terça-feira, 8 de novembro de 2011

Prefeituras do ABC proíbem circulação de caminhões em grandes vias

Para tentar evitar os grandes congestionamentos que tomam as principais avenidas da região do ABC, as sete prefeituras da região iniciam em dezembro a restrição da circulação de caminhões em vários corredores viários nos horários de pico. Os prefeitos também vão proibir o estacionamento  nas vias onde a restrição de caminhões vai vigorar. Veja abaixo a notícia publicada no site do jornal ABCD Maior.Entra em vigor em dezembro o plano de mobilidade emergencial elaborado pelo GT (Grupo de Trabalho) de Mobilidade do Consórcio Intermunicipal do ABC, que será implantado em 39,7 quilômetros de vias na região. O objetivo é resolver gargalos do trânsito na ligação entre os municípios do ABCD.
O primeiro eixo identificados pelo GT é a ligação entre Ribeirão Pires e São Caetano, que abrangerá a avenida Humberto Campos, em Ribeirão Pires; avenidas Capitão João e João Ramalho, em Mauá; avenidas Giovanni Batista Pirelli, Santos Dumont, Cel. Alfredo Flaquer e Dom Pedro II, em Santo André e avenida Goiás, em São Caetano.
O segundo eixo do impactado pelo plano é a ligação entre Diadema e Santo André, que passa pelas avenidas Fabio Eduardo Ramos Esquivel, Corredor ABD e Piraporinha, em Diadema; avenidas Lucas Nogueira Garcez, Paço Municipal e Pereira Barreto, em São Bernardo e avenida Ramiro Coleoni, em Santo André.
O último eixo é a ligação entre São Bernardo e São Caetano, que passará pelas avenidas Aldino Pinotti, Lauro Gomes, Dr. Rudge Ramos, Taboão, em São Bernardo, avenida Lauro Gomes, em Santo André; avenida Guido Aliberti e Estrada das Lágrimas, em São Caetano.
Para resolver o gargalo nesses três eixos, o GT apresentou três propostas de curto prazo. “Operação compartilhada dos agentes de trânsito no horário de pico, regulamentação de circulação de carga e de estacionamento nos locais apontados como problemáticos”, disse a coordenadora do GT, Andrea Brisida.
Durante os horários de pico, das 6h30 às 9h e das 16h às 20h, não será mais permitido a circulação de veículos de carga nos três eixos e também será proibido permanentemente estacionar nas vias elencadas. “Nesse último ponto haverá perdas em Diadema, na avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível e na Capitão João, em Mauá. Nas demais, acredito que não haverá transtornos”, disse Andrea.
Integração - Outro ponto do plano é o fato dos agentes de trânsito trabalharem integrados, via rádio, com um único plano de trabalho. “Antes havia essa integração, mas cada cidade fazia suas operações, desvios necessários. Agora, quando for necessária uma intervenção no trânsito, o agente de Diadema avisará o de São Bernardo”, exemplificou o presidente do Consórcio Intermunicipal, Mário Reali.
No plano também está elencado a utilização do Corredor Metropolitano da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e alças da Rodovia Anchieta dos quilômetros 14,16 e 18. “Quanto há problemas no trânsito em Piraporinha, há um grande transtorno no trânsito e o Corredor do trólebus fica livre. Esse é o mesmo caso das alças da Anchieta. Podemos utilizar essas opções para desafogar os veículos me momentos de emergência”, destacou Reali.
Também está em análise a duração do tempo dos semáforos, valores das multas para quem descumprir as regras e placas de sinalização que deverão ser instaladas pelas prefeituras. “Tomamos a decisão política, agora vamos detalhar toda a ação. Porém, a fiscalização deve ter início em fevereiro”, disse o presidente do Consórcio.
De acordo com Reali, a ideia da ação é priorizar o transporte coletivo na Região, para que este tenha mais fluidez. “Temos ainda a contratação do Plano de Mobilidade, com R$ 1 milhão disponíveis, e será algo muito maior e detalhado, feito em parceria com a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico e que deve ser assinado em dezembro”, disse.