segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

19 anos depois, contas da prefeita Erundina são aprovadas no TJ

Primeira mulher eleita prefeita de São Paulo, Luiza Erundina finalmente tem aprovadas as contas de sua gestão do ano de 1991. Hoje, o Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo confirmou a aprovação das contas administrativas da prefeita. Elas haviam sido rejeitadas pela Tribunal de Contas do Município (TCM) e pela Câmara Municipal. A aprovação foi unânime pela 7ª Câmara de Direito Público e apontou para armação com o objetivo de prejudicar a então prefeita. . "A rejeição das contas adveio de procedimento viciado, pois não concedido o exercício à ampla defesa e contraditório", disse o relator Nogueira Diefenthäler. Para o TJ, o parecer do TCM pela rejeição apontava no sentido da existência de indício muito fortes de que foi elaborado de forma orquestrada com o objetivo de punir e prejudicar a então prefeita Luiza Erundina, em evidente desvio de finalidade. "Evidente o desvio de poder, consubstanciado na finalidade diversa sujos Conselheiros pretendiam obter com a rejeição das contas apresentadas pela autora (Erundina)." Ela foi eleita em 1988 e governou a capital de 1989 a 1992.

22 comentários:

Roni Nunes disse...

Enfim, a justiça foi feita. Ela foi um dos melhores prefeitos que essa cidade já teve.

Victor disse...

Grande Erundina , depois de vc só veio prefeitos desastrados. O Serra aumentou o ITBI e largou prefeitura como sendo o pior prefeito da história brigando pau a pau com o Pitta.

guga romano disse...

Não me esqueço dessa incompetente mandar tapar o túnel da Avenida J. K . ,

bem como liberar a invasão da Represa Guarapiranga e os arredores da

Avenida Jacu - Pêssego , Péssima PREFEITA , pior que o PITA !!!!

claudia gomes disse...

QUEM LIBEROU A INVASÃO DA GUARAPIRANGA FOI O MALUF, QUANDO CONSTRUIU A ÁGUAS ESPRAIADAS (ATUAL ROBERTO MARINHO), E "TRANSFERIU"OS MORADORES PARA O ENTORNO DA REPRESA. ESTE FATO É HISTÓRICO.

vane disse...

Eu também me lembro que ela foi uma ótima prefeita.
50% dos meus amigos possuem casa própria graças a esta mulher !

Renato Maia disse...

Ela tentou - sem sucesso, desapropriar parte do Parque do Carmo à pretexto de construir um conjunto habitacional.

Verde disse...

O problema não foi a Erundina mas o PT. A ocupação do entorno da Billings foi patrocinada por candidatos do partido em troca de votos. Estão todos eleitos enquanto a represa agoniza de tanto lixo, fezes e assoreamento. O golpe mortal será a regularização das construções e outorga de título de propriedade a quem ocupa irregularmente suas margens. Política em São Paulo é feita com a destruição do meio ambiente em troca de votos, muitos votos. Assim caminha nossa tosca democracia.

guga romano disse...

Cláudia

TENHO CERTEZA QUE A INVASÃO DA GUARAPIRANGA É MUITO

ANTERIOR DA ABERTURA DA AGUA ESPRAIRADA , CRONOLÓGICAMENTE

FALANDO, MUITO PRÓXIMO A DATA DA INVASÃO DE TERRENOS DE PARTI-

CULARES , PROPRIEDADE ALHEIA . FATO HISTÓRICO É A " ÁGUA PODRE '

DA GUARAPIRANGA .Saudações !!!!

lena disse...

Sempre votei e sempre votarei nela.Ela foi muito injustiçada . 2

Renato Maia disse...

Seus amigos invadiram áreas públicas e particulares sob o o olhar complacente dela. Posteriormente os demais municipes foram obrigados à patrocinarem as indenizações aos proprietários legais das áreas invadidas.

Você é amiga de uma enorme quadrilha de invasores de áreas públicas e particulares. Não se gabe disso. Pois onde você leu que ser amiga de bandido é motivo de orglho?

giovanni disse...

