quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Após apoiar Serra, Cintra pede desfiliação do PR para não ser expulso

Para evitar passar pela comissão de ética e ser expulso do partido, o vereador licenciado e atual secretário municipal do Trabalho da Prefeitura de São Paulo, Marcos Cintra, pediu hoje a desfiliação do PR. Ele é acusado de infidelidade partidária pelo presidente da Câmara Municipal Antonio Carlos Rodrigues e de não cumprir determinação da legenda de apoiar a candidata do PT à presidência da República Dilma Rousseff e fazer campanha para o tucano José Serra.

Ele acusa os antigos companheiros de legenda de discriminá-lo e ignorarem as diretrizes programáticas do PR. Em carta enviada ao presidente do diretório municipal do PR, Cintra pediu desfiliação em caráter irrevogável. "Tal decisão se deve ao crescente desconforto que venho sentindo em relação às decisões recentes do partido que optou por uma trajetória político-ideológica que considero contrária ao manifesto e às diretrizes programáticas do PR, bem como por julgar estar sofrendo grave discriminação pessoal", escreveu.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Kassab contrata Oi para fornecer 16 mil linhas de celulares para Prefeitura

A Oi fechou acordo de 12 meses, prorrogável por mais 12 meses, com a Prefeitura de São Paulo para o fornecimento de 15.570 linhas de celulares aos servidores públicos da cidade de 90 órgãos da administração direta e indireta.  O valor do contrato ultrapassa R$ 25 milhões para o período de dois anos. A Oi será responsável por prestar serviços de voz local e longa distância, envios de SMS e também serviços de dados para todos os usuários de telefonia celular da Prefeitura.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Justiça Eleitoral decreta sigilo no caso Tiririca

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, decretou segredo de Justiça no processo que apura a alfabetização do deputado federal eleito pelo PR, Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca. A decisão foi tomada a pedido da defesa do humorista, que apresentou ontem documentação sobre a escolaridade do eleito. "Considerando a documentação que instrui a defesa bem como a necessidade de se fazer cumprir a exigência prevista no art. 26, § 9º, da Resolução nº 23.221, defiro que a ação penal doravante se processe em segredo de justiça", escreveu o juiz.

A denúncia sobre a alfabetização de Tirirca foi recebida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) em 4 de outubro, com base no artigo 350 do Código Eleitoral, que prevê pena de até cinco anos de reclusão e o pagamento multa por declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita para fins eleitorais em documento público. Tiririca foi eleito com 1.353.820 votos.

PM acusado de matar jovem em favela é absolvido pela Justiça

O 5º Tribunal do Júri de São Paulo absolveu o policial militar José Álvaro Pereira da Silva, acusado de matar Maria Cícera Santos Portela, de 24 anos. O crime aconteceu no dia 20 de fevereiro de 2007, durante a passagem de um bloco carnavalesco pela Avenida São Remo, no bairro do Rio Pequeno, Jaguaré, zona oeste da capital paulista. 

Na ocasião, uma quarta-feira de cinzas, a polícia invadiu a favela local após uma viatura ser atingida por ovos e pedras, que teriam sido jogados por crianças. Para conter o tumulto, José Álvaro efetuou disparos. Um tiro atingiu a cabeça de Maria Cícera, que estava na varanda de sua casa, de férias. 

O comando da PM na região, o 16º Batalhão, havia informado no dia do fato que o PM atirou para o alto para dispersar a multidão e se defender.

A votação foi apertada no TJ, quatro a três. De acordo com a sentença assinada pelo juiz Emanuel Brandão Filho, "o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade do delito, mas negou a autoria do réu", o que resultou na absolvição do PM. De acordo com a acusação, não houve confronto balístico. Ou seja, não foi realizado o exame do projétil que matou a jovem. Isso permitiria saber se a bala que atingiu a jovem foi ou não disparada pela arma do policial.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Executiva do PR monta comissão para expulsar Cintra

A diretoria executiva do Partido da República (PR) em São Paulo monta na quarta-feira, dia 27, comissão de ética para julgar posicionamento do secretário municipal do Trabalho Marcos Cintra, que é vereador licenciado pelo partido na capital. Cintra apoia o candidato a presidente da República José Serra (PSDB), enquando seu partido está do lado de Dilma Rousseff (PT). Esse posicionamento pode levar à expulsão de Cintra da legenda.

