri Uliana,

Repito a pergunta do Lucas, sabe quanto custa um aeroporto ? Sabe o que são R$50 bilhões?
Sabe quanto custa um Boeing 737, um Airbus A320, um Embraer ERJ-190 ?

Carlos disse...

O Brasil tem muito a construir em ferrovias - trens rápidos de passageiros e principalmente trens de carga.

Trem bala só existe em países muito ricos (com os problemas mais sérios de infraestrutura de transporte resolvidos) e/ou em países onde há longos períodos do ano com más condições ambientais (neve, principalmente) que restringem a utilização de aviões com segurança.

E, por favor, se fosse um bom negócio, o Governo não precisaria bancar quse que integralmente esta aventura - haveria empresário (não vale aqueles que estão vendendo o trem e querendo ganhar com as obras...) querendo investir.

João disse...

Não temos nem um Karmanguia e queremos ter uma Mercedes último tipo.
Só na cabeça de Petistas mesmo.
Precisamos de Trem comum e não trem bala.

freddy disse...

tony,

o Brasil tem outras prioridades que nao a do trem bala. nossos governanates
soh pensam em obras faraonicas e deixam para tras a saude, o saneamento
a educaçao, a segurança inclusive a massaficaçao do transporte coletivo por METRO nos grandes centros urbanos. ao meu ver, precisamos primeiro ser um Pais
civilizado e depois fazer obra como a do trem bala. eh soh uma questao de logica e
nao partidaria.

abraços

wilson disse...

Como temos pessoas que pensam pequeno. O mundo inteiro está modernizando seus meios de transportes, e aí está inserido o TAV, e alguns ainda acham que devemos ficar no tempo das diligências.
Pessoal, vamos entrar de verdade no primeiro mundo.

Elisio disse...

E´um projeto tão grandioso, que fico imaginando se não estamos colocando a carroça na frente dos bois, pois o Brasil é carente de tantas outras obras grandiosas e que se faz também tão ou mais urgente que este em discussão.

xManBr disse...

Eu sou justamente a favor do Trem Bala. Não é que o povo votou no plebiscito a favor da venda de armas e munição. Então, a voz do povo é a voz de Deus; ou do Diabo!

Celso disse...

Se ficarmos nessa lenga-lenga de que "temos outras prioridades", nunca sairemos do Terceiro Mundo. O Brasil, hoje, está podendo e muito!

carlo meloni disse...

O trem bala e' a melhor ideia de um governo socialista, que gasta dinheiro
do povao, para providenciar transporte eficaz para os mais ricos.
Um governo socialista que cuida muito bem dos salarios e aposentadorias
dos companheiros.
O melhor de tudo e' que 75% aprovam isso. ME ENGANA QUE EU GOSTO
DIZIA LULA DOS ADVERSARIOS.

Rodolfo disse...

Nenhuma grande obra é entregue no prazo. Basta ver o Rodoanel em São Paulo, o Arco Rodoviário no Rio, e tantas outras. Tenho dúvidas se o trem bala será construído. Além disso, a ANTT admitiu no ano passado que não podia licitar as linhas de ônibus interestaduais porque não tinha dados confiáveis sobre a demanda. Apesar de décadas de operação do sistema. Curiosamente, afirma que sabe a demanda potencial para o Trem Bala? A pressa em aprovar esse projeto é outra questão que exige atenção. Principalmente com tanto dinheiro em jogo. Por fim, o projeto é elitista, porque não será usado pelo povão. Há outras prioridades. Basta ver os impostos, oferecem isenção para ICMS, PIS, COFINS para o Trem Bala, além do financiamento privilegiado. Enquanto isso, o passageiro de ônibus paga todos os impostos. Aliás no avião não é diferente. Isenção de ICMS e o passageiro de ônibus não. Depois que os "progressistas" passaram a viajar de avião esqueceram das massas.

Murata disse...