Lembro-me da sujeira da cidade, como a cidade era imunda... E das demissões dos verredores de rua. Lembro-me também que foi ela quem começou e incentivou as "vans" e onibus particulares para complementar o transporte urbano, surgindo entao os clandestinos, os oportunistas e as quadrilhas das vans. Ali foi o inicio da degradação da cidade que continua até hoje

paulo gimenes disse...

Foi não. Mudou SP. Regrediu de novo com os demotucanos. Deixa de ser preconceituoso . SP foi muito humana nesta época.

Felipe Rocha dos Reis disse...

Sr. Renato Maia, diga uma coisa?
Como você pode afirmar que os amigos dessa pessoa são bandidos? Por um acaso a Srta. Vane escreveu que moram em casas ou locais invadidos? Todo esse seu fundamentalismo é ridiculo.

Sou muito jovem, quando ela era prefeita, eu era criança ainda, mas já tinha um pouco de conhecimento. Estudava em escola municipal e digo até hoje, me deu uma ótima base. Era ótima, hoje, esquecida.

Conheço pessoas que tem casa propria, na época, por multirão. Não lembro de pais de amigos meus terem invadido algum lugar. Nem de serem bandidos...

Agora, falo de São Paulo hoje, abandonado... Escolas onde o professor é tratado na bala de borracha e do gás lacrimogênio, trânsito caótico, buracos a cada 50m, metrô lotado e ineficiênte, ônibus idem... Essa é a São Paulo ideal? Que se preocupa em cobrar 550 reais de quem não fez o controlar, espalha radares pela cidade e não vemos essa arrecadação aplicada em serviços? Tantos assaltos e violência como no RJ e o estado fazendo vista grossa? Essa é a São Paulo ideal?

A cada dia vejo que só ganhei em saír dessa cidade...

Sergio disse...

Não é de se estranhar essa perseguição. Quem já passou pelo prédio do TCM entende. Obra faraônica iniciada por P.Maluf. São e serão malufistas eternamente. Aposto que as contas desse tal ex-prefeito foram aprovadas antes mesmo de concluídas. Entrem no site do TCM e confiram.

Verde disse...

Parte dessas ocupações não se dá em terrenos públicos mas particulares, especialmente nas áreas de proteção de mananciais. Graças à lei de 1976 os proprietários de grandes sítios e chácaras tiveram seus enormes terrenos protegidos da devastação. Mas veio a favelização galopante dos anos 80 e os proprietários bateram em retirada deixando a terra entregue aos loteadores. As propriedades foram fatiadas e vendidas em pequenos lotes. Com uma só escritura comum a todos, os compradores não são invasores mas ocupam irregularmente as margens da represa. Ou seja, a lei mostrou-se inócua, inútil. Pior: o processo de devastação das matas continua. A reserva da biosfera - o cinturão verde que circunda e protege a metrópole - vem sendo impiedosamente destruído pela construção de barracos. A cada mês centenas de novas construções são erguidas. Graças à ação de vereadores inescrupulosos ruas de terra recebem asfalto, luz elétrica, água da sabesb, linhas de ônibus e creches. Pronto, nasce um novo 'bairro', jardim qualquer coisa. Quem conhece a estrada do M'Boi Mirim sabe o que isso. Há 30 anos havia ali uma importante reserva de Mata Atlantica que ia do Piraporinha até a divisa com Embu Guaçu. Hoje não sobrou uma única árvore de pé. Em Parelheiros o alarme já foi dado. Podemos culpar o prefeito? Coitado. Em quatro ou oito anos de mandato é impossível resolver um problema sedimentado durante décadas. Além do que, não podemos jogar a culpa no prefeito por um problema estrutural do país. Não é da sua alçada. A solução está lá em Brasília, se é que existe alguém interessado em solucionar algo relativo ao meio ambiente urbano. Enquanto devastação rimar com eleição vai ser assim. São Paulo tem hoje 20 milhões de habitantes mas há quem ache que ainda cabe mais gente nessa metrópole. Desde que isso lhe renda votos, é claro.

Roberto Tadeu Gorios disse...