O presidente da Câmara Municipal paulistana, Antonio Carlos Rodrigues, que também é suplente da candidata eleita ao Senado, Marta Suplicy (PT), entrou com representação contra o secretário do governo Kassab. "A diretoria nacional do PR analisa esse fato. O secretário está nesse posto pela cota do partido, então deve seguir as decisões da executiva do partido, que apoia Dilma. Ele não pode apoiar Serra. Isso é infidelidade partidária", afirma Rodrigues. O presidente da Câmara diz que o compromisso com o PT nacional deve ser respeitado. "Esa aliança foi muito boa para o PR. Tínhamos 21 deputados federais. Nas eleições dobramos de tamanho, fomos a 42. Dobramos a bancada por causa da parceria com o PT. Hoje, o PR é maior que o DEM do prefeito Kassab", conta.

ANTT realiza reunião para esclarecimentos sobre o projeto do trem bala dia 27 em SP

Na próxima quarta-feira, dia 27 de outubro, a Agência Nacional de Transportes terrestres (ANTT) realiza mais uma reunião pública de esclarecimentos sobre o projeto do trem de alta velocidade (TAV) entre São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. O evento aberto ao público será realizado no auditório da BM&F Bovesp, no centro da cidade, a partir das 10 horas. Interessados devem fazer inscrição no dia da reunião. O leilão que vai escolher empresa ou consórcio que vai construir o TAV está marcado para o dia 16 de dezembro.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Presidente da Câmara de SP quer punir filiado do PR que apóia Serra

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Antonio Carlos Rodrigues (PR), entrou com representação contra o secretário municipal do Trabalho Marcos Cintra, também do Partido da República. Ele alega que Cintra não respeitou determinação partidária de apoiar a candidatura presidencial de Dilma Rousseff (PT) e dá apoio ao tucano José Serra. Rodrigues, que é suplente da senadora eleita Marta Suplicy, que houve prática de infidelidade partidária por parte de Cintra, que teria infringindo o código de ética do PR ao participar de evento da candidatura de Serra. Cintra pode ser expulso da agremiação.

TJ anula processo sobre lavagem de dinheiro de Edir Macedo

O Tribunal de Justiça de São Paulo anulou o processo contra o bispo Edir Macedo e outros integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus, acusados de lavagem de dinheiro em paraídos fiscais. O TJ reconheceu ontem a incompetência da Justiça estadual para  julgar a ação. O processo deverá ser encaminhado para a Justiça federal agora. Honorilton Gonçalves da Costa e João Batista Ramos da Silva, dois dos denunciados, ingressaram com um habeas corpus no TJ pedindo o trancamento da ação penal que apura o crime, em andamento na 9ª Vara Criminal de São Paulo. No entanto, os desembargadores da 16ª Câmara Criminal do TJ entenderam que a competência para o julgamento do delito é da Justiça federal, por se tratar de lavagem de dinheiro “transnacional”.  

A denúncia mostra que quantias arrecadadas junto aos fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus eram transferidas a sociedades anônimas no Brasil. Essas empresas remetiam o dinheiro para outras duas empresas sediadas nas Ilhas do Canal e Ilhas Cayman.

Time do São Caetano pode mudar de cidade

Assim como o Grêmio Barueri, que mudou para Presidente Prudente, o time do São Caetano também pode mudar de cidade. A prefeitura de São Caetano do Sul revogou a lei que cedia área para a equipe. Mas o São Caetano se recusou a deixar o local, ocupado desde 1999. Assim, o problema foi parar na Justiça e a direção do Azulão perdeu em segunda instância.

No mês passado, foi concedida liminar favorável ao município e a direção do time recorreu. O processo está hoje no Tribunal de Justiça, mas já foi pedida ordem de despejo. O oficial de justiça vai entregar o mandado de reintegração de posse a qualquer momento.