Vamos nos mirar no exemplo que a China está dando. Os políticos brasileiros são uns bandos de idiotas, eles só pensam comprar pacotes prontos com promessa de transferência de tecnologia (acredita bobão) de trem-bala do Japão, avião supersônico e submarino atômico da França, veículo militar blindado da Itália, etc.
Eu acho tudo isso muito errado, pois assim nunca iremos desenvolver nossa própria tecnologia e por isso ficaremos dependentes de tecnologia ultrapassada dos outros países a preço de ouro para sempre, pois ninguém vende tecnologia de ponta e nem ensina o “pulo do gato”.
Com o passar dos tempos vamos perceber que de tanto comprar estes tipos de produtos, com promessa mentirosa de transferência de tecnologia, já teremos gastos uma fortuna e continuaremos a pertencer ao terceiro mundo (pais comprador de tecnologia).
Ao invés disso não seria melhor, num primeiro momento, trazer (mesmo a preço de ouro), técnicos, engenheiros e afins estrangeiros e brasileiros que estão no exterior e desenvolver produtos e tecnologias 100% made in Brasil?
A China, Coréia do Sul, a Índia, etc. estão fazendo isso hoje, os Estados Unidos e a antiga União Soviética fizeram nos anos seguintes à 2ª guerra mundial e o Japão fez em um passado não muito distante e ainda hoje o faz. Pois é, vejam como eles estão hoje.
Ao mesmo tempo, aproveitaremos estes técnicos e engenheiros estrangeiros como professores das nossas escolas e faculdades (investir pesado na educação) para num futuro próximo, termos nossos próprios engenheiros; Já temos alguns, por sinal muito bons, mas ainda são muito poucos e por causa da cegueira dos nossos governantes, eles são subutilizados, mau pagos ou estão trabalhando em outros países.
Só assim entraremos no grupo dos países de tecnologia avançada e poderemos exportar produtos e tecnologia 100% made in Brazil, sem restrição de países que detém os direitos de patentes (lembra do caso dos Super-tucanos que queríamos exportar para a Venezuela?).
Tudo isso, sem contar o prestígio que o nosso país terá, quando isso acontecer (mais ou menos daqui a 10 a 20 anos).
Daí em diante seremos um país realmente livre e teremos um desenvolvimento sustentado de longo período (já estamos cansados de ver o Brasil crescer por períodos de curta duração, os tais “vôos galinhas” e passar décadas estagnado).
Pelos orçamentos de hoje, este trem bala vai consumir 34 bilhões dos cofres da nação, mas duvido que ele saia por menos de 68 bilhões.
Com esse dinheirão todo, dá pra melhorar nossa infra-estrutura de exportação (estradas, portos, aeroportos, etc. e ainda fazer milhares de quilômetros de estradas de ferro misto (carga e passageiro) de velocidade média, rumo ao interior deste imenso país.

Marcos Borges disse...

Na minha humilde opinião em vez de investir (ou jogar fora), R$ 50 Bilhões no TGV brasileiro, melhor não seria direcionar esses recursos para a área de infraestrutura de transportes. Modernização e ampliação de aeroportos, portos, rodovias, ferrovias (já existentes), metrôs, o que resultaria em geração de emprego e renda para o país. Senhores (as) candidatos a Presidente da República, pensem no Brasil antes de torrarem essa bolada num transporte que apenas vai atender apenas um pequeno e abastado grupo de pessoas. É mais uma obra para inglês ver.

l.otavio disse...

Dears ,

Ahi o dilema , vcs bem sabem que a obra que aparece ( nem que ainda esteja na maquete ) eh a que encanta , as massas e consequentemente o(s) politicos atras das verbas e da auto promocao , jah tivemos licoes de sobra com outros grandes projetos e deram no que deram , sangrando inutilmente os nossos bolsos .

Eh incrivel como gostamos de enfiar nossas cabecas em qualquer buraco a
reconhecer realidades tao patentes , na nossa cara e mais prioritarias do nosso dia a dia .

Gto
Otavio

S. Murata disse...

Trem Bala no Brasil? Pra que?
Moro no Japão há 20 anos e ainda hoje (ele foi implantado por aqui, nos anos 60 do século passado) é artigo de luxo, pois a passagem é muito cara (uma passagem Tokio/Nagoya custa um dia inteiro de salário mínimo japonês).
No Japão, ele ainda se justifica, pois como o país é pequeno, não há como construir mais rodovias, aeroportos, portos e outros meios de transportes (as que existem já estão saturadas há muito tempo), na Europa, na China e na Coréia do Sul, acontece o mesmo.
Nem os EUA ainda tem TAV, não por que eles não tem tecnologia para fazer, e sim por que não há necessidade.
Implantar TAV no Brasil é desperdício total de dinheiro e luxo que só uma pequena minoria vai poder usufruir, pois uma passagem Rio/São Paulo vai custar por volta de meio salário mínimo, pelo menos e o nosso país esta carente de outras prioridades.
O orçamento atual para a implantação do TAV está orçado em US$ 34 bilhões, mas aposto que não vai sair por menos de US$ 68, sem contar as roubalheiras dos políticos engajados.
Com este dinheirão todo, dá para construir e melhorar nossas rodovias, ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos, etc. visando o escoamento mais rápido e mais barato de nossa produção para exportação e com o que sobrar, ainda dá melhorar o nível das nossas escolas.

