Em uma semana, quatro trabalhadores rurais foram assassinados no Pará e Rondônia. A mais recente vítima é Herenilton Pereira dos Santos, de 25 anos. Ele foi encontrado morto no dia 28 de maio, último sábado, em Nova Ipixuna (PA). Estava desaparecido desde quinta-feira, dia 26.
O jovem vivia no mesmo assentamento do casal de ambientalistas - José Claudio e Maria do Espírito Santo - assassinados no último dia 24.
Já no dia 27, Adelino Ramos havia sido morto no distrito de Ponta de Abunã, em Rondônia.
Em comum nos três crimes: todos foram mortos a tiros. Nos casos do Pará, testemunhas alegam ter visto dois homens rondando o lugarejo onde as vítimas moravam em uma motocicleta vermelha modelo Bros. Os dois vestiam jaqueta de couro e utilizavam capacete.
Atualização às 17h39:
Na verdade já são 5 os mortos.
De acordo com o Estadão, a onda de violência matou hoje Marcos Gomes da Silva, em Eldorado dos Carajás. Já baleado, Marcos era levado para Eldorado dos Carajás quando o carro foi interceptado e o assassinato consumado. O trabalhador foi degolado e teve também a orelha cortada, assim como o extrativista José Claudio. A Polícia Civil ainda não sabe se o assassinato está relacionado a conflito agrário. Marcos Gomes da Silva morava em projeto de assentamento nas redondezas de Eldorado dos Carajás.