quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Audiência sobre Trecho Norte do Rodoanel acaba em briga

A audiência pública para discutir os impactos ambientais do Trecho Norte do Rodoanel acabou em pancadaria ontem em Guarulhos. Havia dois grupos distintos entre as mais de mil pessoas que se espremiam no anfiteatro da Universidade de Guarulhos. Um deles contrário às obras das pistas que devem ligar os trechos Oeste ao Leste, passando pela Serra da Cantareira, Guarulhos e Arujá. E outro favorável.

Por falta de segurança, a reunião foi cancelada e um novo dia e local deverá ser definido hoje pela Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), empresa do governo do Estado responsável pela obra e pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), que organiza as audiências públicas.

A briga começou quando uma técnica dava explicações sobre os impactos ambientais da obra. Uma pessoa na plateia, contrária ao Rodoanel, interrompia a todo momento. O grupo a favor começou a mexer com a mulher do contra. Os ânimos ficaram cada vez mais acirrados até que várias pessoas começaram a trocar tapas e empurrões. A briga foi rápida, mas o suficiente para evitar o prosseguimento do encontro.

“Esse local ficou muito pequeno para a quantidade de pessoas que se apresentaram. A questão de segurança está prejudicada. Firmamos uma acordo aqui e amanhã (hoje) vamos escolher uma nova data e um local adequado para a audiência”, explicou Germano Seara Filho, secretário-executivo do Consema e presidente da audiência.

O grupo contrário era formado por moradores de bairros que serão divididos pelas pistas do tramo norte ou que terão de se mudar para dar lugar ao Rodoanel. Nossa proposta é que se utilize a Rodovia Dom Pedro I para ligar os trechos Oeste e Leste do Rodoanel, para não passar pela Cantareira. Se isso não for possível, que se utilize um túnel”, defende Daniele dos Santos Marques, que mora no bairro Cabuçu, em Guarulhos, onde vivem 75 mil pessoas.

Entre os favoráveis estava um grande grupo de pessoas que foi pago para acompanhar a audiência e mostrar cartazes com dizeres pró-Rodoanel. Esses cartazes eram todos escritos com a mesma letra. Essas pessoas, muitas vindas de ônibus da cidade de São Bernardo do Campo, receberam R$ 50 cada uma para ir à reunião. “Me deram R$ 50 para vir aqui e eu quero R$ 1 mil agora para não falar que fui pago”, disse um jovem que disse se chamar Ceará. Outra rapaz do mesmo grupo, de nome Luiz, falou que eles vieram de São Bernardo, mas não revelou quem teria pago a gratificação para todos.

20 comentários:

Ezequiel-SP disse...

Mais 15 anos para a conclusão do trecho Norte.

guga romano disse...

Que pouca vergonha ! Pagar para pessoas de outra cidade para fazer número ???

Os que fizeram número são tão ordinárias e vagabundos quanto os organizadores,

mas que cambada !!!! Quanto aos moradores , não podem querer brecar o pro-

gresso , e esse é o grande problema de Megalópole , morar na cidade grande ,

querendo que seja cidade de interior !!

Tweets that mention Audiência sobre Trecho Norte do Rodoanel acaba em briga « Eduardo Reina -- Topsy.com disse...

[...] This post was mentioned on Twitter by Metrópole Estadão, Eduardo Reina. Eduardo Reina said: RT @estadao Audiência sobre Trecho Norte do Rodoanel acaba em briga « Eduardo Reina http://bit.ly/hen0iH [...]

Alerta disse...

Não vejo como o governo pode planejar uma megalópole formada por 31 municípios mais a baixada santista, Campinas, vale do Paraíba e Sorocaba. Essa região soma uma população quase 25 milhões de habitantes, o que foi festejado pela mídia ufanista como 'a primeira macro-metrópole da america do sul". Mas a mancha urbana continua crescendo, inchando, devorando as matas ao redor e emendando as cidades. O governo federal precisa dar um basta nisso antes que o Titanic metropolitano naufrague em um grande dilúvio. Caso contrário, não há planejamento urbano que dê conta nem rodoanel que não seja pouco.

O rodoanel é importante para São Paulo. Mas é preciso também deter o inchamento da metrópole induzido pelo próprio rodoanel. Se não, estaremos daqui a dez anos discutindo a construção de novo rodoanel. Só que desta vez tangenciando a periferia de Campinas e o início da serra do mar.