Eduardo disse...

Acho o Trem Bala lindo! Mas para salvar o planeta, e o futuro do Brasil e investir em melhoria da proteção ambiental.

moacyr disse...

o projeto do trem-bala é mais uma obra faraônica para permitir corrupção em maior escala;sua necessidade não resiste a qualquer estudo mais sério; trata-se de uma obra megalomaníaca de lulla e seus barbudinhos para iludir o povão com a idéia de Brasil-potência.
o Brasil está pagando, e vai pagar eternamente, haver recusado o voto, em 1986, a antonio ermírio de morais; nesses 25 anos de história política brasileira foi o único nome decente que surgiu para disputar um cargo político.
existem nomes de superlativa estatura técnica e moral fora da estrutura partidária que não se dispõem a participar da vida pública pois não passam pelo filtro partidário sem o compromisso da manutenção da situação vigente; portanto, não possuem legenda.
Mudar? só com uma revolução para deletar o que aí está.

neder disse...

O que acho interessante em toda essa discussão sobre trem fantasma, ou melhor, trem bala é que ele certamente irá servir apenas a ocasiões pontuais e a um público relativamente pequeno comparado com o Brasil.
Alguém já parou para pensar que só o deslocamento de pessoas, apenas da grande São Paulo, por exemplo, até a estação mais próxima do trem bala em São Paulo, levará mais tempo do que a própria viagem no referido trem entre Rio e São Paulo.
Eu quero dizer de que adianta uma ligação rápida entre essas capitais se dentro das mesmas o deslocamento continuará penoso, demorado, desconfortável e até perigoso.
De que adianta chegar cedo no Rio e levar mais 1 - 2 horas para se chegar em determinados pontos dentro da própria capital carioca o mesmo acontecendo na capital paulista?
Alguém já parou para pensar nessa estúpida e estapafúrdia distorção.
Isto só reforça a triste idéias de que esse trem bala (ou fantasma?) foi lanaçada apenas como propaganda eleitoral para a candidata do PT.
Está certíssimo o SERRA, é infinitas vezes melhor (inclusive para as duas capitais em comento) que se faça um projeto sério de construção de metrô em várias capitais do país, entre milhões de outros benefícios, para todos, essa seria mais uma medida de desenvolvimento por igual no Brasil

Guga Romano disse...

Sr. Wilson
Trem bala , primeiro mundo .... que tal saúde , que tal educação ( para poder
votar bem ) , que tal segurança , que tal rodovias , que tal portos ( para escoar
a produção ) que tal moradias e etc......etc......etc.... Vamos sim para o primeiro
mundo preparados , mas muito preparados e prontos para tal ! Saudações !

Guga Romano disse...

Sr. Moacyr

Sábias palavras !!!

Saudações

marco disse...

bom dia!

Nao posso concordar com algo tõ absurdo desse, se um partido como pt apoia esse tipo de investimento(maior parte sera do estado) em que se vai comtemplar a elite, se pegar esse mesmo vlr e fazer metro em sp e rio, ai sim estariamos democratizando o meio de transporte para os mais necessitados e nao para uma parte da população minima que teria condições de pagar 190,00 numa viagem!

Adriano Luchiari disse...

Países que operam trens-bala, além de não terem gargalos na infra-estrutura de transporte, têm forte tradição ferroviária e esses trens são consequência de uma evolução natural desse modal. Uma locomotiva da London Northern and Eastern Railway já em 1938 bateu o recorde de velocidade para locomotivas a vapor ao atingir 202 km/h. Na nossa "grande" malha ferroviária as composições viajam a incriveis 50 km/h em média. Por isso, antes desses rompantes megalômanos precisamos avançar muito em toda a infra-estrutura de transportes, adequando as estradas, ferrovias, portos e aeroportos existentes.

