O Metrô suspendeu duas licitações que envolvem o plano de expansão das linhas na capital. Uma delas é a concorrência internacional para compra de 26 trens para a Linha 5 - Lilás. A outra licitação vai escolher a empresa para elaborar o projeto civil básico da Linha 15-Branca – entre Vila Prudente e Tiquatira, na zona leste.
“Várias empresas que têm interesse em participar do processo pediram à Companhia o adiamento da data de entrega das propostas. O Metrô avaliou que essa mudança não acarretará em atraso no cronograma da licitação nem da entrega dos trem. Com o objetivo de aumentar a concorrência entre os participantes, decidiu-se alterar a data da licitação para 23 de agosto”, diz nota da assessoria de imprensa do Metrô.
Já o adiamento do processo de contratação de empresa para fazer o projeto da via permanente, pátio de estacionamento e manutenção de trens da Linha 15 se deu, segundo o Metrô, porque os questionamentos técnicos recebidos nesse período de publicação do edital foram “tecnicamente relevantes”. Então decidiu-se suspender a licitação para análise. “Essa suspensão não vai impactar o cronograma do processo, que será retomado nas próximas semanas”, garante o Metrô.
10 comentários:
É a velha lógica do governo paulista: muita pressa para construir pontes e avenidas e velocidade de tartaruga para tudo o que se refere ao transporte coletivo ou em bicicletas. Enquanto isso, São Paulo se transforma em um grande estacionamento a céu aberto. Quem semeia avenidas colhe congestionamentos!
[...] This post was mentioned on Twitter by Leonardo Fontes, Metrópole Estadão. Metrópole Estadão said: Metrô suspende duas licitações do plano de expansão: http://migre.me/12lY2 [...]
SR. JORNALISTA
NAO ENTENDI ESSA LICITAÇAO DA LINHA 15 ENTRE VILA PRUDENTE E TIQUATIRA E SE NAO ME ENGANO FARA INTEGRAÇAO COM A LINHA 3 VERMELHA DO METRO.
OS TECNOCRATAS DO METRO ALEGAM SUPER LOTAÇAO NESTA LINHA 3 POR ISSO NAO QUEREM FAZER INTEGRAÇAO GRATUITA EM CORINTHIANS ITAQUERA SO GOSTARIA DE ENTENDER.
GOSTARIA DE PEDIR AO SR. JORNALISTA QUE QUESTIONASSE OS TECNOCRATAS DO METRO. OBRIGADO 04.08.10
Caro Eduardo,
Admiro a atenção que dá à questão do transporte, especialmente ao ferroviário e metroviário. Não foram poucas as vezes que comentei aqui sobre o trem de alta velocidade. Contudo, sinto discordar da manchete dessa notícia. Ao ler a reportagem, fica claro que o Metro suspende as licitações mas de tal modo que não haverá impacto no cronograma. Nesses tempos bicudos de eleição, sua manchete é desnecessáriamente alarmista e induz a uma interpretação equivocada. Melhor manchete seria "metro suspende por duas semanas licitações de expansão" ao invés de "metro suspende duas licitações do plano de expansão".
Um abraço.
Concordo com o Emerson.
A notícia é importante, porém foi destacada com um contexto diferente ao explicado na nota.
O correto, na minha opinião seria colocar como título: "Duas licitações adiadas pelo Metrô".
Muito bem colocado pelo leitor Emerson a chamada da noticia está completamente equivocado e deveria ser algo mais claro como : METRO adia por 2 semanas duas licitaçoes do Plano de Expansão. O papel da imprensa é informar o leitor e a chamada desinforma, ao induzir o leitor a pensar que o plano de expansão está em grave risco de não sair para as duas linhas em questão...
Há um erro grosseiro na notícia: a licitação dos 26 trens não foi suspensa, mas a abertura das propostas foi adiada em cerca de um mês, para 23/08 - este adiamento é notícia antiga. Veja http://www.metro.sp.gov.br/aplicacoes/licitacoes_novo/processos/LicitacaoList.asp?tipoMaterial=Concorr%EAncia+Internacional.
Concordo com você caro amigo. Creio que a redação, visa tornar a manchete mais chamativa dando margem a uma interpretação dúbia.
O Emerson está com a razão !!!
Assino embaixo !
Saudações !
Erro grosseiro do jornalista, que está mal informado.
Postar um comentário