Santiago disse...

Apóio a idéia de que se utilize parte da rodovia Dom Pedro I (redimensionado, é claro) a fim de se desviar o "trecho Norte" por fora da Grande São Paulo. Aliás o próprio conceito de "rodo-anel" já foi um equívoco, pois está se construíndo um grande anel viário que percorre os subúrbios da Grande São Paulo, e que na prática está se transformando em mais uma grande avenida urbana. O correto sería conjuntos de rodovias que, à distâncias maiores, tomassem a forma de "arcos rodoviários" tanto pelo norte quanto pelo sul da metrópole.

Nobel disse...

Concordo com o Alerta. Mas, a culpa não é só do governo. A sociedade também não quer saber de melhorar a situação, pois é conveniente para ela. Para os ricos, é muito conveniente, pois as megalópoles contribuem para aumentar o abismo social, isto é, propiciam o cenário em que se tira o dinheiro dos pobres e se dá para os que já são ricos ou estão se enriquecendo.

Vende-se a ilusão de que somente nas megalópoles é que você tem acesso à "cultura, ao lazer, ao mercado de trabalho, aos bons salários", etc. O governo, por sua vez, apenas alimenta esta ilusão com promessas mentirosas.

James A disse...

Na verdade o plano do rodoanel é muito bom, o problema é que envolta do eixo rodoviário começam a criar condomínios e ocupações irregulares. O certo é o governo controlar a ocupação no entorno desss vias.
E esse problema por você citado também é de fácil resolução, basta limitar o número de saídas para as cidades por onde passa ou elevar a altura da pista em relação as vias locais, delimitando claramente o rodoanel e as demais vias locais.
Esse trecho Norte promete ser o mais dificil de todos e talvez o mais caro se o construirem somente na base de túneis, o que eu acho que é o correto para evitar grandes danos ambientais ao se cortar a serra.

James A disse...

Está certo que não podemos culpar o governo e que a população tem grande culpa nesse problema, mas não é tão dificil assim para o governo limitar a área máxima de ocupação de uma cidade e delimitar áreas de proteção ambiental e com isso também quero dizer que deve haver fiscalização e controle para evitar a ocupação dessas áreas tanto por condomínios fechados quanto por ocupações de pessoas que não tem renda e invadem a área.
Esse investimento é importante para o Estado, mas seria melhor investir no Ferroanel (também em projeto), o transporte por trilhos é muito mais barato e interfere menos no meio ambiente.

Luciana disse...

Muito provavelmente, quem pagou para os moradores darem apoio foram os mesmos que organizaram as manifestações contrárias. Isso tudo com o propósito de gerar confusão e acabar com a audiência pública. Isso foi de caso pensado. Em outros casos, como na audiência pública de ontem em São Paulo, as pessoas que criticaram a obra, levantando a bandeira da preservação ambiental, são exatamente as memas que invadiram a Serra da Cantareira há alguns anos atrás, não pagaram pelo terreno e desmataram para construir sua casa e ruas de acesso. E agora não querem o Rodoanel por perto. Por que será, não?!?!

Luciana disse...

Alerta,
Parabéns pelo comentário! Penso da mesma maneira: não há obra que dê conta com esse crescimento acelerado. Porém, acho que tal crescimento não é induzido pelo Rodoanel, pois isso acontece em toda a região metropolitana de SP, mas deve-se ao fato das pessoas de baixa renda terem um número absurdo de filhos. Nem que tivéssemos o PIB somado dos EUA, Japão, Canadá, Alemanda, etc, daríamos conta. É muita gente nascendo sem condições de se manter. Isso é o que barra o nosso progresso.

Eléa disse...

Diferentemente da audiência pública de Guarulhos a de SP contou com a presença de claque tipo “garotas-propaganda”, que ao mesmo tempo defendiam a realização do rodoanel e posavam no folheto de acabamento gráfico de primeira, que foi distribuído aos que lá compareceram. Este folheto cujo subtítulo – O Rodoanel Mário Covas é muito mais do que você imagina, surpreende não pela obra em si, mas pela exposição holywoodiana na obra, que tem como empreendedor Governo do Estado/DERSA/Secretaria dos Transportes, o idealizador é o Consórcio JGP-Prime e o analisador o CONSEMA, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A primeira pergunta que faço é se não há conflito de interesses neste caso. A segunda o por que da aprovação instantânea?
Voltando às “claquetes” ou “dersetes”, uma delas demonstrou o caráter médico da DERSA em ressuscitar sua criança moribunda e outra aceitou dinheiro de uma platéia enfurecida, depois de ter sido acusada de “comprada pela DERSA”. Cenas grotescas e inimagináveis!!!
Ninguém sequer lembrou-se do recente falecimento de um menino de 10 anos por afogamento em obra inacabada do Rodoanel, com cenas gritantes na internet.
Depois disso irei repensar se estou cometendo doentio devaneio ou se a situação está sem pé nem cabeça.

