terça-feira, 4 de agosto de 2009

Meningite década de 70

Todas as ações que estão sendo tomadas para evitar uma maior propagação da gripe suína no Brasil, com adiamento da volta às aulas e tudo mais me lembra a época do ginásio, quando o País vivia uma epidemia de meningite. Nas escolas passamos pelos mesmos problemas e desenvolvemos ações similares de profilaxia. Só que naquela época, na década de 70, havia um patuá de cânfora amarrado na camisa para "evitar" a contaminação. Diziam que ajudava a se proteger do vírus. Também havia vacina contra a meninigte. Hoje temos de torcer para ninguém espirar do seu lado e manter o máximo cuidado com a higiene pessoal. Vacina contra a H1N1, nem pensar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ginásio na década de 70? Conta outra, Sr. Reina! Nessa época, o senhor já era um dos mais experientes repórteres brasileiros...

Laritz disse...

O que me assusta é pensar que naquela época não se divulgava a epidemia, por conta da censura. Mamãe sabia de tudo o que estava acontecendo e não podia publicar uma linha. Hoje, penso que não sabemos um terço da missa dessa macabra pandemia. E isso me apavora muito! Bons tempos aqueles quando acreditávamos que um simples patuá de cânfora matava o tal bichinho... Hoje, o povo usa álcool gel como se fosse água... Que medo! Beijos!