A presidência da agremiação destaca que já recebeu três convites de administrações municipais do interior que estão dispostas a receber o clube. Mas não revela quais são. O objetivo é continuar no município do ABC.

A prefeitura alega que o espaço é público e a comunidade tem o direito de utilizar a área. Há projeto de construir um centro cultural no terreno hoje ocupado pela sede social do clube, piscina, quadras e salas de aulas para esportes.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Maluf tenta novo recurso para salvar sua eleição

Paulo Maluf entrou hoje com recurso junto ao plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a decisão do ministro Marco Aurélio  Mello que manteve o indeferimento de seu registro de candidatura pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo. A defesa de Maluf registrou um agravo regimental. Mello impediu o registro da candidatura malufista por entender que seu recurso junto ao tribunal paulista fora feita fora do prazo regimental (veja post da última sexta-feira).

No agravo regimental, Maluf pede a reconsideração da decisão monocrática do ministro para “admitir o regular processamento  do recurso ordinário interposto”. Além disso, solicita que o recurso seja levado a julgamento e seja reconhecido o preenchimento dos requisitos de seguimento do recurso.

O ministro do TSE, Marco Aurélio, negou seguimento ao recurso apresentado por Paulo Salim Maluf contra a decisão do TRE-SP que indeferiu o pedido de registro de sua candidatura ao cargo de deputado federal com base na Lei da Ficha Limpa. Para Mello, o recurso deveria ter sido apresentado pela defesa até o dia 3 de setembro, mas foram apresentados somente nos dias 5 e 4 de setembro. Deste modo, os votos recebidos por Maluf no dia 3 de outubro foram julgados nulos.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ministro nega registro da candidatura Maluf, que agora fica com votos nulos

O terceiro candidato a  deputado federal mais votado em São Paulo, Paulo Maluf (PP), teve o registro de sua candidatura negada hoje pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Maluf obteve 497.203 votos no dia 3. Como o candidato já foi barrado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo com base na Lei da Ficha Limpa, os votos em Maluf foram considerados nulos pelo ministro. Mello alegou em sua decisão que o candidato apresentou recurso fora do prazo. Mas Maluf ainda pode recorrer ao plenário do TSE.

Um guia para investimento na área social der São Paulo

Pela primeira vez no Brasil empresas poderão contar com um guia que vai funcionar como cardápio de orientação para o desenvolvimento de ações sociais voltadas a crianças e adolescentes. Esses investimentos possíveis foram mapeados através de pesquisa junto a comunidades carentes de São Paulo que constam da Plataforma dos Centros Urbanos do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef). Todas apresentam os piores indicadores de qualidade de vida e onde há um processo de articulação social atuante.
Foram escolhidas quatro comunidades prioritárias. Na zona leste foi o Jardim Aricanduva, na zona norte a comunidade no distrito Anhanguera, região central e oeste o Jaguaré e na zona sul o bairro Nova Aliança, no distrito de Parelheiros.
O documento que será lançado hoje traz orientações sobre que tipo de investimento social deve ser feito e como deve ser feito. Está dividido por faixas etárias – de zero a 6 anos, de 7 a 14 anos e de 15 a 18 anos. A iniciativa é do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Rede Nossa São Paulo. Faz parte do Fórum Empresarial de Apoio à Cidade de São Paulo e tem o apoio do Unicef e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio).
“Foi escolhido como primeiro projeto piloto fazer propostas para crianças e adolescentes devido ao impacto que esse segmento traz na qualidade de vida de toda a população”, diz Oded Grajew, coordenador do Nossa São Paulo. As propostas de investimentos para as empresas priorizam as áreas da capital onde meninos e meninas convivem com os piores indicadores de qualidade de vida e ao mesmo tempo não há previsão de investimento da Prefeitura até 2012, destaca Grajew.
“Sempre se acha que nos rincões e localidades distantes estão os maiores problemas. Mas os grandes centros também têm grandes níveis de desigualdades. As áreas que estão bem mascaram a realidade de vários locais”, explica Anna Penido, coordenadora do Unicef em São Paulo.
Uma localidade crítica de São Paulo é Parelheiros, fundada há 183 anos é um dos distritos mais distantes do centro da capital. Fica no extremo sul e faz divisa com a Serra do Mar. Maior parte de seu território está em área de preservação ambiental. Com uma população de 141.517 habitantes segundo o IBGE, tem mais de 26 mil unidades habitacionais, mas 67% ainda não estão ligados à rede de coleta de esgoto e apenas 59% são ligados à rede de água. A população entre zero e nove anos de idade é de 29,7 mil pessoas. Indicadores sócio-econômicas mostram que Parelheiros tem o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da capital.
Para a faixa etária de zero a seis anos, a proposta para essa localidade é desenvolver programas voltados a fortalecer a capacidade das famílias de cuidar bem e oferecer melhores condições de vida para seus filhos e filhas desde a gestação. Recomenda-se que as ações incluam orientações nas áreas de saúde, educação e proteção, abordando temas como higiene, nutrição, desenvolvimento infantil, prevenção de acidentes e violência doméstica.
Devido a carência de creches e pré-escolas, a sugestão é que empresas isoladamente ou em um pool desenvolvam programas voltados à construção, ampliação ou melhoria de creches e escolas de educação infantil, incluindo a formação de gestores, educadores e cuidadores para que possam contribuir de forma efetiva com o desenvolvimento cognitivo, emocional e afetivo das crianças atendidas.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Diesel é mais barato em estradas de SP e MG