MEU DEUS,COMO PODE MINHA AMADA SÃO PAULO TER TIDO COMO PREFEITA ERUNDINA.FOI JUNTO COM O PITTA OS PIORES PREFEITOS DA HISTÓRIA DE SÃO PAULO.
APROVAR SUA MALEZAS AONDE VÁRIAS OBRAS FORAM PARALIZADAS VERDADEIROS CAOS.ERUNDINA NUNCA MAIS.

Enilda Suzart disse...

Erundina está de parabéns, por esta vitória, principalmente por ter sido eleita por São Paulo, um pedaço do Brasil representado por criaturas que teimam em querer dar continuidade ao regresso étnico, social e de gênero, representando as elites políticas corporativistas e machistas tentando engessar todos os segmentos sociais, principalmente a educação. Ainda bem que as desconstruções são fortes o suficiente para demonstrar que as mentiras sobre o "bandeirantismo heróico" vai se diluindo à medida que as pessoas comuns se conscientizam do seu verdadeiro papel enquanto construtores (as) das riquezas de São Paulo. Os (as) nordestinos (as), como Erundina, compõem o grupos desse sujeitos históricos. Parabéns mais uma vez!

guga romano disse...

Paulo Gimenes

Primeiro ,chamar alguém de preconceituoso é coisa de IGNORANTE , alias ,

muito comum em comentários de Petistas . Ao dizer que São Paulo era mais

humana , você deve estar comentando da gestão de Janio Quadros que punha

ORDEM na cidade , ele mesmo de posse de talonario de multas , multava

infratores , não permitia camelódromos , vendas em semáforos e etc. Existe

uma estórinha ( com "e" ) que o MASP estava tentando terminar uma das

reformas do " telhado " , você bem sabe que o prédio do MASP é da Prefeitura ,

e a Prefeitura não deu a verba programada , dizendo - se sem verbas . Ainda bem

que uma empresa burguesa , pagou o restante da reforma , para assim garantir

a integridade do acervo do Museu , um grande Banco . A Prefeitura nada fez !!!

Ao mesmo tempo e na mesma calçada exalava - se um cheiro de podridão , bem

forte , a " GENIAL " Erundina , desapropriava um dos terrenos Particulares mais

caros da Av. Paulista com o pretexto de ali criar o Museu do Trabalhador e o

MASP ao lado agonizando . Na realidade segundo dizem e a História comprova ,

diante de tantas " COINCIDÊNCIAS " ela atendeu um grande empresário do ramo

de Shoping Center , brecar a venda do tal terreno para uma Cia. Hoteleira que ali

iria construir hotel e escritórios , para que a família proprietária do terreno , não

construísse outro Shoping e escritórios no antigo terreno de suas indústrias ,

depois de algum tempo , milagrosamente , o terreno da Av. Paulista foi liberado ,

e a mansão demolida , estranho né ? Outra coisa , não li em nenhum dos

comentários , dos " amigos " da Erundina , a questão de mandar fechar o túnel

da Av. JK , seria mentira que ela tenha mandado tapar o túnel ?

Aguardo resposta ! Saudações !

guga romano disse...

Felipe dos Reis

Você bem disse que era muito jovem , com certeza muito inocente , ainda

bem que você se mudou ! A SALVAÇÃO para a cidade , chama-se

PORTEIRA !!! Chega não cabe mais !!!!!!!!!!!!

guga romano disse...

Enilda Suzart

Você esta coberta de razão , meus parabéns !!!

Foi ela , foi ela sim , que começou a " DESCONSTRUÇÃO "

de São Paulo e a Martaxa dando CONTINUIDADE relaxando e gozando ,

mas em PARIS ! ! !

Paulo Costa Lima disse...

Na era Kassab/Serra São Paulo se tornou uma cidade limpissima. Enchente nem se fala mais, valeu a pena os milhões de dolares para assorear o Tietê. Hoje a cidade é um brinco só, alagação nem pensar. Heheeheheh me engana que eu gosto existe otário para tudo....

Vogner Moreira disse...

Agora era hora de pedir indenização por danos morais por tudo que sofreu, até mesmo para expor esses que se dizem homens públicos.