Fernando R. Limeira disse...

Olá Murata,

Seu comentário é de puro bom senso, pois equaciona o problema de forma lógica e cristalina. Só tem um problema: estamos no Brasil.

Por aqui, os cérebros costumam ser pequenos, os atos são mesquinhos, o espírito de pertencimento a uma comunidade é tênue. Este é um país que continua se inspirando no comportamento dos primeiros aventureiros que para cá vieram. Tencionavam encher as burras e depois partir. Até hoje essa filosofia de vida persiste.

Infelizmente, soluções de bom senso não costumam funcionar nesta terra.

igor cornelsen disse...

O trem de alta velocidade não é viável. O preço da passagem, e do subsídio é bem superior ao de uma passagem de avião.
Trens bala não são para serem contruidos em região montanhosa e com densidade de tráfego igual a da São Paulo e Rio.
Um governante sensato usaria os recursos nos metros de São Paulo e do Rio. O dinheiro público seria usado para toda a população e não só em benenfício das elites.
Admira que o PT proponha gastar tanto recursos públicos para que os executivos viagem com qualquer tempo entre São Paulo e Rio, um luxo para uma economia subdesenvolvida e governado por megalomaníacos.

Atenciosamente,

Igor Cornelsen

raul weidmann disse...

Estou com o Moacyr. Sábias as suas palavras. Pergunto: Como deletar esses elementos malignos que propõe trem fantasma e outros fantasmas?

Samara Ernandes disse...

Poderiam utilizar os recursos do trem-bala para sanar os problemas básicos, vergonhosos e sempre urgentes do país, como por exemplo o baixo desempenho em Educação. E o que dizer dos desníveis nutricionais nas várias regiões do Brasil?

Flavio disse...

O dinhero do trem bala deveria ser usado para humanização das favelas, com casas populares, saneamento básico, escolas, etc. Na pior das hipóteses, no melhoramento dos programas sociais e reforma agrária. Poderíamos citar dezenas de outras prioridades, mas parece que o importante neste país que tem um terço de sua população de analfabetos, ou semi-analfabetos, é fazer torneio mundial de futebol e olimpíadas. O futebol benefícia algumas cidades e as olimpíadas somente um estado. Somente os alienados ( que são muitos) não percebem que este eventos são desculpas para promoção de alguns e desvio de muito dinheiro. Tenho dó deste povo abandonado. Pobre Brasil.

Marcos disse...

O problema vai muito além das datas.
Porque não se levou em consideração o uso dos trens de Levitação Magnética (MagLev) que tem tecnologia muito mais avançada e alcança maior velocidade e optou-se pela tecnologia roda-trilho, que já exauriu suas possibilidades tecnológicas?

AZUL disse...

Desculpe, mas o projeto de trem bala no Brasil é um projeto totalmente errado.

Ele deveria ligar RIO GRANDE DO SUL a MACAPÁ, passando por outras capitais como: Campo Grande Cuiabá!

Samarkand disse...

Pura jogada eleitoral.

Se o PT ganhar, cancela o projeto; se perder, ou o projeto vai adiante servindo para atrapalhar o novo governo pelo volume de despesas, ou se for cancelado será usado na eleição seguinte como "prova" que o Serra não teve interesse em melhorar o transporte na região.

Sim ao trem convencional para os aeroportos Cumbica e Viracopos, com interligação com o Metrô, a velocidades de 140 a 160 km/h; sim a um trem semelhante SP-RJ, sim à expansão da malha ferroviária nacional. Mas "TGV" bilionário? Só servirá para enriquecimento ilícito.

Pedro disse...

Independentemente do mérito ou não do TAV, cabe lembrar que nenhum empreendimento civil, ainda mais desse porte, tem data de término em sua fase inicial. Isso é básico para qualquer gerenciador público, justamente pelas aprovações legais, que estão sempre vinculados ao tempo necessário para análise em cada órgão responsável e que variam. Em suma, essa notícia tem aspecto de sensacionalismo puro.
Pedro Freitas, arquiteto.

Fernandis disse...