Os trechos das rodovias BR 116 e BR 262 que cortam os Estados de São Paulo e Minas Gerais têm os menores preços do litro de óleo diesel do Brasil. Segundo levantamento do Índice de Preços Ticket Car (IPTC), os motoristas pagam, em média, nos postos de combustível nessas regiões, R$ 1,91. No Mato Grosso, a BR 163 tem o maior valor do País, em média R$ 2,25 por litro.

A pesquisa mostra que o litro do diesel mais caro do Brasil está no Acre, com R$ 2,59. A média mais barata foi registrada em estabelecimentos do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, e Paraná: R$ 1,96. Em São Paulo a média é R$ 1,98.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Crescimento ininterrupto de movimento nos pedágios paulistas

Mês a mês cresce o número de veículos que pagam pedágios em São Paulo. As rodovias paulistas que são administradas pela iniciativa privada, leia-se pedágio, registraram aumento de 8,5% no número de veículos que passaram pelas praças de cobrança no último ano. Segundo dados da Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR), o acumulado de outubro de 2009 a setembro último, o fluxo de veículso leves subiu 7,2% e o de pesados 12,2%.

Em setembro, o número de pagantes de pedágio cresceu 0,3% em relação a agosto. Ao se comparar setembro de 2010 com o mesmo período do ano passado, constata-se que o volume de pagantes teve acréscimo de 12,1%. Em agosto, passaram pelas praças de pedágio mais 0,6% veículos do que em julho.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

CPTM bate recorde de passageiros

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) bateu novo recorde de passageiros transportados em um único dia. Na última sexta-feira as composições movimentaram 2.314.319 pessoas nas seis linhas operadas pela empresa. "A cada dia tem mais gente dentro dos trens. mas o serviço não melhora. Espero que possamos andar com segurança e sem aperto. Hoje,os trens parecem latas de sardinha", reclama o auxiliar administrativo Samuel Corrente Lopez, que diariamente utiliza os trens entre a cidade de Mauá e a capital.

O número recorde está 6,4% acima da média registrada em dias úteis no mês de setembro, que foi de 2.174.054 passageiros. O recorde anterior foi registrado em 7 de maio deste ano, quando foram transportados 2.276.285 passageiros. A maior movimentação foi atribuída à saída para o feriado de Nossa Senhora Aparecida e também às compras para o Dia das Crianças.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dersa prepara ações para audiências públicas do Trecho Norte do Rodoanel

A Dersa, empresa do governo de São Paulo responsável pela construção do Rodoanel, abriu concorrência para escolher empresa que vai prestar serviços de comunicação e relacionamento com as comunidades envolvidas e públicos interessados no Trecho Norte da estrada que vai passar pela Serra da Cantareira. Será um trabalho de três meses, com ações preparatórias para as audiências públicas do processo de licenciamento ambiental. A escolha será no dia 18.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Capital puxa votos para Tiririca; no interior votação foi menos empolgante

Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, deputado federal do PR mais votado do Brasil com mais de 1,3 milhão de votos não foi o primeiro colocado em algumas cidades emblemáticas de São Paulo, mas ganhou na capital.

