Saiu publicado no Diário Oficial da União de hoje a autorização para a retomada do garimpo em Serra Pelada, no Pará. Fechadas desde 1992, as jazidas ficaram imortalizadas pelas imagens dos garimpeiros formando um verdadeiro formigueiro humano nas encostas do local. Serra Pelada foi considerada o maior garimpo a céu aberto do mundo.
A exploração foi concedida pelo governo federal para a empresa Serra Pelada Desenvolvimento Mineral, formada por uma cooperativa de garimpeiros - com 45 mil associados - e uma companhia canadense de exploração de minérios, a Colossus Minerals, que detém 75% da sociedade. Os brasileiros ficarão com apenas um quarto do que render nas jazidas.
Agora a situação será diferente da Serra Pelada inicial. Os trabalhos serão totalmente mecanizados. Será construída uma mina subterrânea com rampa de acesso de 1,6 mil metros para a entrada de materiais.
Mas os antigos garimpeiros que ficaram fora da cooperativa não estão contentes com a situação. Para Etevaldo Arantes, do Movimento de Trabalhadores e Garimpeiros na Mineração, a exploração da mina não vai beneficiar a categoria, pois, como nas vezes anteriores, as "pessoas com mais recursos foram as beneficiadas". A lavra rudimentar ficará restrita apenas a locais remanescentes de rejeitos da mina principal.
Prospecções mostram a existência de pelo menos 150 toneladas de ouro no subsolo, além de outros metais preciosos como platina e paládio. A nova exploração deve gerar mais de R$ 3 bilhões.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a retomada dos trabalhos em Serra Pelada foi negociada com mais de 20 associações, sindicatos e cooperativas desde 2003. Você acha certo a exploração nesse formato?
5 comentários:
O garimpeiro Zé do Tilin, antigo bamburrado de Serra Pelada, soube com tristeza o anuncio da retomada do mitico garimpo no qual fez ligeiro quase trinta quilos de ouro numa dama de apenas metro e meio quadrado. Coisa do tempo do ouro em banda de lata que não se repetirá jamais no mundo de peões rodados do nosso grande país. A modernidade, o avanço pelo progresso e outras baboseiras relacionadas ao processo de exploração expeculativa das nossas preciosas reservas minerais não permitem mais que gente simples como Zé do Tilim continue tentando a sorte na mata amazônica. Ironicamente, a vez agora pertence aos compatriotas do cineasta James Cameron, o diretor do filme Avatar. Tristes tempos em tristes trópicos…
Causa surpresa, senão estranheza, que somente agora e logo agora, as véspera das eleições, saia essa decisão,mas pelo voto tudo se espera. Da extração desqualificada no passado, sobraram grandes perdas de minério, que se perderam no melechete, agora endurecido naquele imenso rejeito, que é o que deve ser reprocessado primeiro, pois só assim haverá como s iniciar a perfuração dos shafts, operação de alta tecnologia e restrita a poucas empresas. Um fato que chama bastante atenção, é que existem no Brasil grandes mineradoras, que fariam esse trabalho muito bem, alem de que não haveria remessa de capital para o estrangeiro, talvez o fato das associações garimpeiras serem filiadas a CUT explique alguma coisa.
nós não precisavamos de mais nada, agora o sapo barbudo entregou o ouro pros gringos, toma vergonha incompetente mensaleiro
Eduardo bom dia. Parabens pelo provacante pequeno artigo. Não é só o Etevaldo do movimento que esta insatisfeito. Se fores a campo e entrevistar os antigos garimpeiros que moram em toda a região e em especial nas cidades vizinhas no estado do Maranhão, verás e ouvirás os reclames e a desilução. A maioria reclama que a promessa do presidente Lula, de que " o direito minerário é dos garimpeiros e não de uma minoria" não foi cumprida. Depois de oito anos de muitas reuniões uma só decisão: 75 % dos direitos minerários foram parar nas mãos de uma empresa ou seja; os garimpeiros não terão ganhos objetivos pois os custos para a extração é altíssimo e também facilmente manipuláveis. Eduardo, a pergunta que se deve fazer é porque Lobão e seus assessores pessoais não cumpriram a promessa do presidente Lula ? ( pessoais significa seguranças, motoristas, assessores derrotados na eleições pelos garimpeiros do Maranhão etc )
[...] This post was mentioned on Twitter by Minhas Economias, Auspex. Auspex said: RT @minhaseconomias: Reaberto hoje garimpo de Serra Pelada. http://bit.ly/cGz6Tu [...]
Postar um comentário