Trem-bala, mais uma obra faraônica, feita com o dinheiro do pobre contribuinte pobre, para beneficiar uma minoria abastada.
O trem-bala japonês é o mais eficiente dos trens-balas do mundo, mesmo assim ele trabalha no vermelho (dá prejuízo) e só anda com lotação plena em épocas de eventos importantes, como Final e inicio de ano, Feriados prolongados (turismo), Final de campeonato de basebol, Olimpíadas (não é sempre que tem), etc.
Mesmo em se tratando de Japão, a passagem é muito cara (ida e volta Nagoya/Tokio = 20.000 ienes equivalente a + ou – US$ 200 ou 2 dias inteiros de salário mínimo japonês.
Se for no Brasil, a passagem de ida e volta São Paulo/Rio (mais ou menos a mesma distancia do acima citado) não vai sair por menos de Rs$ 500,00 ou seja 1 salário mínino, quem agüenta? Só rico.
Trem bala não serve pra mais nada, pois nem carga ele carrega.
Acorda Sr. Lula!, o Brasil está precisando é de estradas de ferros, rodovias, hidrovias, portos e aeroportos para escoar a produção, principalmente para não deixar a safra apodrecer no campo e para baratear o custo de exportação, se mira no exemplo que a China está nos dando.

sergeioliveira disse...

francisco farsante tem em todo lugar, sao 16 anos de psdb para nao terminar o rodoanel, sao 113 pedagios e caros nas rodovias e agora na maioria das vicinais importantes, o que de novo o psdb alem de construir estradas , o quercia já fazia isso, hoje esses politicos estao ricos, casas pro povo o estado mais rico da federação em 6 anos de serra foi construido a bacatela de 50.000 casas, que vergonha, ate o maluf passou voces fez 200.000 casas, alguns aptos no centro tem 28 metros quadrados, o transito ta um caos mas nao tem problema o Kassab anda de helicoptero, o psdb o seu partido que esta junto com o quercia/montoro no poder desde 1984 nao construiu uma estrada de ferro , pelo contrario desativou o transporte coletivo no estado de sao paulo, a europa tem transporte ferroviaria ampla a mais de 30 anos, isto é uma vergonha, os militares queriam construir um trem em 1972/78, as empresas de caminhoes pressionaram e enfim nao saiu do papel , os japoneses na epoca queriam participar da construção, a turma que foi eleita engavetou o projeto, o transporte ferroviaria tem que começar já, que comece pelo trem bala, campinas, jundiai, sao paulo, guarulhos, taubate, sjcampos, rio de janeiro, isso é so o começo, é claro que o SEERRA vai pegar pesado nas estradas, vendendo a petrobras e os bancos estatais, que este ano vao financiar 1000.000 de casas populares, sai fora francisco, sai fora serra,

Hélio disse...

Concordo em gênero, número e grau!

Jose disse...

Mais uma "obra" eleitoreira, superfaturada e sem planejamento. E os demagogos de sempre (Lula e Dilma) deitam e rolam.

FRANCISCO DE ASSIS FERREIRA disse...

DEVER-SE-IA CRIAR UMA NOVA ITA PARA O TREM BALA( NOS MOLDES COMO FOI CRIADO NOS ANOS 60) TIPO ITF ( INSTITUTO TECNOLOGICO FERROVIARIO) PARA TRENS DE ÚLTIMA GERAÇAO E LÓGICO PARA DESENVOLVER OS ATUAIS TRENS QUE HÁ EM USO NO BRASIL. ACREDITO QUE COM BOM SENSO SERIA ESCOLHIDO UM ESTADO BRASILEIRO E INVESTIR EM CONHECIMENTOS;INDUSTRIAS,ETC, VOLTADAS PARA PRODUZIR AQUI EM NOSSO TERRITORIO. EM MENOS DE 5 ANOS TERÍAMOS ÓTIMOS ENGENHEIROS FERROVIÁRIOS CAPAZES DE PRODUZIR UMA GAMA GRANDE DE PEÇAS E COMPONENTES NECESSÁRIOS PARA O TGV; SEM FALAR NAS INDUSTRIAS VOLTADAS QUE PRODUZIRIAM PEÇAS E SE DESENVOLVERIAM TAMBEM ALEM DE CRIAR MUIIIIIIIIIITOS EMPREGOS NOVOS. BOM COM O MELHOR APROVEITAMENTO DO CUSTO EM GERAL PODER-SE-IA INTERLIGAR VARIAS CAPITAIS BRASILEIRAS E NAO APENAS RIO COM SP A LONGO PRAZO

Sérgio disse...

concordo plenamente com Sylvio
Esse governo que finda deixa para o seguinte duas bombas relogio (copa, JO) e um saco de mantimentos vazio (trem bala)

Sérgio disse...

isso é fazer chover purpurina nos olhos do povo. "coisa de primeiro mundo!" "coisa chic!" parece-me ouvir dizer o Presidente Luiz Inácio.