ANDRE disse...

Esse é o jeito PSDB de governar !!!

Julio disse...

Bom, com briga ou sem briga está obra terá quer ser feita, ou melhor, já devia estar pronta!
Este e último passo para tirar de vez os caminhões que cortam São Paulo para buscar outras estradas, pode acabar com a floresta, mas está obra precisa ser feita.

eduardo disse...

Tudo jogo de cena o rodoanel esta atrasado pelo menos 1000 anos,,e parece que desta vez sai na marra..não adianta é tudo jogo de cena ja ta tudo certo pode espernear que vai sair.....Se DEus Quiser...aliás jd cabuçu não é bairro....passe por lá para ver...

guga romano disse...

Luciana

Você esta coberta de razão , os mesmos invasores levantam a bandeira

da preservação , hipócritas ! Espero ver tratores varrendo esta área invadida !

É preciso acabar com a lei do " Gersom " Mandar para cadeia esta cambada de

políticos , que " legalizam " invasões , levando luz , água e asfalto a custa de

votos , caso típico das represas Billings e Guarapiranga , invasão com o

beneplácito de luisa erundina ( minúsculo ) . Realmente , não há orçamento que

dê conta ! Não há lei que puna estes políticos , pelo mal que fazem a São Paulo !

A salvação de São Paulo é PORTEIRA JÁ !!!!!!!

joão bosco disse...

É assim que as coisa funcionam neste país: aos gritos, com pancadaria e muito, mas muito suborno.

Daniela P Cuevas disse...

Fácil mandar passar tratores em áreas invadidas, mas o mais fácil seria liberar áreas com prédios na região central para construção de predios cingapura e colocar a população que vem trabalhar pra muitos de nós no centro, e desta forma elas não correria para morar nas zonas florestais.
Quem não tem onde morar procura seu lugar, e destruir casas de mais de 50 anos pra dar lugar a rodovias não vai mudar a situação destas pessoas. Queremos sim que o governo gastem seus R$ 5,5 bilhoes em transportes viáveis a toda a população e que os carros que circulam com uma unica pessoa nas marginais diminuam. Só com esta diminuição de carros com 1 já afastaria o rodoanel da Nossa Cantareira.
Quando começarmos a pensar no coletivo, deixaremos de destruir nossas matas a favor de lucros de poucos.
A Copa e sua rodovia não nos trará nada mais que destruição, climas mais instáveis e bolsos de governantes mais cheios do nosso dinheiro.

angela disse...

Sou uma moradora do Cabuçu- Jardim dos Cardosos na rua 10.. E quero saber se vocês vão dar moradia imediato para a gente morar ou vai mandar a gente para o bolsa aluguel? Porque ja que querem tirar nós daqui, coloquem a gente no bairro dos pimentas que os apartamentos ja estão prontos.... E quando essa obra começará? Quero saber da resposta logo.. Breve!!

jussara disse...

PASSEI PELO RODOANEL TRECHO OESTE, FIQUEI COM MAIS MEDO AINDA DA VINDA DO TRECHO NORTE, REALMENTE E UM MOSTRO.
E MAIS MEDO AINDA COM TODAS ESSAS CATASTROFES, DEVIDO AS EMPERMEABILIZAÇÕES DE ASFALTOS,QUE OCORRERAM NO RIO, AONDE SERÁ SEDIADA A COPA DE 2014, MOTIVO DA RETOMADA DA ACELERAÇÃO, DAS OBRAS DO REFERIDO MOSTRO ( TRECHO NOOOORTEEEEE!!!!!!!!!!!!!!)

bia disse...

O rodoanel passando pela cantareira, vai passar bem no lugar da minha casa que moro nas margens da mesma! Será que a idenização paga daria para eu comprar outra casa? Porque demorei 7 anos para construí-la!!!!