Na São Bernardo do Campo, berço do PT e onde mora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o candidato mais votado foi Vicentinho, do PT, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e da CUT, com 56.732 votos, segundo o TSE. Tiririca ficou em treceiro,, com 28.987 votos.

Na capital do Estado, cidade mais importante do País, Tiririca foi ao topo, com 436.014 votos, praticamente 30% de toda sua votação. Na segunda colocação vem a ex-prefeita Luiza Erundina (PSB), com 178.003 votos.

Pindamonhangaba do governador eleito Geraldo Alckmin (PSDB) teve Tiririca em segundo lugar, com 3.775 votos. Gabriel Chalita (PSB) vereador por São Paulo e ex-secretário estadual de Educação  foi o primeiro, com 4.395 votos.

Na Santos, terra do ex-governador Mário Covas, fundador do PSDB, o primeiro deputado federal mais votado foi Márcio França, (PSB), com 23.210 votos, seguido de Tiririca com 13.595.

São Caetano do Sul, expoente por ostentar melhor IDH do Brasil e alto nível educacional deixou Tiririca na quarta posição, com 3.829 votos. No município, o primeiro colocado para a Câmara Federal foi William Dib (PSDB), ex-prefeito da vizinha São Bernardo, com 9.614 votos.

Os eleitores da minúscula Borá, cidade com 852 habitantes no interior paulista, nem se importaram com as gracinhas de Tiririca, que ficou na sexta colocação com 33 votos. O primeiro foi o petista Vanderlei Siraque de Santo André, com 78 votos.

Analfabetismo

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, acaba de receber denúncia oferecida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra Tiririca. Conforme a sentença, a prova técnica apresentada sobre alfabetização de Tiririca justifica o recebimento da denúncia, anteriormente rejeitada, para início da ação penal.

Segundo o juiz, "a prova técnica produzida pelo Instituto de Criminalística aponta para uma discrepância de grafias", o que leva a uma razoável dúvida sobre uma das "condições de elegibilidade inseridas em declaração firmada pelo acusado, no momento do pedido de registro de candidatura a deputado federal para concorrer às eleições 2010, por meio da qual afirma que sabe ler e escrever". O prazo para apresentação de defesa é de 10 dias. Cabe recurso ao TRE.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Apuração do TRE possibilitará saber os candidatos mais votados dentro dos presídios de SP

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo vai ter o resultado da apuração das 31 urnas dentro de 31 presídios no Estado em separado. Vai ser possível saber quais os candidatos mais votados pelos presos. Esta é a primeira eleição onde os presos provisórios têm direito a votar. Dos 500 aptos a votar nos três CPDs na cidade de São Paulo, 200 já deixaram a cadeia.

Atualizado em 5 de outubro: Resultado da votação foi Dilma 832, Martina 274 e Serra 184 votos.

Tucano líder de Kassab declara voto a Netinho do PC do B

O líder do governo Gilberto Kassab (DEM) na Câmara Municipal de São Paulo, José Police Neto, do PSDB, um tucano roxo, declarou seu segundo voto a senador ao candidato da coligação do petista Aloizio Mercadante, Netinho de Paula, do PC do B. O primeiro é para Aloysio Nunes Ferreira (PSDB). Ontem, a família do senador Romeu Tuma (PTB), candidato à reeleição, já havia declarado apoio a Netinho como segundo voto ao Senado por São Paulo.

Atualizado às 22h55: Outro peso-pesado da aliança PSDB/DEM na Câmara de São Paulo, o vereador Gilberto Natalini (PSDB) declarou que seu segundo voto a senador é do verde Ricardo Young. Esse voto, diz, tem o objetivo de funcionar como ponte-política com o PV no apoio a José Serra para uma possível aliança num esperado segundo turno da disputa presidencial.