O sistema ferroviario de passageiros no Brasil foi desmembrado, sacrificado ; o de mercadorias esta velho, obsoleto, perigoso.
Nosso pais que em 50 anos tornou-se urbano para 80% da população não tem moradia nem transporte publico dignos desse nome
O transporte ferroviario seria um meio ideal de transporte regional de passageiros no Brasil. Mas o eterno calculo a curto prazo dos governantes de agora e de antes, seus interesses e clientes inviabiliza qualquer iniciativa que necessite verdadeiramente fundos públicos e vontade politica.

trem-bala não tem data de início de obras – Estadão | Olimpíada Rio de Janeiro 2016 disse...

[...] trem-bala não tem data de início de obrasEstadãoO Trem-bala (TAV) é um projeto do governo federal, um trecho que compreende entre São Paulo e Rio de Janeiro, com custo estimado, inicial em torno de R$ 24 … [...]

Weslley Bac disse...

Com a construção do trem bala, a viagem entre São Paulo e Rio de Janeiro demorariam em torno de 2 ou 3 horas.. O que ajudaria e muito para casos de urgência, dentre outras coisas. A passagem segundo QUERCIO non custaria mais que 55 reais. ♥

Marquito disse...

Invista esse dinheiro em metro e bons trens, uma boa malha ferroviária que o Brasil precisa, sem essa palhaçada de bala minha gente.
Seu Lula, põe os pés no chão, consulte um psiquiatra para tentar curar sua megalomania eleitoreira.

Marquito disse...

Sr. Wilson, não é com trem bala e sensacionalismo que entraremos no 1º mundo. Ainda que o Brasil venha a ser um país rico, a 5ª ou 6ª economia do mundo, com essa cultura e educação que temos, continuaremos a estar no 3º mundo com certeza.

Milena Trasmonte disse...

É fundamental a implantação de novas linhas de trem, principalmente de vias rápidas entre as principais cidades do estado de São Paulo / Rio de Janeiro, envolvendo os principais pólos industriais. O custo da passagem de trem é inferior ao custo de uma passagem de avião. O trem de alta velocidade vai permitir viajar entre SP e RJ rapidamente, aumentando o investimento entre os estados, facilitando a vida das pessoas que tem reuniões de negócio ou compromissos urgentes em um curto período de tempo (facilidade de conexão á internet e possibilidade de trabalhar no próprio trem). É um meio de locomoção mais seguro, evitando acidentes nas estradas, conseqüentemente liberando o trânsito. Sem dúvida, o futuro do Brasil a nível de engenharia de tráfico e locomoção esta baseado 100% em vias férreas, tanto trem como metro. Vai ser a solução do futuro, por isso quanto antes começarem melhor. O problema maior é “começar” e “terminar”...

mauricio disse...

Desculpe a franqueza mas e falta de visao sua pensar que investimentos em trens so devam ser feitos em caso de saturamneto do trafego aereo. O transporte terrestre deve ter prioritade - trafego aereo provoca, por usuario, uma maior descarga de carbono na atmosfera - trajetos de curta distancia devem sim ser feitos por terra e nao pelo ar. Os pais da Europa - ja que devemos comparar paises, comparemos o Brasil com os que estao mais avancados nesse quesito - ja se convenceram que o voo de curta distacia eh insustentável.

davi disse...

Tem que pensar a longo prazo, o Lula ta certo, se for pra pensar em trem-bala depois que as rodovias e avenidas estiverem totalmente congestionadas será um caos total, até o transporte aéreo congestiona.
Eu que não sei de nada penso a longo prazo! Dilma agora e Lula 2014 novamente!!!
Partidos políticos não valem de nada são as pessoas que fazem a diferença!

Jucilei da silva disse...

Já ouviu falar em meio Ambiente?

Lucas disse...

Milena, vc sabe a diferença entre trem rápido e trem bala (inclusive os preços das viagens)?

Lucas disse...

Maurício, trem bala NÃO é trem rápido.
Precisamos de trens, mas os trens rápidos e não os bala.