quinta-feira, 25 de novembro de 2010
São Bernardo vai construir o Museu do Trabalhador
Palco do movimento sindical onde Lula surgiu para a política e berço do PT, a cidade de São Bernardo do Campo vai abrigar o Museu do Trabalho e do Trabalhador (foto acima). O objetivo da prefeitura local é tornar o espaço, dedicado à história das relações trabalhistas da cidade e região do ABC, conhecido internacionalmente. O museu no ABC será construído no local do antigo prédio do Mercado Municipal, região central do município, que foi desativado em 2004.
De acordo com o prefeito Luiz Marinho, o museu vai utilizar recursos de artes gráficas e visuais, tecnologia 3D e digital que também vai permitir dispor todo o acervo para o mundo. O espaço terá 5 mil metros quadrados para exposições e uma mostra permanente que contará as várias fases da história do trabalho em São Bernardo, assim como o Museu do Futebol, na capital, faz com a história do esporte no Brasil. O museu no ABC terá como grande estrela o presidente Lula.
Haverá ainda um jardim com ferramentas em grande escala, que remeterá ao mundo do trabalho, desde as primeiras que surgiram até as máquinas utilizadas atualmente, além de espaços de convivência e pesquisa de referência sobre o mundo do trabalho, loja para venda de souvenir e auditório para 200 pessoas. Para isso, o investimento que faz parte do convênio da prefeitura com o Ministério da Cultura será de R$ 18 milhões. O edital para construção será lançado até dia 30 de novembro e a construção tem previsão de início para março de 2011. A conclusão é estimada para 12 meses.
Marcadores:
Luiz Marinho,
Lula,
Ministério da Cultura,
Museu do Trabalhador,
Prefeitura,
Prefeitura Sâo Bernardo,
PT,
Sindicato,
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC,
Sociedade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
[...] This post was mentioned on Twitter by Cacilda N.C., regina gallucci , Valdinei Queiroz, Política Estadão, Jose Cassio and others. Jose Cassio said: @estadao São Bernardo vai construir o Museu do Trabalhador « Eduardo Reina http://bit.ly/ieLOjo [...]
Não seria Museu da Greve ???
Museu de Artes e Oficios de Belo Horizonte.
Um museu que faz homenagem aos trabalhadores de todas as áreas e tem um acervo maravilhoso e merece ser visitado é o Museu de Artes e Oficios de Belo Horizonte.
Visitem. O Brasil tem museus maravilhosos, tenho certeza que este também será. Parabés pela iniciativa.
Com certeza este museu vai ser orçado em alguns milhês que será multiplicado por três no final vai nota de metade do orçamento e o resto vai sumir e em homenagem ao nosso "prisidenti" terá uma sala denominada "não sabia de nada cumpanherô" e um outra sala em homenagem a Corrupção e pistolagem praticada nos sindicatos
O primeiro museu da greve...:(
Concordo plenamente, como sugestão, não poderão esquecerem as cuecas e meias para guardarem parte da grana
Trabalho = resultado de uma ação, então porque não destina a grana deste empreendimento em escolas tecnicas e profissionalizantes em cidades do interior com o intuito de gerar formação profissional e renda, evitando também a migração para as metropoles na busca por trabalho e renda.
isso seu governador picole de chucho e que tem que fazer , votou chupa ,
Toda valorização cultural é importantissíma por isso eu louvo esta iniciativa da prefeitura de SBC os trabalhadores sempre foram tratados no modelo capitalista brasileiros como meros execultores das atividades fabris principalmente no estado de SP onde as elites industriais já tentaram um levante contra Getúlio Vargas para tentar barrar o inicio implantação da CLT e legalização dos sindicatos organizados
( Levante de 32 ), mas hoje em plena democracia os movimentos da sociedade organizadas são as maiores defensores do sistema democrático brasileiro.
Se vai ter foto do Genoino, tem que ter também a famosa cueca.
Levante contra Getulio? P ois é, nem precisava, tratava -se de pessoa afável e dada ao diálogo.
Ah! Foi a "elite" que armou o levante? Nesse caso os ancestrais da Martha e do Eduardo Suplicy fizeram parte. Assim como os aliados Maluf e Sarney, que nessa época já deveriam ter nascido.
Aliás, o apelido desse museu já é: Museu da Cueca.
Postar um comentário